Câmbio automático (AL4) do Picasso - Comportamento estranho.

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#16

Mensagem por RAFAEL » Seg Out 17, 2011 9:27 am

Reportado:Vidal

Olá. Meu câmbio da c4 Picasso apresentou problema, primeiro deu um tranco ao mudar para a segunda marcha e depois parei o carro e pare duque ficou sem forca e não saia do lugar. Desliguei e liguei o carro e engatei D e saiu pesado e ficou em terceira e não voltou mais ate exibir defeito na caixa. A Ré não entra. Saberiam me dar uma dica do que êh o problema?


O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#17

Mensagem por rgdl » Seg Out 17, 2011 9:54 am

Amigo o seu problema é o mesmo de sempre, ou seja, problema nos solenoides de pressão que pode vir ou não associado a um baixo nível do óleo do cambio.

A central eletrônica que gerencia essa caixa quando percebe, através dos sensores, problema na pressão do óleo coloca ela em modo de segurança engatando a 3ª marcha e não permitindo o engate de mais nenhuma outra. Isso é feito para evitar danos maiores ao cambio e é essa a razão do tranco, pois para tudo a 3ª marcha é usada. Nessa condição deve-se andar o menos possível com o carro, na verdade deve-se ir direto para uma oficina, pois insistir no uso do automóvel nessas condições pode destruir a caixa automática, principalmente se o defeito estiver acompanhado de baixo nível do óleo.

A solução é simples, basta trocar os solenoides. São dois que custam de R$ 89,00 a R$ 120,00 cada e o litro de óleo pode ser achado no mercado livre por R$ 60,00 ou nas autorizadas por R$ 127,00.

Não é necessário desmontar toda a caixa para trocar as solenoides mas é preciso desacopla-la do motor, por isso não aceite a conversa fiada de que precisa desmonta-la para trocar as solenoides.

inté+
Editado pela última vez por rgdl em Qui Dez 29, 2011 4:16 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#18

Mensagem por RAFAEL » Ter Nov 08, 2011 2:48 pm

Reportado:luiz felipe

Comprei um C4 picasso usado, 2008/2009 com 14 mil KM. Agora apresentou o tranco no câmbio com o indicativo de problema. Ficou na terceira marcha. deixei na autorizada hoje. Deve ser o mesmo problema...
No Manual de garantia diz 3 anos, mas o consultor Citroen falou que esse carro tem apenas 2 anos de garantia e que está expirada. Afinal qual é o prazo de garantia do C4 Picasso? Ele foi comprado em Abril de 2009.
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
malamen
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Dez 22, 2010 12:57 pm
Nome: malamen
Localização: Blumenau - SC
Contato:

#19

Mensagem por malamen » Qui Dez 22, 2011 10:43 am

Galera, vou postar aqui minha experiência com o problema no câmbio, aliás, outros problemas que estavam diretamente interligados, mas acredito que esse tópico é o mais certo pra isso, pois tudo se originou no defeito do câmbio. Tenho uma Picasso EXA 07 e tive problemas com o travamento do câmbio na 3ª marcha, como os relatados aqui. Solução: troca de 2 solenóides. Mil km depois começou acontecer o tal tranco na 1ª marcha, também como os relatados aqui. Porém, junto com esse problema vieram outros dois: super aquecimento do motor e ar condicionado desarmando e não gelando mais. Solução que resolveu os 3 problemas: troca do conjunto moto-ventilador que havia queimado. De acordo com o chefe da oficina da Le Monde, autorizada Citroen aqui em Blumenau, a queima do conjunto moto-ventilador ocasiona tudo isso, pois o funcionamento do ar condicionado e do câmbio está relacionado ao líquido de arrefecimento. Trocado o conjunto, tudo voltou ao normal, ficou perfeito. A brincadeira custou 1.300 reais porque tive que trocar a bomba d'água que estava fazendo barulho. Mas o conjunto moto-ventilador custou 560 reais, bomba 380, anti-congelante 150 e mão de obra 210, isso porque negociei muito para ganhar um bom desconto. No fim deu tudo certo e o carro ficou ótimo. Abraço a todos!
Oberdan
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qui Jan 26, 2012 10:06 am
Nome: Oberdan

#20

Mensagem por Oberdan » Qui Jan 26, 2012 11:24 am

### POSSÍVEL SOLUÇÃO ###

Pessoal bom dia!
Deixei meu XSARA Picasso 2008 EXA ontem para revisão e também para verificar o problema dos trancos no câmbio automático.

Os sintomas eram os mesmos:
* Em alguns momentos segurava muito a troca entre a 2ª e 3ª marcha (ou 3ª e 4ª não conferi);
* Em alguns momentos quando parava o carro e tirava o pé do freio ele não andava e, ao acelerar dava um tranco;

Estou muito entusiasmado!
Eles disseram que já haviam resolvido um problema parecido em um passat alemão e resolveram testar a mesma solução no meu carro, e aparentemente está resolvido!!!

Vou aguardar uma semana e voltar lá, não sei ao certo o que foi feito, mas sei que não foi dentro do câmbio e com custo irrisório!

Alguém ainda está sofrendo com isso? Ontem quando ele me falou do problema e me orientou que teria que levar o carro na concessionária, comecei a pesquisar e vi um monte de relatos do mesmo problema.

