Compra Xsara Picasso 2.0 - Automática - 0km

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
adrilago
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Out 06, 2010 1:09 pm
Nome: adrilago

#1

Mensagem por adrilago » Qua Out 06, 2010 11:27 pm

Amigos, boa noite a todos!

Acompanho o fórum a um tempo, e este é meu primeiro post, as informacões que eu encontrei aqui, enriqueceram muito o meu conhecimento com relação a Citroen, espero contribuir e trocar informações com todos.

Até o final do ano irei trocar de carro, preciso de um carro maior, tenhos duas filhas e o meu Fox hoje já não atende mais, pelo conjunto da obra a melhor opção que eu achei foi Picasso.

Cheguei olhar o GM Zafira, um carro muito bom, porém achei extremamente obsoleto e pobre em equipamentos, pagar mais de 60.000 reais em um carro, e este vir de calota, sem computador de bordo e freio ABS não tem condições.

O Xsara Picasso é primeira classe literalmente, um carro completo e acima da média, estou querendo pegar o automático 0km, motor 2.0 a gasolina, sei que o carro não tem uma boa liquidez, ainda mais não sendo flex, porém como não estou comprando um carro para "vender" e sim para usar e ter conforto para família e qualidade por pelo menos 3, 4 anos, isto não é problema para mim.

Minha dúvida são os relatos que vejo aqui com relação ao cambio automático, modo de segurança, não molhar e etc, confesso que fiquei surpreso e um pouco assustado, agora por ser um 0km, irei fazer as manutenções regularmente, ficarei imune destes problemas com o cambio? um carro 2010/2011 ainda apresenta estes problemas?

Outra dúvida, qual o consumo médio urbano na gasolina que ele faz?

Desde já agradeço a atenção de todos,


dcessarovice
Curioso
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Ago 12, 2008 10:44 am
Nome: dcessarovice

#2

Mensagem por dcessarovice » Qui Out 07, 2010 2:48 pm

[quote name='adrilago' post='11235' date='Oct 6 2010, 11:27 PM']
Amigos, boa noite a todos!

Acompanho o fórum a um tempo, e este é meu primeiro post, as informacões que eu encontrei aqui, enriqueceram muito o meu conhecimento com relação a Citroen, espero contribuir e trocar informações com todos.

Até o final do ano irei trocar de carro, preciso de um carro maior, tenhos duas filhas e o meu Fox hoje já não atende mais, pelo conjunto da obra a melhor opção que eu achei foi Picasso.

Cheguei olhar o GM Zafira, um carro muito bom, porém achei extremamente obsoleto e pobre em equipamentos, pagar mais de 60.000 reais em um carro, e este vir de calota, sem computador de bordo e freio ABS não tem condições.

O Xsara Picasso é primeira classe literalmente, um carro completo e acima da média, estou querendo pegar o automático 0km, motor 2.0 a gasolina, sei que o carro não tem uma boa liquidez, ainda mais não sendo flex, porém como não estou comprando um carro para "vender" e sim para usar e ter conforto para família e qualidade por pelo menos 3, 4 anos, isto não é problema para mim.

Minha dúvida são os relatos que vejo aqui com relação ao cambio automático, modo de segurança, não molhar e etc, confesso que fiquei surpreso e um pouco assustado, agora por ser um 0km, irei fazer as manutenções regularmente, ficarei imune destes problemas com o cambio? um carro 2010/2011 ainda apresenta estes problemas?

Outra dúvida, qual o consumo médio urbano na gasolina que ele faz?

Desde já agradeço a atenção de todos,
[/quote]

Sinceramente se tratando de família, nada como um carro com vários itens de segurança (4 airbags, abs, ebd). É incrivel como voce olha um carro nacional hoje, ele é caro e não tem nada de equipamentos. São nada mais que carroças motorizadas. Quanto ao picasso, eu sugiro que voce faça um test drive em um 1.6, afinal ele é flex e tem 116cv (Os picassos até 2003 são 2.0 16v tem motor de 118cv e andam bem), de repente vc não sente nenhuma perca de potencia, e o consumo deve ser bem mais satisfatório em relação a um 2.0. Quanto ao cambio, acredito que seja o mesmo do pallas e eu não sei como estão atualmente!!!

