MP3 Player no PICASSO

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
aaklug
Habilitado
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Out 24, 2008 10:13 am
Nome: AAK

#1

Mensagem por aaklug » Qui Abr 22, 2010 8:21 am

Olá,

Depois de muitas pesquisas e conversas, resolvi o problema do som MP3 no Picasso.
Quero postar mais tarde, as fotos e o passo a passo para instalar... Mas, vamos adiantar umas coisas;

Como muitos devem saber, o Picasso, assim como outros veículos Citroen, é totalmente controlado, desde o motor até a luz interna da cabine, pela central microprocessada chamada BSI. Tudo o que for conectado ao carro, precisa ser habilitado na BSI, pois os periféricos se comunicam através do protocolo VAN Bus. Desta forma, não adianta simplesmente conectar o dispositivo ao sistema elétrico do veículo que poderá não funcionar. E assim funciona também com o CD player que vem com o carro. Ele tem uma entrada auxiliar para disqueteira, que não está habilitada. Então, de nada adianta conectar qualquer dispositivo de áudio nela que não funcionará, a menos que alguém tenha habilitado antes. E isso só pode ser feito através da máquina DIAG 2000 que está presente nas concessionárias. Pois bem, vamos então ver como solucionei este problema.

1. Comprei pelo EBAY, um player MP3 que se conecta diretamente na traseira do cd player do carro. O meu carro usa o cd player VDO RD3. O equipamento MP3 precisa ser compatível com o modelo do som do carro. O meu veio da Chelebao Electronics, de Shenzen. Custou o total de R$ 230,00. Ele tem entrada para cartão de memória SD HC e USB. Basta conectar um cartão de memória ou pendrive USB que funciona muito bem. E todos controles do voltante funcionam perfeitamente.

2. Para instalar, é muito fácil. Coloquei o MP3 player dentro do porta-luvas, fixado na lateral. O player é pequeno, tem cerca de 15cms de comprimento x 10 cms largura e 1cm altura. Fiz um pequeno furo na lateral do porta luvas, que dá acesso direto ao interior do console, onde está o cd player. Basta conectar o conector ISO do player no cd do carro. Pronto! Está instalado.

3. Agora, para fazer funcionar, tem que ir na concessionária Citroen. Se tiver amizades por lá, fica fácil. Para mim saiu de graça e demorou 10 minutos. O técnico conecta a DIAG 2000 no carro e deve ir na configuração ECRA(Display pois o diag 2000 está em português de Portugal) e deve-se ATIVAR o item CD CHANGER/DISQUETEIRA. Isso é feito diretamente no microprocessador que controla o console digital do carro. Não adiantar tentar habilitar pela INSTALAÇÃO de novo dispositivo, pois o carro não reconhece o mp3 player como dispositivo padrão Citroen; Tem que ser como informado. Fizemos muitas tentativas de habilitar de outras formas, pois há pelos menos 3 diferentes pela DIAG 2000, mas sem sucesso. Feita a habilitação, passa a funcionar imediatamente. Ao pressionar o botão CD CHANGER no cd player do carro, ele já passa a buscar o conteúdo ou do cartão de memória ou pendrive. Funciona muito bem e a qualidade de som é de CD, muito superior aos transmissores de FM que tem faixa de resposta e relação sinal/ruído muito pior.

4. No cartão de memória ou pendrive, basta criar as pastas CD01, CD02, CD03 e assim por diante. Apesar do cd changer original do carro e o cd player só possuirem 6 CDs externos (Veja os botões de 1 a 6 no painel do CD) ele aceita muito mais. Coloquei 16 pastas no meu pendrive e funciona muito bem. A diferença é que depois da pasta CD06, ele não mostra o número da trilha em execução, mas funciona igual, inclusive trocando de música e pasta pelo voltante;

RESULTADO = EXCELENTE


Alexandre K
leomaga
Sem Habilitação
Mensagens: 33
Registrado em: Sex Mai 09, 2008 11:36 am
Nome: LeoBH
Localização: Belo Horizonte / MG

#2

Mensagem por leomaga » Ter Mai 25, 2010 2:16 pm

AAK,

muito interessante seu post. Sempre tive vontade/curiosidade em instalar um MP3 no meu Picasso.
Tem as fotos e passo a passo da instalação?