[]'s
Oberdan
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#21

Mensagem por RAFAEL » Ter Jan 31, 2012 9:30 am

Reportado:DANI OLIVEIRA

BOA NOITE PESSOAL GOSTARIA DE SABER QUEM CONHECE UM BOM MECÂNICO AQUI EM SANTOS-SP Q POSSA ME INDICAR POIS MEU CARRO XSARA PICASSO 2.0 16 V AUTOMÁTICO ESTA APRESENTANDO OS SEGUINTES PROBLEMAS; AO DECORRER DE ALGUNS MINUTOS ANDANDO COM O VEÍCULO ELE DÁ A MENSAGEM DE ANOMALIA NA CAIXA AUTOMÁTICA E LOGO APÓS CAÍ NA MARCHA NEUTRA SOZINHO ISSO COM O CÂMBIO NO D, ENTÃO PASSO A ACELERAR ACHANDO Q ELE ESTA ENGATADO MAS NA VERDADE ELE FICA COMO SE ESTIVESSE NO NEUTRO E ACELERO E NÃO DESENVOLVE, EM SEGUIDA A MENSAGEM SOME E O CARRO VOLTA A ANDAR NORMAL, MAIS ALGUNS MINUTOS E APARECE A MENSAGEM NOVAMENTE E FICA ASSIM ATÉ EU DESLIGAR O CARRO E ESPERAR O MOTOR ESFRIAR. QUANDO ESFRIA VOLTA A ANDAR POR UM TEMPO E COMEÇA TUDO DE NOVO. ENFIM JÁ TROQUEI FILTRO DE AR, JOGO DE JUNTAS DO MOTOR, BIELAS DO MOTOR PISTÃO,JOGO DE ANÉIS,ROLAMENTOS, ACOPLAMENTO, FILTRO DE ÓELO DO MOTOR ÓLEO DO MOTOR, BOMBA DE AGUA E TROQUEI O ÓLEO DO CÂMBIO POIS APRESENTOU NIVEL BAIXO. E DESCOBRI Q O ÓLEO DO MOTOR TEM Q SER TROCADO A CADA 100.000 KM E ESSE PROBLEMA AINDA CONTINUA ESTOU APAVORADA PQ NISSO TUDO JÁ GASTEI R$ 5.500,00 E AINDA NÃO FICOU 100%. POR FAVOR SE ALGUÉM PUDER ME INDICAR ALGUÉM Q REALMENTE ENTENDA DO ASSUNTO AGRADEÇO.

---------------------------------------
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
Eduardo Ferreira

#22

Mensagem por Eduardo Ferreira » Qui Fev 16, 2012 7:30 am

Dani Oliveira, veja o que o malamen falou aqui embaixo, se o teu problema desaparece depois que o carro esfria, vc pode estar com o mesmo problema dele, arrefecimento, verifique seu conjnto moto ventilador e bomba
Avatar do usuário
jroberto
Habilitado
Mensagens: 61
Registrado em: Ter Fev 16, 2010 9:57 am
Nome: jroberto
Localização: Braga - Portugal
Modelos Citroën: Xsara Break 2002

#23

Mensagem por jroberto » Sáb Fev 25, 2012 1:21 am

Vi em outro forum o que me pareceu ser a solução definitiva, e que já mencionaram neste tópico. Pelo que entendi, duas eletroválvulas trabalham mal e ainda deterioram o óleo. Então, a solução é a troca das eletroválvulas E do óleo. O fato do câmbio insistir em ficar em 3ª é um aviso. Desligar o motor faz o câmbio aparentemente voltar ao normal, mas o aviso vai se tornar cada vez mais frequente. Então, é bom ir logo trocar as eletroválvulas e o óleo, pois o óleo deteriorado pode causar danos mais sérios à caixa. Aí a conta ficará salgada.
Os carros fabricados a partir de 2011 não têm mais problemas.
Xsara Picasso GLX 2004 (2003-2007)
Xsara Picasso Exclusive 2007 (2007-2010)
C4 Picasso GLX 2010 (2010-2012)
Xsara Break 2002 (2017- )
misaelrt
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Mai 20, 2014 1:57 pm
Nome: MisaelRT

#24

Mensagem por misaelrt » Seg Jul 28, 2014 4:22 pm

[quote name='rgdl' date='Oct 17 2011, 08:54 AM' post='14929']
Amigo o seu problema é o mesmo de sempre, ou seja, problema nos solenoides de pressão que pode vir ou não associado a um baixo nível do óleo do cambio.

A central eletrônica que gerencia essa caixa quando percebe, através dos sensores, problema na pressão do óleo coloca ela em modo de segurança engatando a 3ª marcha e não permitindo o engate de mais nenhuma outra. Isso é feito para evitar danos maiores ao cambio e é essa a razão do tranco, pois para tudo a 3ª marcha é usada. Nessa condição deve-se andar o menos possível com o carro, na verdade deve-se ir direto para uma oficina, pois insistir no uso do automóvel nessas condições pode destruir a caixa automática, principalmente se o defeito estiver acompanhado de baixo nível do óleo.

A solução é simples, basta trocar os solenoides. São dois que custam de R$ 89,00 a R$ 120,00 cada e o litro de óleo pode ser achado no mercado livre por R$ 60,00 ou nas autorizadas por R$ 127,00.

Não é necessário desmontar toda a caixa para trocar as solenoides mas é preciso desacopla-la do motor, por isso não aceite a conversa fiada de que precisa desmonta-la para trocar as solenoides.

inté+
[/quote]



Amigos, acho que esse problema não é solenóides, nem desmontagem é mais simples no meu caso resolveu 80%, o problema é TEMPERATURA DO ÓLEO, atualizei o software do meu e mudou muito, agora quando frio funciona perfeito, no trânsito anda e para começa apresentando demora na troca e etc...estou bolando um radiador de óleo e vou acabar com o problema...a maioria dos automaticos tem...só PSA que não..por isso os problemas, já pararam pra pensar que os renault são tb Al4 e não tem tanta fama ruim? porque? Trocador de calor diferente. simples. Abraço
Responder