Compra Xsara Picasso 2.0 - Automática - 0km

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#16

Mensagem por ilima » Seg Out 11, 2010 3:45 pm

[quote name='adrilago' post='11289' date='Oct 11 2010, 12:54 PM']
Diante destas questões, eu acho que vou esperar até janeiro/feveiro do ano que vem para comprar, vou apenas dar uma antes olhada no Nissan Grand Livina, muita coisa tá mudando no mercado, esperar passar a feira, essa do C3 Picasso, andei lendo e parece que ele já está em testes aqui no Brasil, estará na feira do automóvel deste ano e é provavel que seja lançado no começo do ano que vem.

Algumas informações que li sobre C3 Picasso:
- O carro estreia na versão aventureira, com direito a estepe na traseira, e terá uma verão normal
- Motor 1.6 16V flex
- porta malas 500l.
- será fabricado no Brasil

Achei muito parecido o AirCross com o C3 Picasso, pensei que fosse até o mesmo carro, só vi que não esra pois o painel do C3 Picasso é no centro assim como o xsara.
[/quote]

O C3 Picasso já está a venda aqui no RJ. Vi uma unidade exposta no Shopping Leblon há umas 3 semanas, da versão "fora de estrada" (top). Só me assustei com o preço: R$ 71.000,00 - e só tem com câmbio manual. Achei o carro também pequeno por dentro, principalmente na traseira (quem tem um Xsara Picasso fica mal acostumado com o espaço no banco traseiro - mas que achei bem apertado, achei).

[]s

Ivan Lima


Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#17

Mensagem por Cirdan » Qua Out 13, 2010 9:30 am

O C3 Picasso só está a venda na Versão AirCross...

Lançaram antes para fazer frente ao EcoSport. Podemos dizer q ele é o unico concorrente de verdade pra cima do Jipe da Ford...

Em breve chega novas versões, chega novas tecnologias. Já me falaram do motor 2.0, do cambio automatico, de mais equipamentos.

A versão normal realmente só chega em 2011. E vai vir para matar a Xsara Picasso.

Sem falar q a C4 Picasso vai ficar meio q sozinha no mercado, pq as Minivan Medias estão todas saindo de linha. Prepare-se para um crescimento da Citroen nesse segmento.

Abraços
Eduardo Ferreira

#18

Mensagem por Eduardo Ferreira » Qua Out 13, 2010 10:32 am

Sem entrar no mérito do que já foi brilhantemente escrito até aqui por todos, só digo que se a Grand Livina for uma opção pra vc, me ligue que te passo o tel. de um amigo que tem 7 carros desse em sua transportadora, assim vc pode ouvir opinião de quem tem o carro. A única coisa que posso dizer sem conhecer o carro é que o câmbio CVT deve ser MUUUITO superior ao tão mal falado AL4 que equipa nossos Picassos e outros carros da PSA, câmbio frágil, cheio de manhas, só 4 marchas, demora a reagir, dá trancos, faz freio motor quando não deve, etc.

Rafael, discordo de vc quanto ao carro não estar conectado ao cérebro do motorista, o câmbio automático de meu Fusion parece até que está conectado ao meu cérebro de tão rápido e suave pra reagir aos meus desejos, a diferença dele pro cambio da minha Picasso é abissal.

Aproveito até pra sugerir ao amigo que criou o post que caso um sedan seja uma opção pra vc, veja o preço de um Fusion usado, carro muito mais potente, equipado e robusto que o Picasso(sem falar na beleza e imponencia) e que, por ser importado, cai rápido de preço em relação a um zero Km ( mas cai menos que um C4 Pallas) e por ser feito no México, país que tem acordo de livre comércio com o Brasil, o preço de suas peças é absolutamente dentro da média de outros carros do segmento ( comparando até com o Picasso), e até seu seguro é mais barato que Corollas e Civics de mesmo ano/valor.
Editado pela última vez por Eduardo Ferreira em Qua Out 13, 2010 10:41 am, em um total de 1 vez.
dcessarovice
Curioso
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Ago 12, 2008 10:44 am
Nome: dcessarovice

#19

Mensagem por dcessarovice » Qua Out 13, 2010 3:04 pm

O problema de carro importado é que passando 5 anos, vc naum acha quem faz seguro! Agora me diz uma coisa, o cambio do audi/passat tb naum é o al4?
Eduardo Ferreira

