Suspensão do Picasso

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
KaBonjour
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Abr 15, 2010 10:17 pm
Nome: KaBonjour

#1

Mensagem por KaBonjour » Qui Abr 29, 2010 11:43 am

Olá. Sou nova no tópico. Comprei um Xsara Picasso 2001. Apesar de já ter gasto R$ 1500,00 com ele, estou muito satisfeita. O dinheiro gasto foi em revisão onde foram trocadas algumas coisas básicas como correia, oleo, etc e algumas coisas que estavam com problema como a coifa da homocinética que tava vazando oleo e as paletas dos limpadores.

Bom, indo agora ao ponto. Noto que a suspensão dele tá ruim. Já vi algumas pessoas dizendo que o Picasso não tem uma suspensão adequada para o nosso solo, etc. Não sei se é verdade e tb não tenho parâmetro de comparação com outro Picasso pois não conheço mais ninguém que tenha um. Porém na cidade ele não parece estar amortecendo bem. Dá pra sentir muito o solo e alguns barulhos tb são ouvidos.

Minha pergunta: pra trocar a suspensão toda, deixar zero bala, sai muito caro?
Segunda pergunta: se deixar pra trocar daqui uns 2 meses, é algo muito crítico? Pode dar guru no carro?

Abraço e obrigada desde já.
Karine


<!--coloro:#990000--><span style="color:#990000"><!--/coloro-->Karine
Xsara Picasso 2.0i 16v - 01/01
<!--colorc--></span><!--/colorc-->
MP_TIM
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:03 pm
Nome: MP_TIM

#2

Mensagem por MP_TIM » Qui Abr 29, 2010 3:05 pm

Olá,

Realmente a suspensão do Xsara Picasso deixa a desejar. Tenho uma XSP 2001 e os coxins, bieletas, pivots, tem durado em media 25.000 km. A troca de toda a suspensao deve ficar na media de uns 2.500,00, incluindo os amortecedores.
Mas antes de qualquer decisão deste tipo, basta levar o veiculo numa empresa especializada em balanceamento e alinhamento e solicitar a inspeção de toda a suspensão. Mesmo que o proprietário venha a dizer que não dá mannutenção neste tipo de veiculo, insista na inspeção. O porque disso é simples: se voce preferir fazer o serviço em uma autorizada, já estará de posse de uma avaliação anterior e não correrá risco de efetuar nada além do necessário.
Com relação aos ruidos, bem vindo ao clube do XSP. É da natureza do veículo o ruido interno elevado.
KaBonjour
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Abr 15, 2010 10:17 pm
Nome: KaBonjour

#3

Mensagem por KaBonjour » Sex Abr 30, 2010 4:40 pm

Muito obrigada pela resposta. Farei isso mesmo. Acabei de comprar dois pneus pra trocar e no local já solicitarei uma inspeção geral de toda a suspensão.

E sobre o ruídos.. percebi mesmo. O motor eu achei bem silencioso, mas tem ruídos de suspensão, teco-teco daqui e nheco-nheco de lá se ouve dentro do carro. Mas mesmo assim estou bem satisfeita. O carro é uma nave. Apesar desses ruídos dá muito prazer em dirigir.. ainda mais se estiver de som ligado. :)

Obrigada mais uma vez

Abraço,
Karine
<!--coloro:#990000--><span style="color:#990000"><!--/coloro-->Karine
Xsara Picasso 2.0i 16v - 01/01
<!--colorc--></span><!--/colorc-->
MP_TIM
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:03 pm
Nome: MP_TIM

#4

Mensagem por MP_TIM » Sex Abr 30, 2010 8:35 pm

Evite fazer manutenção corretiva. Faça sempre preventiva, ou seja, assim que uma peça ou outra começar a deteriorar, programe a troca da mesma. Com isto voce terá tempo para pesquisar os preços e não ter que comprar de emergencia. Tive uma experiencia com amortecedores: Fui em duas oficinas de alinhamento e todas as duas condenaram os 4 amortecedores. Preço médio de 2.500,00 com a mão de obra!!! isso mesmo: dois mil e quatrocentos reais em 4 amortecedores!!! Como não estava necessitando fazer o serviço de imediato, comecei a pesquisar. Acabei comprando os 4 amortecedores por 500,00 (quinhentos reais)TURBOGAS COFAP.
Qualquer duvida a mais, pode passar contato.

