O que ja arrumei no carro

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#31

Mensagem por rgdl » Seg Fev 09, 2015 3:04 pm

To pensando em deixar o carro ficar cheio de poeira (coisa não muito dificil onde moro), sujo que dê até para escrever, ai quero ver o cara ver o remendo :P :P :P


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
matteo
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Qui Mar 19, 2015 11:41 pm
Nome: Marcos Pellegrinello
Localização: Brasília/DF
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011

#32

Mensagem por matteo » Qui Abr 23, 2015 12:49 am

Na compra da minha glx 1.6 2011 economizei um bom dinheiro, mas parte desse foi para dar uma geral na princesa, pois o antigo proprietário era muito relapso.

Manutenção feita por mim mesmo:

Limpeza profunda do veículo interna e externa e motor.
Troca de óleo e filtro
Troca filtros de ar, combustível e cabine.
Limpeza e troca líquido de arrefecimento
Troca óleo direção hidraulica
Upgrade no som
Troca de lâmpadas do display
Conserto do descansa braço
Instalação de sensor de estacionamento
Troca palheta traseira


Manutenção em oficina:

Troca do escapamento completo
Troca dos 4 pneus com alinhamento e balanceamento
Ajuste nas pastilhas de freio que faziam barulho

Gastei com os itens acima uns 1800,00 reais, mas vale cada centavo esse carro. Me retribui com direção prazerosa, conforto e segurança. :)
Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#33

Mensagem por Munhoz » Qui Abr 23, 2015 11:53 am

matteo, só uma dúvida. Quanto consome a Picasso 1.6?
Avatar do usuário
matteo
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Qui Mar 19, 2015 11:41 pm
Nome: Marcos Pellegrinello
Localização: Brasília/DF
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011

#34

Mensagem por matteo » Sex Abr 24, 2015 1:30 am

[quote name='Munhoz' date='Apr 23 2015, 11:53 AM' post='28640']
matteo, só uma dúvida. Quanto consome a Picasso 1.6?
[/quote]

Então, estou com ela há somente 2 meses e até então estava me baseando nas informações fornecidas pelo computador de bordo, ou seja em torno de 9/10 km /litro uso urbano e até 14 km/litro rodovia, sempre com gasolina e ar desligado. Porém essa semana resolvi obter um resultado mais preciso e fiz o cálculo no ato do abastecimento. Tive uma grata surpresa em ver que ta fazendo 10 km/litro na cidade, já na estrada ainda não calculei. Mês que vem farei uma viagem e postarei aqui os resultados obtidos. Meu antigo siena 1.0 fazia 12,5/13 km litro na cidade. Levando em conta a diferença de peso/potência entre os modelos, pode-se afirmar que a picasso é bem econômica. Existe porém a possibilidade de diferenças entre exemplares, pois li relatos aqui no fórum de picasso 1.6 que estava fazendo 6,5/7 km litro na cidade, o que é um absurdo. Ou o carro tá com algum problema ou é pézinho de chumbo mesmo... Rrrssss. :)
Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011
Avatar do usuário
matteo
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Qui Mar 19, 2015 11:41 pm
Nome: Marcos Pellegrinello
Localização: Brasília/DF
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011

#35

Mensagem por matteo » Ter Abr 28, 2015 4:39 pm

Hoje dando uma olhada no computador de bordo, levei um susto. O mesmo tava marcando consumo de 12,5 L/100 km, ou seja 8,5 km/litro. Fiquei preocupado com esse aumento, pois tanto eu como minha esposa dirigimos de maneira tranquila, na maior parte do tempo sem o uso do ar e sempre na gasolina. Aí resolvi tirar a limpo, completando o tanque e para minha surpresa, fez média de 10,3 km/ litro. Conclusão: não da para se basear somente nas informações do computador de bordo.
Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#36

Mensagem por rgdl » Ter Abr 28, 2015 5:29 pm

Realmente, vc tem razão as informações do CB são só indicativas. O certo mesmo e o que vc fez calcular o consumo no abastecimento.

Minha 2.0 faz 8.5 km/l na cidade com cálculo feito no abastecimento. Para a 2.0 é uma boa média. Já na estrada nunca fiz o cálculo, por desleixo mesmo pq oportunidade não faltou.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
matteo
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Qui Mar 19, 2015 11:41 pm
Nome: Marcos Pellegrinello
Localização: Brasília/DF
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011

#37

Mensagem por matteo » Qua Abr 29, 2015 12:19 am

[quote name='rgdl' date='Apr 28 2015, 05:29 PM' post='28703']
Realmente, vc tem razão as informações do CB são só indicativas. O certo mesmo e o que vc fez calcular o consumo no abastecimento.

