Câmbio automático -> Tiptronic
Olá, revivendo o tópico "Câmbio Automático"
Tenho intenções de trocar meu veículo ano que vem, mas tenho preferência pelo câmbio automático;
Estou realmente receoso com o "famoso" ou "difamado" câmbio tiptronic AL4 fabricado pela PSA e que equipa todos os Citroen, Peugeot e Renault automáticos, sejam 1.6 ou 2.0; Tenho visto nos diversos fóruns nacionais e até mesmo internacionais, uma série de problemas com estes câmbios... Apesar de a PSA já ter fabricado 30 milhões de AL4, fato que seria no mínimo um indício de que o câmbio está consolidado a nível mundial, surgem os diversos relatos de problemas contínuos, ou mesmo vícios, com este câmbio AL4. Já li em mais de um fórum que, mesmo que o fabricante indique que o óleo especial deste câmbio, fabricado exclusivamente pela ESSO/EXXON nunca precise ser trocado, há relatos inclusive de especialistas no assunto recomendado a troca do kit AL4 a cada 40mil km ou a cada 2 anos; Kit este composto por duas eletroválvulas, retentores e o referido óleo ATF da Esso.. Bagatela esta que custa em média mil reais inclusa mão de obra. Aí vem a pergunta: Se fizermos isso, trocando este kit a cada 40mil km ou a cada 2 anos, os problemas comumente relatados não irão aparecer? Tenho lido que há de fato, um problema crônico com as eletroválvulas deste câmbio... Praticamente um vício que não é reconhecido pelos fabricantes Citroen, Peugeot e Renault... Porém, a comunidade de usuários nacional e mundial, discorda em parte. Então este é meu medo... Adquirir um veículo seminovo, fazer a substituição preventiva deste kit e ter outros problemas depois... Seria bom ter o máximo de relatos de usuários deste câmbio, proprietários de veículos das mais diversas "idades" e "quilometragens" para vermos qual a opinião dos usuários...
Obrigado
Tenho intenções de trocar meu veículo ano que vem, mas tenho preferência pelo câmbio automático;
Estou realmente receoso com o "famoso" ou "difamado" câmbio tiptronic AL4 fabricado pela PSA e que equipa todos os Citroen, Peugeot e Renault automáticos, sejam 1.6 ou 2.0; Tenho visto nos diversos fóruns nacionais e até mesmo internacionais, uma série de problemas com estes câmbios... Apesar de a PSA já ter fabricado 30 milhões de AL4, fato que seria no mínimo um indício de que o câmbio está consolidado a nível mundial, surgem os diversos relatos de problemas contínuos, ou mesmo vícios, com este câmbio AL4. Já li em mais de um fórum que, mesmo que o fabricante indique que o óleo especial deste câmbio, fabricado exclusivamente pela ESSO/EXXON nunca precise ser trocado, há relatos inclusive de especialistas no assunto recomendado a troca do kit AL4 a cada 40mil km ou a cada 2 anos; Kit este composto por duas eletroválvulas, retentores e o referido óleo ATF da Esso.. Bagatela esta que custa em média mil reais inclusa mão de obra. Aí vem a pergunta: Se fizermos isso, trocando este kit a cada 40mil km ou a cada 2 anos, os problemas comumente relatados não irão aparecer? Tenho lido que há de fato, um problema crônico com as eletroválvulas deste câmbio... Praticamente um vício que não é reconhecido pelos fabricantes Citroen, Peugeot e Renault... Porém, a comunidade de usuários nacional e mundial, discorda em parte. Então este é meu medo... Adquirir um veículo seminovo, fazer a substituição preventiva deste kit e ter outros problemas depois... Seria bom ter o máximo de relatos de usuários deste câmbio, proprietários de veículos das mais diversas "idades" e "quilometragens" para vermos qual a opinião dos usuários...
Obrigado
Alexandre K
Amigos, em primeiro lugar, já existem tópicos sobre cambio automático aqui, inclusive com a pergunta que gerou esse tópico e as respostas , não há a necessidade de se criar um novo tópico pra isso.
Quanto a sua dúvida, AAK, ela é altamente pertinente, veja os outros tópicos sobre esse cambio AL4 que vc verá n relatos diferentes sobre problemas com ele, indiferentemente de se ter ou não feito a manutenção " preventiva" nele. Na minha modesta opinião, vc só deve comprar um automático com um AL4 se vc for muito fâ do grupo PSA, caso contrário conheça carros com o cambio CVT, o melhor cambio automático da atualidade.
