Tem um "buraco" no motor do meu Xsara Picasso
Boa noite a todos.
Fiquei com receio de postar tal dúvida aqui, pois se tratando de mulher logo imaginei os comentários que poderiam surgir. Porém, a necessidade fez questão de encobrir minha vergonha... Pesquisei no fórum em vários tópicos e não encontrei resposta para minha questão. Então.... lá vai:
Comprei um Xsara Picasso Exclusive 2.0 118cv 2001/2002 há 03 semanas. Na primeira semana levei ao meu mecânico de confiança para troca de óleo e verificação geral. tudo estava bem até ele me chamar porque tinha um "buraco" no meu motor. Tomei um susto. Ele disse que nunca tinha visto aquilo. Se ele como mecânico não tinha visto, avalie eu, mera compradora.
Pois bem, fui em 02 concessionárias aqui de Brasília ver do que se tratava. Fingia que ia comprar o carro e pedia pra ver o motor. Pra minha surpresa, os modelos que vi não possuíam o tal "buraco"; ao contrário, tinham uma "mangueira" acoplada. Não consegui encontrar nenhum modelo à venda do mesmo ano que meu carro para fazer tal comparação. Só encontrei modelos acima de 2004.
Resolvi então recorrer à net e encontrei esse fórum.
O que faço? Isso é comum ou devo trocar de mecânico?
Me desculpem se a pergunta for idiota e a dúvida for pior ainda, mas queria uma resposta, se possível.
Posto a foto do motor. Desculpem a sujeira, ainda não tive coragem de mandar lavar o carro com medo de entrar água no "buraco".
Agradeço a paciência e a ajuda.
Rosana.
[attachmentid=349][attachmentid=350]
Fiquei com receio de postar tal dúvida aqui, pois se tratando de mulher logo imaginei os comentários que poderiam surgir. Porém, a necessidade fez questão de encobrir minha vergonha... Pesquisei no fórum em vários tópicos e não encontrei resposta para minha questão. Então.... lá vai:
Comprei um Xsara Picasso Exclusive 2.0 118cv 2001/2002 há 03 semanas. Na primeira semana levei ao meu mecânico de confiança para troca de óleo e verificação geral. tudo estava bem até ele me chamar porque tinha um "buraco" no meu motor. Tomei um susto. Ele disse que nunca tinha visto aquilo. Se ele como mecânico não tinha visto, avalie eu, mera compradora.
Pois bem, fui em 02 concessionárias aqui de Brasília ver do que se tratava. Fingia que ia comprar o carro e pedia pra ver o motor. Pra minha surpresa, os modelos que vi não possuíam o tal "buraco"; ao contrário, tinham uma "mangueira" acoplada. Não consegui encontrar nenhum modelo à venda do mesmo ano que meu carro para fazer tal comparação. Só encontrei modelos acima de 2004.
Resolvi então recorrer à net e encontrei esse fórum.
O que faço? Isso é comum ou devo trocar de mecânico?
Me desculpem se a pergunta for idiota e a dúvida for pior ainda, mas queria uma resposta, se possível.
Posto a foto do motor. Desculpem a sujeira, ainda não tive coragem de mandar lavar o carro com medo de entrar água no "buraco".
Agradeço a paciência e a ajuda.
Rosana.
[attachmentid=349][attachmentid=350]
beleza rosana ??? é o seguinte, não sei te informar porque deste buraco, mais o meu tambem tem, acredito ser alguma coisa que seria usada na espanha que é frio, como no brasil não é frio a tal peça não tem necessidade, existe um sensor em baixo do motor que tambem não tem nada ligado nele, descobri que na espanha este sensor é ligado para ajudar a manter o óleo quente, mais no brasil não é preciso, não precisa se preocupar....
Rosana,
Em primeiro lugar, não precisa ter medo de expor qualquer dúvida que vc tenha. O propósito deste forum é justamente que todos possam trocar ideias e informações, já que existem inúmeros detalhes de nossos carros que podem nos deixar em dúvida.
Quanto a sua questão, acredito que a melhor maneira de esclarecer isto seria uma ida a qualquer concessionária Citroen, para conversar com um consultor técnico e pedir uma explicação. Pode dizer que vc é leiga, eles tem explicam sem maiores problemas.
Aqui no RJ, p.ex., nunca tive problemas quando perguntei sobre algum detalhe do carro. Sempre fui bem esclarecido.
A resposta do Glauco me parece bastante plausível. Apenas complemento, acreditando que ali devia ter algum tipo de prteção que tenha caído.
[]s e boa sorte. Não esqueça de postar a solução.
Ivan Lima
Em primeiro lugar, não precisa ter medo de expor qualquer dúvida que vc tenha. O propósito deste forum é justamente que todos possam trocar ideias e informações, já que existem inúmeros detalhes de nossos carros que podem nos deixar em dúvida.
