Velocímetro da Picasso zera momentaneamente

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
lucasls
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 10:36 am
Nome: Lucas Silva

#1

Mensagem por lucasls » Qui Jul 15, 2010 7:03 pm

Olá. Possuo uma Picasso 2005 que está apresentando esse problema, principalmente quando dirijo em vias urbanas. Falha constantemente o marcador de velocidade, ficando zerado e depois retorna. Na estrada é mais difícil de acontecer, mas acontece.
Primeiramente gostaria de saber se esse modelo com freios ABS também possui o sensor de velocidade no câmbio, ou se o valor da velocidade é informado pelo ABS, pois foi essa informação que me passaram num concessionário Citroen.
Esses dias conseguí um manual com o esquema elétrico e nele constava somente a informação do Sensor. Nesse caso o sinal do Sensor é enviado para o módulo BSI e depois repassado ao Painel de Instrumentos, Controle dos Limpadores para ajuste da velocidade e para o CD Player para o controle automático do volume. Na tentativa de isolar o problema, assim que o carro apresentou a falha no velocímetro, acionei o limpador e percebí que esse estava funcionando na frequencia que opera quando está parado, ou seja, também não recebe a informação de que o veículo estava em movimento, nesse caso a aprox. 70 Km/h. Daí concluí que a falha não deve estar no Painel de Instrumentos nem na sua conexão. Acredito que seja no sensor, mas aí ficou minha dúvida: quando com ABS também usa o sensor no câmbio ou vem do ABS?

Grato por qualquer tipo de ajuda.

Lucas


William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#2

Mensagem por William Vicentin » Qui Jul 15, 2010 8:59 pm

Olá amigo, ele marca 0km/h ou apaga a luz?
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
lucasls
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 10:36 am
Nome: Lucas Silva

#3

Mensagem por lucasls » Dom Jul 18, 2010 4:11 pm

Olá! O marcador de velocidade fica indicando "0 Km/h". Não apaga. Por tabela o odômetro total e parcial também ficam sem registrar o percurso.
metrathon
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Jul 21, 2010 3:22 am
Nome: André Noberto

#4

Mensagem por metrathon » Qua Jul 21, 2010 3:18 pm

Lucas, o meu velocimento está zerando também, é o mesmo ano do seu carro. Já passei pelo scanner e não mostrou nada. O que a concessionaria falou foi exatamente o que você disse, pode ser o sensor, pois nem as travas eletricas funcionam automaticamente quando está zerado.
Para ter certeza precisa ocorrer o problema em definitivo, não esporadicamente.
lucasls
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 10:36 am
Nome: Lucas Silva

#5

Mensagem por lucasls » Qui Jul 22, 2010 6:50 pm

Olá André. Também torço para que o marcador pare de vez, mas não acontece. Também levei numa autorizada e não encontraram nada. Não consigo achar nenhuma relação. Nenhuma causa aparente. Quanto ao funcionamento automático da trava, deve ser porque ela depende de o veículo ultrapassar os 10Km/h, e como para o Painel de Instrumentos o veículo está parado, a trava não funciona. Não é um problema tão grave, mas que incomoda, incomada... Principalmente quando se está numa via com radar e não se tem idéia da velocidade.
Bom, se eu descobrir algo que ajude a localizar o problema te aviso.
Abraço,
Lucas
franksilva
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Set 02, 2010 12:18 pm
Nome: Franksilva

#6

Mensagem por franksilva » Qui Set 02, 2010 12:24 pm

Pessoal,

O meu também está dando o mesmo problema, antes raramente e agora com mais constância. Ainda não levei no mecânico pra ver... conseguiram encontrar o problema?

O que eu notei é que realmente as portas somente travam quando o velocimetro volta a mostrar algo. E, geralmente, quando ocorre o problema, paro o carro em algum sinal e volto a andar, em boa parte dos casos ele volta a funcionar, meio que perdido no início (mostrando números sem sentido), e normalmente depois.

