Câmbio automático (AL4) do Picasso - Comportamento estranho.

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guilhermemrpalmieri
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#1

Mensagem por guilhermemrpalmieri » Sex Abr 23, 2010 8:20 pm

Possuo um Picasso (BVA) 2006, não tenho nada a reclamar a não fazer, novamente, uma observação a respeito desse problema que, esporadicamente, ocorre no meu carro.
Observei, inicialmente, ao fazer um determinado trajeto, pois havia comprado o carro a pouco tempo e não tive oportunidade de dirigí-lo no trânsito, caótico, da Cidade Maravilhosa.
O carro após andar por um período considerável no trânsito tem apresentado uns trancos ao sair da inércia, como por exemplo, ao sair em um sinal (semáforo ou farol) dando a impressão que a primeira marcha não acoplou estando em D, mas as outras relações estão funcionando normalmente, tanto progressivamente como regressivamente. Detalhe: Ao ligar o carro e sair, o câmbio atua normalmente, o problema aparece um tempo depois
Mas o que acho estranho é que nenhuma mensagem me foi mostrada no painel.
Fui a uma oficina e Passaram um escaner, e nada foi constatado, o mecânico, me informou que eletronicamente o carro não tem problema nenhum.
Visualmente o mesmo mecânico informou, também, que não tem sinais de vazamento.
Na Citroen, ao fazer a revisão dos 45 Mil, foi constatado que o calço dianteiro do motor estava estourado. Logo o mecânico concluiu que por se encontrar com um dos três calços do motor estourado, consequentemente o conjunto câbio/motor estaria desalinhado e esse problema poderia ser decorrido desse "desalinho", mas ao trocar o referido calço, e esperimentar o carro, após um periodo considerável, o problema voltou a ser percebido, e da mesma forma, nem mais e nem menos.
Ligando o carro e saindo, o mesmo se comporta perfeitamente, mas após decorrer um tempo, o problema aparece.
Já conversei com o nosso colega Ivan, que me ajudou a esclarecer alguns pontos, mas ainda estou me sentindo um cego num tiroteio, pois não tenho a mínima idéia do que esta acontecendo ou do que irá acontecer de pior. Se alguem puder me dar uma luz no final do túnel me avisem. E espero que não seja um trem vindo contr.rsrsrs


guilhermemrpalmieri
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#2

Mensagem por guilhermemrpalmieri » Qua Abr 28, 2010 9:40 pm

:( Bom. o carrinho ficou 2 dias na oficina e o mecânico me informu que o carro deverá ir para uma consecionária da citroën, o mistério continua. Novidades continuarei postando.
Cirdan
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#3

Mensagem por Cirdan » Qui Abr 29, 2010 6:02 pm

Meu Xantia tinha um tranco igual, porem dava um estouro.

Suporte do coxim do motor quebrando... trocado e nunca mais deu o problema.

Agora se não for isso, pode ser coisa do cambio mesmo. Esse cambio da PSA gosta de presentear com umas frescuras.
Qm já dirigiu um Pallas a Gasolina sabe do tranco maldito q ele da quando vc ta parando e qm já passou por água sabe q ele entra em modo de segurança.

Abraços a todos.
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#4

Mensagem por guilhermemrpalmieri » Ter Mai 04, 2010 3:15 pm

Bom...Após transtornos de ida e vinda de mecânicos causado por um péssimo atendimento dado pela loja que me vendeu o carro, eles (lojista da Loja Barão Automóveis) decidiu levar o carro para uma autorizada da Citroen e me falaram que foi diagnosticado problema no sensor da caixa, mas não disse qual e óleo da caixa de transmissão, mas também não falou qual motivo da troca do óleo. Resultado. Pegarei o carro amanhã e o testarei severamente, pois a final toda a manutenção da Citroen tem como garantia 8 meses. Tudo isso se deu ao péssimo atendimento e morosidade da equipe da loja que me vendeu o carro. Infelizmente não compro mais carros na Barão Automóveis localizada no Rio de Janeiro (Boulevard Auto Shopping), apesar de comercializarem excelentes carros com excessão do meu.
guilhermemrpalmieri
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#5

Mensagem por guilhermemrpalmieri » Ter Mai 04, 2010 3:46 pm

RESUMO DO RELATO PARA NINGUEM TIRAR CONCLUSÕES ERRADAS.

