Fato estranho na troca da lampada do farol....

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
guilhermemrpalmieri
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Fev 19, 2010 10:31 am
Nome: guilhermepalmieri
Localização: Rio de Janeiro

#1

Mensagem por guilhermemrpalmieri » Sáb Abr 10, 2010 9:08 pm

:blink: Amigos do fórum. Gostaria de compartilhar um evento que achei muito estranho que ocorreu no meu Xsara Picasso 2006 (BVA). Quando retornava de viagem, a noite, percebi que minha luz do farol estava fraca. Quando fui ver o que estava acontecendo, foi batata. O farol baixo queimou (lado do motorista). Ao chegar em casa (Rio), fui ao supermercado e comprei uma lampada H4, especificado pelo manual do carro, como a lampada substituta. Me dirigi ao farol do carro e a troquei sem maiores problemas e verifiquei de imediato que a troca foi um sucesso. Aí, ocorreu um fato estranho, pelo menos para minha pessoa, novato de Citroen. Ao querer ligar o carro, simplesmente o "bicho" nem deu sinal de partida. Fiquei pasmo me perguntando: O que aconteceu? E o que foi que eu fiz? Tentei virar o motor por umas seis tentativas seguidas e nada, parecia que a bateria tinha descarregado, mas o painel nem piscava. Já estava pensando em acionar o seguro quando me ocorreu uma ideia, que incialmente classifiquei como maluca. Simplesmente com a chave do contato ligada passei a marcha para "D" e retornei novamente para "P" e tentei ligar o carro. E para meu espanto o "bicho" ligou como se nada tivesse ocorrido. Alguém consegue me explicar o que pode ter ocorrido ou será mais um mistério para CSI desvendar? :blink:


ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#2

Mensagem por ilima » Sáb Abr 10, 2010 9:45 pm

Se a alavanca estava no "D" quando vc tentou ligar o carro, é normal. O carro não liga com o câmbio engrenado no "D" ou "R".

Agora, se estava no "P" ou "N" e vc passou então para o "D" e voltou (que me parece que foi o que vc descreveu), realmente é estranho. A troca de lâmpada em nada afetaria isto.

Acredito que possa ter sido outra coisa, jamais o fato de ter trocado a lâmpada.

[]s e boa sorte.

Ivan Lima
guilhermemrpalmieri
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Fev 19, 2010 10:31 am
Nome: guilhermepalmieri
Localização: Rio de Janeiro

#3

Mensagem por guilhermemrpalmieri » Dom Abr 11, 2010 9:54 am

[quote name='Ivan Lima' post='9176' date='Apr 10 2010, 07:45 PM']
Se a alavanca estava no "D" quando vc tentou ligar o carro, é normal. O carro não liga com o câmbio engrenado no "D" ou "R".

Agora, se estava no "P" ou "N" e vc passou então para o "D" e voltou (que me parece que foi o que vc descreveu), realmente é estranho. A troca de lâmpada em nada afetaria isto.

Acredito que possa ter sido outra coisa, jamais o fato de ter trocado a lâmpada.

[]s e boa sorte.

Ivan Lima
[/quote]
Também acredito que um fato nada tem haver com o outro, mas foi a coincidência muito estranha, pois tinha acabado de chegar de carro com tudo funcionando, deixei-o estacionado e foi o tempo de ir ao mercado, comprar a lampada e trocá-la. E ao ligar o carro, ele nem deu sinal. Estava em "P", com certeza. E após manusear a alavanca de "P" para "D" e retornar para "P", coincidentemente o carro passou a funcionar.
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#4

Mensagem por ilima » Dom Abr 11, 2010 11:12 am

De repente, pode ser algum mau contato na parte eletrônica do câmbio (estava "lendo" o D quando estava em P) e quando vc mexeu na alavanca solucionou.

De toda forma, tente passar o carro em um scanner para ver se identifica algo.

[]s e boa sorte.

Ivan Lima
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#5

Mensagem por Munhoz » Ter Nov 18, 2014 10:40 am

Reportado de ANTONIO CARLOS SL:
Caro Guilherme Palmieri,

Troquei a Lãmpada do farol do lado direito e não consigo encaixar a presilha metálica no local. Falta espaço e não consigo enxergar a posição correta.
Você pode me dar uma ajuda?

Obrigado.
Responder