Quanto a sua questão, acredito que a melhor maneira de esclarecer isto seria uma ida a qualquer concessionária Citroen, para conversar com um consultor técnico e pedir uma explicação. Pode dizer que vc é leiga, eles tem explicam sem maiores problemas.
Aqui no RJ, p.ex., nunca tive problemas quando perguntei sobre algum detalhe do carro. Sempre fui bem esclarecido.
A resposta do Glauco me parece bastante plausível. Apenas complemento, acreditando que ali devia ter algum tipo de prteção que tenha caído.
[]s e boa sorte. Não esqueça de postar a solução.
Ivan Lima
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 4
- Registrado em: Sáb Mar 20, 2010 1:56 pm
- Nome: Sorg Rabelo
Rosana;
Também fiquei curioso com esse "buraco".
Amanhã vou verificar como é na minha e lhe retornarei.
No entanto, sugiro a você levar a dúvida também para a comunidade "Citroën Picasso" do Orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=390341), onde as pessoas são igualmente legais e curiosas.
Também fiquei curioso com esse "buraco".
Amanhã vou verificar como é na minha e lhe retornarei.
No entanto, sugiro a você levar a dúvida também para a comunidade "Citroën Picasso" do Orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=390341), onde as pessoas são igualmente legais e curiosas.
Olá!
No meu XsPcEx03 também existe este buraco aberto... e sujo de óleo!
Meu carro é aquele que sofreu calço hidráulico em dezembro e até hoje tá ricocheteando entre oficina e seguradora. Eu nunca tinha percebido aquele buraco no cabeçote, mas quando fui pegar o carro no início deste mês este furo me chamou atenção. O mecânico da oficina também me falou que aquilo é assim mesmo. Eu fiz umas pesquisas em fotos de motores citroen na internet e ví que em alguns modelos existe uma redução acoplada a aquele buraco, de onde sai uma mangueira que liga na válvula anti-fogo, na alimentação do tbi.
Na foto que está postada no início deste tópico, consigo ver que a mangueira que está conectada a válvula anti-fogo está vindo de algum lugar de trás do cabeçote.
Desculpem a péssima comparação, mas estas coisas de carros iguais com vários tipos de motores diferentes em um mesmo ano é coisa de fiat!!!
Também estou curioso em saber de que se trata aquele buraco no cabeçote. Aqui na região não tem concessionária citroen, então não tenho como levantar esta informação com algum técnico treinado na fábrica.
Vou acompanhar este tópico...
abraços,
No meu XsPcEx03 também existe este buraco aberto... e sujo de óleo!
Meu carro é aquele que sofreu calço hidráulico em dezembro e até hoje tá ricocheteando entre oficina e seguradora. Eu nunca tinha percebido aquele buraco no cabeçote, mas quando fui pegar o carro no início deste mês este furo me chamou atenção. O mecânico da oficina também me falou que aquilo é assim mesmo. Eu fiz umas pesquisas em fotos de motores citroen na internet e ví que em alguns modelos existe uma redução acoplada a aquele buraco, de onde sai uma mangueira que liga na válvula anti-fogo, na alimentação do tbi.
Na foto que está postada no início deste tópico, consigo ver que a mangueira que está conectada a válvula anti-fogo está vindo de algum lugar de trás do cabeçote.
Desculpem a péssima comparação, mas estas coisas de carros iguais com vários tipos de motores diferentes em um mesmo ano é coisa de fiat!!!
Também estou curioso em saber de que se trata aquele buraco no cabeçote. Aqui na região não tem concessionária citroen, então não tenho como levantar esta informação com algum técnico treinado na fábrica.
Vou acompanhar este tópico...
abraços,
========================
Alvaro,
XsPcEx-03
Alvaro,
XsPcEx-03
-
- Curioso
- Mensagens: 325
- Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
- Nome: William Vicentin
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
Pessoal,
aqui em Brasília é meio complicado de se resolver as coisas. Estive na consessionária Citroen daqui perguntando sobre o bendito buraco e a resposta foi que seria necessário eu deixar o carro para uma olhada melhor (é claro que isso seria cobrado)...
Ô dificuldade...
Se alguém puder me ajudar, agradeço.
Quanto a sugestão do colega que me indicou a comunidade no orkut, estou aguardando aprovação do moderador.
Continuo agradecendo a disposição de todos.
abraços,
Rosana.
aqui em Brasília é meio complicado de se resolver as coisas. Estive na consessionária Citroen daqui perguntando sobre o bendito buraco e a resposta foi que seria necessário eu deixar o carro para uma olhada melhor (é claro que isso seria cobrado)...
Ô dificuldade...
Se alguém puder me ajudar, agradeço.