Té mais
Facci
Habilitado
Mensagens: 75
Registrado em: Qui Jul 30, 2009 11:01 pm
Nome: Facci

#5

Mensagem por Facci » Sáb Mai 01, 2010 5:04 am

Complementando a orientação do nosso colega MP_TIM:

As principais peças da suspensão do Picasso que geram ruído e desconforto, e que merecem atenção, além dos amortecedores, são:
Bieletas, terminais de direção e bandejas (e buchas) da suspensão.
Um detalhe: o pivô é forjado na bandeja, não sendo possível a sua substituição sem a troca da bandeja.

Em SP a substituição das peças acima sai por volta R$800,00.

E vale a pena, pois a máquina fica super estável, confortável e segura.

Abs
:D
Facci
Xsara Picasso 2001
KaBonjour
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Abr 15, 2010 10:17 pm
Nome: KaBonjour

#6

Mensagem por KaBonjour » Seg Mai 03, 2010 10:58 am

Obrigada pelas respostas amigos. Muiiito útil mesmo.
Valeu.. agora tenho uma outra pergunta mas vou colocar outro post pra ela.

Abraços
Karine
<!--coloro:#990000--><span style="color:#990000"><!--/coloro-->Karine
Xsara Picasso 2.0i 16v - 01/01
<!--colorc--></span><!--/colorc-->
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#7

Mensagem por Cirdan » Qua Mai 12, 2010 12:49 pm

Esse é o tipico carro q vc tem q levar em qm entende e ainda comprar de qm cuidou.

A suspensão é cara, pq ela foi desenvolvida para dar o maximo de estabilidade e conforto...

Abraços a todos.
educm
Sem Habilitação
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Jun 30, 2010 11:44 am
Nome: Eduardo M.

#8

Mensagem por educm » Ter Ago 02, 2011 7:04 pm

[quote name='MP_TIM' post='9367' date='Apr 30 2010, 08:35 PM']
Evite fazer manutenção corretiva. Faça sempre preventiva, ou seja, assim que uma peça ou outra começar a deteriorar, programe a troca da mesma. Com isto voce terá tempo para pesquisar os preços e não ter que comprar de emergencia. Tive uma experiencia com amortecedores: Fui em duas oficinas de alinhamento e todas as duas condenaram os 4 amortecedores. Preço médio de 2.500,00 com a mão de obra!!! isso mesmo: dois mil e quatrocentos reais em 4 amortecedores!!! Como não estava necessitando fazer o serviço de imediato, comecei a pesquisar. Acabei comprando os 4 amortecedores por 500,00 (quinhentos reais)TURBOGAS COFAP.
Qualquer duvida a mais, pode passar contato.

Té mais
[/quote]
Olá amigo!!
Estou para comprar e instalar 4 novos amortecedores em meu Picasso EXS 2005/2005 2.0 Manual com kit gás de 5ª Geração. Aonde você comprou os 4 amortecedores TURBOGAS COFAP por R$ 500,00?! Muito obrigado e um abraço!
MP_TIM
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:03 pm
Nome: MP_TIM

#9

Mensagem por MP_TIM » Ter Ago 02, 2011 7:34 pm

[quote name='Eduardo M.' post='14115' date='Aug 2 2011, 08:04 PM']
Olá amigo!!
Estou para comprar e instalar 4 novos amortecedores em meu Picasso EXS 2005/2005 2.0 Manual com kit gás de 5ª Geração. Aonde você comprou os 4 amortecedores TURBOGAS COFAP por R$ 500,00?! Muito obrigado e um abraço!
[/quote]

Ola Eduardo,

Comprei na distribuidora KOGA KOGA em SP: <a href="http://www.koga-koga.com.br/varejo.htm" target="_blank">http://www.koga-koga.com.br/varejo.htm</a>. Hoje nao deve ser mais os mesmos 500,00. Comprei há dois anos. Já rodei quase 40.000 KM e tudo ok. Qualquer duvida, pode retornar.