Outros cambios japoneses também tem boa fama de robustez e confiabilidade.
Quanto a sua dúvida, AAK, ela é altamente pertinente, veja os outros tópicos sobre esse cambio AL4 que vc verá n relatos diferentes sobre problemas com ele, indiferentemente de se ter ou não feito a manutenção " preventiva" nele. Na minha modesta opinião, vc só deve comprar um automático com um AL4 se vc for muito fâ do grupo PSA, caso contrário conheça carros com o cambio CVT, o melhor cambio automático da atualidade.
Outros cambios japoneses também tem boa fama de robustez e confiabilidade.
Amigo... eu vou te falar a verdade:
Paguei pra ver e meu cambio deu problema uma vez... troquei uma solenoide por 190 reais e troquei o oleo (o oleo saiu super preto) e nunca mais teve nada.
Pra mim, o problema é realmente esse do oleo. Se a PSA falasse q precisa trocar a cada 40 mil, os problemas seriam reduzidos.
Abraços
Paguei pra ver e meu cambio deu problema uma vez... troquei uma solenoide por 190 reais e troquei o oleo (o oleo saiu super preto) e nunca mais teve nada.
Pra mim, o problema é realmente esse do oleo. Se a PSA falasse q precisa trocar a cada 40 mil, os problemas seriam reduzidos.
Abraços
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- Sem Habilitação
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- Registrado em: Ter Jun 22, 2010 1:44 pm
- Nome: YuitiK
- Localização: São Leopoldo - RS
- Modelos Citroën: Xsara Picasso EXA 2011
Boa noite, pessoal!
A respeito da nossa famigerada caixa AL4, a fábrica diz que não precisa trocar o óleo da caixa, que é vitalícia, porque lá na Europa eles descartam as caixas a cada 80 mil km. Por isso são vitalícias. Fato. Para nosso clima quente, para e arranca seguidos, o recomendado, pelos entendidos que ganham dinheiro arrumando essa caixa e fazendo sua manutenção, é trocar o óleo e solenóides a cada 40 mil km ou 2 anos, preventivamente. Na minha Picasso troquei há pouco e ela estava com 80 mil km. O óleo estava pouco sujo e as eletroválvulas começando a incomodar, mas não chegou a aparecer "emergência". Agora ficou boa de novo. A PSA E Renault tem contrato de uso dessa maravilha até sabe-se lá quando, quando teremos as caixas de 6 marchas da nova geração no Brasil, dizem...
Abraços.
A respeito da nossa famigerada caixa AL4, a fábrica diz que não precisa trocar o óleo da caixa, que é vitalícia, porque lá na Europa eles descartam as caixas a cada 80 mil km. Por isso são vitalícias. Fato. Para nosso clima quente, para e arranca seguidos, o recomendado, pelos entendidos que ganham dinheiro arrumando essa caixa e fazendo sua manutenção, é trocar o óleo e solenóides a cada 40 mil km ou 2 anos, preventivamente. Na minha Picasso troquei há pouco e ela estava com 80 mil km. O óleo estava pouco sujo e as eletroválvulas começando a incomodar, mas não chegou a aparecer "emergência". Agora ficou boa de novo. A PSA E Renault tem contrato de uso dessa maravilha até sabe-se lá quando, quando teremos as caixas de 6 marchas da nova geração no Brasil, dizem...
Abraços.
Citroen Xsara Picasso EXA
2.0 16V Automatique
2010/2011 - Prata
2.0 16V Automatique
2010/2011 - Prata
Caros amigos forenses, depois de muito pesquisar sobre os problemas do câmbio AL4 do picasso e depois do bichinho apresentar a famigerada mensagem de "Defeito na caixa de câmbio..."...
Bom levei em um mecânico de confiança, aí ele conseguiu falar com o pessoal da citroen que fez a atualização da ECU... o Carro ficou mais esperto, ainda estou testando para ver se vai voltar o problema (segundo o scanner, não tinha tido perda de pressão, então nada de troca de solenóide, óleo e etc...)...