Ao que parece, a boa vontade da concessionaria é primordial para o sucesso da instalação. Em qual cidade você mora? Não sei se em BH eles teriam boa vontade em configurar a BSI, mesmo a um custo razoável.

Sds,
LeoBH
Xsara Picasso Excl. Automatico 2005/2005 2.0 16V
aaklug
Habilitado
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Out 24, 2008 10:13 am
Nome: AAK

#3

Mensagem por aaklug » Qua Mai 26, 2010 5:36 pm

Olá,
Estou em Curitiba PR.
Qualquer concessionária fará o serviço...
Na verdade, de início, talvez até relutem... Este tipo de serviço, cobram uma hora técnica que deve dar uns R$ 140,00... O negócio é conversar...
Ainda não tive tempo de posta as fotos... Em breve espero fazer isso.

SDS
Editado pela última vez por aaklug em Qui Dez 29, 2011 2:09 pm, em um total de 1 vez.
Alexandre K
CGSC1977
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qui Out 15, 2009 7:58 pm
Nome: cristianosantiago

#4

Mensagem por CGSC1977 » Seg Mai 31, 2010 8:55 pm

Dá pra colocar um DVD de 7 polegadas escamoteável, tipo H-Buster, Booster, Pioneer, JVC ou Kenwood e usar o controle do volante também?
Seriam esse modelos:
<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -touch-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... uch-_JM</a>
<a href="http://compare.buscape.com.br/pioneer-a ... html?pos=4" target="_blank">http://compare.buscape.com.br/pioneer-a ... l?pos=4</a>
<a href="http://compare.buscape.com.br/nakashi-d ... tml?pos=38" target="_blank">http://compare.buscape.com.br/nakashi-d ... ?pos=38</a>
Editado pela última vez por CGSC1977 em Seg Mai 31, 2010 9:02 pm, em um total de 1 vez.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#5

Mensagem por Cirdan » Ter Jun 01, 2010 5:12 pm

Se ele tiver o sistema q permite conecta-lo ao controle do volante da sem problemas.

Minha Scenic atual tem um som diferente e funciona... vejo TV digital e aumento o volume com o controle no volante sem problemas.

Abraços a todos.
Security Guard
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Jun 02, 2010 9:57 pm
Nome: Security Guard

#6

Mensagem por Security Guard » Dom Jun 06, 2010 3:18 pm

Pessoal,

Retirei o som do meu carro, no caso um VDO modelo 22RC290/35, do painel e percebi um módulo SONY RM-X39RFK instalado.
Esse módulo serve para controlar disqueteiras SONY??
No caso o que preciso fazer para instalar essa disqueteira? Com esse módulo os comandos do volante deverão funcionar? :blink:

Grato.
reneabreu
Sem Habilitação
Mensagens: 20
Registrado em: Seg Jan 12, 2009 12:10 pm
Nome: Rene
Localização: Rio de Janeiro

#7

Mensagem por reneabreu » Sáb Jul 10, 2010 3:39 am

Oi AAK,

Não querendo apressá-lo, mas já apressando, quando voce vai postar as fotos? Estamos ansiosos para realizar esta operação bem sucedida.
Se voce puder, diga também como localizou no ebay o MP3 Player. Esta questão de compatibilidade é confusa. Meu carro é um Picasso Exclusive 2001/2002, e tudo indica que meu radio é um Clarion PU 2295A. Há quem diga que ele é um Siemens VDO, ou um RD3. Se voce souber como identificar corretamente o modelo, manda mais esta dica.
Os cabos necessários para esta instalação vieram com o MP3 Player ou voce comprou a parte?

Abraços,
Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v 2001/2002
aaklug
Habilitado
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Out 24, 2008 10:13 am
Nome: AAK

#8

Mensagem por aaklug » Ter Jul 13, 2010 3:09 pm

Boa tarde...
Desculpe a demora, mas fazia tempo que não entrava no site;

Vamos as dúvidas com o MP3 PLAYER:

1. Onde comprar?
O produto está disponível na XCARLINK. Porém, encontra-se o mesmo produto no E-BAY. Tem que procurar...
Veja a foto do meu... Todo em chinês...
Coloco também a foto do CD VDO original do carro e seus selos com informações.
No site da Xcarlink, tem os modelos compatíveis, na pasta SUPPORT > Citroen.

