Câmbio Automatico do Xsara Picasso

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Eduardo Ferreira

#16

Mensagem por Eduardo Ferreira » Qui Jun 24, 2010 6:04 pm

[quote name='Eduardo Ferreira' post='9820' date='Jun 23 2010, 08:42 PM']
Olá, batata, o meu apelido era esse na empresa onde trabalhava, o seu é sobrenome ? Por favor veja o tópico anterior onde respondi ao Guilherme sobre esse problema no câmbio automático . Como vc resolveu seu problema? Também sou do Rio de Janeiro, tens algum sugestão ?
[/quote]

Seguindo a sugestão do colega Ivan, eu contatei o João Batista da oficina que se chama atualmente OFICINA DO FRANCÊS . Ele mostrou ter realmente um domínio técnico muito grande, disse que o ideal é fazer um diagnóstico que dura o dia inteiro para me dar um laudo, mas me adiantou que pra ficar bom eu teria que gastar R$ 5.000,00 de peças + R$ 1.600,00 de mão de obra !

Eu comentei com ele a experiência idêntica a minha que meu irmão teve com seu Honda Civic 02, e ele resolveu apenas trocando um filtro de óleo interno da caixa e também todo o óleo. Segundo meu irmão, apenas o filtro entupido já causa queda de pressão e ocasiona esse defeito de às vezes o carro em Drive não sair do lugar quando soltamos o freio e ao acelerarmos ele dá um tranco e sai.

O João Batista até concordou que poderia ser só isso, mas me disse que para acessar o filtro dessa caixa AL-4 ele precisava abrir todo o câmbio e sua mão de obra seria a mesma ?!?!

E aí, qual a opinião dos mais experientes a respeito ? Meu carro foi sempre tratado em concessionária e o defeito só dá raramente, quando pego muito trânsito. Não vi ainda o nível da caixa de transmissão ( nem sei se dá pra ver fora da oficina) mas não tenho nenhum vazamento de óleo nela.

Notem que nem estou reclamando de sentir pequenos trancos quando estou freiando, pois li no manual do carro que a caixa é programada para reduzir marchas quando estamos freiando pra aumentar a segurança fazendo freio motor . Achei isso uma estupidez, pois é isso que causa os trancos quando estamos freiando e tenho um Ford Fusion que não faz isso , já dirigi Toyota Corolla, Honda Civic, Mitsubishi TR4 e Pajero com câmbio automático e nunca senti isso em nenhum desses câmbios. Já vi que esse é um defeito com o qual terei que conviver.
Editado pela última vez por Eduardo Ferreira em Qui Jun 24, 2010 6:11 pm, em um total de 1 vez.


andersonbatata
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#17

Mensagem por andersonbatata » Sex Jun 25, 2010 12:13 am

Eduardo na época que tive o problema parecido com seu os mecanicos (3) falaram as mesmas coisas, de fato para trocar o oleo deve abrir uma parte do cambio, mas so uma parte.

cara depois de quebrar a cabeça, sustar cheque, ate que encontreium cara que ja trabalhou na citroen mexendo em cambios, por la, a principio fiquei meio desconfiado, pq a oficina docara era pequena e tudo mais, mas resolvi apostar, ao todo gastei R$ 1500 abriu o cambio todo, trocou um monte de peças, depois disso o carro nunca mais deu problema.

ele é aqui de Nova Iguaçu/RJ.

se quiser me add no MSN andersonbatata13@hotmail.com

que falamos mais.

boa sorte e pesquise mais oficina, pq esses caras sao fogo, as vezes um simples problema pela nossa total falta de conhecimento eles sobem o preço.

estou a disposiçao.
Eduardo Ferreira

#18

Mensagem por Eduardo Ferreira » Sex Jun 25, 2010 9:31 am

Excelente, Anderson,vou te adicionar e continuamos, obrigado.
YuitiK
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#19

Mensagem por YuitiK » Sex Jun 25, 2010 2:34 pm

Aos amigos co CCdoB, Fiz minha inscrição há poucos dias, como recente proprietário de uma Picasso 2.0 16V EXA 2007 automática. Estou satisifeito com o carro, seu espaço e seu conforto. Contra ele o consumo e o barulho que faz devido em parte a suspensão e ao sem fim de peças plásticas (e que plásticos... os dos forros das portas são de doer... (meu Palio 2006 tinha melhor acabamento...). Mas vamos ao tópico: Quanto aos trancos da caixa automática, que para meu uso achei interessante até, usar o o freio motor por conta do próprio carro, mas não existe na rede Citroen um novo programa adaptado as características mais desejadas pelo perfil no Brasil, ou seja, sem os trancos de redução e sem aquela "fritada de embreagem" usada em algumas situações de aceleração? Sei que é uma caixa extremamente encrenqueira, pelo que já vi aqui e fora do forum, mas espero não ter problemas com a minha e que todos os problemas já tenham ocorrido ao longo dos mais de 75.000 km que ela já rodou, hehe!!
Abraços,
Yuiti
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rafael_xm_C4
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#20

Mensagem por rafael_xm_C4 » Sex Jun 25, 2010 4:15 pm

Boa tarde pessoal, faz tempo, mas ainda estou vivo...e de Citroën.

