Câmbio automático -> Tiptronic

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#16

Mensagem por Cirdan » Ter Mai 10, 2011 10:10 pm

Eu acho q é um erro de programação do modulo amigo... só corrigir.

Abraços


Hernandes
Habilitado
Mensagens: 80
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 5:07 pm
Nome: Hernandes

#17

Mensagem por Hernandes » Ter Mai 24, 2011 6:48 pm

[quote name='s antunes' post='12351' date='Feb 16 2011, 05:01 PM']
Olá amigo, o meu acontecia o mesmo, somente uma vez e pela manhã, com carro frio. Meu mecânico, que é professor de injeção eletrônica do senai, do RJ, e ex-diretor de mecânica da Citroen, trocou minha bomba de gasolina, filtro e o problema simplesmente acabou. Faltava pressão na bomba e o cambio entrava em modo de segurança, geralmente em subidas. Espero ter ajudado.
Abç
[/quote]



Geralmente, o que dificulta o trabalho da bomba e acaba sujando muito os filtros é andar com o tanque na reserva....
se vc comprou o carro e nao sabe como ele era tratado, compensa trocar o filtro de combustivel... assim evita perda de pressao no sistema de alimentação (combustivel)
Vander09
Sem Habilitação
Mensagens: 21
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 12:55 pm
Nome: Vander09
Localização: Niterói - RJ

#18

Mensagem por Vander09 » Sáb Mai 28, 2011 2:11 pm

Boa dia a todos amigos! Sou novo no site, acabei de adquirir meu Citroen Picasso 2.0 Exclusive Aut. 09 que se encontra com 40.000KM rodados, pra minha surpresa começou a dar solavancos na redução de marcha somente na passagem para primeira marcha ao parar! Gostaria de saber se somente trocando o oleo da caixa resolveria o problema? Obrigado a todos...abraços:unsure:
chaluz
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Abr 11, 2011 7:59 am
Nome: chaluz

#19

Mensagem por chaluz » Sáb Mai 28, 2011 8:55 pm

Olá Amigo,

No meu caso tive que trocar as eletrovalvulas e agora ficou bom, eu percebia mais quando o motor
estava frio. É bom verificar e aproveitar se for o caso.

Troquei com 45000KM 06/06.


[]`
Charles
Eduardo Ferreira

#20

Mensagem por Eduardo Ferreira » Seg Mai 30, 2011 4:53 pm

[quote name='Vander09' post='13424' date='May 28 2011, 02:11 PM']
Boa dia a todos amigos! Sou novo no site, acabei de adquirir meu Citroen Picasso 2.0 Exclusive Aut. 09 que se encontra com 40.000KM rodados, pra minha surpresa começou a dar solavancos na redução de marcha somente na passagem para primeira marcha ao parar! Gostaria de saber se somente trocando o oleo da caixa resolveria o problema? Obrigado a todos...abraços:unsure:
[/quote]

Vander, se vc não conhece profundamente um Citroen, sugiro que vc use um amigo ou alguém que conheça pra testar o carro pra vc, pois quando comprei o meu eu tb estranhei esse tranco na reduzida, achei que era defeito e depois relendo o manual, os tópicos sobre isso aqui do forum e ouvindo mecanicos especializados, comprovei pra minha surpresa que isso é NORMAL, esse cambio da Citroen tem essa programação de engatar marcha mais baixa na reduzida pra " aumentar a segurança" , e é isso que causa o tranco . Claro que se o tranco for forte demais pode ser mesmo defeito de eletroválvulas, mas aí vc perceberia trancos em outras situações também
Editado pela última vez por Eduardo Ferreira em Seg Mai 30, 2011 4:55 pm, em um total de 1 vez.
Vander09
Sem Habilitação
Mensagens: 21
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 12:55 pm
Nome: Vander09
Localização: Niterói - RJ

#21

Mensagem por Vander09 » Seg Mai 30, 2011 5:49 pm

[quote name='Eduardo Ferreira' post='13435' date='May 30 2011, 04:53 PM']
Vander, se vc não conhece profundamente um Citroen, sugiro que vc use um amigo ou alguém que conheça pra testar o carro pra vc, pois quando comprei o meu eu tb estranhei esse tranco na reduzida, achei que era defeito e depois relendo o manual,
[/quote]

Caro amigo não sou profundo conhecedor... pois meu Citroen tem apenas um mês comigo...dai a duvida??!!!....esse tranco se dá apenas quando há redução para 1ª marcha ao parar o veículo...Quanto ao manual nunca ví um manual tão superficial em minha vida...não explica nada... nem que marca de óleo é indicado pela Montadora!! Abraço obrigado pela resposta...
andersonfriske
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Mai 01, 2011 5:54 pm
Nome: andersonfriske

