Câmbio Automatico do Xsara Picasso

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
andersonbatata
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Dez 02, 2009 11:53 am
Nome: Anderson Batata

#1

Mensagem por andersonbatata » Qua Mar 17, 2010 12:58 pm

Boa Tarde amigos do Forum, recorro aqui para opiniões de vcs. li aqui no Fórum sobre problemas no cambio automatico de citroen, porem algumas informações nao correspondem aos meus problemas que relatarei aqui.


Em dezembro de 2009, começou a aparecer no painel do Carro, defeito no cambio automatico, levei numa especializado que fez a leitura e identificou problema em uma solenoide, o que foi trocado. (Valor da Troca - R$ 800,00).

Depois de 3 dias andando com carro, percebi que ele estava dando tranco nas marchas menores, isso quando parava no sinal.

Levei no mecanico de novo que identificou vazamento de oléo, trocamos o Retentor do cambio do lado do Motorista, valor do serviço R$ 650,00.

Andei com o carro, uma maravilha, porem quando ele esquentava voltava a dá problema em tranco nas marchas menores e as vezes dificuldade para engatar a primeira marcha, tinha q pisar bem de leve para entrar a marcha, mesmo assim nas marchas menores sentiam um tranco para troca. Sem falar que observei na minha garagem a continuidade do vazamento do óleo.

Levei de novo no mecanico que verificou que o vazamento nao se dava pelo Retentor, mas sim entre o cambio e o motor, um filete de oleo, mas vazava.

<!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->P.S. Todas as vezes que o carro estava com oleo completo ele nao identificava problema nenhum, na medida que os dias passava e o oleo vazava, ou seja, ia diminuindo, os problemas aumentavam.<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Dai o que o mecanico identificou, Vazamento de oleo no retentor interno, o q ele me sugeriu que abrissemos o cambio, (até pq disse a ele q se paguei para nao vazar oleo nao era justo que continuasse vazando) entaum ele disse o seguinte vou abrir seu cambio, e vamos ver se tem problema, se nao quiser consertar, eu fecho e vc leva ele embora sem pagar nada.

O dilema, ele disse podemos trocar so essa borracha (retentor interno) eu lhe entrego o carro sem vazamento nenhum de óleo, o que significa que ele com oleo certo, sem vazamento nenhum pode nao identificar problema nenhum, valor de R$ 800,00. Mas nao é uma garantia de que nao venha da nenhum tranco a mais. pode ser que sim, pode ser que nao. de fato com cambio aberto a borracha interna de um retentor estava corroida.

Porem como ele abriu todo o cambio, desmontanto todas as peças, sugeriu que fizessemos o cambio inteiro, ficando o seguinte valor:

- Kit-Reparo do Cambio = R$ 1.650,00
- Torque (Reparo do Conversor, peça interna blidanda que deve ser enviada a uma oficina especializada em abri-la, como sou do Rio, deve ser enviada para SP) valor = R$ 690,00
- Troca do Filtro de Oleo do Cambio Automatico = R$ 114,00
- Troca das Cintas (ele disse que estao gastas) = R$ 340,00
- Troca do oleo = R$ 194,00
- Mao de Obra = R$ 650,00

TOTAL para Conserto de todo cambio = R$ 3.599,00, com desconto de R$ 99,00 = R$ 3.500,00.

<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->
MINHA DUVIDA<!--colorc--></span><!--/colorc-->


Como ja troquei uma solenoide, ja troquei o Retentor, se eu fizer parar todo tipo de vazamento, ou seja trocar o Retentor interno, pagando R$ 800,00. Sera que resolve o problema. porque o carro trabalhará com o oleo em perfeita condiçao, sem esta abaixo do pedido.

ou é melhor fazer o conserto completo e nao correr risco, porem considerando que nesse orçamento nao vi nada de mais a nao ser esse Kit-Reparo que ele disse ser um conjunto de peças como juntas, parafusos etc e esse Conversor (que pode nao estar com problema).

