Ar condicionado com temperatura quente ?

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
FranklimLima
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Mar 31, 2010 9:42 am
Nome: Franklim

#1

Mensagem por FranklimLima » Dom Jul 11, 2010 11:34 pm

Amigos,

reparei que o ar frontal do meu Picasso( ar condicionado desligado) é mais quente que o traseiro. Se eu ligar o ar condicionado o sistema resfria bem, mas acho o carro quente de uma maneira geral.
Levei a uma oficina e disseram que o ar frontal mais quente é normal pois o ar passa proximo ao motor que esta quente. O que voces dizem/


reneabreu
Sem Habilitação
Mensagens: 20
Registrado em: Seg Jan 12, 2009 12:10 pm
Nome: Rene
Localização: Rio de Janeiro

#2

Mensagem por reneabreu » Seg Jul 12, 2010 7:35 pm

Discordo, mas sem muita convicção. O ar que é captado de fora para o ar condicionado é o mesmo, tanto na frente como atrás, e é captado fora do compartimento do motor.

Meu carro tem problema semelhante, e ainda não identifiquei a causa, mas já descobri que o ar que sai para a parte de tras do carro é sempre mais frio do que o que sai no painel frontal.
Há a hipótese de que existam dois circuitos independentes de refrigeração, um para a frente e outro para a traseira, o que explicaria a diferença no rendimento. Isto associado a uma serpentina independente para o ar quente na frente justificaria que o ar seja mais quente quando flui pelo circuito do painel frontal. Quando meu carro teve problemas no ar condicionado, ele falhou primeiro na frente, funcionando normalmente atrás por muitas semanas. Como a falha estava no compressor, que perdeu potência, o circuito de gás trabalhou com pressão menor que a de projeto e, nestas condições, apenas a primeira serpentina conseguia esfriar e tirar calor de dentro do carro. A segunda só refrescava.
Não foi fácil descobrir o defeito. Rodei por algumas oficinas renomadas no Rio, gastei muito dinheiro e, no final das contas, o defeito estava em uma válvula que custou R$ 50,00.
Sugiro que você procure alguém que conheça este sistema, pois a tendência é por a culpa no gás ou no compressor, mas sem analisar as características do sistema instalado no carro, que no caso do Picasso, não é igual a maioria.

Abraços,
Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v 2001/2002
William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#3

Mensagem por William Vicentin » Seg Jul 12, 2010 8:49 pm

Pessoal são dois condensadores individuais, dianteiro e traseiro, o traseiro gela mais porque tem bem menos uso ja o dianteiro é usado com mais frequência.

Vai em uma oficina especializada em franceses que tenho certeza que vai sair de lá com o problema resolvido.

Eu só levo na 3E MOTORS é uma oficina especializada em peugeot, citroen e renault.

3E MOTORS
Rua Alexandre Dumas, 1180
Chacara Sto Antonio - São Paulo
(11) 5181-1250


Boa sorte!
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
reneabreu
Sem Habilitação
Mensagens: 20
Registrado em: Seg Jan 12, 2009 12:10 pm
Nome: Rene
Localização: Rio de Janeiro

#4

Mensagem por reneabreu » Qua Jul 14, 2010 8:50 am

[quote name='William Vicentin' post='9993' date='Jul 12 2010, 06:49 PM']
Pessoal são dois condensadores individuais, dianteiro e traseiro, o traseiro gela mais porque tem bem menos uso ja o dianteiro é usado com mais frequência.

Vai em uma oficina especializada em franceses que tenho certeza que vai sair de lá com o problema resolvido.

Eu só levo na 3E MOTORS é uma oficina especializada em peugeot, citroen e renault.

3E MOTORS
Rua Alexandre Dumas, 1180
Chacara Sto Antonio - São Paulo
(11) 5181-1250
Boa sorte!
[/quote]

Essa turma de São Paulo me mata de inveja...

Alguém conhece uma oficina especializada em franceses aqui no Rio?
Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v 2001/2002
FranklimLima
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Mar 31, 2010 9:42 am
Nome: Franklim

#5

Mensagem por FranklimLima » Sex Jul 16, 2010 4:10 pm

Amigos,

agradeço imensamente a ajuda de voces! Viajei com o possante ate São Joquim SC. Como falei para voces o ar da frente é sempre mais quente que o traseiro, mas não incomoda. Vou levar o carro na oficina que voces recomendaram. Mais uma vez minha gratidão!
Franklim
Security Guard
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Jun 02, 2010 9:57 pm
Nome: Security Guard

#6

Mensagem por Security Guard » Sex Jul 16, 2010 8:43 pm

Há várias razões para que o ar que sai pelo evaporador traseiro esteja mais frio que o dianteiro:

-O evaporador traseiro está sob o banco do passageiro, protegido do calor do painel, que fica exposto ao sol, e longe da parede de fogo do motor.

-O ar entra no evaporador traseiro pela sua parte superior sob o banco, onde tem um filtro para reter a poeira. Portanto, esse ar já foi resfriado pelo evaporador dianteiro quando adentrou o veículo.