Comprei recentemente uma Picasso GXA 06 automática e pude constatar algumas das informações postadas aqui.

As vezes a marcha entra quando não precisa, e quando precisa não entra, etc, etc, etc.

Antes de comprar essa Picasso, eu estava com um Passat Variant Alemão, também com câmbio sequêncial; aliás a mecânica toda do carro era Audi, e pude notar as mesmas coisas, inclusive o tranco na redução para a primeira marcha, quando o carro chegava até a morrer. Passei o scanner no carro e não foi apontado nenhum defeito, mas ele continuava lá e o que fiz, foi aprender a conviver com ele. Quando estava para parar o carro num farol por exemplo, eu colocava o câmbio em "N" antes de entrar a primeira.

Ok, isso não é solução para o problema, mas te dá o tempo necessário para resolver a questão sem ser tão pressionado durante o uso do carro. A Picasso tende a dar esse tranco quando entra a primeira numa redução, mas é muito menos perceptível que na Variant.

Quanto ao carro não sair quando se solta o pé do freio, sem que haja qualquer outro sintoma que não seja esse, a hipótese de falta de óleo pode ser uma das causas. Tive o mesmo problema com a Variant. Ao deixar o óleo no nível correto, o problema desapareceu. A falta de óleo também pode gerar funcionamento irregular do câmbio, ocasionando pequenos trancos ao se engatar o Drive.

Convém dizer que essa caixa está mais do que testada, aliás, para que a Citroën a utilizasse em seus carros, era preciso que ela primeiro chegasse as prateleiras do depósito de materiais em desuso da Porsche, o que me remete a uma questão de incompatibilidade eletrônica com o sistema de gerenciamento da Citroën.

Meu carro, assim como os de muitos colegas, tem aquela famosa preguiça ao acordar, com funcionamento irregular até que o motor esteja suficientemente acordado, ou quente como queiram, o que me levou a trocar a sonda lambda; aproveitei os sessenta e poucos mil quilômetros para fazer isso, mas o problema persistiu.

Posteriormente a isso, fiquei sabendo de uma pessoa que tem uma equipamento de analise e programação do gerenciamento eletrônico dos carros da marca, e que uma reprogramação da central através dele, resolveria não só o problema de falta de ânimo matinal, como também a questão dos trancos no câmbio.

Devo fazer esse trabalho nas próximas semanas, e se realmente o cara tiver a caixa de pandora nas mãos, duas coisas ficarão muito claras: 1ª - A Citroën deliberadamente mantém os carros rodando de forma inadequada por não fazer a programação correta do gerenciamento eletrônico do carro; e 2ª isso seria motivo mais que suficiente para um recall de todos os carros com o mesmo problema, tanto no caso do funcionamento irregular inicial, quando na forma irregular de atuação do câmbio.

Assim que tiver alguma coisa de concreto sobre isso, volto a postar para os colegas.

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
Eduardo Ferreira

#21

Mensagem por Eduardo Ferreira » Sáb Jun 26, 2010 12:14 am

Muito interessante seu post, Rafael, no meu caso eu vou correndo checar o nível de óleo da caixa, quem sabe não dou um pouco de sorte e é um problema simples de ser resolvido como foi o seu caso?
Quanto ao resultado da reprogramação do cãmbio, aguardarei ansiosamente pelo resultado de seu trabalho. Já disse aqui em outro post que acho uma imbecilidade da Citroen ter programado a caixa automática pra reduzir as marchas durante as frenagens com a intenção de "aumentar a segurança" como está descrito no manual de meu Picasso. É isso que gera os trancos que todos reclamam. Tenho um Fusion que não faz isso e já dirigi Corolla, Civic. Mitsubishi Pajero, etc. e nenhum deles faz isso.

Não deixe de nos avisar de seu resultado
Monica
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#22

Mensagem por Monica » Qui Jul 29, 2010 5:35 pm

Ola pessoal,

meu primeiro acesso, tudo bem? Preciso de uma dica, uma oficina especializada em câmbio automático em São Paulo (capital). Estou com problemas no meu câmbio (Picasso 2007), já levei várias vezes na concessionária, e agora querem me cobrar R$ 6,500 para arrumar. Achei um absurdo, vou tentar uma oficina, mas precisa ser muita boa, né?

Alguém pode dar alguma dica?

Obrigada,
Mônica
Cirdan
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#23

Mensagem por Cirdan » Qui Jul 29, 2010 6:00 pm

Eu acho otimo meu cambio reduzir marchas. Principalmente quando lembro q isso aumenta a vida util das pastilhas e dos discos e não sinto tranco nenhum.

Ahhh... atualmente a Citroen já tem uma atualização do cambio q acabou com todos os trancos. Ele ficou perfeito.