2. O produto?
Posto aqui umas fotos do produto...

Veja que, ele tem dois fio com terminais em vermelho. Basta isolar com fita adesiva/isolante que estes pinos não são usados neste caso.

O produto vem completo, com cabo. Não é necessário adquirir mais nada. (A não ser o cartão SD HC ou USB).

O encaixe se dá diretamente no conector na parte traseira do CD Player VDO. O correto é você retirar os conectores de alimentação do CD Player, sacando-o fora do carro. Isto é importante porque quando você conecta o módulo MP3 com o Cd player conectado (Mesmo que desligado), ele se perde ou trava.
Portanto, melhor desconectar tudo antes e então conectar o módulo MP3. Aí é so religar...

Porém, não esquecer de fazer o procedimento na CITROEN para habilitar o módulo, caso contrário, não funcionará.

Seguem fotos...
Espero ter ajudado...
Editado pela última vez por aaklug em Qui Dez 29, 2011 2:08 pm, em um total de 1 vez.
Alexandre K
reneabreu
Sem Habilitação
Mensagens: 20
Registrado em: Seg Jan 12, 2009 12:10 pm
Nome: Rene
Localização: Rio de Janeiro

#9

Mensagem por reneabreu » Qua Jul 14, 2010 8:46 am

Bom dia AAK,

As informações ajudaram bastante, aliás, a turma deste fórum está de parabéns.
Em função das novas informações que voce passou, surgem novas dúvidas:

Depois de examinar cuidadosamente meu rádio e navegar mais um pouco pela web, certifiquei-me de que meu rádio é um Clarion PU2295A. os conectores traseiros são exatamente iguais ao seu, um SIEMENS VDO, que, teoricamente, so foi adotado a partir de 2003. Voce sabe se o seu modelo de XCARLINK serve também no Clarion?

Quanto voce pagou no XCARLINK (pergunta indiscreta) e acha que valeu a pena?

No mais, muito obrigado pelas dicas.

Vou abrir um novo tópico sobre reparo no CD original, pois tem muita gente com este problema. Se voce tiver alguma informação que possa adiantar, eu agradeço.

Abraços,

Rene
Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v 2001/2002
Security Guard
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Jun 02, 2010 9:57 pm
Nome: Security Guard

#10

Mensagem por Security Guard » Qui Jul 15, 2010 1:32 pm

Eu adquiri o equipamento pelo seguinte site:

www.xcarlink.co.uk

Saiu, com o dolar a U$1,78 por R$216 reais. Chegou em menos de 30 dias via correio aéreo.

Ainda não instalei por não ter efetuado a habilitação da entrada auxiliar, conforme orientação do colega AAK, do som original. E realmente não adianta simplesmente conectá-lo sem a habilitação.

A princípio parece que o equipamento irá cumprir o que promete: ler músicas em mp3 de cartões de memória SD e Pen drives utilizando os comandos do volante para navegação. Ele veio com cabo USB extensor e cabo de entrada auxilir para você conectar qualquer tipo de equipamento com saída de áudio mini-plug (MP4 e Etc).
Quanto à compatibilidade com seu som original, acredito que seja. Para Citroen são fornecidos dois tipos de leitores: com conector RD3 e RD4. Você pode perguntar ao vendedor se o seu som é compatível.

Existe ainda a possibilidade de você adquirir o módulo bluetoth para atender o celular pelo som do carro.

Abraços.
aaklug
Habilitado
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Out 24, 2008 10:13 am
Nome: AAK

#11

Mensagem por aaklug » Sex Jul 16, 2010 3:18 pm

Olá...

O Xcarlink é só um exemplo... Existem outros... Eu paguei no EBAY 90 dólares... Chegou sem imposto.
Basta você escrever para eles indicando o modelo do teu aparelho que eles respondem, indicando se o produto serve ou não...