-Em caso de pouca carga de gás no sistema, o evaporador traseiro, como está situado em nível mais baixo que o dianteiro, tende a receber maior quantidade de gás condensado (lembrando que o sistema possui um único compressor e condensador). Assim, a falta de gás no sistema é imediatamente sentida na parte frontal, enquanto a parte traseira continua resfriando por algum tempo.

Abraços.
MATTOSMK1
Sem Habilitação
Mensagens: 42
Registrado em: Sáb Jul 17, 2010 10:04 am
Nome: MATTOSMK1

#7

Mensagem por MATTOSMK1 » Seg Jul 26, 2010 12:25 pm

[quote name='Security Guard' post='10062' date='Jul 16 2010, 06:43 PM']
Há várias razões para que o ar que sai pelo evaporador traseiro esteja mais frio que o dianteiro:

-O evaporador traseiro está sob o banco do passageiro, protegido do calor do painel, que fica exposto ao sol, e longe da parede de fogo do motor.

-O ar entra no evaporador traseiro pela sua parte superior sob o banco, onde tem um filtro para reter a poeira. Portanto, esse ar já foi resfriado pelo evaporador dianteiro quando adentrou o veículo.

-Em caso de pouca carga de gás no sistema, o evaporador traseiro, como está situado em nível mais baixo que o dianteiro, tende a receber maior quantidade de gás condensado (lembrando que o sistema possui um único compressor e condensador). Assim, a falta de gás no sistema é imediatamente sentida na parte frontal, enquanto a parte traseira continua resfriando por algum tempo.

Abraços.
[/quote]

Procede o que o amigo acima escreveu o meu estava quente na frente dei uma carga de gas não tinha vazamentos agora ta tinindo.
PICASSO 2002 EXCLUSIVE
VASCAINO DOENTEEEEEEEEEEEE
vgmarques
Curioso
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
Nome: Vinicius M
Localização: Rio de Janeiro

#8

Mensagem por vgmarques » Dom Mai 27, 2012 9:58 am

Tenho um problema diferente.

Quando ligo apenas o ar frontal, a refrigeração não é satisfatória, pelo contrário, fica bem ruim. Se eu ligar o ar traseiro, o rendimento do frontal aumenta e tudo fica ok.

Acho estranho isso... como o ar traseiro pode influenciar no rendimento do dianteiro???
a2006om
Muito Curioso
Mensagens: 591
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 12:17 am
Nome: Anderson Machado
Localização: São Paulo SP & Manaus AM
Contato:

#9

Mensagem por a2006om » Seg Mai 28, 2012 1:13 am

Estranho, pois o ar traseiro usa o ar de dentro do carro, era para ser ao contrário...

:827520: :827520: :827520: sei nem o que dizer, já levou em oficina especializada em ar...
Anderson Machado.
PicassoNit
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Qua Mai 26, 2010 8:33 pm
Nome: Picasso

#10

Mensagem por PicassoNit » Seg Mai 28, 2012 9:18 am

[quote name='Vinicius M' date='May 27 2012, 09:58 AM' post='17681']
Tenho um problema diferente.

Quando ligo apenas o ar frontal, a refrigeração não é satisfatória, pelo contrário, fica bem ruim. Se eu ligar o ar traseiro, o rendimento do frontal aumenta e tudo fica ok.

Acho estranho isso... como o ar traseiro pode influenciar no rendimento do dianteiro???
[/quote]

Quando comprei meu carro ele estava assim... O sistema estava sem gás, foi feita a recarga com contraste, ele funcionou normal por um tempo e depois o problema voltou... O problema foi resolvido com a troca das serpentinas dianteira e traseira e nova carga de gás! Já fiz este serviço a quase 3 anos e o ar condicionado está excelente!
vgmarques
Curioso
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
Nome: Vinicius M
Localização: Rio de Janeiro

#11

Mensagem por vgmarques » Ter Mai 29, 2012 8:15 am

[quote name='Picasso' date='May 28 2012, 09:18 AM' post='17692']
Quando comprei meu carro ele estava assim... O sistema estava sem gás, foi feita a recarga com contraste, ele funcionou normal por um tempo e depois o problema voltou... O problema foi resolvido com a troca das serpentinas dianteira e traseira e nova carga de gás! Já fiz este serviço a quase 3 anos e o ar condicionado está excelente!
[/quote]

Esqueci de dizer: meu ar é manual...

"Picasso", o estranho é que se o problema fosse falta de gás, não era para gelar... ele gela, e bem, mas só quando ligo o botão do ar traseiro. Se mantiver apenas o frontal ligado, o ar frontal não gela. Se ligar o traseiro, gela!

O que me veio a cabeça agora é se isso não é um problema elétrico: será que o botão dianteiro não está ligando o compressor (aquele acoplador magnético que existe no compressor)? Entretanto, acho que está... não me lembro ao certo (pois me acostumei ao problema e agora sempre ligo o ar traseiro), mas acho que o ar frontal sai um pouquinho gelado (o que sinaliza que o compressor armou). A propósito, desculpe perguntar, mas essa troca de serpentina deve ter custado uma fortuna, hein? Tiveram que remover o painel dianteiro??