#20

Mensagem por Eduardo Ferreira » Qua Out 13, 2010 3:19 pm

[quote name='dcessarovice' post='11313' date='Oct 13 2010, 03:04 PM']
O problema de carro importado é que passando 5 anos, vc naum acha quem faz seguro! Agora me diz uma coisa, o cambio do audi/passat tb naum é o al4?
[/quote]

Amigo, não sei se esse problema de seguro se aplica ao Fusion, que é um carro da Ford que vende muito bem em seu segmento ( acho até que é o líder me sua categoria) e com entrada livre no Brasil sem imposto de importação, como o Nissan Sentra e mais um monte de carros que não me lembro agora. Então acho mais seguro comprar um Ford do que um Subaru, por exemplo, que já saiu do Brasil uma vez e nada indica que se o cambio for desfavorável não vá sair de novo do mesmo jeito. Mas isso foge ao tema central do tópico.

Quanto ao cambio, os experts do forum podem te dizer, mas dado o refinamento mecãnico de um Audi e sendo ele e o Passat carros alemães do grupo VW, acho práticamente impossível ser o mesmo cambio.
adrilago
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Out 06, 2010 1:09 pm
Nome: adrilago

#21

Mensagem por adrilago » Qui Out 14, 2010 9:45 am

[quote name='Eduardo Ferreira' post='11308' date='Oct 13 2010, 10:32 AM']
Sem entrar no mérito do que já foi brilhantemente escrito até aqui por todos, só digo que se a Grand Livina for uma opção pra vc, me ligue que te passo o tel. de um amigo que tem 7 carros desse em sua transportadora, assim vc pode ouvir opinião de quem tem o carro. A única coisa que posso dizer sem conhecer o carro é que o câmbio CVT deve ser MUUUITO superior ao tão mal falado AL4 que equipa nossos Picassos e outros carros da PSA, câmbio frágil, cheio de manhas, só 4 marchas, demora a reagir, dá trancos, faz freio motor quando não deve, etc.

Rafael, discordo de vc quanto ao carro não estar conectado ao cérebro do motorista, o câmbio automático de meu Fusion parece até que está conectado ao meu cérebro de tão rápido e suave pra reagir aos meus desejos, a diferença dele pro cambio da minha Picasso é abissal.

Aproveito até pra sugerir ao amigo que criou o post que caso um sedan seja uma opção pra vc, veja o preço de um Fusion usado, carro muito mais potente, equipado e robusto que o Picasso(sem falar na beleza e imponencia) e que, por ser importado, cai rápido de preço em relação a um zero Km ( mas cai menos que um C4 Pallas) e por ser feito no México, país que tem acordo de livre comércio com o Brasil, o preço de suas peças é absolutamente dentro da média de outros carros do segmento ( comparando até com o Picasso), e até seu seguro é mais barato que Corollas e Civics de mesmo ano/valor.
[/quote]

Eduardo tudo bom!, quanto ao Livina eu quero ir na concessionária primeiro ver o carro, se neste primeiro momento eu me interessar (depois preciso ver se a mulher gosta tb) eu entro em contato com você, acredito também que por ser um projeto mais moderno, o cambio dele seja superior ao do picasso. Pelo que andei lendo sobre ele, parece ser um carro sóbrio e honesto, tem tecnologia de ponta como motor/cabeçote de aluminio, cambio CVT, freio abs com ebd+bas, o que é estranho é um carro nesta faixa de valor não ter computador de bordo, cinto de 3 pontos traseiro para todos ocupantes e regulagens de altura de banco e cinto.

Quanto ao Xsara Picasso como já falei outras vezes, o carro é cativante, literalmente primeira classe, apesar da idade o carro, eu ainda acho o projeto atual, fora que o carro é completo de tudo, tudo que eu falar do picasso aqui já seria como "chover no molhado".

Quanto ao C3 Picasso, não consigo ver este carro substituindo o Xsara Picasso, acredito que o xsara irá sair de linha, mas o que vejo, é o c3 picasso brigando com Idea, Meriva, Ecosport e etc, o que imagino que a Citroen possa fazer, é derrepente reposicionar o C4 Picasso, tirar alguns itens dele ou até mesmo fabricá-lo por aqui, não é possível que a Zafira irá reinar este segmento sozinha.