Boa sorte.
educm
Sem Habilitação
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Jun 30, 2010 11:44 am
Nome: Eduardo M.

#10

Mensagem por educm » Ter Ago 02, 2011 8:28 pm

[quote name='MP_TIM' post='14117' date='Aug 2 2011, 07:34 PM']
Ola Eduardo,

Comprei na distribuidora KOGA KOGA em SP: <a href="http://www.koga-koga.com.br/varejo.htm" target="_blank">http://www.koga-koga.com.br/varejo.htm</a>. Hoje nao deve ser mais os mesmos 500,00. Comprei há dois anos. Já rodei quase 40.000 KM e tudo ok. Qualquer duvida, pode retornar.

Boa sorte.
[/quote]

Poxa, que beleza!

Li aqui no forum que ao trocar os amortecedores temos que trocar as bieletas, balança, batente, pivô, bandeja, etc... você trocou algum destes itens ou foram apenas os amortecedores? Fiz um orçamento na DPAschoal e a única coisa fora amortecedor que foi indicado para substituição foi a barra axial (BD4920) e a bucha do calço da caixa de marcha (que achei um absurdo, só a peça R$ 459,00).

Um abraço e obrigado pelo seu retorno.
dcessarovice
Curioso
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Ago 12, 2008 10:44 am
Nome: dcessarovice

#11

Mensagem por dcessarovice » Qua Ago 03, 2011 1:53 pm

[quote name='Eduardo M.' post='14118' date='Aug 2 2011, 08:28 PM']
Poxa, que beleza!

Li aqui no forum que ao trocar os amortecedores temos que trocar as bieletas, balança, batente, pivô, bandeja, etc... você trocou algum destes itens ou foram apenas os amortecedores? Fiz um orçamento na DPAschoal e a única coisa fora amortecedor que foi indicado para substituição foi a barra axial (BD4920) e a bucha do calço da caixa de marcha (que achei um absurdo, só a peça R$ 459,00).

Um abraço e obrigado pelo seu retorno.
[/quote]


O que eles chamam de "bucha do calço da caixa de marcha" não seria o coxim do cambio? Essa peça custa R$34,00. Um conselho de amigo, fuja dessa dpaschoal!!

o link do coxim
<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... sso-20-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -20-_JM</a>
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#12

Mensagem por Cirdan » Qua Ago 03, 2011 9:18 pm

Bem... eu tb fugiria da DPaschoal... sempre exploraram nos orçamentos.

Uma outra coisa... não sei no caso de vcs, mas eu coloquei esse Turbogas Cofap e meu carro ta mais duro q BMW M5... ta duro pra caramba. Pega uma rua bem judiada e todo mundo sofre dentro dele.

Ja mandei revisar e ta tudo ok, o problema é q eles são duros mesmo. Meu mecanico me falou q é o melhor amortecedor pro Picasso.

Abraços
educm
Sem Habilitação
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Jun 30, 2010 11:44 am
Nome: Eduardo M.

#13

Mensagem por educm » Sex Ago 05, 2011 8:32 pm

Olá amigos Cirdan, dcessarovice e MP_TIM!

Sobre o carro ter ficado duro após a troca dos amortecedores Cirdan, será que eles não precisam "amaciar" um pouco, ou seria normal da Cofap mesmo?

Vou colocar 2 novos pneus (os outros 2 troquei há 3 meses, Goodyear Eagle NCT 5 195x60x15) e trocar os 4 amortecedores. Como eu disse, provavelmente terei que trocar outras coisas (aí que o bicho pega, pois não sei quem me dirá exatamente o que preciso trocar, se realmente for preciso).

Concordo com vocês a respeito da DPaschoal sobre orçamento, apesar de considerar o serviço e atendimento muito bons, além da garantia. Marquei uma revisão na Citroen na próxima segunda-feira para confrontar as necessidades de serviço apresentadas com o da DPaschoal. Mas mesmo assim estou com o pé atrás, pois eles também podem querer empurrar substituições desnecessárias...