#22

Mensagem por andersonfriske » Sex Fev 15, 2013 10:14 pm

[quote name='sgois' date='Jan 11 2011, 10:56 PM' post='12084']
Caros amigos forenses, depois de muito pesquisar sobre os problemas do câmbio AL4 do picasso e depois do bichinho apresentar a famigerada mensagem de "Defeito na caixa de câmbio..."...
Bom levei em um mecânico de confiança, aí ele conseguiu falar com o pessoal da citroen que fez a atualização da ECU... o Carro ficou mais esperto, ainda estou testando para ver se vai voltar o problema (segundo o scanner, não tinha tido perda de pressão, então nada de troca de solenóide, óleo e etc...)...


Mas agora a surpresa... o Câmbio está com o Tiptronic invertico (para cima ele decresce as marchas e para baixo sobe as marchas.... até aí nada demais, porém o que incomoda é que o câmbio só sai da posição de Parking "P" se NÃO apertar o pedal do freio....


Seria hilário se não fosse trágico.... hahahahahaha :lol: :lol: :lol: :lol: :o :o :o :o
[/quote]

O meu tambem esta assim, o que vc fez pra resolver?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#23

Mensagem por rgdl » Sáb Fev 16, 2013 7:47 am

Amigo tem um tópico que só trata disso, lá nós discutimos tudo sobre esse cambio e inclusive já temos um consenso sobre a razão de ele dar essa falha.

visite esse tópico: <a href="index.php?showtopic=866" target="_blank">TRANCO NO CÂMBIO AUTOMÁTICO</a>

Mas vou lhe adiantar alguma coisa. O defeito que causa a mensagem no CB é a falha nas solenoides de pressão do óleo.

Mas o que faz as solenoides queimarem com tanta frequencia é simplesmente porque não fizeram qualquer adaptação desse cambio para o clima do Brasil, isto é, o sistema de refriamento do óleo é pífio.

Com isso óleo atinge temperaturas elevadíssimas se degradando rapidamente. A peça que mais sofre com a degradação do óelo são as solenoides, por isso são as primeiras a queimar.

Um dos primeiros sinais de que o óleo já deu tudo que tinha que dar é que começa a haver pequenos trancos nas mudanças das marchas, especialmente a mudança de 1ª para 2ª marcha. Veja, pequenos trancos nas mudanças de marcha são normais em qualquer cambio automático que não seja CVT, mas o que quero dizer é que esses trancos passam a ocorrer comfrequencia.

A solução imediata para seu problema é a troca das solenoides de pressão, o'rings (ou aneis) de vedação do bloco de solenoides e troca de óleo.

Para evitar que isso ocorra novamente é necessário a troca, mesmo que parcial, do óleo a cada 40.000km.
Editado pela última vez por rgdl em Sáb Fev 16, 2013 7:55 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
andersonfriske
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Mai 01, 2011 5:54 pm
Nome: andersonfriske

#24

Mensagem por andersonfriske » Dom Mar 24, 2013 1:23 pm

[quote name='chaluz' date='May 10 2011, 07:07 PM' post='13242']
[quote name='sgois' post='12084' date='Jan 11 2011, 09:56 PM']
Caros amigos forenses, depois de muito pesquisar sobre os problemas do câmbio AL4 do picasso e depois do bichinho apresentar a famigerada mensagem de "Defeito na caixa de câmbio..."...
Bom levei em um mecânico de confiança, aí ele conseguiu falar com o pessoal da citroen que fez a atualização da ECU... o Carro ficou mais esperto, ainda estou testando para ver se vai voltar o problema (segundo o scanner, não tinha tido perda de pressão, então nada de troca de solenóide, óleo e etc...)...
Mas agora a surpresa... o Câmbio está com o Tiptronic invertico (para cima ele decresce as marchas e para baixo sobe as marchas.... até aí nada demais, porém o que incomoda é que o câmbio só sai da posição de Parking "P" se NÃO apertar o pedal do freio....
Seria hilário se não fosse trágico.... hahahahahaha :lol: :lol: :lol: :lol: :o :o :o :o
[/quote]

Olá,

Estou com mesmo problema, tudo invertido. Isso aconteceu logo depois de trocar as solenóides, o cambio
ficou normal sem falhas o problema que as funções ficaram invertidas.

O seu problema foi resolvido ? Se tiver alguma dica agradeço.



Eu tambem estou com o mesmo problema, se alguem conseguiu resoplver por favor me ajude, meu email andersonfriske@hotmail.com

Obrigado.
[/quote]
Responder