Quanto ao Fusion eu acho um carrão, um carro também que dispensa comentários, cheguei ir a concessionária ver o carro (o modelo novo) e confesso que o modelo anterior não fica nada atrás, eu compraria sem receios, porém neste momento um sedã está em segundo plano, e estou querendo pegar um carro 0km pois minha intenção com este carro é de ficar uns a 4 a 5 anos com ele (o meu atual estou há 4) então diante disso o Fusion fica bem fora da faixa, caso não dê certo com o Picasso ou Livina, o meu plano B seria o C4 Pallas, Corolla Gli ou por último um Honda City.
rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#22

Mensagem por rafael_xm_C4 » Qui Out 14, 2010 10:10 am

Bom dia a todos,

Tenho a impressão de que não me fiz entender com relação a este assunto, por isso achei conveniente esclarecer meu ponto de vista mais uma vez:

Ao citar Uno e Corsa Classic como exemplos de carros de entrada de Fiat e Chevrolet, me referi ao oportunismo de se manter veículos em produção a baixo custo, já que as matrizes de estamparia e custo dos projetos já foram mais do que pagos.

Seria normal eles terem saído de linha a anos, mas ainda gozam de boa aceitação do público, que se reflete em boas vendas, ambos com vendas muito mais expressivas que seus modelos mais novos.

Este foi o contexto do comentário, e não a comparação pura e simples de um, ou de ambos os modelos com a Xsara Picasso. A propósito disso, a Xsara Picasso está para a C4 Picasso, como o Uno para o Bravo, ou o Corsa para o Vectra, principalmente se considerarmos os avanços neste carro na Europa, onde vários componentes foram incorporados, incluindo um câmbio automático de 6 velocidades, além de mais informações no painel central.

Por isso, e apenas por isso, nosso modelo ainda terá muita lenha para queimar depois que sair de linha na Europa.

Quanto ao câmbio automático, é inegável que ele é um "calcanhar de Aquiles", entretanto, é inegável também que o seu funcionamento que para alguns é irregular, trás benefícios a segurança na condução do modelo. Diferentemente do Fusion que tem como base do projeto o conforto, um Citroën Xsara Picasso se destina ao uso familiar onde o mote de vendas é o espaço interno e a versatilidade, itens mais observados pelo público feminino, já que crianças, malas e compras são sempre lembrado por elas.

Dizer que isso justifica a falta de casamento entre a mecânica do câmbio, e o seu gerenciamento eletrônico, é um erro! Mesmo porque tenho plena convicção de que um recall eletrônico poderia resolver esse problema. Acredito que isso não seja feito porque tiraria o mel da chupeta de muitas concessionárias que vivem de "consertar" esse "problema". Por outro lado, é preciso levar em conta as origens dos projetos, seus objetivos e públicos alvo.

Até alguns meses atrás eu estava com um Passat Tip que apresentava funcionamento muito parecido, diferenciando-se apenas pelo escalonamento das marchas e pelo fato de não ter sido gerenciado para utilização como freio motor. Trancos, passagem de marchas em momentos inopotunos, falta de troca no tempo que se espera, eram tão comuns quanto da Xsara Picasso, apenas com a diferença de ser menos sentido por haver uma possibilidade a mais de troca, o que num câmbio automático conta muito.

Quanto ao carro sair de linha, mantenho minha posição. Assim que o contrato de fornecimento dessas caixas teminar, virá o novo câmbio de 5 ou 6 marchas, além de melhorias no sistema de injeção e gerenciamento eletrônico. Some-se a isso a boa aceitação do modelo e teremos mercado por muitos anos ainda.

Fui no lançamento do Aircross e realmente é um modelo que irá incomodar, mas ele não chega a metade do porte de um Xsara Picasso, além de se destinar a outro nicho de mercado.
Editado pela última vez por rafael_xm_C4 em Qui Out 14, 2010 10:14 am, em um total de 1 vez.

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
adrilago
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Out 06, 2010 1:09 pm
Nome: adrilago

#23

Mensagem por adrilago » Qui Out 14, 2010 12:00 pm

[quote name='Rafael_xm_C4' post='11326' date='Oct 14 2010, 10:10 AM']
Bom dia a todos,

Tenho a impressão de que não me fiz entender com relação a este assunto, por isso achei conveniente esclarecer meu ponto de vista mais uma vez:

Ao citar Uno e Corsa Classic como exemplos de carros de entrada de Fiat e Chevrolet, me referi ao oportunismo de se manter veículos em produção a baixo custo, já que as matrizes de estamparia e custo dos projetos já foram mais do que pagos.

Seria normal eles terem saído de linha a anos, mas ainda gozam de boa aceitação do público, que se reflete em boas vendas, ambos com vendas muito mais expressivas que seus modelos mais novos.