Quanto a sugestão do colega que me indicou a comunidade no orkut, estou aguardando aprovação do moderador.
Continuo agradecendo a disposição de todos.
abraços,
Rosana.
Editado pela última vez por Rosana em Qui Dez 29, 2011 3:10 pm, em um total de 1 vez.
-
- Habilitado
- Mensagens: 92
- Registrado em: Ter Jan 13, 2009 7:16 am
- Nome: ander.perez
- Localização: PIRITUBA SP
Bom o Meu é 2003 e também tem esse buraco, mas acho que deve ser algo que não tem importancia !se não ja tinha acontecido algo de estranho né
abraços
abraços
<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/83 ... sso34.jpg/" target="_blank">http://imageshack.us/photo/my-images/83 ... 34.jpg/</a>
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 32
- Registrado em: Ter Out 12, 2010 9:47 pm
- Nome: Rogerio Coutinho
- Localização: Belo Horizonte-MG
Desculpe desenterrar esse tópico de maio.
Hoje descobri o que é esse buraco.
O C8 é equipado com o mesmo motor 2.0 16V, acontece que no C8 esse "buraco" ai é onde entra uma peça do hidrovacuo do freio do C8, como o hidrovacuo do freio do Picasso tem essa peça atrás fica esse buraco, mas segundo o Marquim, mecânico bom de negocio aqui em BH esse buraco ai não tem perigo de entrar agua.
Hoje descobri o que é esse buraco.
O C8 é equipado com o mesmo motor 2.0 16V, acontece que no C8 esse "buraco" ai é onde entra uma peça do hidrovacuo do freio do C8, como o hidrovacuo do freio do Picasso tem essa peça atrás fica esse buraco, mas segundo o Marquim, mecânico bom de negocio aqui em BH esse buraco ai não tem perigo de entrar agua.
Rogerio Coutinho
Tempra 2.0 8v 1995
Brava 1.6 16V 2000
Marea 2.0 20V 2000
Picasso 2.0 16V 2002
Blazer 2.4 2008
C5 2007 2.0 16V
Tempra 2.0 8v 1995
Brava 1.6 16V 2000
Marea 2.0 20V 2000
Picasso 2.0 16V 2002
Blazer 2.4 2008
C5 2007 2.0 16V
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 33
- Registrado em: Qui Dez 01, 2011 11:34 am
- Nome: Vandre
- Localização: Sao Paulo - Pirituba Capital
- Contato:
Ola galera, o meu tbem tem esse buraco, pelo que li abaixo, o pouco que conheco de motor, esse buraco deve ser do freio ABS, pois o meu carro nao tem freio ABS e tem o buraco, agora faco uma pergunta ao amigo William Vicentin que postou a foto que tem algo conectado la, seu carro e' freio ABS. Talvez seja isso,
Olha sou apenas mexanico viu, rsrsrsrrsrsrsrs :icon_smile_kisses:
Olha sou apenas mexanico viu, rsrsrsrrsrsrsrs :icon_smile_kisses:
Editado pela última vez por Vandre Zequini em Ter Dez 20, 2011 1:46 pm, em um total de 1 vez.
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--coloro:#000066--><span style="color:#000066"><!--/coloro-->Xsara Picasso 2.0 16v exclusive
2001/2001 azul <!--colorc--></span><!--/colorc--><!--sizec--></span><!--/sizec-->
2001/2001 azul <!--colorc--></span><!--/colorc--><!--sizec--></span><!--/sizec-->
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 33
- Registrado em: Qui Dez 01, 2011 11:34 am
- Nome: Vandre
- Localização: Sao Paulo - Pirituba Capital
- Contato:
Ola galera, o meu tbem tem esse buraco, pelo que li abaixo, o pouco que conheco de motor, esse buraco deve ser do freio ABS, pois o meu carro nao tem freio ABS e tem o buraco, agora faco uma pergunta ao amigo que postou a foto que tem algo conectado la, seu carro e' freio ABS. Talvez seja isso,
Olha sou apenas mexanico viu, rsrsrsrrsrsrsrs :icon_smile_kisses:
Olha sou apenas mexanico viu, rsrsrsrrsrsrsrs :icon_smile_kisses:
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--coloro:#000066--><span style="color:#000066"><!--/coloro-->Xsara Picasso 2.0 16v exclusive
2001/2001 azul <!--colorc--></span><!--/colorc--><!--sizec--></span><!--/sizec-->
2001/2001 azul <!--colorc--></span><!--/colorc--><!--sizec--></span><!--/sizec-->
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2887
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Esse "buraco" deve realmente ser do freio ABS, o meu tem ABS e tem um duto conectado ai, tal como na foto postada pelo colega William Vicentin. Quem tem Picasso sem ABS não tem nada conectado ali.
inté+
inté+
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.