Dados do veículo: Citroen Xsara Picasso Exclusive Automatique 2.0i 16V (BVA) 06/06.
Informações da falha apresentada: Após percorrer com o carro um bom trajeto, em condições normais de trânsito, utilizando o câmbio em “D”, às vezes, não é sempre, percebo ao pará-lo num sinal de trânsito, um tranco já estando parado, aguardando o sinal ficar verde. Mas em dado momento em vez de dar um tranco quando parado, aguardando o sinal ficar verde, o carro não anda quando tiro o pé do freio para poder acelera, e ao acelerar e dá um tranco forte de repente e se move, dando a impressão de que o carro se encontrava em Neutro. Será que já está na hora de trocar o óleo do câmbio? Foi passado um escâner para analisar os componentes eletrônicos e NADA foi constatado.
Bom... Preocupado com o problema e após ler muitas declarações de proprietários da linha Citroën, decidi me dirigir a uma das oficinas especializadas para tentar constatar o problema, em vão, pois a loja que me dirigi não estava com o escâner disponível.
Resolvi me dirigir à loja que me vendeu o veículo, pois o mesmo ainda se encontrava na garantia. O que me surpreendeu foi que apesar de ser atendido imediatamente na loja, percebi uma má vontade por parte de um dos sócios e por um dos vendedores (justamente o que me vendeu o carro), pois me relataram que o carro que deixei como parte inicial de pagamento da compra do meu veículo, tinha dado problemas e se encontrava na oficina há alguns dias. Ora! Não tenho culpa se meu carro era uma bomba e eu não sabia.
A história começou quando assim que comprei o carro o levei na autorizada da Citroën para fazer uma revisão e me surpreendi com o fato de receber um laudo (orçamento) me relatando que meu carro estava com os três calços do motor estourados. De posse do laudo fui até a loja Barão, para relatar o ocorrido, pois era para minha surpresa esse orçamento, visto o carro ser impecavelmente novo. E ao me identificar na loja como proprietário da Picasso vendida e ex-dono da Blazer “internada”, fui reclamado por um dos donos da loja, dizendo que meu ex-carro se encontrava na oficina. Logo me disseram que não consertaria o calço da Picasso por causa da Blazer. Não achei legal.
Após o fato inicialmente relatado, no início deste texto, retornei a Loja a fim de reclamar o direito à garantia do câmbio do carro, direito certo, fui recebido pelo vendedor com total desconfiança da minha palavra, fato esse suprimido pelo gerente da loja (o outro sócio e irmão do vendedor) que me atendeu de imediato, me prometendo resolução do problema.
Fato estranho é: A loja me garantiu que o carro seria reparado numa autorizada da Citroën, mas ao ligar para aquela autorizada me foi dito, que me carro não teria adentrado lá. Confesso fiquei muito preocupado, mas como me garantiram que ao receber o carro receberei a NF do serviço....Agora quando for pegar o carro irei constatar a veracidade ou não da loja.
:glare: :glare:
ilima
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#6

Mensagem por ilima » Ter Mai 04, 2010 4:23 pm

Guilherme,

Espero que a loja que te vendeu o carro honre com a palavra e apresente aas notas de serviço.

Particularmente, acho pouco provável que isto aconteça. Vc inclusive já viu a má vontade deles quando voltou lá para exigir o conserto em garantia - o que é direito seu.

De uns bons anos para cá, não compro mais carro em lojas particulares. Prefiro perder $$ e trocar sempre em autorizadas, dando preferência sempre a revendas da marca do carro que quero comprar.