Este foi o contexto do comentário, e não a comparação pura e simples de um, ou de ambos os modelos com a Xsara Picasso. A propósito disso, a Xsara Picasso está para a C4 Picasso, como o Uno para o Bravo, ou o Corsa para o Vectra, principalmente se considerarmos os avanços neste carro na Europa, onde vários componentes foram incorporados, incluindo um câmbio automático de 6 velocidades, além de mais informações no painel central.

Por isso, e apenas por isso, nosso modelo ainda terá muita lenha para queimar depois que sair de linha na Europa.

Quanto ao câmbio automático, é inegável que ele é um "calcanhar de Aquiles", entretanto, é inegável também que o seu funcionamento que para alguns é irregular, trás benefícios a segurança na condução do modelo. Diferentemente do Fusion que tem como base do projeto o conforto, um Citroën Xsara Picasso se destina ao uso familiar onde o mote de vendas é o espaço interno e a versatilidade, itens mais observados pelo público feminino, já que crianças, malas e compras são sempre lembrado por elas.

Dizer que isso justifica a falta de casamento entre a mecânica do câmbio, e o seu gerenciamento eletrônico, é um erro! Mesmo porque tenho plena convicção de que um recall eletrônico poderia resolver esse problema. Acredito que isso não seja feito porque tiraria o mel da chupeta de muitas concessionárias que vivem de "consertar" esse "problema". Por outro lado, é preciso levar em conta as origens dos projetos, seus objetivos e públicos alvo.

Até alguns meses atrás eu estava com um Passat Tip que apresentava funcionamento muito parecido, diferenciando-se apenas pelo escalonamento das marchas e pelo fato de não ter sido gerenciado para utilização como freio motor. Trancos, passagem de marchas em momentos inopotunos, falta de troca no tempo que se espera, eram tão comuns quanto da Xsara Picasso, apenas com a diferença de ser menos sentido por haver uma possibilidade a mais de troca, o que num câmbio automático conta muito.

Quanto ao carro sair de linha, mantenho minha posição. Assim que o contrato de fornecimento dessas caixas teminar, virá o novo câmbio de 5 ou 6 marchas, além de melhorias no sistema de injeção e gerenciamento eletrônico. Some-se a isso a boa aceitação do modelo e teremos mercado por muitos anos ainda.

Fui no lançamento do Aircross e realmente é um modelo que irá incomodar, mas ele não chega a metade do porte de um Xsara Picasso, além de se destinar a outro nicho de mercado.
[/quote]

Rafael tudo bom, concordo com o que você disse com relação ao Picasso, vi na sua assinatura que você possui um e também tem um C4 Pallas é isso? Caso eu não concretize a compra de uma minivan que é o caso do Xsara Picasso ou Grand Livina, vou partir para um sedã mesmo, e o C4 Pallas está na lista, você poderia dar sua opinião sobre este carro? Lembrando que o meu plano principal é a minivan pelo fator "familia", mas o Pallas me agrada também, o cambio automático dele é o mesmo da Picasso? o seu C4 é o a gasolina ou flex?
rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#24

Mensagem por rafael_xm_C4 » Qui Out 14, 2010 1:55 pm

Boa tarde adrilago, colegas,

Qualquer um que fale do seu próprio carro, sempre irá destacar os pontos positivos. Se há apaixonados por Gol :icon_smile_clown: , o que dirá por Citroën.

Sempre comprei meus carros a partir da necessidade. Se precisasse de um carro menor, avaliava as possibilidade disponíveis no mercado, e buscava o melhor exemplar que encontrasse. Assim aconteceu com o C4 Pallas!

Deixando de lado a paixão e sendo prático na analise, o carro é perfeito! Um câmbio de 5 velocidades cairia bem? Claro! Isso traria um enorme benefício para o motor e para o consumo. Neste modelo, que utiliza a mesma caixa de transmissão, o gerenciamento eletrônico foi calibrado de forma a manter o freio motor ( característica da marca mesmo em câmbios anteriores), e ganhar em suavidade nas trocas ascendentes e descendentes. Enfim, o problema em relação a Picasso é basicamente o fato de possuir 4 velocidades.

Em termos de tecnologia automotiva, segurança ativa e passiva, estabilidade, espaço interno e itens de conforto, não encontrei nenhum modelo que oferecesse mais do que ele. Quero lembrar que isso é uma analise critica técnica do carro, e não uma visão apaixonada do modelo.