Quem ja passou por essa situaçao ou conheça esse tipo de problema se puder da uma ajuda ou opiniao seria de boa valia.

obrigado.

qualquer coisa meu MSN - andersonbatata13@hotmail.com


ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#2

Mensagem por ilima » Qua Mar 17, 2010 4:00 pm

[quote name='Anderson Batata' post='8868' date='Mar 17 2010, 10:58 AM']
Boa Tarde amigos do Forum, recorro aqui para opiniões de vcs. li aqui no Fórum sobre problemas no cambio automatico de citroen, porem algumas informações nao correspondem aos meus problemas que relatarei aqui.
Em dezembro de 2009, começou a aparecer no painel do Carro, defeito no cambio automatico, levei numa especializado que fez a leitura e identificou problema em uma solenoide, o que foi trocado. (Valor da Troca - R$ 800,00).

Depois de 3 dias andando com carro, percebi que ele estava dando tranco nas marchas menores, isso quando parava no sinal.

Levei no mecanico de novo que identificou vazamento de oléo, trocamos o Retentor do cambio do lado do Motorista, valor do serviço R$ 650,00.

Andei com o carro, uma maravilha, porem quando ele esquentava voltava a dá problema em tranco nas marchas menores e as vezes dificuldade para engatar a primeira marcha, tinha q pisar bem de leve para entrar a marcha, mesmo assim nas marchas menores sentiam um tranco para troca. Sem falar que observei na minha garagem a continuidade do vazamento do óleo.

Levei de novo no mecanico que verificou que o vazamento nao se dava pelo Retentor, mas sim entre o cambio e o motor, um filete de oleo, mas vazava.

<!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->P.S. Todas as vezes que o carro estava com oleo completo ele nao identificava problema nenhum, na medida que os dias passava e o oleo vazava, ou seja, ia diminuindo, os problemas aumentavam.<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Dai o que o mecanico identificou, Vazamento de oleo no retentor interno, o q ele me sugeriu que abrissemos o cambio, (até pq disse a ele q se paguei para nao vazar oleo nao era justo que continuasse vazando) entaum ele disse o seguinte vou abrir seu cambio, e vamos ver se tem problema, se nao quiser consertar, eu fecho e vc leva ele embora sem pagar nada.

O dilema, ele disse podemos trocar so essa borracha (retentor interno) eu lhe entrego o carro sem vazamento nenhum de óleo, o que significa que ele com oleo certo, sem vazamento nenhum pode nao identificar problema nenhum, valor de R$ 800,00. Mas nao é uma garantia de que nao venha da nenhum tranco a mais. pode ser que sim, pode ser que nao. de fato com cambio aberto a borracha interna de um retentor estava corroida.

Porem como ele abriu todo o cambio, desmontanto todas as peças, sugeriu que fizessemos o cambio inteiro, ficando o seguinte valor:

- Kit-Reparo do Cambio = R$ 1.650,00
- Torque (Reparo do Conversor, peça interna blidanda que deve ser enviada a uma oficina especializada em abri-la, como sou do Rio, deve ser enviada para SP) valor = R$ 690,00
- Troca do Filtro de Oleo do Cambio Automatico = R$ 114,00
- Troca das Cintas (ele disse que estao gastas) = R$ 340,00
- Troca do oleo = R$ 194,00
- Mao de Obra = R$ 650,00

TOTAL para Conserto de todo cambio = R$ 3.599,00, com desconto de R$ 99,00 = R$ 3.500,00.

<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->
MINHA DUVIDA<!--colorc--></span><!--/colorc-->


Como ja troquei uma solenoide, ja troquei o Retentor, se eu fizer parar todo tipo de vazamento, ou seja trocar o Retentor interno, pagando R$ 800,00. Sera que resolve o problema. porque o carro trabalhará com o oleo em perfeita condiçao, sem esta abaixo do pedido.

ou é melhor fazer o conserto completo e nao correr risco, porem considerando que nesse orçamento nao vi nada de mais a nao ser esse Kit-Reparo que ele disse ser um conjunto de peças como juntas, parafusos etc e esse Conversor (que pode nao estar com problema).

Quem ja passou por essa situaçao ou conheça esse tipo de problema se puder da uma ajuda ou opiniao seria de boa valia.

obrigado.

qualquer coisa meu MSN - andersonbatata13@hotmail.com
[/quote]

Eu iria no reparo de tudo.