Comigo, há um bom tempo atras, fui ver um carro na loja Tradição, em Vila Isabel. Tudo certo, mas quando o cara foi avaliar o meu carro, como não achou nada que disabonasse o carro, lançou a pérola "Este número do chassi tá meio torto; acho que o carro é roubado e vc está querendo me passar adiante..." Mostrei simplesmente a ele TODOS os IPVA's em meu poder, bem como a Nota Fiscal de quando o carro saiu zero Km. Aproveitei que tinham 3 clientes ainda na loja, fui até cada um deles (que viram a situação) e os convenci a desisitirem das compras. No final, madei o dono tomar...

Prefiro hoje a segurança de uma autorizada para comprar mesmo que seja um carro usado. No meu caso, comprei na Versailles em Botafogo, e até hoje, mesmo sem ter feito nenhum serviço na ofician de lá, sou super bem atendido sempre pelo consultor técnico deles quando tenho qualquer dúvida (usei a oficina uma vez para reparos no câmbio em garantia).

Boa sorte na solução do seu problema.

[]s

Ivan Lima
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#7

Mensagem por guilhermemrpalmieri » Qui Mai 06, 2010 2:23 pm

A saga continua. Ontem, 05/05/10 no final do dia, recebi a ligação da loja dizendo que meu Picasso já se encontrava pronto, me aguardando na loja. Se vocês se lembra, comentei que a última posição da loja seria encaminhar o carro para uma autorizada da Citroen, em jacarepaguá, fato estranho pra mim que tenho alguns amigos (lojista) naquela região e me disseram que áquela autorizada não trabalha com caixa automática, tanto que durante o reparo, liguei pra Citroen de jacarepagua e~me informaram que nenhuma picasso com o problema relatado tinha dado entrada lá. Seria uma mintira da loja?
Bom...voltando ontem no final do dia. Ao chagar na loja me entregaram o carro (o vendedor de má vontade) me dizendo que o que eles tinha feito era esse reparo e agora eles não teriam mais responsabilidade, tudo bem...não é assim que a banda toca, mas como falo com meus amigos de trabalho: dou corda para louco se enforcar, não tenho pena não, é o que veremos.
Ao sair com o carro da loja, fui de imediato testar, fui até o méier e voltei com o carro, para poder andar bem, e fazer a caixa trabalhar em ritmo normal. Foi "batata" o problema continuou para minha decepção. Quando percebi a falha fui olhar no porta-luvas a NF do serviço e para mais uma surpresa não mandaram o carro para nenhuma autorizada citroen, isto é, MENTIRAM!
Em resumo. Levei o carro novamente para loja, e percebi que o gerente ao me atender hoje notou que eu não estava com uma cara muito satisfeita, vou ser sincero, fui na loja pra comprar uma briga, mas supreendentemente a notícia de que o problema continuou foi bem recebida pelo gerente da loja com um pesar, e não de forma de tirar o time de campo (fugindo da resposabilidade). E NOVAMENTE meu carro foi para oficina. Mas dessa vez, tô na cola, também, do mecânico, que me explicou que pode estar havendo fuga de pressão. Há antes que eu esqueça. O problema que eles identificaram foi um sensor de pressão da caixa e 2 eletroválvulas e a troca o óleo da caixa. Bricadeira que rendeu R$900,00. Sem contar o paleativo, em vão, de trocar o calço da caixa que deve ter saído mais uns R$200,00. Mas estou, ainda sendo muito, mas muito paciente. :icon_smile_8ball:

:P desculpe alguns erros de escrita, e que vem tanto coisa na cabeça, que a mão não consegue acompanhar toda a velocidade do pensamento. :D
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#8

Mensagem por guilhermemrpalmieri » Sáb Mai 08, 2010 9:57 am

Bom...Após a retirada do carro da agência, pela segunda vez, liguei para o Sr Claudio, da Macânica Edgar Werneck, em jacarepaguá, para sondar o que foi feito, e após me confirmar as peças trocadas, me informou que a segunda visita do carro a oficina dele foi motivada pela falta de regulagem da pressão. Pô não podiam ter feito isso antes? Até agora o carrinho está suave, não deu nenhum tranco até agora, mas como o carro é recém saído da oficina, estou ainda com a "pulga" atrás da orelha. Vamos ver se agora resolveu ou não. <_<
Cirdan
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#9

Mensagem por Cirdan » Sáb Mai 08, 2010 12:54 pm

Espero q tenha resolvido amigo.

