Boa tarde,
Preciso da ajuda e conselhos de vocês, tenho um Xsara 1.8 16V.
Segue o ocorrido:
o radiador furou o carro ferveu, levei em um especialista em radiador e troquei o radiador por um "zerado", o mecanico falou que a bomba d'agua deveria ter estragado, ja que o carro ta sem valvula termostatica, troquei a bomba (a antiga nao apresentava defeito, mas ja que tinha tirado a correia dentada troquei assim mesmo).
comecei a rodar e o carro ferveu de novo, voltei na oficina e o mecanico falou que deve ter queimado a junta do cabeçote, agora essa semana vou desmontar para levar para retifica...
aí começam minhas dúvidas:
- tem como testar com certeza que a junta queimou sem desmontar?
- alguem sabe dizer qual a sequencia de parafusos na hora do "aperto"?
- qual a medida de força utilizada do torquimetro?
Abs e obrigado
Xsara Fervendo...
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Edson, não sou mecãnico , mas vamos lá:
1 - o Cirdan está correto, não tem nada a ver estragar bomba dágua por falta de válvula termostática. É mais fácil o carro estar sem etileno-glicol na água, isso é muito comum e a ferrugem e lama na água decorrentes da falta do etileno-glicol encurtam tremendamente a vida útil da bomba, pois a ferrugem circulando em alta velocidade no sistema age como uma lixa, o abrasivo detona a bomba e a válvula termostática, além de entupir radiador e motor .
2 - Se vc é de Curitiba (região muito fria) recomendo fortemente que vc recoloque a válvula termostática, na verdade ela existe exatamente pra fazer o carro chegar na temperatura normal de funcionamento mais rápidamente e depois ela abre e a água circula normalmente. Retirar a válvula é coisa de mecãnico idiota que não sabe avaliar o problema do carro, se o sistema está limpo, água sem ferrugem e com etileno-glicol na proporção certa, sem vazamentos e com bomba dágua e ventilador em perfeito funcionamento, vc pode ficar em um engarrafamento com o ar ligado no Nordeste que seu carro não vai ferver, no máximo vc verá o marcador um pouco acima do normal e só.
3 - seu mecanico tem razão em uma coisa, se a junta do cabeçote estiver queimada pode estar tudo certo que o carro vai ferver. Mas se não está passando agua pro óleo eu não sei como diagnosticar se a junta está queimada sem desmontar, mas se todo o resto está Ok a chance é grande de ser isso
1 - o Cirdan está correto, não tem nada a ver estragar bomba dágua por falta de válvula termostática. É mais fácil o carro estar sem etileno-glicol na água, isso é muito comum e a ferrugem e lama na água decorrentes da falta do etileno-glicol encurtam tremendamente a vida útil da bomba, pois a ferrugem circulando em alta velocidade no sistema age como uma lixa, o abrasivo detona a bomba e a válvula termostática, além de entupir radiador e motor .
2 - Se vc é de Curitiba (região muito fria) recomendo fortemente que vc recoloque a válvula termostática, na verdade ela existe exatamente pra fazer o carro chegar na temperatura normal de funcionamento mais rápidamente e depois ela abre e a água circula normalmente. Retirar a válvula é coisa de mecãnico idiota que não sabe avaliar o problema do carro, se o sistema está limpo, água sem ferrugem e com etileno-glicol na proporção certa, sem vazamentos e com bomba dágua e ventilador em perfeito funcionamento, vc pode ficar em um engarrafamento com o ar ligado no Nordeste que seu carro não vai ferver, no máximo vc verá o marcador um pouco acima do normal e só.
3 - seu mecanico tem razão em uma coisa, se a junta do cabeçote estiver queimada pode estar tudo certo que o carro vai ferver. Mas se não está passando agua pro óleo eu não sei como diagnosticar se a junta está queimada sem desmontar, mas se todo o resto está Ok a chance é grande de ser isso
Editado pela última vez por Eduardo Ferreira em Seg Nov 08, 2010 5:28 pm, em um total de 1 vez.