Minha 2.0 faz 8.5 km/l na cidade com cálculo feito no abastecimento. Para a 2.0 é uma boa média. Já na estrada nunca fiz o cálculo, por desleixo mesmo pq oportunidade não faltou.
[/quote]


Pois é, fiz um pequeno trajeto de rodovia e o CB marcou 14 km/L . Mês que vem vou fazer uma pequena viagem e tirar a média no abastecimento para ver se terei outra grata surpresa ou não.
Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011
Avatar do usuário
matteo
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Qui Mar 19, 2015 11:41 pm
Nome: Marcos Pellegrinello
Localização: Brasília/DF
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011

#38

Mensagem por matteo » Sex Jun 05, 2015 10:42 pm

Pois é pessoal, como disse anteriormente fiz a viagem esse mês e pude tirar as médias reais de consumo no abastecimento. Como no goiás o etanol ta barato aproveitei e fiz a média com o mesmo também.
Carro com quatro pessoas +bagagem+ar ligado+vel.média entre 110 e 130 km/h :

Gasolina fez 12,5 km/L
Etanol fez 8,5 km/L

Como relatei antes na cidade ta fazendo 10,3 com gasolina, sem ar e 2 pessoas. Etanol nem tenho coragem na cidade e aqui em Brasília não compensa.
Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011
Leonardolive
Sem Habilitação
Mensagens: 40
Registrado em: Seg Mai 04, 2015 9:56 pm
Nome: Leonardolive

#39

Mensagem por Leonardolive » Sex Jun 12, 2015 5:14 pm

Boa tarde galera,
6 meses com a minha nave Xsara Picasso 2004/2005 GXA 2.0 16V Automática. Paguei beeeem abaixo da tabela, o que me valeu e muito a pena, mesmo com todos os gastos até hoje, devidos a dona anterior ser bem relapsa quanto as manutenções.
Sou um que infelizmente não manjo quase nada de mecânica, apenas dou umas fuçadas. Acabei de tirar o carro da oficina por conta de uma manutenção corretiva causada por um vazamento de água que detonou a junta do cabeçote... Mas não vou me aprofundar muito... Segue o que já foi feito:

- Troca de óleo (Total 15W40 Original) e Filtros (Ar, Cabine, Óleo e Combustível);
- Braços axiais dianteiros;
- Troca de todas as palhetas;
- 4 Pneus Pirelli Phanton 205/40/R17 / Alinhamento / Balanceamento;
- Troca da Correia Dentada;
- Tampa do reservatório de água e freio por desgaste natural;
- Tampa de combustível (ROUBADA!);
- Troca de uma mangueira da direção Hidráulica;
- Completado o óleo da Direção Hidráulica;
- Troca da resistência do Ar Condicionado (Não funcionava a 4° velocidade no Ar Frontal);
- Carga de gás nos 2 Ar condicionados;
- Troca do Painel de instrumentos (O meu estava com falhas nos dígitos impossibilitando ver informações como consumo e mensagens no visor - Só que meu carro pulou de 105mil pra 170mil km...Me lasquei...Fiz por conta própria...);
- Comprei um Som da JVC e utilizando os falantes que estavam da HBuster (Que vou trocar depois...).

Por conta da Junta do Cabeçote...
- Troca da Correia Poly V (Estava com uma incorreta segundo meu mecânico!!!);
- Troca da Polia Comando Variável;
- Retífica do cabeçote;
- Troca dos retentores de válvulas e mais alguns detalhes de peças do cabeçote;
- Limpeza do sistema de Arrefecimento e Recondicionamento do Radiador (Devido ao óleo que contaminou e entupiu;
- Mangueira do Radiador que rasgou em uma determinada junção;

A fazer:
- Suspensão, Freios, Velas, Injeção - No momento tudo ok. Não há necessidade;
- Limpeza no motor (Por conta de vazamentos de óleo ocasionados pela queima da junta do cabeçote e da direção hidráulica);
- Troca do óleo do Câmbio Automática;
- E uma vibração ao acelerar que meu mecânico não conseguiu identificar. Ele chuta que é o câmbio...
- E futuramente quero as rodas originais aro 15" também. Quando comprei já veio com aro 17" (Roda do DS3!) que são lindas, mas infelizmente só dá pra usar Pneus de perfil muito baixo, o que em pisos irregulares transfere tudo pro interior do carro.