Abraços
Eduardo Ferreira

#24

Mensagem por Eduardo Ferreira » Sex Jul 30, 2010 12:23 am

[quote name='Mônica' post='10245' date='Jul 29 2010, 03:35 PM']
Ola pessoal,

meu primeiro acesso, tudo bem? Preciso de uma dica, uma oficina especializada em câmbio automático em São Paulo (capital). Estou com problemas no meu câmbio (Picasso 2007), já levei várias vezes na concessionária, e agora querem me cobrar R$ 6,500 para arrumar. Achei um absurdo, vou tentar uma oficina, mas precisa ser muita boa, né?

Alguém pode dar alguma dica?

Obrigada,
Mônica
[/quote]

Mônica, como vc é de SP, eu não posso te indicar nada aí, aguarde outras opiniões dos colegas do forum. Só te digo que não aceite a primeira opinião que ouvir, há casos resolvidos apenas com a troca de uma solenóide de cento e poucos reais, outros resolvidos apenas com a troca de óleo da caixa, etc.

Eu fui aqui no Rio em uma oficina especializadíssima em Citroen indicada pelo pessoal aqui do forum por causa de um funcionamento que achei estranho e que achei que poderia ser defeito. Pois bem, o especialista correu em me dizer (sem examinar meu carro) que o problema que descrevi era caso de fazer a caixa toda por 8 mil e tantos reais. Não fiquei satisfeito, acabei conhecendo outra oficina por outra indicação daqui, o especialista testou meu carro e meu câmbio e simplesmente eu não tinha defeito nenhum, apenas as reações desse câmbio são um pouco diferentes do câmbio automático de meu outro carro ao qual eu já estava acostumado, só isso.

Por fim, como vc é mulher seu cuidado deve ser redobrado, a tentação do pessoal em tentar condenar tudo desnecessáriamente é ainda maior no seu caso.

Boa sorte
Cirdan
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#25

Mensagem por Cirdan » Sex Jul 30, 2010 9:03 am

Ferrou... meu carro hj apresentou a tal falha no cambio, porem não deu tranco nenhum.

E o pior, desliguei o carro, religuei e agora ele ta até melhor q antes.

To achando q pode ser somente oleo de cambio. O bom é q ainda estou na garantia do carro. Faz menos de 10 dias q tirei da Concessionaria.

Alguem sugere algo?

Abraços
William Vicentin
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#26

Mensagem por William Vicentin » Qui Ago 19, 2010 7:31 pm

Sejam bem vindos ao mundo das AL4 com defeito, isso acontece também com os 307 AUT porque usam do mesmo cambio.

A minha esta com 32mil KM, a barca é zero e já esta me dando essa dor de cabeça.

Vou encostar a minha semana que vem.
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
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#27

Mensagem por Cirdan » Qui Ago 19, 2010 9:48 pm

Todo PSA com cambio de 4 marchas é maquina de defeito.

Na Europa a PSA já aposentou esse cambio. Usa o de 6 marchas. Se não me engano tem até um automatizado.

O cambio usado nos Picasso (Xsara e C4, Pallas, 307, 306 e C3) é fabricado na Argentina. Mandam para Europa e equipam os modelos q vem pra cá.

Até hj não sei pq a PSA não coloca o cambio de 6 marchas nos modelos Brasileiros. Alem de melhorar o desempenho e o consumo, resolve as queixas de problemas.

Porem descobri o problema dos cambios PSA: molhar.

Quando vc molha ele (um dia de chuva mesmo), o carro entra em modo de segurança.

Abraços
a2006om
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#28

Mensagem por a2006om » Seg Ago 23, 2010 2:57 am

Blz galera, nas minhas pesquisas acabei achando um site que informa que deve ser trocado o óleo de nosso carro só com 100.000 km e podem ser colocados apenas 3 tipos sendo eles o RENAULT MATIC, ESSO LT71141, PENTOSIN ATF1 e pega 6,7 litros.

Fonte: <a href="http://www.netserv19.com/ecommerce_site ... RIFICANTES" target="_blank">http://www.netserv19.com/ecommerce_site ... ICANTES</a>
Anderson Machado.
Eduardo Ferreira

#29

Mensagem por Eduardo Ferreira » Seg Ago 23, 2010 3:02 pm

Parabéns, Anderson, muito elucidativo o link.
Mas o que é de estranhar é exatamente o fato de que câmbios que teóricamente não tem a má fama do AL4 terem a recomendação de troca aos 40 a 60000 km e justamente o nosso câmbio feito de cristal ter a troca recomendada sómente aos 100000 km.
Acho que deveríamos seguir a recomendação do corpo do texto e trocar o óleo de nossos Picassos no máximo com 60 mil km, e não aos 100 mil.
O meu Fusion está chegando aos 48 mil km e tem o óleo já escurecido ( diferentemente de nossos Picassos ele tem uma vareta de nível de óleo da caixa acessível por cima do motor, porque todos os carros não são assim?) , ou seja, vou me preparar e trocar o óleo antes do prazo recomendado, acho que é mais seguro, o Cirdan também já comentou isso aqui.
Cirdan
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#30

Mensagem por Cirdan » Seg Ago 23, 2010 4:53 pm

Quando o meu fizer 60 mil km eu vou trocar... vou gastar uma grama, mas vou trocar o oleo.

Depois dos 3500 gastos com cabeçote, eu quero é parar com problemas.

Abraços
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