Valeu muito a pena, pois todos os controles do volante contiuam funcionando... Na teoria, a disqueteira original lê 6 cds... Neste produto, você cria pastas com o nome CD-01, CD-02... Teoricamente até 6... Porém, criei pastas de CD-01 até CD-16 e funciona perfeitamente... Isso mesmo, como se fossem 16 CDs diferentes, cada qual com até 99 musicas MP3. Só que no display do carro, ele só mostra detalhes até o CD-06.. Após isso ele só informa o nome do CD e o total de músicas... Mas, funciona 100%...

Abs
Alexandre
Editado pela última vez por aaklug em Qui Dez 29, 2011 2:08 pm, em um total de 1 vez.
Alexandre K
reneabreu
Sem Habilitação
Mensagens: 20
Registrado em: Seg Jan 12, 2009 12:10 pm
Nome: Rene
Localização: Rio de Janeiro

#12

Mensagem por reneabreu » Sex Jul 16, 2010 5:42 pm

Agradeço a todos pelas informações. Vou patir para a prática e posto os resultados depois.

Abraços,
Editado pela última vez por reneabreu em Qui Dez 29, 2011 2:07 pm, em um total de 1 vez.
Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v 2001/2002
Security Guard
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Jun 02, 2010 9:57 pm
Nome: Security Guard

#13

Mensagem por Security Guard » Sáb Jul 24, 2010 5:17 pm

Bom,

Levei o carro à concessionária e pedi, entre outros, para habilitar a entrada auxiliar do rádio. O modelo do meu som é VDO 22RC290/35.
Após a suposta habilitação, antes de tentar instalar o leitor MP3, ao pressionar o botão de comando do rádio que aciona a disqueteira simplesmente nada acontecia. E continuou assim após instalar o leitor...

Alguém que tenha conseguido fazer a habilitação poderia informar em qual concessionária realizou o serviço? Quem sabe eles podem passar a informação...

Grato.
Rommel
Sem Habilitação
Mensagens: 35
Registrado em: Seg Jul 12, 2010 1:50 pm
Nome: Rommel
Localização: Maricá - RJ

#14

Mensagem por Rommel » Ter Jul 27, 2010 11:25 am

Pessoal,
Tenho um Picasso 2006 série "seleção". Este modelo já vem de fábrica com DVD de teto da Clarion. Estive pesquisando na internet por mais informações sobre este DVD e encontrei o link abaixo:

<a href="http://www.primeiramao.com.br/editorial ... cao263.asp" target="_blank">http://www.primeiramao.com.br/editorial ... 263.asp</a>

De acordo com as informações no link, o DVD possui leitor de MP3. Ontem, quando cheguei em casa coloquei um CD de MP3 e realmente funciona! Para trocar as músicas utilizei o controle remoto do DVD, pois os controles do volante funcionam apenas para o CD Player.

Abraços,
Rommel M. Carvalho
------------------------------------------
Citroën Xsara Picasso 2006 Seleção
Exclusive 2.0 16V - Automático
Rio de Janeiro
aaklug
Habilitado
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Out 24, 2008 10:13 am
Nome: AAK

#15

Mensagem por aaklug » Qui Jul 29, 2010 5:02 pm

Olá.

De fato, ninguém na concessionária saberá fazer o serviço;
Os passos são os seguintes:


1. Usando a E-2000 (Aquele computador que tem na concessionária), o técnico deverá entrar na configuração do display, que como é em português de Portugal, aparecerá como ECRÃ.
2. Na configuração do ECRÃ, procurar a função DISQUETEIRA
3. Tem a opção HABILITAR disqueteira.
4. Depois é só salvar.

Precisa do código de habilitação do CD Player do carro. Aquele cartão com o código do CD player deverá estar em mãos.

Porém, este serviço deverá ser realizado por técnico experiente no uso da E-2000, senão não dá pé.

Não adianta entrar na configuração de equipamentos, onde tem a opção INSTALAR objeto.
Se tentar instalar dispositivos através desta opção, a E-2000 não encontrará o dispositivo, pois não é um produto padrão Citroen.

A única forma que funciona é pela configuração do display (ECRA).

Não lembro direito das telas e passos, pois na ocasião de habilitação do meu, eu não anotei nem fotografei no local...

Espero ter ajudado.
AAK


Desculpe, não é E-2000 e sim DIAG-2000.
Editado pela última vez por aaklug em Qui Dez 29, 2011 2:07 pm, em um total de 1 vez.
Alexandre K
Responder