O 1.6 que já é flex não lhe interessa? Afinal ele tem 116cv
apmed2000
Habilitado
Mensagens: 136
Registrado em: Dom Set 23, 2007 6:50 am
Nome: apmed2000

#3

Mensagem por apmed2000 » Qui Out 07, 2010 3:01 pm

Minha esposa tem uma.
Temos dois filhos pequenos também.
Adquirimos ela em 2007, modelo 2008.
Esta com 30.000 Km.
E, fizemos todas manutenções preventivas na Citro. E, sem surpresas.
Quanto ao câmbio AL4, até o momento não teve nenhum problema.
O único incoveniente é o mesmo ter apenas 04 marchas...
Na cidade ele faz entre 7,5 a 5,0 Km/l na dependência do "anda e para".
Na estrada faz de 10 a 12 Km/l na dependência do "pé".
Outro incoveniente que há é o painel do hodômetro centralizado, não tem como escapar do "freio-patroa".
He, he, he,...
O assoalho traseiro plano e as mesinhas tipo "avião" e o DVD que coloquei no teto, são o grande divertimento das crianças.
Sem falar que a babá viaja "tranquila" no banco do meio, já que os mesmos são individuais...
Quanto a questão do calço hidraúlico, só jipe ou carro anfíbio, para atravessar inundações.
He, he, he,...
Agora, se eu fosse você não compraria a XSPC...
Mas, sim a C4 Picasso.
Pois, tem mais tecnologia embarcada e os mesmos mimos da Xsara.
Além, do que a XSPC saiu de linha na Europa. E, dizem as "más línguas" que ela deverá sair de linha até 2012 aqui no Brasil.
Abraços.
Editado pela última vez por apmed2000 em Qui Out 07, 2010 3:06 pm, em um total de 1 vez.
apmed2000
Habilitado
Mensagens: 136
Registrado em: Dom Set 23, 2007 6:50 am
Nome: apmed2000

#4

Mensagem por apmed2000 » Qui Out 07, 2010 3:25 pm

[quote name='dcessarovice' post='11244' date='Oct 7 2010, 05:48 PM']
O 1.6 que já é flex não lhe interessa? Afinal ele tem 116cv [/quote]

Caro dcessarovice, o grande problema é ser 1.6.
A XSPC é muito pesada p/ um motor desses.
Com o motor 2.0 de 140 cv, ela é lerda na cidade.
E, quanto a ser flex, também não vejo vantagem.
É como aquele ditado do pato, ele nada, voa e anda...
Mas, é insatisfatório em todas as modalidades.
Não sei por quê ainda se adota a tecnologia flex...
Tudo bem que nossa gasolina é um lixo, mas o álcool até onde eu sei não fica atrás.
Abrs.
Editado pela última vez por apmed2000 em Qui Out 07, 2010 3:35 pm, em um total de 1 vez.
dcessarovice
Curioso
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Ago 12, 2008 10:44 am
Nome: dcessarovice

#5

Mensagem por dcessarovice » Qui Out 07, 2010 4:52 pm

Isso é verdade! A minha é uma 2.0 16v de 118cv, mas graças ao "freio patroa" naum consigo passar de 110 na rodovia!rsrsrsrs. Agora esse cambio AL4 é o mesmo da audi, naum é? Nosssa a c4 picasso é lindo, mas custar mais de 80 mil em um carro dakele é loucura!
rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#6

Mensagem por rafael_xm_C4 » Qui Out 07, 2010 4:59 pm

Boa tarde pessoal, Adrilago...

Estou com uma 2.0 AT desde meados de abril deste ano, e sinceramente não tive nenhum problema com câmbio. O fato de ter 4 marchas acaba tornando a tocada um pouco diferente em relação ao câmbio de 5, essencialmente com relação a falata de uma quinta marcha para o motor girar mais baixo, e pelo fato dessa caixa trabalhar sempre no sentido da redução de marchas, ou seja, se você tira o pé, ela entende que você quer diminuir a velocidade, e automaticamente começa a agir como freio motor.

Tem muita gente que acha isso ruim porque ele acaba segurando as trocas, mas é muito conveniente porque aceleração e desaceleração estão sempre em evidência. Outra coisa que precisa ser desmistificada, é que ela faz trocas de marchas em tempo errado. As pessoas precisam entender que um câmbio automático não significa um câmbio inteligente, muito embora esse seja autoadaptativo. O câmbio automático não está ligado ao cérebro do motorista, mas a um conjunto mecânico controlado por um sistema pré-configurado.

Consumo pega um pouco nesse carro, mas não fica tão alto assim porque é um 2.0 que anda muito. É fácil pisar e deixar todo mundo parado no farol vendo a "composição" sumir na frente.