Picasso 05/05, 60.000 Km, Exclusive, Automático.


Abraço!
Douglas
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#7

Mensagem por Cirdan » Qui Set 02, 2010 3:39 pm

Certeza q é o sensor do cambio... certeza mesmo.

Todo PSA da isso. Meu Xsara deu, meu Xantia deu. Espero q a Picasso não de.

No Xsara e Xantia era o sensor no painel. Só para abrir cobravam 400 reais. O sensor custava 80 reais... rs

Abraços
andrewolter
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qui Ago 26, 2010 5:49 am
Nome: André Wolter

#8

Mensagem por andrewolter » Sex Set 03, 2010 5:29 am

Srs.

Lendo os posts de vocês neste tópico, vi vocês comentando da trava das portas. A minha picasso não trava automaticamente quando chega a uma determinada velocidade, se eu quero travar as portas eu tenho que apertar o botão de travamento que fica do lado direito do volante. Isto está certo? Ela deveria travar automaticamente?

Forte abraço
André Wolter
Xsara Picasso - 04/04
Exclusive/Preta - 2.0 16v
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#9

Mensagem por Cirdan » Sex Set 03, 2010 9:48 am

Simples amigo.

Com ela ligada e parada. Aperta e segura durante uns 10 segundos o botão da trava. Vai ativar o modo automatico.

Agora outra dica: leia o manual do carro.

Abraços
andrewolter
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qui Ago 26, 2010 5:49 am
Nome: André Wolter

#10

Mensagem por andrewolter » Sex Set 03, 2010 11:56 am

Obrigado Cirdan.

Acontece que eu li todo o manual, mas acho que esse detalhe passou despercebido.
Agradeço a dica.

Forte abraço
André Wolter
Xsara Picasso - 04/04
Exclusive/Preta - 2.0 16v
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#11

Mensagem por Cirdan » Sex Set 03, 2010 12:01 pm

Todo carro q eu compro vem desativado. Ai é só segurar e ativar. O Clio foi o unico q eu demorei uma semana para descobrir, pq precisa segurar bastante tempo.

Abraços
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#12

Mensagem por Cirdan » Qua Out 06, 2010 11:10 pm

Ola amigos.

Alguem trocou o sensor e resolveu? Qual o valor desse sensor trocado?

O meu apresentou o problema hj a noite, duas vezes e voltou rapidinho. Porem pego muita rodovia, ando muito com o carro e não posso ficar sem velocimentro.

Qual o valor para trocar isso e resolver logo esse problema. To querendo já arrumar o carro, pois ele é meu veiculo de trabalho atualmente.

Abraços
metrathon
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Jul 21, 2010 3:22 am
Nome: André Noberto

#13

Mensagem por metrathon » Qua Out 27, 2010 1:46 am

Então Cirdan, pelo que foi me passado o valor apenas da peça está em torno de 150,00. Porém não procurei em outro local.

No aguardo
Editado pela última vez por metrathon em Qua Fev 08, 2012 4:26 pm, em um total de 1 vez.
lucasls
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 10:36 am
Nome: Lucas Silva

#14

Mensagem por lucasls » Qua Fev 08, 2012 1:13 pm

Olá. O que resolveu o problema com o velocímetro foi mesmo a troca do sensor localizado no Câmbio. O custo total, com mão-de-obra da concessionária mais a peça foi de R$330. Não falhou mais.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#15

Mensagem por rgdl » Qui Fev 09, 2012 1:08 pm

A minha apresentou essa falha sábado passado, estava voltando do cinema e o velocímetro zerou. Ai eu encostei o carro, desliguei e liguei novamente e voltou a funcionar. Durante o percurso para casa, voltou a falhar e a voltar a funcionar sozinho, falhava por alguns segundos e voltava. No domingo seguinte saí com o Picasso mas o problema não apareceu... coisa estranha.

Eu sempre pensei que o sensor de velocidade ficava na roda e não no cambio.

inté+
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder