Tem um "buraco" no motor do meu Xsara Picasso

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Rosana
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Abr 22, 2010 1:30 am
Nome: Rosana

#1

Mensagem por Rosana » Ter Abr 27, 2010 6:55 pm

Boa noite a todos.

Fiquei com receio de postar tal dúvida aqui, pois se tratando de mulher logo imaginei os comentários que poderiam surgir. Porém, a necessidade fez questão de encobrir minha vergonha... Pesquisei no fórum em vários tópicos e não encontrei resposta para minha questão. Então.... lá vai:

Comprei um Xsara Picasso Exclusive 2.0 118cv 2001/2002 há 03 semanas. Na primeira semana levei ao meu mecânico de confiança para troca de óleo e verificação geral. tudo estava bem até ele me chamar porque tinha um "buraco" no meu motor. Tomei um susto. Ele disse que nunca tinha visto aquilo. Se ele como mecânico não tinha visto, avalie eu, mera compradora.

Pois bem, fui em 02 concessionárias aqui de Brasília ver do que se tratava. Fingia que ia comprar o carro e pedia pra ver o motor. Pra minha surpresa, os modelos que vi não possuíam o tal "buraco"; ao contrário, tinham uma "mangueira" acoplada. Não consegui encontrar nenhum modelo à venda do mesmo ano que meu carro para fazer tal comparação. Só encontrei modelos acima de 2004.
Resolvi então recorrer à net e encontrei esse fórum.
O que faço? Isso é comum ou devo trocar de mecânico?

Me desculpem se a pergunta for idiota e a dúvida for pior ainda, mas queria uma resposta, se possível.

Posto a foto do motor. Desculpem a sujeira, ainda não tive coragem de mandar lavar o carro com medo de entrar água no "buraco".

Agradeço a paciência e a ajuda.

Rosana.



[attachmentid=349][attachmentid=350]


glauco
Habilitado
Mensagens: 108
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 12:33 pm
Nome: glauco

#2

Mensagem por glauco » Ter Abr 27, 2010 7:56 pm

beleza rosana ??? é o seguinte, não sei te informar porque deste buraco, mais o meu tambem tem, acredito ser alguma coisa que seria usada na espanha que é frio, como no brasil não é frio a tal peça não tem necessidade, existe um sensor em baixo do motor que tambem não tem nada ligado nele, descobri que na espanha este sensor é ligado para ajudar a manter o óleo quente, mais no brasil não é preciso, não precisa se preocupar....
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#3

Mensagem por ilima » Ter Abr 27, 2010 10:10 pm

Rosana,

Em primeiro lugar, não precisa ter medo de expor qualquer dúvida que vc tenha. O propósito deste forum é justamente que todos possam trocar ideias e informações, já que existem inúmeros detalhes de nossos carros que podem nos deixar em dúvida.

Quanto a sua questão, acredito que a melhor maneira de esclarecer isto seria uma ida a qualquer concessionária Citroen, para conversar com um consultor técnico e pedir uma explicação. Pode dizer que vc é leiga, eles tem explicam sem maiores problemas.

Aqui no RJ, p.ex., nunca tive problemas quando perguntei sobre algum detalhe do carro. Sempre fui bem esclarecido.

A resposta do Glauco me parece bastante plausível. Apenas complemento, acreditando que ali devia ter algum tipo de prteção que tenha caído.

[]s e boa sorte. Não esqueça de postar a solução.

Ivan Lima
donizete.rabelo
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Mar 20, 2010 1:56 pm
Nome: Sorg Rabelo

#4

Mensagem por donizete.rabelo » Ter Abr 27, 2010 10:34 pm

Rosana;
Também fiquei curioso com esse "buraco".
Amanhã vou verificar como é na minha e lhe retornarei.
No entanto, sugiro a você levar a dúvida também para a comunidade "Citroën Picasso" do Orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=390341), onde as pessoas são igualmente legais e curiosas.
caboopy
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 8:39 am
Nome: Alvaro

#5

Mensagem por caboopy » Qua Abr 28, 2010 8:39 am

Olá!

No meu XsPcEx03 também existe este buraco aberto... e sujo de óleo!

Meu carro é aquele que sofreu calço hidráulico em dezembro e até hoje tá ricocheteando entre oficina e seguradora. Eu nunca tinha percebido aquele buraco no cabeçote, mas quando fui pegar o carro no início deste mês este furo me chamou atenção. O mecânico da oficina também me falou que aquilo é assim mesmo. Eu fiz umas pesquisas em fotos de motores citroen na internet e ví que em alguns modelos existe uma redução acoplada a aquele buraco, de onde sai uma mangueira que liga na válvula anti-fogo, na alimentação do tbi.

Na foto que está postada no início deste tópico, consigo ver que a mangueira que está conectada a válvula anti-fogo está vindo de algum lugar de trás do cabeçote.

Desculpem a péssima comparação, mas estas coisas de carros iguais com vários tipos de motores diferentes em um mesmo ano é coisa de fiat!!!

Também estou curioso em saber de que se trata aquele buraco no cabeçote. Aqui na região não tem concessionária citroen, então não tenho como levantar esta informação com algum técnico treinado na fábrica.

Vou acompanhar este tópico...

abraços,
========================
Alvaro,
XsPcEx-03
William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#6

Mensagem por William Vicentin » Qua Abr 28, 2010 7:36 pm

Pessoal a minha tem algo conectado, não sei se é porque o ano é mais novo e pode ter algum acessório que outras não tem. sei la.

Olhem as fotos ai....
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
DFREITAS
Habilitado
Mensagens: 84
Registrado em: Sáb Ago 29, 2009 5:15 pm
Nome: DFREITAS
Localização: Rio de Janeiro

#7

Mensagem por DFREITAS » Sex Abr 30, 2010 2:47 pm

Willian, o meu é um 2004 exclusive e é exatamente igual ao seu.
Quando voltar da oficina vou dar uma olhada onde se conecta a outra ponta e posto aqui pro pessoal.
Vlw.
Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v
2004/2005
Rosana
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Abr 22, 2010 1:30 am
Nome: Rosana

#8

Mensagem por Rosana » Dom Mai 02, 2010 3:35 am

Pessoal,
aqui em Brasília é meio complicado de se resolver as coisas. Estive na consessionária Citroen daqui perguntando sobre o bendito buraco e a resposta foi que seria necessário eu deixar o carro para uma olhada melhor (é claro que isso seria cobrado)...
Ô dificuldade...

Se alguém puder me ajudar, agradeço.

Quanto a sugestão do colega que me indicou a comunidade no orkut, estou aguardando aprovação do moderador.

Continuo agradecendo a disposição de todos.
abraços,
Rosana.
Editado pela última vez por Rosana em Qui Dez 29, 2011 3:10 pm, em um total de 1 vez.
ander.perez
Habilitado
Mensagens: 92
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 7:16 am
Nome: ander.perez
Localização: PIRITUBA SP

#9

Mensagem por ander.perez » Dom Mai 02, 2010 9:31 am

Bom o Meu é 2003 e também tem esse buraco, mas acho que deve ser algo que não tem importancia !se não ja tinha acontecido algo de estranho né
abraços
Rogerio coutinho
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Ter Out 12, 2010 9:47 pm
Nome: Rogerio Coutinho
Localização: Belo Horizonte-MG

#10

Mensagem por Rogerio coutinho » Ter Nov 09, 2010 12:58 am

Desculpe desenterrar esse tópico de maio.
Hoje descobri o que é esse buraco.

O C8 é equipado com o mesmo motor 2.0 16V, acontece que no C8 esse "buraco" ai é onde entra uma peça do hidrovacuo do freio do C8, como o hidrovacuo do freio do Picasso tem essa peça atrás fica esse buraco, mas segundo o Marquim, mecânico bom de negocio aqui em BH esse buraco ai não tem perigo de entrar agua.
Rogerio Coutinho

Tempra 2.0 8v 1995
Brava 1.6 16V 2000
Marea 2.0 20V 2000
Picasso 2.0 16V 2002
Blazer 2.4 2008
C5 2007 2.0 16V
MATTOSMK1
Sem Habilitação
Mensagens: 42
Registrado em: Sáb Jul 17, 2010 10:04 am
Nome: MATTOSMK1

#11

Mensagem por MATTOSMK1 » Sáb Nov 13, 2010 8:56 am

o meu tb tem esse bendito buraco é 2002
PICASSO 2002 EXCLUSIVE
VASCAINO DOENTEEEEEEEEEEEE
Vandre Zequini
Sem Habilitação
Mensagens: 33
Registrado em: Qui Dez 01, 2011 11:34 am
Nome: Vandre
Localização: Sao Paulo - Pirituba Capital
Contato:

#12

Mensagem por Vandre Zequini » Ter Dez 20, 2011 1:45 pm

Ola galera, o meu tbem tem esse buraco, pelo que li abaixo, o pouco que conheco de motor, esse buraco deve ser do freio ABS, pois o meu carro nao tem freio ABS e tem o buraco, agora faco uma pergunta ao amigo William Vicentin que postou a foto que tem algo conectado la, seu carro e' freio ABS. Talvez seja isso,



Olha sou apenas mexanico viu, rsrsrsrrsrsrsrs :icon_smile_kisses:
Editado pela última vez por Vandre Zequini em Ter Dez 20, 2011 1:46 pm, em um total de 1 vez.
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--coloro:#000066--><span style="color:#000066"><!--/coloro-->Xsara Picasso 2.0 16v exclusive
2001/2001 azul <!--colorc--></span><!--/colorc--><!--sizec--></span><!--/sizec-->
Vandre Zequini
Sem Habilitação
Mensagens: 33
Registrado em: Qui Dez 01, 2011 11:34 am
Nome: Vandre
Localização: Sao Paulo - Pirituba Capital
Contato:

#13

Mensagem por Vandre Zequini » Ter Dez 20, 2011 1:56 pm

Ola galera, o meu tbem tem esse buraco, pelo que li abaixo, o pouco que conheco de motor, esse buraco deve ser do freio ABS, pois o meu carro nao tem freio ABS e tem o buraco, agora faco uma pergunta ao amigo que postou a foto que tem algo conectado la, seu carro e' freio ABS. Talvez seja isso,



Olha sou apenas mexanico viu, rsrsrsrrsrsrsrs :icon_smile_kisses:
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--coloro:#000066--><span style="color:#000066"><!--/coloro-->Xsara Picasso 2.0 16v exclusive
2001/2001 azul <!--colorc--></span><!--/colorc--><!--sizec--></span><!--/sizec-->
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#14

Mensagem por rgdl » Qua Dez 21, 2011 5:49 am

Esse "buraco" deve realmente ser do freio ABS, o meu tem ABS e tem um duto conectado ai, tal como na foto postada pelo colega William Vicentin. Quem tem Picasso sem ABS não tem nada conectado ali.

inté+
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#15

Mensagem por renan97ar » Qui Dez 22, 2011 3:34 pm

Acho que não tem nada a ver com o ABS, pois tenho uma exclusive 2003 (com ABS) e tbm tem esse buraco...
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Responder