Vocês têm alguma idéia para me dar? Aonde ir ou quem procurar alternativamente (ou estou no caminho mais adequado?). Optei por fazer estes investimentos no carro (que darão mais de R$ 1.200,00) para ficar com ele mais um ano, mas se realmente for necessário fazer muitas trocas de peças e ficar caro demais, talvez seja melhor vender e comprar outro. Meu grande dilema é que coloquei um kit gás de 5ª geração nele (ficou show, mas foram R$ 5.000,00 cash na GAZCAR!!) e quero poder usufruir dos benefícios (IPVA, consumo, etc). Além disso ele tem 110.000 km rodados, mas está muito novo, sem nenhum outro problema aparente, só 2 pneus e suspensão.

Help me, please!
:)

Grande abraço e bom fds!

[quote name='dcessarovice' post='14125' date='Aug 3 2011, 01:53 PM']
O que eles chamam de "bucha do calço da caixa de marcha" não seria o coxim do cambio? Essa peça custa R$34,00. Um conselho de amigo, fuja dessa dpaschoal!!

o link do coxim
<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... sso-20-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -20-_JM</a>
[/quote]

Pois é, sinceramente não sei. O que sei é que há uns 3 meses atrás troquei dois calços do motor. Lembro que me avisaram sobre a troca de um "calço superior do lado direito do motor"... logo depois na DPaschoal me falaram que o que precisava ser trocado era o calço da caixa de marcha e que só a peça era R$ 459,00. Quando você não manja bem de mecânica estes caras falam as coisas e vc fica sempre com o pé atrás, afinal quem fala a verdade...??

Se for isso mesmo, esse coxim do câmbio, vou comprar no ML mesmo.
Valeu a grande dica!!
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#14

Mensagem por Cirdan » Sáb Ago 06, 2011 11:03 pm

Amigo... os 5 primeiros dias o carro parecia q estava sem amortecedor. Agora eles estão duros... melhor do q nos 5 primeiros dias... mas ainda muito duro.

Hj mesmo viajei com ele e quando cheguei na Aricanduva começou a dureza... porem na rodovia ta uma delicia. Na Fernão Dias foi otimo nas curvas, vim doidão... kkk

Abraços
educm
Sem Habilitação
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Jun 30, 2010 11:44 am
Nome: Eduardo M.

#15

Mensagem por educm » Seg Ago 08, 2011 7:19 pm

[quote name='Cirdan' post='14177' date='Aug 6 2011, 11:03 PM']
Amigo... os 5 primeiros dias o carro parecia q estava sem amortecedor. Agora eles estão duros... melhor do q nos 5 primeiros dias... mas ainda muito duro.

Hj mesmo viajei com ele e quando cheguei na Aricanduva começou a dureza... porem na rodovia ta uma delicia. Na Fernão Dias foi otimo nas curvas, vim doidão... kkk

Abraços
[/quote]

Rapaz, já ouvi notícias nada boas desta Rodovia Fernão Dias, cuidado...rsrs

Pelo que você citou, creio que realmente os amortecedores vão amaciando com o tempo. Tinha ficado na dúvida do Turbo Gás Cofap...

Hoje fui na Citroen fazer o orçamento. Me cobraram R$ 378,00. Só para fazer o orçamento!! A não ser que eu fizesse a revisão dos 100.000 Km com eles, no valor de R$ 1.420. Me recusei. Criei um tópico hoje (index.php?showtopic=3127) que é justamente para eu poder fazer as trocas de peças que estiverem ao meu alcance, e comprar as peças necessárias para levé-las ao meu mecânico. Se puderem colaborar no tópico citado, eu agradeço imensamente.

A respeito dos meus outros questionamentos deste tópico, você ou alguém do forum poderia me ajudar a esclarecer? Por exemplo, o coxim do câmbio é a mesma coisa que calço da caixa de marcha? Quantos calços tem o motor e a caixa de marcha?

Abraços!!
Responder