Passei dois meses pesquisando que carro compraria. Fui ver Fusion, New Civic, Sentra, Accord, Vectra, Megane e mais uma série de veículos. Todos muito bons, mas o conjunto oferecido pelo C4 Pallas era o mais completo em todos os sentidos, pelo mesmo preço e até por menos que alguns modelos concorrentes.

Ainda em 2009 eu vi algumas fotos de um novo modelo que seria lançado no ano passado, e que basicamente se diferenciava do atual pelas lanternas semelhantes as do C4 Picasso e C5 2008>. Mais recentemente, o site Best Cars mostrou o novo modelo Hatch ( veja o interior abaixo ), que apesar de perder o cubo fixo; uma grande pena porque ele é extremamente funcional, manteve os controles nas mesmas posições, e o pior de tudo: trouxe o painel novamente para a frente do volante, adotando o visual do painel do C5, com ponteiros flutuantes. É bonito, mas o painel central é muito mais funcional.

Veja que de qualquer forma, o carro ainda com a perda de alguns dos seus atrativos, é super equipado.

Se eu trocar o meu, atualmente com 18000 km, será por outro C4 Pallas, ou por uma C4 Picasso, que no meu modo técnico de ver, pelo que cobra a Citroën, são as opções mais completas oferecidas no mercado nacional hoje.


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Editado pela última vez por rafael_xm_C4 em Qui Out 14, 2010 2:02 pm, em um total de 1 vez.

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
adrilago
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Out 06, 2010 1:09 pm
Nome: adrilago

#25

Mensagem por adrilago » Sex Out 15, 2010 10:38 pm

Amigos, boa noite,

Fui ver hoje o Nissan Grand Livina, tive algumas surpresas e decepções, segue abaixo um resumo, já adianto que o carro está praticamente descartado:

:: Pontos positivos:

- Apesar de ter um visual sóbrio, o carro impressiona pela grade cromada e as rodas de liga leve, percebi que com o tempo você acaba até achando o carro bonito, se acostuma com ele.
- O acesso a terceira fileira de bancos é bem tranquila, basta puxar uma alça, e o banco deita e vai para frente, dá para entrar sem grandes esforços.
-O espaço atrás na terceira fileira me surpreendeu, esta foi minha surpresa, tenho 1,74 de altura e me acomodei bem, os joelhos ficam acima da linha da cintura, mas ficam livres sobra quase um palmo para de distância para a segunda fileira, e pelo fato do banco ser inteiriço dá para abrir as pernas e ficar mais a vontade.
-Os bancos da segunda fileira reclinam para trás e são corrediços, achei isso fantástico, muito conforto, primeira classe.
-Porta-malas gigante!
-O interior é bem resolvido, apesar de ser bem conservador dá para perceber que é um carro de nível superior.

:: Pontos negativos

-O carro não tem mesmo computador de bordo (inacreditável para um carro deste valor e porte)
-Banco do motorista não possue regulagem de altura, e os cintos tb são fixos sem regulagem
-O carro é baixo, carregado raspa fácil na dianteira e principalmente na traseira com a terceira fileira ocupada.
-E o principal deles que foi o motivo que acabamos descartando o carro é que na segunda fileira, acreditem só cabem dois adultos!!!! o espaço é pequeno, um carro deste porte não acomodar 3 pessoas atrás não dá, tudo bem que tem a terceira fileira, mas esta em viagens terá que ser utilizada para bagagens, isso me decepcionou bastante, "acho que fiquei mal acostumado com o picasso e pallas" .

Parece ser redundante dizer, mas o Xsara Picasso com idade do projeto avançada ainda é muito superior que o Grand Livina que é um projeto bem mais novo, no quesito geral e no "item por item".

Senão fosse tudo isso que conversamos do Xsara Picasso aqui (que irá sair de linha em breve, que o C3 Picasso irá matá-lo, que este segmento está condenado e etc) diria que a compra seria certa, mas mesmo assim ele ainda está nos planos e estou tentando convecer a minha esposa de colocar o C4 Pallas na lista, que este sim é um verdadeiro avião como pude ver pessoalmente.
Eduardo Ferreira

#26

Mensagem por Eduardo Ferreira » Sáb Out 16, 2010 12:54 pm

Amigos, este tópico acabou ficando realmente muito interessante, pois a dúvida do Adrilagos acabou sendo o ponto de partida para uma análise do mercado de automóveis brasileiro pela nossa ótica de usuários que estamos buscando muito mais que os Unos e Corsas da vida ( sem detrimento de quem os tem, são ótimos carros em seu respectivo segmento).

