PARE - TEMPERATURA MOTOR

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
caboopy
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 8:39 am
Nome: Alvaro

#1

Mensagem por caboopy » Ter Abr 06, 2010 3:07 pm

Prezados,

Andei afastado do forum pq a seguradora levou quatro meses para devolver meu XsPcEx03 que teve um calço hidráulico em dezembro, lembram?? Pois ééé.

Peguei o carro no dia 30/03. No dia 31/03 peguei estrada para BH. Uns 620Km aqui da minha casa.

É... não tenho juízo.

A viagem foi muito tranquila. O carro fez uns 12/1... achei bom demais.

Na volta para o RJ, no domingo à tarde, já afastado uns 40Km do centro de BH, disparou um alarme no painel e ficou piscando o digital com a informação "PARE - TEMPERATURA MOTOR". O marcador de temperatura registrava 100% da escala.

Desliguei o carro para cessar a fonte de calor e, como estava numa descida, saí da estrada num recuo onde funciona um restaurante.

Carro parado, levantei o capô para ver o motor. Todas as vezes que um carro ferveu na minha mão, eu via muito vapor, estalos no motor, uma radiação quente vindo do cofre do motor... estas coisas. Neste caso foi diferente... tão diferente que estou trazendo este caso bizarro.

O motor não estava estalando, não havia vapor dágua, não havia aquele calor insuportável nem cheiro de vapor de óleo. Só a ventoinha estava acionada.

Encharquei uma toalha e me atrevi a abrir o reservatório de água do radiador. Tá... corrí um risco de queimadura, mas eu tinha que abrir aquilo pra ver o que estava acontecendo, pra completar a água, esfriar o motor... sei láááá...

Estranhamente a tampa abriu sem ocorrer nenhum alívio de pressão. O sistema de água do radiador não estava fervendo.

Recoloquei a tampa do radiador e puxei a vareta do óleo. A vareta estava limpa, sem qualquer marca de óleo. Limpei a vareta e a recoloquei, de umas balançadas e retirei novamente. Vareta limpa novamente.

Uma hora e meia depois, quando chegaram o taxi e o reboque do seguro, liguei a chave para pegar a quilometragem e o alerta de "PARE - TEMPERATURA MOTOR" continuava ativo, juntamente com o marcador de temperatura registrando 100% da escala.

Alguém já viu algo assim??


========================
Alvaro,
XsPcEx-03
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#2

Mensagem por ilima » Ter Abr 06, 2010 3:38 pm

Será que seu carro andou sem óleo no motor?

Se foi, como será que aguentou 660 Km de estrada?

De qualquer forma, é estranho mesmo.

Não esqueça de reportar para a gente o que ocorreu.

[]s e boa sorte.

Ivan Lima
Editado pela última vez por ilima em Ter Abr 06, 2010 3:38 pm, em um total de 1 vez.
caboopy
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 8:39 am
Nome: Alvaro

#3

Mensagem por caboopy » Ter Abr 06, 2010 4:48 pm

[quote name='Ivan Lima' post='9114' date='Apr 6 2010, 01:38 PM']
Será que seu carro andou sem óleo no motor?

Se foi, como será que aguentou 660 Km de estrada?

De qualquer forma, é estranho mesmo.

Não esqueça de reportar para a gente o que ocorreu.

[]s e boa sorte.

Ivan Lima
[/quote]


O local onde estacionei na hora da pane é um plano inclinado e eu estava rodando a 90Km/h na hora da ocorrência. É possível que o óleo tenha se escondido no bloco do motor e se eu tivesse esperado uns 10 minutos, talvez o oleo aparecesse.

Outra opção é o tal plano inclinado. + / - uns 10 graus. Eu estava descendo esta estrada neste ângulo e estacionei no meio da ladeira, descendo. Talvez esta inclinação tenha jogado o pouco óleo que ainda estivesse no carter para o lado oposto da vareta.

Enfim, liguei agora para a oficina da garantia do serviço e o Xsara ainda nem saiu de BH.

Acho que vou ficar mais 4 meses sem carro. :icon_smile_8ball:
========================
Alvaro,
XsPcEx-03
DFREITAS
Habilitado
Mensagens: 84
Registrado em: Sáb Ago 29, 2009 5:15 pm
Nome: DFREITAS
Localização: Rio de Janeiro

#4

Mensagem por DFREITAS » Qua Abr 07, 2010 7:51 am

Pelo menos o meu carro, em uma inclinação de +ou- 10º, o oleo não some, a vareta fica suja sim de oleo, mesmo depois do carro estar funcionando.
Provavelmente estava com o oleo muito baixo.
Posta aí o resultado.
Abraço.
Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v
2004/2005
caboopy
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 8:39 am
Nome: Alvaro

#5

Mensagem por caboopy » Qua Abr 07, 2010 8:09 am

É... também estou curioso com o resultado disso tudo.

A seguradora talvez libere carro reserva, caso fique comprovado que o serviço da oficina foi mal executado, mas para que esta avaliação aconteça, o carro precisa ser transportado lá de BH aqui para Macaé. Enquanto a oficina discute com a seguradora pra resolver este impasse, eu fico andando de kombi.

... e o pior, kombi não dá nota fiscal nem recibo.

(momento humor negro)
Mais alguém aqui tem o carro segurado pela Tokio Marine??
========================
Alvaro,
XsPcEx-03
Responder