Esse cambio é assim mesmo. E a PSA sabe e não troca.

Ela tem um cambio sequencial de 6 marchas nas prateleiras (usa nos modelos V6) e não coloca no restante da linha.

Mesmo q custe mais caro, não tem problema. Imagina Pallas, C4 Picasso e até C3 com cambio Automatico de 6 marchas com opção sequencial? Imagina o 307 e 207 com cambio de 6 marchas?
Não ia ter vez para concorrencia. Hj só o Golf e Jetta tem isso... a PSA sairia muito na frente.

Abraços a todos.
Eduardo Ferreira

#10

Mensagem por Eduardo Ferreira » Qua Jun 23, 2010 9:47 pm

Olá. Meu nome é Eduardo e acabei de comprar exatamente um Picasso Exclusive 06 automático. Fiquei muito feliz com a compra pelo excelente estado geral do carro, mas logo no dia que comprei eu estranhei exatamente o mesmo problema citado pelo Guilherme, na absoluta maioria das vezes o carro está normal mas ás vezes ele simplesmente não sai quanto tiro o pé do freio e ao acelerar ele dá um tranco e sai. Isso já aconteceu tanto mantendo o pé no freio e soltando em modo drive quanto colocando em neutro e depois drive ( pra não manter o carro em um sinal de transito com o pé no freio).
Como isso ainda está acontecendo pouquíssimas vezes, vai até ficar difícil reclamar na agencia onde comprei de um problema que não apareceu quando testei o carro e provávelmente não aparecerá quando eu tentar reclamar e solicitar o conserto.

Verifiquei no sistema da Citroen que esse carro já teve a eletroválvula do câmbio trocada, um problema crônico dessa caixa pelo que soube lá na concessionária. E aí, o que posso fazer ? O problema então é de pressão de óleo na caixa ? Eu não vi o nível de óleo dessa caixa quando comprei, pode ser isso ?
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#11

Mensagem por guilhermemrpalmieri » Sex Jun 25, 2010 6:34 pm

Eduardo,
O problema solucionado no meu picasso, foi realmente trocar as duas eletroválvulas referente a primeira marcha, troca do óleo e regulagem da presão. Após isso nunca mais voltou a dar problemas. Infelizmente essa caixa AL4 da Citroen tem esse problema. A solução é procurar uma oficina independente conceituada, pois se for na citroen vai sair caro. Em relação a cobrar a garantia da agencia, vai fundo. Cobra mesmo, por direito você tem 90 dias de garantia. Esse problema não aparece inicialmente quando você liga o carro e sai no trânsito. Procura descobrir um trajeto/tempo/distância percorrida que comece a aparecer o problema. Faça esse caminho e logo em seguida leve a agência, na certa eles irão perceber o problema, foi assim que eu fiz e deu certo. A loja manteve a garantia e gastou cerca de 1.000 reais para concertar, e é claro cobre a garantia adicional que a oficina terá que dar, que será mais 90 dias no mínimo.
Abs e boa sorte.
Guilherme.
Editado pela última vez por guilhermemrpalmieri em Qui Dez 29, 2011 4:17 pm, em um total de 1 vez.
Eduardo Ferreira