O Rafael foi perfeito quando disse que naturalmente tendemos a ser tendenciosos por acharmos sempre que fizemos a melhor escolha quando tomamos nossa decisão de compra. Dentro dessa ótica me permitam então discordar de algumas opiniões que li aqui. Sou engenheiro, trabalho na área comercial em projetos e serviços, e me acostumei a exercitar análises de custo/benefício de cada opção todos os dias. Claro que não precisa ser engenheiro pra isso, mas vamos lá:

Na época que eu comprei o Fusion, eu considerei o C4 Pallas com opção, afinal o carro é lindo e cheio de recursos. Fui me desanimando com ele ao avaliar vários usados em concessionárias aqui no Rio( o zero km não era uma opção naquele momento) e todos, sem exceção, tinham alguma peça de acabamento quebrada ou frouxa no cockpit, principalmente o descansa-braço central, tampa da caixa de fusíveis e comando de faróis.

Conversando com um ex vendedor da Citroen, o mesmo me contou um caso de um cliente que tentou abrir aquele descansa-braço central pensando que havia um porta-objetos dentro dele, como vários outros carros possuem, e simplesmente a tal peça é de construçao tão frágil que ela saiu na mão desse cliente, e isso em um carro de exposição dentro da concessionária. Resumo, isso explicava porque em todos os C4 Pallas que vi a tal peça estava bamba.

Claro que só isso não seria suficiente para descartá-lo como opção, mas a luz amarela se acendeu e passou definitivamente para vermelha quando ouvi vários relatos de insatisfação com diversos outros problemas no carro, aliados a uma depreciação do usado bem acima da média de mercado e preço alto para o seguro.
Nesse meio tempo o Corolla, que era minha primeira opção, já tinha perdido terreno exatamente pelos motivos apontados por vocês. Ele, assim como o Civic, são bons carros, mas graças a estratégias de marketing muito bem sucedidas, cobram caro demais pelo que oferecem.

Daí eu conheci melhor o Fusion, e me surpreendi porque por conta da alta depreciação inicial de todo carro importado, ele estava à venda pelo mesmo preço de um Corolla do mesmo ano, e sendo um carro muito mais potente, maior, mais equipado e óbviamente muito mais bonito e com aquele efeito subjetivo de ser um carro que chama muito mais a atenção por onde passa ( é carro da presidencia da republica e de ministros).

Mas, como a emoção não poderia ditar as minhas ações, eu esfriei a cabeça e parti para a relação custo/benefício citada acima : eu fiz um apanhado de preços de peças de reposição, cotei o seguro pro carro e busquei feedback de quem já tinha o carro. Resultado : deu Fusion na cabeça com vários corpos de vantagem sobre os concorrentes.

Bem, para quem leu até aqui eu digo que não precisam acreditar em mim, tem um número da revista Car & Driver do mes retrasado ( se não me engano) que fez o comparativo do Fusion com vários concorrentes nas versões de 4 e 6 cilindros, e o Fusion ganhou todas.

Por fim, torço para que o amigo Rafael não concorde comigo porque ele não está tendo problemas com seu carro, mas peço ao Adrilagos que reavalie seu comparativo. Ao que me consta, um Picasso Exclusive automático 0KM com todos os opcionais como o meu estava custando R$ 71.000,00 em agosto, o mesmo preço de um Fusion modelo 2011 de 4 cilindros (muito superior em tudo, só não é uma minivan como a Picasso) e pouco acima do preço de um Corolla básico, com muito menos opcionais e itens de conforto.

Um abraço a todos
Editado pela última vez por Eduardo Ferreira em Sáb Out 16, 2010 1:00 pm, em um total de 1 vez.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#27

Mensagem por Cirdan » Sáb Out 16, 2010 10:02 pm

A linha C4 hj é a melhor q temos no Brasil e quando se atualizar com esses das fotos vai ficar 1000 vezes melhor.

Outra coisa, somente o Sentra é CVT na Nissan. O Livina e Tidda usa cambio automatico convencional de 4 marchas.

Abraços
adrilago
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Out 06, 2010 1:09 pm
Nome: adrilago

#28

Mensagem por adrilago » Dom Out 17, 2010 11:47 pm

[quote name='Cirdan' post='11366' date='Oct 16 2010, 10:02 PM']
A linha C4 hj é a melhor q temos no Brasil e quando se atualizar com esses das fotos vai ficar 1000 vezes melhor.