Mas agora a surpresa... o Câmbio está com o Tiptronic invertico (para cima ele decresce as marchas e para baixo sobe as marchas.... até aí nada demais, porém o que incomoda é que o câmbio só sai da posição de Parking "P" se NÃO apertar o pedal do freio....
Seria hilário se não fosse trágico.... hahahahahaha
Bom levei em um mecânico de confiança, aí ele conseguiu falar com o pessoal da citroen que fez a atualização da ECU... o Carro ficou mais esperto, ainda estou testando para ver se vai voltar o problema (segundo o scanner, não tinha tido perda de pressão, então nada de troca de solenóide, óleo e etc...)...
Mas agora a surpresa... o Câmbio está com o Tiptronic invertico (para cima ele decresce as marchas e para baixo sobe as marchas.... até aí nada demais, porém o que incomoda é que o câmbio só sai da posição de Parking "P" se NÃO apertar o pedal do freio....
Seria hilário se não fosse trágico.... hahahahahaha
- jroberto
- Habilitado
- Mensagens: 61
- Registrado em: Ter Fev 16, 2010 9:57 am
- Nome: jroberto
- Localização: Braga - Portugal
- Modelos Citroën: Xsara Break 2002
Concordo com o Eduardo Ferreira, evolução em câmbio automático é o CVT. Não acredito nesses câmbios com muitas marchas, pois eles terão que fazer muito mais trocas, então o CVT é o futuro. Por isso que a maioria dos fabricantes resiste e insiste em manter somente 4 marchas. Um câmbio automático tradicional, como o AL4, sofre muito no anda-e-para das nossas cidades. No caso do manual, quem sofre é a embreagem (e a perna esquerda do motorista).
Por outro lado, não acredito que o AL4 seja tão ruim assim. Alguém já fez alguma contagem dos casos reais de defeitos? Os que são "contemplados" com defeito normalmente (e com razão) fazem muito barulho, dando a impressão de que são muitos.
Mas o fato é que 4 marchas são poucas. Na minha cidade, onde dificilmente se passa de 45 km/h, o carro anda gritando em 2ª, e naturalmente bebendo muita gasolina.
Por outro lado, não acredito que o AL4 seja tão ruim assim. Alguém já fez alguma contagem dos casos reais de defeitos? Os que são "contemplados" com defeito normalmente (e com razão) fazem muito barulho, dando a impressão de que são muitos.
Mas o fato é que 4 marchas são poucas. Na minha cidade, onde dificilmente se passa de 45 km/h, o carro anda gritando em 2ª, e naturalmente bebendo muita gasolina.
Xsara Picasso GLX 2004 (2003-2007)
Xsara Picasso Exclusive 2007 (2007-2010)
C4 Picasso GLX 2010 (2010-2012)
Xsara Break 2002 (2017- )
Xsara Picasso Exclusive 2007 (2007-2010)
C4 Picasso GLX 2010 (2010-2012)
Xsara Break 2002 (2017- )
Um cambio de 6 marchas bem escalonado não vai trocar direto amigo. Ele vai aproveitar muito melhor a força do motor dando mais economia e desempenho.
O CVT com opção sequencial (como o Multitronic da Audi e o CVT da Nissan/Renault) é o melhor do mundo realmente.
O problema agora é durabilidade. A correia q liga as polias necessita de manutenção e hj é dificil encontrar qm entenda delas.
Abraços
O CVT com opção sequencial (como o Multitronic da Audi e o CVT da Nissan/Renault) é o melhor do mundo realmente.
O problema agora é durabilidade. A correia q liga as polias necessita de manutenção e hj é dificil encontrar qm entenda delas.
Abraços
-
- Curioso
- Mensagens: 156
- Registrado em: Ter Ago 12, 2008 10:44 am
- Nome: dcessarovice
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- Curioso
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- Registrado em: Ter Ago 12, 2008 10:44 am
- Nome: dcessarovice
Mnatéria sobre o Peugeot 408!!!
<a href="http://carros.ig.com.br/noticias/peugeo ... /2448.html" target="_blank">http://carros.ig.com.br/noticias/peugeo ... 48.html</a>
"Apesar da mudança radical no visual, o 408 mantém a motorização do 307 Sedan. Ou seja, a novidade é equipada com o mesmo motor 2.0 flex, de até 151 cv, acompanhado (infelizmente) pelo mesmo câmbio automático de apenas quatro marchas."