Também ouvi o comentário dos colegas sobre o carro sair de linha em 2012. Particularmente eu dúvido disso. Esse carro ainda é muito bem aceito e certamente deverá ficar como um dos carros de entrada da montadora, assim como permanecem o Mille e o Corsa Classic, carros estes que apesar de defasados, continuam com vendas em alta. Mesmo que a Picasso permaneça apenas com o motor 1.6, ainda assim dará um banho em todos os outros veículos do mesmo seguimento.

Outro fato que me leva a crer que ela ficará por aqui por um bom tempo ainda, é o grande degrau que existe nos preços dela e da C4 Picasso.

Bom carro amigo, é o que eu penso.

Boa sorte!

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#7

Mensagem por ilima » Qui Out 07, 2010 5:22 pm

Seria interessante vc ver a diferença de preço entre a Xsara Picasso 2.0 aut. e a C4 Picasso (não a Grand). Acredito que seja pequena, e tendo em vista o estilo e a modernidade da C4, seria um caso a pensar.

A mecânica e o câmbio são praticamente os mesmos, muda (e bastante, e para melhor a meu ver) é a "casca" - carroceria, interior, acabamento.

[]s

Ivan Lima
adrilago
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Out 06, 2010 1:09 pm
Nome: adrilago

#8

Mensagem por adrilago » Qui Out 07, 2010 5:57 pm

Com relação a ela sair de linha em 2012, eu já ouvi isso também, porém tb não acredito muito nisso, pelo valor da C4 Picasso ser alto, pelo que andei vendo na concessionária a conversa começa em 74.000 +/-, seria um buraco entre o AirCross e o C4 Picasso que não sei se seria bom para citroen. estou fazendo questão da 2.0 pois quero um carro automático, por isso a 1.6 nem entrou na jogada.

O C4 Pallas é uma opção interessante, porém é um carro que não tem cara de familia como o Xsara Picasso tem, se for partir para um sedan, opções é que não faltam.

A questão do consumo, o meu trajeto diário de 20km, acho que o consumo não teria uma diferença gritante para o que tenho hoje, se este Picasso 2.0 fosse flex não sei se valeria a pena, hoje meu Fox 1.6 faz 6km/l no alcool com o AC ligado.

Não entendo porquê a Citroen não migrou o motor Flex para o Picasso, já que os outros modelos com esta motorização já são flex (com exceção dos importados C4 picasso e etc).

Um outro carro que irei ver neste final de semana, na mesma faixa de preço e equipamentos do Picasso é o Nissan Grand Livina (62.000), ele não tem um desingner matador mas me pareceu ter um bom custo benefício, cambio automatico CVT, 7 lugares, motor/cabeçote em aluminio..., porém é outro carro que não possuo nenhuma referência.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#9

Mensagem por Cirdan » Qui Out 07, 2010 8:07 pm

Como já falaram, parte para o C4 Picasso 5 lugares e seja feliz.

Alem de ser mais atual e moderno, tem muito mais mimos e mais segurança. tem 6 air bag, tem ESP e ASR. Muito mais linda...

O motor dela é de 143 em vez dos 138cv da Xsara Picasso. E já me falaram q em breve a fabricação das duas muda para argentina e isso vai valorizar na revenda.

E pra mim, a Picasso vai e deve sair de linha até 2012.
Primeiro pq o segmento já ta meio estranho. Hj só compra Minivan nós q somos caretas ou qm tem familia mesmo. O pessoal prefere um Sedan.

O Pallas tem um super espaço interior, um puta porta-malas e muito mais estabilidade e design. Só as C4 Picasso's conseguem chegar em estilo.

E lembre-se q o lançamento do Aircross foi só o começo. Lançaram ele com motor 1.6 e faltando muita coisa. Esperem q ainda vira o 2.0, ainda vira o automatico. Ainda vira o C3 Picasso com os dois motores.

Não vai sobrar espaço para a Xsara Picasso no mercado. E desculpa gente, mas é tolice comparar Xsara Picasso com Mille e Classic.

Abraços
adrilago
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Out 06, 2010 1:09 pm
Nome: adrilago

#10

Mensagem por adrilago » Qui Out 07, 2010 8:35 pm

[quote name='Cirdan' post='11254' date='Oct 7 2010, 08:07 PM']
Como já falaram, parte para o C4 Picasso 5 lugares e seja feliz.

Alem de ser mais atual e moderno, tem muito mais mimos e mais segurança. tem 6 air bag, tem ESP e ASR. Muito mais linda...