Outra coisa, somente o Sentra é CVT na Nissan. O Livina e Tidda usa cambio automatico convencional de 4 marchas.

Abraços
[/quote]

Cirdan vc tem razão, no folheto do carro diz "Motor 1.8L - 4 cilindros, sistema CVVTCS e acelerador eletrônico", vi isso por cima e achei que fosse o cambio CVT :(

Eduardo Ferreira tudo bom!, compartilho com você o ponto de vista com relação ao Fusion, e um belo carro, não cheguei ao ponto de avaliar depreciação, seguro e manutenção destes modelos, pois já tenho em mente que isso está longe de ser um ponto positivo deles, porém dependendo do modelo envolvido pode ser um desequilibrio. Se eu partir para um Sedan mesmo, ficará entre C4 Pallas, talvez mas muito dificil um Corolla Gli, e vou analisar o Fusion também.

Lembrando que Xsara Picasso 2.0 BVA (assunto deste tópico) continua na jogada, pois como eu já falei aqui, pretendo ficar com este carro por uns 4 ou 5 anos, até lá já perdeu tudo que tinha perder. Se eu for tomar uma decisão pela razão olhando o lado comercial, revenda, depreciação, manutenção e etc o carro que eu teria que comprar para minha realidade seria o novo VW SpaceFox, mas ai já eh outra conversa.... andar em um C4 Pallas / Picasso e andar em um VW Spacefox é covardia comparar, não dá para começar.
rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#29

Mensagem por rafael_xm_C4 » Seg Out 18, 2010 3:28 pm

Boa tarde colegas...

As coisas só melhoram quando são discutidas, e quando são discutidas com muita propriedade, acabam criando novas possibilidades de discussão, e isso se renova a cada novo posicionamento daqueles que participam dessa discussão.

Portanto, estamos todos ganhando com isso!

Tenho acompanhando, até por força da profissão, a movimentação das tabelas de novos e usados. Vejam algumas informações:

Tabela fipe 10/2010 - Valor de Novo - Valor de Usado = Depreciação 1º e 2º ano

Fusion SEL 2.5: R$ 80.860,00 - R$ 72.970,00 = 9,76% - 30,12%
Civic EXS-AT: R$ 83.877,00 - R$ 72.468,00 = 13.60% - 19,65%
C4 Pallas Exclusive: R$ 74.233 - R$ 60.290,00 = 18,78% - 23,66%
Corolla SE-G 1.8 AT: R$ 82.587,00 - R$ 71.134,00 = 13,87% - 21,89%
Linea Absolute: R$ 66.961,00 - R$ 56.369,00 = 15,82% - 24,48%
Palio Celebration 1.0: R$ 31.011,00 - R$ 25.750,00 = 16,96% - 18,90%
Ka 1.0 Tecno: R$ 34.617,00 - 29.957,00 = 13,46% - 18,90%
Azera: R$ 89.250,00 - R$ 75.433,00 = 15,48% - 24,53%
307 Sedan Feline: R$ 62.030,00 - 53.350,00 = 13,99% - 24,91%
C4 Picasso: R$ 76.596,00 - R$ 70.578,00 = 7,86% - 12,36%
Picasso Exclusive BVA: R$ 68.757,00 - R$ 54.619,00 = 20,56% - 28,17%
Novo Gol Imotion: R$ 41.600,00 - R$ 34.685,00 = 16,62% - 20,77%

Os valores são baseados na tabela fipe para os modelos 0 km 2010, e usados 2010.

Estes são os número oficiais, entretanto há uma distorção que deve ser levada em conta, mas que não aparece nessas informações. É praxe que os carros de maior valor, como Fusion, Azera, Pallas e outros, tenham descontos expressivos sobre o valor de tabela, o que não ocorre com os carros de menor valor, já que a massa é vendida com financiamentos de longo prazo.

Poderiamos então dizer que a depreciação afeta a todos os modelos e de forma bem diferente. A depreciação sobre o C4 Pallas no primeiro ano por exemplo, é compensada pela baixa depreciação no segundo ano, inversamente ao que se avalia em relação ao Fusion.

Considerem também, especificamente com relação ao Fusion, que o modelo mudou em 2010, o que naturalmente derruba o valor da versão anterior, o mesmo acontecendo com o Gol :icon_smile_clown: que passou a ter a versão Imotion em 2010.