<a href="http://carros.ig.com.br/noticias/peugeo ... /2448.html" target="_blank">http://carros.ig.com.br/noticias/peugeo ... 48.html</a>
"Apesar da mudança radical no visual, o 408 mantém a motorização do 307 Sedan. Ou seja, a novidade é equipada com o mesmo motor 2.0 flex, de até 151 cv, acompanhado (infelizmente) pelo mesmo câmbio automático de apenas quatro marchas."
[quote name='dcessarovice' post='12327' date='Feb 11 2011, 11:41 AM']
A minha começou a dar a mensagem! Mas é só de manha com ela fria e uma vez por dia! Levei em um mecanico que mexe em cambio automatico, mas não senti muita confiança!
Estou pensando sériamente em trocar por conta essas duas solenóides!!!
[/quote]
Olá amigo, o meu acontecia o mesmo, somente uma vez e pela manhã, com carro frio. Meu mecânico, que é professor de injeção eletrônica do senai, do RJ, e ex-diretor de mecânica da Citroen, trocou minha bomba de gasolina, filtro e o problema simplesmente acabou. Faltava pressão na bomba e o cambio entrava em modo de segurança, geralmente em subidas. Espero ter ajudado.
Abç
A minha começou a dar a mensagem! Mas é só de manha com ela fria e uma vez por dia! Levei em um mecanico que mexe em cambio automatico, mas não senti muita confiança!
Estou pensando sériamente em trocar por conta essas duas solenóides!!!
[/quote]
Olá amigo, o meu acontecia o mesmo, somente uma vez e pela manhã, com carro frio. Meu mecânico, que é professor de injeção eletrônica do senai, do RJ, e ex-diretor de mecânica da Citroen, trocou minha bomba de gasolina, filtro e o problema simplesmente acabou. Faltava pressão na bomba e o cambio entrava em modo de segurança, geralmente em subidas. Espero ter ajudado.
Abç
[quote name='sgois' post='12084' date='Jan 11 2011, 09:56 PM']
Caros amigos forenses, depois de muito pesquisar sobre os problemas do câmbio AL4 do picasso e depois do bichinho apresentar a famigerada mensagem de "Defeito na caixa de câmbio..."...
Bom levei em um mecânico de confiança, aí ele conseguiu falar com o pessoal da citroen que fez a atualização da ECU... o Carro ficou mais esperto, ainda estou testando para ver se vai voltar o problema (segundo o scanner, não tinha tido perda de pressão, então nada de troca de solenóide, óleo e etc...)...
Mas agora a surpresa... o Câmbio está com o Tiptronic invertico (para cima ele decresce as marchas e para baixo sobe as marchas.... até aí nada demais, porém o que incomoda é que o câmbio só sai da posição de Parking "P" se NÃO apertar o pedal do freio....
Seria hilário se não fosse trágico.... hahahahahaha
[/quote]
Olá,
Estou com mesmo problema, tudo invertido. Isso aconteceu logo depois de trocar as solenóides, o cambio
ficou normal sem falhas o problema que as funções ficaram invertidas.
O seu problema foi resolvido ? Se tiver alguma dica agradeço.
Obrigado.
Caros amigos forenses, depois de muito pesquisar sobre os problemas do câmbio AL4 do picasso e depois do bichinho apresentar a famigerada mensagem de "Defeito na caixa de câmbio..."...
Bom levei em um mecânico de confiança, aí ele conseguiu falar com o pessoal da citroen que fez a atualização da ECU... o Carro ficou mais esperto, ainda estou testando para ver se vai voltar o problema (segundo o scanner, não tinha tido perda de pressão, então nada de troca de solenóide, óleo e etc...)...
Mas agora a surpresa... o Câmbio está com o Tiptronic invertico (para cima ele decresce as marchas e para baixo sobe as marchas.... até aí nada demais, porém o que incomoda é que o câmbio só sai da posição de Parking "P" se NÃO apertar o pedal do freio....
Seria hilário se não fosse trágico.... hahahahahaha
[/quote]
Olá,
Estou com mesmo problema, tudo invertido. Isso aconteceu logo depois de trocar as solenóides, o cambio
ficou normal sem falhas o problema que as funções ficaram invertidas.
O seu problema foi resolvido ? Se tiver alguma dica agradeço.
Obrigado.