O motor dela é de 143 em vez dos 138cv da Xsara Picasso. E já me falaram q em breve a fabricação das duas muda para argentina e isso vai valorizar na revenda.

E pra mim, a Picasso vai e deve sair de linha até 2012.
Primeiro pq o segmento já ta meio estranho. Hj só compra Minivan nós q somos caretas ou qm tem familia mesmo. O pessoal prefere um Sedan.

O Pallas tem um super espaço interior, um puta porta-malas e muito mais estabilidade e design. Só as C4 Picasso's conseguem chegar em estilo.

E lembre-se q o lançamento do Aircross foi só o começo. Lançaram ele com motor 1.6 e faltando muita coisa. Esperem q ainda vira o 2.0, ainda vira o automatico. Ainda vira o C3 Picasso com os dois motores.

Não vai sobrar espaço para a Xsara Picasso no mercado. E desculpa gente, mas é tolice comparar Xsara Picasso com Mille e Classic.

Abraços
[/quote]

Cirdan, se isso que vc está dizendo se concretizar, será uma pena, pois este segmento ficará quase sem opções, o pessoal ta preferindo mais este segmento de Meriva, Idea e agora o AirCross, na concessionária Citroen, um vendedor me disse que o AirCross automático está em teste já, porém o lançamento é previsto só para o segundo semestre de 2011.
Avatar do usuário
jroberto
Habilitado
Mensagens: 61
Registrado em: Ter Fev 16, 2010 9:57 am
Nome: jroberto
Localização: Braga - Portugal
Modelos Citroën: Xsara Break 2002

#11

Mensagem por jroberto » Qui Out 07, 2010 10:52 pm

Após um período sem visitar o forum, boa noite a todos.

Já tive dois Xsara Picasso 2.0, um 118 e outro 138 cv, ambos mecânicos.

Em agosto troquei por um C4 Picasso. Não tem comparação com outros carros à venda por aí, especialmente de outras marcas. O próprio Xsara continua superior aos outros, principalmente se for considerada a relação custo-benefício. Os carros que têm a mesma quantidade de acessórios que o Xsara são muito mais caros. Os que têm preço parecido, são pelados. Quanto ao espaço interno e praticidade, nem o C4 Picasso supera o Xsara.

O C4 tem muito mais equipamentos, é mais confortável, tem mais espaço para os passageiros. Já o Xsara tem porta-malas maior, os bancos traseiros são removíveis (no C4 só deitam) e os porta-objetos das portas são mais espaçosos. O C4 acena com 4 porta-luvas, mas todos pequenos. O Xsara tem um porta-luvas enorme e mais dois porta-objetos ao alcance do motorista. Agora a diferença externa: mesmo tendo um espaço equivalente ao C4, o Xsara é bem menor por fora. O C4 tem o mesmo comprimento e largura que um novo Focus sedan, enquanto que o Xsara tem o mesmo comprimento que uma Palio Weekend (mas é mais largo, claro).

Quanto ao desmpenho, não tenho como comparar, pois os dois Xsara que tive eram mecânicos. Apenas uma pequena observação: os 5 cv a mais que o C4 tem tem que carregar 200 kg a mais, distribuídos em uma carroceria mais alta e mais larga => maior área frontal = maior arrasto aerodinâmico. Em resumo: não adianta, o C4 vai andar menos e gastar mais que o Xsara.

Comparando com o câmbio mecânico do Xsara, percebi que o câmbio de 4 marchas do C4 aparenta ter a 3ª marcha suprimida. A 1ª e a 2ª são parecidas com as do câmbio mecânico, a 3ª só entra a 43 km/h (parece a 4ª do mecânico) e a 4ª é um pouco mais longa que a 5ª do mecânico.

Se até agora só elogios para o Xsara, agora alguns fatos:
- no início do ano que vem, será lançado do C4 Picasso: ao ver o Aircross, dá para ver que ele será um pouco menor que o Xsara Picasso, mas terá condições de encarar Livina, Meriva, etc.
- o Xsara Picasso saiu de linha na França, e muitas peças não eram fabricadas no Brasil, eram importadas
- o C4 Picasso não é tão mais caro que o Xsara Exclusive. Basta retirar alguns equipamentos que ele será equivalente em preço e equipamentos ao Xsara.
- o C4 Picasso vendido aqui é feito na Espenha, mas basta entrar no site da Citroën da Espanha para ver que é diferente do vendido lá. O de lá tem motor 1.6 (bem mais potente que o nosso) e câmbio de 6 marchas, entre outras diferenças.