Destaque para a C4 Picasso que apresenta o menor indice de desvalorização entre todos os modelos, tanto no primeiro, quanto no acumulado do segundo ano.

Analisem as informações e opinem!
Editado pela última vez por rafael_xm_C4 em Seg Out 18, 2010 6:39 pm, em um total de 1 vez.

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
Eduardo Ferreira

#30

Mensagem por Eduardo Ferreira » Ter Out 19, 2010 1:45 pm

Fantástico trabalho, Rafael, parabéns . Concordo plenamente que uma discussão em alto nível e sem paixões exacerbadas como a que está ocorrendo aqui só eleva o nosso conhecimento. Excetuando nosso amigo Cirdan, que parece um fâ incondicional da Citroen, vc e o Adrilagos estão fazendo uma análise mais fria do cenário.

Muito bem lembrado o seu comentário de que os preços de carros TOP tem descontos na tabela que os menores não tem e isso acaba gerando uma distorção na planilha que vc apresentou,e acaba justificando melhor o que falei anteriormente.

O Fusion e o Azera, dois carros que disputam a liderança no segmento de sedâs de luxo até 100 mil reais, tem expressivos descontos nos seus preços de tabela, e o efeito prático disso é que o preço de venda das versões de entrada dos dois ( que já é muuuuiiito superior aos Civic e Corolla ) gira na faixa de 70 mil reais, pouca coisa superior ás versões de entrada desses dois últimos, que orbita na casa dos 66 mil e que não dão desconto em seus preços de tabela por conta dessa injustificada fama que tem os dois no mercado brasileiro de que são os melhores carros do planeta (que piada).

Note que não incluí nesse comparativo o C4 Pallas sómente porque ele está longe de vendas em relação aos líderes de cada segmento, e como ouvi muitas reclamações sobre alta depreciação desse modelo, achei pouco confiável o dado que vc postou sobre a depreciação dele.

Nesse ponto eu sempre achei que pelo mesmo valor de um determinado modelo zero km eu prefiro comprar um pouco rodado mas já depreciado de categoria superior, mas isso já é opinião pessoal e cada um analisa a questão conforme suas convicções. Eu acho que o fato de pretendermos ficar com o carro por 4 a 5 anos é irrelevante sobre a decisão de compra de um zero km nessa categoria de carros que estamos falando, onde pelo menos teóricamente o dono anterior cuidou muito bem do carro e não temos o efeito do " carro de garotão" como dono anterior para estragar o veículo antes de o comprarmos.

Boa lembrança também, Rafael, sobre a questão da mudança de modelo. Eu me ferrei quando comprei o meu Fusion 06 em 07 por 57 mil. Me parecia um ótimo negócio na época porque o zero km estava custando 80 mil e o meu ainda tinha 2 anos de garantia pela frente e tinha só 10.000 km rodados, ou seja, zero km de tudo e 30% abaixo do preço do zero com apenas 1 ano de (pouquíssimo) uso.
Pois bem, logo depois veio a crise imobiliária nos EUA, o Lula falou que ia ser só a marolinha, aconteceu o que todos sabem, todo o mercado de automóveis parou e em 2009 foi lançado o modelo atual como 2010. Resultado : 2 anos depois que eu paguei 57 mil em um usado, um monte de gente comprou o 2009 zero km do modelo antigo por 63 mil pra desovar estoque, e ofereceram 32 mil no meu na Ford da Barra da Tijuca na troca por um modelo 2010 !

Bem, continua a dúvida de nosso amigo Adrilago sobre o Picasso, que é outro estilo de carro mas padece do mesmo mal que todos os modelos citados por você, Rafael, em maior ou menor grau. Dentro da ótica do que já expus como minha opinião, se o conceito minivan é o mais adequado aos seus propósitos, Adrilago, veja uma C4 Picasso que é bem mais atual, bonita e poderosa e deve custar usada o mesmo preço da Xsara Picasso zero, ainda vai estar na garantia e eu duvido que vc vá achar um carro desses "ralado", acho que é bem fácil achar um já depreciado em perfeitíssimo estado. Sem esquecer, é claro, de antes verificar preço de peças e seguro, pois isso é fundamental para quem pretende ficar com o carro por 5 anos ou mais.
Editado pela última vez por Eduardo Ferreira em Ter Out 19, 2010 2:03 pm, em um total de 1 vez.
Responder