Tentando deixar o carro em dia com as manutenções. Antigo dono relapso e eu pra variar sem quase nada de tempo pra fuçar. Por descuido, acabei de fazer uma corretiva, mas mesmo com o gasto, vale e muito a pena o carro. Carro com 10 anos, mas conforto superior a muito carro mais novo. Tenho quase 2m de altura e sei o qto é sofrível achar uma carro confortável (Leia-se também acessível $$$!) pra quem tem acima de 1,90m...
Editado pela última vez por Leonardolive em Sex Jun 12, 2015 5:19 pm, em um total de 1 vez.
iridium78
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Jun 09, 2015 2:40 pm
Nome: iridium78

#40

Mensagem por iridium78 » Sex Jun 19, 2015 4:29 pm

Já troquei:

-Sonda
-TBI
-junta do cabecote (2x)
-cabeçote
-retentores
-casquilhos
-disco/pastilha de freio
-sensor de temperatura
-tampa do reservatório de expansão
-coxim direito
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#41

Mensagem por renan97ar » Sáb Jun 20, 2015 9:37 am

Nesses 11 anos com a Xsara já troquei:

- Bateria (2004 e 2011)
- Bico injetor (2 semanas atrás)
- Filtros de ar e combustível, bem como óleo a cada 1 ano (rodo tão pouco com esse carro que o óleo as vezes nem completa 5000km)
- Pastilhas dianteiras (disco estava bom)
- Kit de correias e tensionadores, tanto dentada quanto poly v
- Uma manopla do câmbio
- Uma lâmpada do painel

Acho que só isso... Carro comprado com 15mil km e agora está com 79mil.

Já na C4 Picasso, foi:

- par amortecedores traseiros
- discos e pastilhas traseiros
- óleo, filtro de combustível (comprei mas ainda não achei um dia pra deitar em baixo do carro e trocar)

Comprada com 95 mil km e agora está com 103mil.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
vcsiqueira
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Out 02, 2015 11:16 am
Nome: Vinicius Siqueira

#42

Mensagem por vcsiqueira » Qua Out 14, 2015 11:05 am

Bom dia senhores, comprei minha nave a 1 semana, e de cara, como a mesma encontra-se com 54.000km foi fazer uma revisão completa, trocando todos os itens abaixo:

Kit correia dentada
Limpeza de bico
Arrefecimento
Filtro combustível
Filtro ar
Filtro de óleo
4 l óleo
Anel bujão
Jogo vela
Correia poly-v
Bomba d’agua
Calço Motor (PERÃO)
Discos de freio;
Pastilhas de freio;
Limpar erros gerados no módulo via scanner;

Inicialmente fiquei preocupado, pois é difícil encontrar um lugar sério no Rio de Janeiro, ainda mais para mexer em um carro Francês. Mas como já tinha utilizado esta oficina para meu outro carro, resolvi arriscar e me surpreendi.

Na verdade me surpreendi com tudo, desde o preço da mão de obra para a troca de todos os itens e também os valores das peças.

Não tenha a nota fiscal neste momento em mãos, mas a mão de obra ficou em R$ 500,00 e o valor para os itens acima ficaram em R$ 1540,00 totalizando R$ 2040,00. Lembrando-se que utilizei todos os itens originais, exceto a bomba d'agua que não encontrei em lugar nenhum, nem mesmo na concessionária mais próxima.

Segue dados da oficina:
Nome: Mr. Lub
Bairro: Pechincha - Jacarépagua
Endereço: Av. Geremário Dantas, 991
Mecânico: Junior
Dono: Fábio
Telefone: (21) 2425-4806


Segue foto do logo:
Imagem
Avatar do usuário
tilex
Curioso
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:42 pm
Nome: Tilex
Localização: S.J.do Rio Preto-SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V 2006 AUT

#43

Mensagem por tilex » Qui Out 15, 2015 9:44 am

Ja consertei a tubulação de entrada de ar na admissão :

[img][img]http://i.imgur.com/qwHWiAu.jpg[/img][/img]

Esse tubo(8) estava desconectado do ressonador(9) , isso acontece facilmente com o tempo e pode ser perigoso ao passar em rua alagadas e o motor aspirar agua.

E arrumei uma mangueira que sai da tampa do cabeçote, uma fininha que vai até o coletor.

Tudo eu mesmo que consertei.
-----
Em 2007: Xsara Picasso Exclusive 2.0 Manual (04)
Em 2015: Xsara Picasso Exclusive 2.0 AUTOMATIQUE (06)
Att; Alex andro (Tilex)
Responder