Suspensão do Picasso

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
educm
Sem Habilitação
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Jun 30, 2010 11:44 am
Nome: Eduardo M.

#16

Mensagem por educm » Qua Ago 10, 2011 5:20 pm

Amigos, o coxim do câmbio é a mesma coisa que calço da caixa de marcha? Vou trocar o calço inferior do motor e quero ver o calço da caixa de marcha também para trocar, se for preciso...
E se precisar trocá-lo, é complicado ou o mecânico poderia me cobrar um valor alto? Só pra eu ter uma base....
Valeu!


vgmarques
Curioso
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
Nome: Vinicius M
Localização: Rio de Janeiro

#17

Mensagem por vgmarques » Qua Ago 10, 2011 9:31 pm

[quote name='Eduardo M.' post='14244' date='Aug 10 2011, 05:20 PM']
Amigos, o coxim do câmbio é a mesma coisa que calço da caixa de marcha? Vou trocar o calço inferior do motor e quero ver o calço da caixa de marcha também para trocar, se for preciso...
E se precisar trocá-lo, é complicado ou o mecânico poderia me cobrar um valor alto? Só pra eu ter uma base....
Valeu!
[/quote]

É a mesma coisa. Coxim é o que chamam de calço.

O Picasso tem 1 coxim inferior, cujo nicho fica fixado no câmbio.

Na concessionária, não é vendida a bucha do coxim (que chamam de refil do coxim), apenas a peça inteira. E ela custa mais de 300,00. O tal refil, que é o que o pessoal costuma trocar, custa em torno de 40,00 (paralelo) e 120,00 (o original, apesar de eu não saber de onde vem o refil original, já que apenas é vendida a peça completa original).

Provavelmente esse orçamento caro da DPaschoal é para a peça completa.
educm
Sem Habilitação
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Jun 30, 2010 11:44 am
Nome: Eduardo M.

#18

Mensagem por educm » Qua Ago 10, 2011 9:42 pm

Ah agora entendi!

Então o calço inferior que troquei há uns 3 meses deve ter sido o paralelo, pois já estourou! O mecânico deve ter colocado apenas o refil... Vinícius, você sabe informar aonde vende o refil original, este de R$ 120,00?? A durabilidade dele deve ser maior...

Um abraço.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#19

Mensagem por Cirdan » Qui Ago 11, 2011 10:43 am

Então amigo... A Fernão Dias pra mim é tranquila, vc só precisa gostar de dirigir e de curvas... o resto é suave.

Sobre o coxim, eu recomendo que troque inteiro... o refil quebra facil.

Abraços
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#20

Mensagem por rgdl » Qui Ago 11, 2011 11:31 am

[quote name='Cirdan' post='14259' date='Aug 11 2011, 10:43 AM']
Então amigo... A Fernão Dias pra mim é tranquila, vc só precisa gostar de dirigir e de curvas... o resto é suave.

Sobre o coxim, eu recomendo que troque inteiro... o refil quebra facil.

Abraços
[/quote]
Como se diz aqui no Rio "bolei" (confuso, tonto, atordoado)... qual é a diferença do refil para a peça inteira? Tem como postar fotos?

inté+
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
educm
Sem Habilitação
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Jun 30, 2010 11:44 am
Nome: Eduardo M.

#21

Mensagem por educm » Qui Ago 11, 2011 2:28 pm

[quote name='Cirdan' post='14259' date='Aug 11 2011, 10:43 AM']
Então amigo... A Fernão Dias pra mim é tranquila, vc só precisa gostar de dirigir e de curvas... o resto é suave.

Sobre o coxim, eu recomendo que troque inteiro... o refil quebra facil.

Abraços
[/quote]

Você tem todarazão Cirdan.

Pedi ao mecânico que trocasse o calço pra mim, só que ele trocou apenas o refil (e pelo jeito usou peça paralela). Resultado: em menos de 3 meses o refil estourou.