#12

Mensagem por Eduardo Ferreira » Sex Jun 25, 2010 11:18 pm

Muito bem, Guilherme, interessante vc dizer que consertou trocando as eletroválvulas da 1a. marcha. Na verdade ao ler seu relato me lembrei que quando o problema apareceu ( de o carro não sair ao soltar o freio em Drive) ele foi precedido de um tranco anormal ( mais forte ) quando freiei no sinal de transito. Ou seja, me parece que a caixa " se perdeu" e acabou saindo de 1a. pra neutro e depois quando eu acelerei ela deu um tranco ao reengatar a 1a.
Não tenho a certeza se aconteceu exatamente isso todas as pouquíssimas vezes que ocorreu o problema. O duro é que não vi ainda nenhuma condição de trãnsito específica pro problema aparecer, já aconteceu de dar o defeito 3 vezes seguidas em um engarrafamento e não dar nenhuma vez em um engarrafamento bem pior, e isso me preocupa porque a chance de o carro não apresentar nenhum defeito quando eu o levar de volta na agência pra conserto é enorme.
Acho que vou tentar verificar o nível de óleo antes de o levar pra avaliação, quem sabe não dou a sorte de ser um problema simples ?
Editado pela última vez por Eduardo Ferreira em Sex Jun 25, 2010 11:19 pm, em um total de 1 vez.
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#13

Mensagem por guilhermemrpalmieri » Dom Jun 27, 2010 11:17 pm

Pela conclusão do meu caso, o carro foi encaminhado para oficina Wernec em jacarepaguá. Não parece ser careiro, pois como falei a loja pagou em torno de uns mil reais. No caso do surgimento do problema ele ocorria por volta de uns 40 minutos andando em trânsito normal. A exemplo: Eu saía da Tijuca em direção a Bonsucesso e ao retornar no meio do caminho, mais ou menos em Vila Isabel, o problema já se apresentava quando parava nos sinais de trânsito. Me informaram que esse problema apresentava-se esporadicamente, mas a frequencia iria aumentar, e foi o que aconteceui, até um dia em que fui entrar na garagem de minha sogra, e ao parar para abrir o portão eletrônico e subir uma pequena ladeira, quando tirei pé do freio em vez do carro ir para frente, foi para trás e quase bateu num carro que estava vindo atrás, foi um susto que poderia ter se tornado um acidente de trânsito, foi a partir daí que resolvi levar o carro na loja e cobrar a garantia, mas ao fazer isso, fiz primeiro o trajeto, para que o carro apresentasse o problema e eu pudesse mostrá-lo a loja, pois nessas horas o loja com certeza apresentará uma má vontade em resolver, e se mandarem você encaminhar o carro pela manhã na oficina, dê uma volta primeiro para que o problema apareça e você não caia em descredito, e acabe perdendo a garantia da loja por prazo vencido. Não dê mole, pois se o problema agravar certamente sairá mais caro para você. E esse problema é considerado pré-existente a venda do carro. Corra atrás de seus direitos, não deixe passar do prazo.

Se fosse problema de nível de óleo o sistema do carro identifica e avisa no painel, pois fatalmente com o nível abaixo do normal a pressão deminui e os sensores detectam.
Editado pela última vez por guilhermemrpalmieri em Qui Dez 29, 2011 4:17 pm, em um total de 1 vez.
Eduardo Ferreira

#14

Mensagem por Eduardo Ferreira » Seg Jun 28, 2010 10:13 am

Obrigado pelas dicas, amigo. Vou trocar de carro com minha mulher e dar uma "ralada" nele pra ver se o defeito aumenta a frequencia pra eu conseguir mostrar na agencia e cobrar a garantia. Do jeito que está a probabilidade de o carro não apresentar o defeito tanto na agencia quanto na oficina é enorme. Talvez eu tenha que esperar um pouco pra ele se agravar antes de qq providencia . Vou começar conferindo o nível do óleo da caixa, já vi em outro post outro colega falando que isso resolveu.
Antecipadamente me passe o contato dessa oficina Wernec, não gostei nem um pouco do cara da Oficina do Francês já ter me apavorado dizendo que eu preciso gartar R$ 6.500 e fazer a caixa toda.
Editado pela última vez por Eduardo Ferreira em Seg Jun 28, 2010 10:15 am, em um total de 1 vez.
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#15

Mensagem por guilhermemrpalmieri » Seg Jul 12, 2010 1:26 am

Rua Edgard Wernec em Jacarepagua, o n] eu não lembro, e a única oficina que se chama Werneck. Boa sorte.
Editado pela última vez por guilhermemrpalmieri em Qui Dez 29, 2011 4:16 pm, em um total de 1 vez.
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