Mensagem: pare aquecimento motor

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
antoniomarcos
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 12:24 pm
Nome: antonio londrina

Mensagem: pare aquecimento motor

#1

Mensagem por antoniomarcos » Qua Dez 01, 2010 7:53 pm

Boa tarde tenho um x Saara Picasso exclusive 2005
Fui fazer uma viagem com meu carro andei uns 80 km estava tudo normal quando acendeu no painel uma mensagem PARE AQUECIMETO NO MOTOR quando olho o ponteirinho do marcador de temperatura estava no Maximo então parei aguardei mais ou menos uma hora liguei novamente retornei para minha casa levei ao mecânico ele colocou um aparelho no reservatório de água do motor deixou ligado por um certo tempo e me disse eu este aparelho serviria para encontrar possíveis vazamentos etc. mas nada adiantou não foi encontrado nada peguei a estrada novamente quando de novo acendeu a mesma mensagem mas desta vês não esperei esfriar o motor chamei um guincho e trouxe o carro para casa agora não sei o que fazer se alguém tiver uma informação por favor fico aguardando dês de já muito obrigado .


RodrigoS
Habilitado
Mensagens: 105
Registrado em: Seg Jul 05, 2010 10:11 pm
Nome: RodrigoS
Localização: Florianópolis, SC

#2

Mensagem por RodrigoS » Qui Dez 02, 2010 7:49 am

Aquecimento não é só por vazamento. Liga o carro com o capô aberto, e vê se a ventoinha está ligando. O sistema pode estar entupido também, e a água não circula. A que permanece no bloco esquenta até ferver.

Se a ventoinha ligar, verifica se alguma mangueira está inchando. É sinal de que o sistema está entupido.
Rodrigo Soracco Espinosa
Blazer Executive 4.3 V6
Ford Ka GL 1.0 2002
apmed2000
Habilitado
Mensagens: 136
Registrado em: Dom Set 23, 2007 6:50 am
Nome: apmed2000

#3

Mensagem por apmed2000 » Qui Dez 02, 2010 11:35 am

Certa vez isso aconteceu comigo, a hélice da ventoinha se soltou devido ser presa com parafuso. Levei na Citro e eles prenderam com um tipo de presilha. Abrs.
fabiorochatc
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Qui Set 01, 2011 10:30 am
Nome: FRTC-SP
Localização: São Paulo/SP

#4

Mensagem por fabiorochatc » Qui Abr 19, 2012 12:48 pm

Aconteceu a mesma coisa comigo ontem.
Estava andando normalmente pela cidade há uns 40 minutos e quando parei para fazer uma baliza, o painel eletrônico exibiu uma mensagem para parar o carro, devido à aquecimento no motor. Verifiquei que o sinalizador de temperatura no painel estava no vermelho. Parei o carro e o desliguei. Após meia hora liguei de novo e a temperatura tinha normalizado. Então, voltei pra casa.
Hoje vou verificar o nível de água... ;)
Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V Automático
2008/2008 - 30.000Km
Cor: Prata
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#5

Mensagem por renan97ar » Qui Abr 19, 2012 12:57 pm

pode ser tbm a válvula termostática...
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
dingo
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Jul 15, 2010 5:29 pm
Nome: dingo

#6

Mensagem por dingo » Qui Abr 19, 2012 1:46 pm

Faça o teste simples da valvula termostática. Quando motor tiver frio, ligue o carro e deixe o motor funcionando na marcha lenta, depois de uns 5 min , ponha a mão na mangueira grossa superior que sai do motor e entra no radiador sinta se ela está aquecida em seguida coloque a mão na mangueira grossa inferior (de baixo da superioR) elas devem estar na mesma temperatura, se uma esta aquecida e aotra está fria e o motor já faz uns 10 min. que está ligado, então é a valvula termostática que não abriu!!, lembre-se quando o motor está aquecido, as duas mangueiras devem está quente!! compre a valvula na autorizada pois vem com a ponteira plastica, e não é tão caro. se tá normal, então pode ser a tampa do reservatório de água. se vc for andar com o carro e a temp. subir, pare o carro espere esfriar um pouco, vá na tampa do reservatório, então retire ela devagar e coloque um plastico na boca do reservatório e rosqueie a tampa com o plastico, já aconteceu comigo e usei uma sacola de supermercado.este é o teste da tampa!! È importante que em temperatura do motor , só compre peças da "autorizada"!!!
Boa sorte
acortez
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Qui Nov 03, 2011 2:03 pm
Nome: Alexandre Cortez
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2011

#7

Mensagem por acortez » Qui Abr 19, 2012 11:52 pm

Aconteceu isso com o meu há pouco tempo (modelo Exclusive 2005 também).
Não vazava nada e nem tinha nenhum defeito eletrônico.
Ah, também não era o famoso parafuso..

A ventoinha funcionava com o carro frio. Quando esquentava, ela parava.
Com o ar cond ligado piorava a situação, porque o carro demanda mais refrigeração e a ventoinha precisa girar mais forte.

Solução:

Meu mecânico tirou ela do lugar e apenas limpou e lubrificou o miolo dela. Alí há uma espécie de carvão, que junta sujeira e faz com que ela comece a travar. Tal qual um eixo de ventilador de casa quando está imundo.

Botou no lugar e nunca mais deu defeito.

Abs
Alexandre Cortez
Alemorsan
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Jun 19, 2021 12:48 am
Modelos Citroën: Xsara picasso 2.0 glx 16v

Re: Mensagem: pare aquecimento motor

#8

Mensagem por Alemorsan » Dom Ago 08, 2021 4:19 pm

O meu quebrou aquele caminho que segura a mangueira no reservatório..... Ainda bem que o carro não esquentou muito
Responder