Tem um camarada no Mercado Livre que vende o refil "original" (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... icasso-_JM). A dúvida é saber como identificar se a peça é original ou paralela. Chega de ser enrolado!! Nego é f@#$.

Comprei hoje bieletas, barras axiais, discos e pastilhas de freio. Paguei em tudo R$ 215,00, em São Cristóvão, loja Baby Imports. Melhor preço que achei.

Amigo rgdl, o refil é a parte de borracha que fica dentro da peça metálica (que é a parte inteira).

Abraços.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#22

Mensagem por Cirdan » Ter Ago 16, 2011 3:12 pm

Trocar refil é uma merda amigo... melhor trocar inteiro. É q nem trocar refil de bomba de gasolina. Não dura nada... vc só troca isso se for pra vender (e precisa ser daqueles q gosta de deixar a bomba pra outros).

Meu carro mesmo eu ja troquei umas 10 braços da caixa de direção... e ja ta batendo novamente... isso pq troquei a 4 meses.

Abraços
vgmarques
Curioso
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
Nome: Vinicius M
Localização: Rio de Janeiro

#23

Mensagem por vgmarques » Sáb Ago 20, 2011 11:49 pm

[quote name='Eduardo M.' post='14254' date='Aug 10 2011, 09:42 PM']
Ah agora entendi!

Então o calço inferior que troquei há uns 3 meses deve ter sido o paralelo, pois já estourou! O mecânico deve ter colocado apenas o refil... Vinícius, você sabe informar aonde vende o refil original, este de R$ 120,00?? A durabilidade dele deve ser maior...

Um abraço.
[/quote]

Eduardo, o único lugar que vi vendendo o refil original foi no Mercado Livre, com o Mark ("Virtual Parts"). Ele veio embalado no mesmo saquinho das peças que compramos na Citroen.

Hoje, as concessionárias só vendem a peça completa, e por mais de 300 pratas. Fora a troca que eh mais complexa.

[]'s
vgmarques
Curioso
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
Nome: Vinicius M
Localização: Rio de Janeiro

#24

Mensagem por vgmarques » Qui Set 01, 2011 11:14 pm

[quote name='Cirdan' post='14362' date='Aug 16 2011, 03:12 PM']
Trocar refil é uma merda amigo... melhor trocar inteiro. É q nem trocar refil de bomba de gasolina. Não dura nada... vc só troca isso se for pra vender (e precisa ser daqueles q gosta de deixar a bomba pra outros).[/quote]

Olha, Cirdan, eu descordo. ^_^ Explicando:

A Citroen vende apenas o calço inferior completo (e por mais de 300,00). Sabendo disso, iríamos inferir que qualquer refil de coxim a venda não seria original. :212469:

Entretanto, para a nossa sorte, a Peugeot vende apenas o "refil"! Para a Peugeot, o MESMO suporte do câmbio é composto por 2 elementos: o refil e o suporte propriamente dito.

Ou seja, para quem quiser comprar o refil ORIGINAL, basta pedir pelo número na Peugeot: "1809 21". :P

Espero ter contribuído!

Abraços!
Vinícius Marques
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#25

Mensagem por Cirdan » Dom Set 04, 2011 12:08 am

Então amigo, a Peugeot realmente muitas peças diferente da Citroen. Alguns rolamentos mesmo ela vende com o parafuso e a Citroen não... tive q comprar varias peças na Peugeot pro meu carro.

Porem, eu acredito que trocar somente o refil é adiar o problema... melhor trocar tudo e deixar novo. Pq se estourou, foi inteiro. É q nem trocar refil de bomba de combustivel, trocar oleo e deixar o filtro, não trocar velas... é adiar o problema.