Acho que mesmo em 2011 poderá não haver mais espaço para o Xsara, mesmo sendo um carro ainda não superado.
Xsara Picasso GLX 2004 (2003-2007)
Xsara Picasso Exclusive 2007 (2007-2010)
C4 Picasso GLX 2010 (2010-2012)
Xsara Break 2002 (2017- )
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#12

Mensagem por ilima » Sex Out 08, 2010 2:02 am

Adrilago,

Com relação ao seu post, não tenho ouvido falar mal da Livina. Conheço 2 pessoas que tem o modelo de 5 lugares - 01 manual e outro automático - e ambos estão satisfeitos com seus carros. Estão na mesma situação minha - pais de família, que precisam de um carro mais espaçoso.

Agora, ambos foram unânimes em afirmar que o espaço interno da Picasso é maior. Não sei em relação à Livina de 7 lugares.

Quanto ao C4 Picasso, creio que o principal argumento seria o mais simples possível: Ela é a evolução natural do Picasso. A linha C4 substituiu a linha Xsara; assim, nada mais lógico do que evoluirem também as respectivas minivans (Picasso para C4 Picasso).

Quanto ao Aircross, já vi pessoalmente na concessionária, e só digo o segunte:

1) Caríssimo - o modelo completo manual tava por R$ 71.000,00
2) Pouquíssimo espaço o banco traseiro
3) Pessoalmente, achei o estilo pesado demais - muito cheio de adereços
4) Na loja, novinho e limpo, agrada. Agora, depois de uma chuva ou estrada de terra, haja silicone para deixar tudo pretinho e brilhando... Calculo 1 potinho por lavagem... Sem contar a quantidade de reentrâncias na carroceria. É trabalho para 1 dia inteiro!!

[]s

Ivan Lima
Editado pela última vez por ilima em Sex Out 08, 2010 2:03 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
jroberto
Habilitado
Mensagens: 61
Registrado em: Ter Fev 16, 2010 9:57 am
Nome: jroberto
Localização: Braga - Portugal
Modelos Citroën: Xsara Break 2002

#13

Mensagem por jroberto » Sex Out 08, 2010 5:48 pm

Ontem me enganei ao escrever, no ano que vem será lançado o C3 Picasso.
Xsara Picasso GLX 2004 (2003-2007)
Xsara Picasso Exclusive 2007 (2007-2010)
C4 Picasso GLX 2010 (2010-2012)
Xsara Break 2002 (2017- )
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#14

Mensagem por Cirdan » Sex Out 08, 2010 9:07 pm

O C3 Picasso é do tamanho do Xsara Picasso. Vai vir igualmente equipado e ainda com plataforma mais moderna e em breve com novas versões e motores.

Pra se ter uma ideia, ano q vem o C3 cresce no Brasil. Vai ficar mais poderoso, chamar mais equipamentos requinte. A Citroen já ta seguindo um caminho mais Vip. Não vai mais vender compacto e sim carro mais luxuosos.

A Peugeot vai para um caminho mais simples.
A C4 Picasso e a Grand C4 Picasso vão começar a ser fabricadas na Argentina em breve... isso é fato.

Vai ter motor flex e ainda ficar mais barata. Isso vai levantar muito as vendas.

O C4 Hatch e o Pallas ficam cada dia mais recheados. E já falaram q eles vão sofrer uma atualização e ficar mais interessante ainda.

Abraços
adrilago
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Out 06, 2010 1:09 pm
Nome: adrilago

#15

Mensagem por adrilago » Seg Out 11, 2010 12:54 pm

Diante destas questões, eu acho que vou esperar até janeiro/feveiro do ano que vem para comprar, vou apenas dar uma antes olhada no Nissan Grand Livina, muita coisa tá mudando no mercado, esperar passar a feira, essa do C3 Picasso, andei lendo e parece que ele já está em testes aqui no Brasil, estará na feira do automóvel deste ano e é provavel que seja lançado no começo do ano que vem.

Algumas informações que li sobre C3 Picasso:
- O carro estreia na versão aventureira, com direito a estepe na traseira, e terá uma verão normal
- Motor 1.6 16V flex
- porta malas 500l.
- será fabricado no Brasil

Achei muito parecido o AirCross com o C3 Picasso, pensei que fosse até o mesmo carro, só vi que não esra pois o painel do C3 Picasso é no centro assim como o xsara.
Responder