Anderson, ainda não levei... achei esse problema tão estranho que pensei que encontraria alguém por aqui com o mesmo problema...

O que imaginei é que existisse alguma válvula de expansão no circuito que só estivesse abrindo com o ar traseiro...

Bem, já que o problema não é "famoso", terei que procurar uma oficina.
PicassoNit
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Qua Mai 26, 2010 8:33 pm
Nome: Picasso

#12

Mensagem por PicassoNit » Qua Mai 30, 2012 11:25 am

Vinicius M,

Acho que pode acontecer sim do carro está com algum vazamento, porém não perder completamente o gás do sistema.... O sistema funciona com uma determinada pressão, pode ser que o local onde está havendo fuga de gás seja tão pequeno que deixa escapar apenas parte do gás quando a pressão está mais alta.... Como já li em outro post, e faz sentido, o A/C traseiro fica num nível mais baixo podendo aproveitar melhor o resto de gás do sistema, além disso, a serpentina traseira é menor, portanto fica gelada mais facilmente, sem contar que ela usa o ar já levemente resfriado pelo A/C dianteiro...

A sua desconfiança sobre o botão dianteiro não estar ligando o A/C, acho que não procede, pois no manual do carro diz que o A/C traseiro funciona apenas se o dianteiro estiver ligado, caso contrário ele funciona apenas como ventilador.

Fiquei bolado quando tive problema, pois imaginei que teria que gastar muito.... Mas enfrentar o trânsito do RJ no verão, sem A/C, já justificava o custo do reparo, ainda mais que tenho dois filhos pequenos!

Comecei a procurar por um local que tivesse boas indicações, que tivesse um preço justo, e que inspirasse confiança para que os profissionais desmontassem todo o interior do carro e depois não desse problema, pois tem 4 Airbags toda a parte elétrica etc.

Depois de muita pesquisa, e conversa com profissionais da área e amigos cheguei a conclusão que só poderia ser problema na serpentina... Foi então que recebi uma indicação de uma oficina que mexe muito com carros da Peugeot/Citroën (REFRINORTE, tem na Tijuca/RJ e em Nova Iguaçu/RJ), fui até a unidade da Tijuca e ao chegar tive uma boa impressão, de cara vi dois carros 0KM da Peugeot (Tem uma Peugeot La Tour do lado) com os paineis completamente desmontados pois eles estavam instalando o A/C nesses carros. Perguntei aos caras porque eles estavam mexendo nos carros OKM, eles me falaram que eles prestam serviço para Concessionárias e a La Tour oferecia aos compradores a instalação de A/C nos carros que não vinham com A/C de fábrica, dando garantias na instalação, então enviavam os carros para a REFRINORTE fazer o serviço. Isso me deu mais confiaça para deixar o carro lá. De fato, no período em que estive lá, muitos carros OKM da peugeot chegaram para colocar A/C.

Marquei um dia pra encostar o Carro e acompanhei o máximo que pude o serviço... Eles são bons, depois de uma avaliação prévia deram carga de gás com contraste e me falaram para retornar depois que sentisse a perda de eficiência do sistema, voltei um tempo depois e então confirmaram que o vazamento indicava a serpentina, desmontaram o carro inteiro por dentro, até tirei umas fotos pois fiquei impressionado de ver o carro todo desmontado, e testaram as serpentinas (Não acompanhei o teste), confirmado o diagnóstico, trocaram as serpentinas, deram nova carga de gás, e trocaram um relê do ventilador do Radiador, ele não estava armando no último estágio e eles falaram que isso influencia no desempenho do A/C...

O serviço total + peças + gás etc, ficou em torno de 1.500,00, mas valeu, pois fiz o serviço a quase 3 anos e o A/C funciona de forma excelente.

Um problema que sempre tive antes do conserto e depois continuou, é que o ventilador do meu A/C dianteiro muitas vezes fica oscilando entre as velocidades sem parar até passar um tempo e estabilizar, quando tento controlar a velocidade no manual ele não obedece ao comando, posso tirar do controle automático e colocar a ventilação no máximo que ele continua com velocidade que quer, aí de repente ele aceita aos comandos mas muitas vezes muda a velocidade por conta própria... Já pesquisei mas não achei nada sobre isso, li em um post algo sobre um relê, mas no A/C digital acredito que não tenha relê no soprador frontal, somente no traseiro que tem comando independente. Se alguém tiver alguma idéia do que possa ser é só falar!!!

O soprador está uivando quando em velocidade mínima, o pessoal da Refrinorte havia me alertado que com o passar do tempo ele ía ficando cada vez mais barulhento até uivar em qualquer velocidade, mas como já tinha estourado o orçamento resolvi deixar isso pra depois, já que só uiva na velocidade mínima.

Bom é isso.... espero que você resolva seu problema!

Abraço!
Editado pela última vez por PicassoNit em Qua Mai 30, 2012 12:01 pm, em um total de 1 vez.
Responder