Abraços
vgmarques
Curioso
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
Nome: Vinicius M
Localização: Rio de Janeiro

#26

Mensagem por vgmarques » Seg Set 05, 2011 8:39 am

[quote name='Cirdan' post='14576' date='Sep 4 2011, 12:08 AM']Porem, eu acredito que trocar somente o refil é adiar o problema... melhor trocar tudo e deixar novo. Pq se estourou, foi inteiro. É q nem trocar refil de bomba de combustivel, trocar oleo e deixar o filtro, não trocar velas... é adiar o problema.
Abraços
[/quote]


Cirdan, não vejo problema não. O restante da peça não tem partes móveis, é toda de metal. Aquilo não quebra não. Já a bucha, que é o que é trocado, quebra.

A própria Peugeot vende a bucha, sinal que ela reconhece o procedimento.

Abraços!
vgmarques
Curioso
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
Nome: Vinicius M
Localização: Rio de Janeiro

#27

Mensagem por vgmarques » Qua Set 07, 2011 6:30 pm

Estava dando uma lida sobre amortecedores na web e, pelo que li, os amortecedores a gás são mais duros que aqueles que utilizam apenas óleo.

Outra coisa, existe um tradeoff na questão da maciez x segurança nas suspensões:

- Suspensão mais dura traz mais estabilidade e segurança, mas é desconfortável.
- Suspensão mais macia traz conforto, mas não é tão estável e segura.

Os amortecedores a gás são bem confiáveis, já que o gás impede que eles percam efeito quando são bem exigidos. Em compensação, são mais duros. Para quem guia de forma mais esportiva, amortecedores a gás são uma boa escolha. Para quem é mais pacato ao volante e preza o conforto, amortecedores a óleo são a melhor opção.

Essa é a visão geral do que vi por aí.

Sobre o Picasso: acho que nem Cofap nem Monroe fabricam amortecedores para o Picasso que utilize apenas óleo. Se desejarem conforto, parece que o melhor é comprar o original.

No entanto, uma ressalva importante. Li alguns fóruns de outras marcas/modelos e todos que reclamaram de suspensão dura utilizava o Turbo Gás. Não lembro de relatos de suspensão dura utilizando o Monroe. Aliás, falei com uma especializada em PSA aqui no Rio e me aconselharam Monroe, se não for possível usar o amortecedor original.

Abraços!
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#28

Mensagem por Cirdan » Qua Set 07, 2011 9:32 pm

Eu uso Amortecedor Turbo Gás da Cofap e os pneus Xpoint são duros tb... o carro ta uma pedra, parece q sem amortecedor.

Ta uma delicia em curvas, vc pega uma estrada sinuosa e chega a cheirar pneu queimado. Porem é só pegar uma rua esburacada q todo mundo pula dentro do carro... ta duro mesmo.

Uma outra coisa... isso ta me consumindo inumeros braços da caixa de direção... ja troquei 5 deles e agora o do lado do passageiro está com uma pequena folga (fazendo barulho). Vou arrumar mais pra frente, ja q não interfere em nada.

Qm sabe eu venda o carro antes de arrumar, pretendo comprar uma Minivan maior ainda... se não for uma Grand C4 Picasso, vai ser uma Grand Caravan Limited usada... agora com bebe e ainda a familia da esposa pra carregar, eu preciso de um carro de 7 lugares.

Abraços
vgmarques
Curioso
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
Nome: Vinicius M
Localização: Rio de Janeiro

#29

Mensagem por vgmarques » Qui Set 08, 2011 10:40 am

Liguei para a Citroen e o original também é a gás! Estou começando a achar que o problema não é o fato do amortecedor ser pressurizado. É capaz do problema ser o Turbo Gás Cofap mesmo.

Como a oficina já recomendou Monroe, caso não use o original, vou me decidir entre original e Monroe.

[]´s
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#30

Mensagem por Cirdan » Qui Set 08, 2011 5:46 pm

Eu acho que comigo os problemas estão mais ligados aos pneus do q os amortecedores... só sei q o carro ta uma pedra.

Pra se ter uma ideia, eu to achando o Vectra mais macio que o Picasso... kkkk

Abraços
Responder