R$ 3.500,00 até que não está caro para o serviço.

Lembre-se que, antes deste serviço, só de mão de obra já tem R$ 1.600,00.

É preferível a meu ver abrir logo e trocar tudo do câmbio.

Só por curiosidade: Qual a oficina que vc foi?

[]s

Ivan Lima
andersonbatata
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Dez 02, 2009 11:53 am
Nome: Anderson Batata

#3

Mensagem por andersonbatata » Qua Mar 17, 2010 6:51 pm

Bem fui em outra oficina e relatei a minha saga, o dono dessa nova oficina até ja trabalhou com dono da oficina dos R$ 3500.00

Ele (nova oficina) me disse como eu ja troquei as solenoides, Retentor, o problema agora esta no retentor interno, me cobra R$ 1.500,00 para entregar o carro em perfeito estado, ate pq acredita q nao precisa trocar todo kit-reparo, nem consertar o conversor.

Disse que esse valor esta alto, considerando que nao existe problemas nas solenoides, um retentor ja foi trocado.

Enfim disse que esses problemas nos cambios da citroen sao muitos constantes.

Gostaria ai de mais opiniao, nao quero buscar o barato, para depois sair caro, mas quero buscar o justo.

Um cambio que na Citroen disse que era so a solenoide, ja passou na mao de alguns mecanicos, que ja fez os seguintes serviços:

- Troca de uma Solenoide;
- Troca de um Retentor;

Agora o último defeito apresentado foi um Retentor interno, um carro que foi aberto o cambio e o mecanico nao localizou defeito nenhum a mais do que esse ja falado, querer cobrar R$ 3.500,00 para trocar oleo, filtro, consertar um compressor e troca um Kit-Reparo (so kit 1650,00) estou achando muito.

Nao sei estou pensando em ir no meio termo, no de R$ 1500,00 que prometeu nao deixar o carro com vazamento e reparar o que tiver e ainda dá garantia.

a titulo de informe, as oficinas:

- de R$ 3500,00 = HIDRA-MATIC
- de R$ 1500,00 = RECAMBIO

Todas em Nova Iguaçu, RJ.
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#4

Mensagem por ilima » Qua Mar 17, 2010 9:33 pm

Já tive problema interno no câmbio do meu carro.

A primeira vez que ocorreu, estava na garantia da Citroen (comprei usado em autorizada, e tinha 1 ano de garantia para motor e câmbio).

Ao passar o scanner (Proxia) acusou "regulação de pressão". Isto era inerente a um possível vazamento interno. Por isto, a caixa teve que ser aberta.

Após o conserto, passados mais 15 meses, novamente apareceu o problema, e levei no meu mecânico particular para verificação. Constatamos que a Citro não mexeu na parte traseira do câmbio. Então, fiz o serviço nesta parte com ele, e me custou R$ 1.200,00 na época. O carro nunca mais deu problema.

(Atento que as caixas de câmbio que são reparadas pela Citroen são enviadas para oficinas de São Paulo, credenciadas pela Citro para tal - ou seja, "terceirizam" o reparo da caixa... Daí porque a minha não foi mexida na parte traseira)

Quando a caixa é aberta, é aconselhável trocar este "Kit de reparo" que vc se referiu. Isto porque já que está sendo desmontada para reparo, vale a pena aproveitar o custo da M.O. e substituir todas estas peças. Este Kit são retentores, borrachas e algumas cintas do câmbio.

Veja bem: Não é obrgatório a troca deste kit. É aconselhável pois, se o problema for com algum dos itens deste kit, e só vier a descobrir posteriormente, vc terá que gastar novamente $$ com a M.O. para abrir o câmbio.

Acredito que, pelo fato do nível de óleo do seu câmbio ter baixado, seria prudente trocar este lit, visto que pode ter havido falha de lubrificação e danos a algum componente interno.

No conversor, de fato, é feito reparo na peça, visto que se fosse comprar outro zero seria muito mais caro (e acho que não tem para pronta entrega).

Este câmbio - embora excelente na tecnologia - possui como principal característica negativa a excessiva folga interna entre componentes. Quando novo, as folgas já são, por assim dizer, "grandes", e com o passar do tempo, com o desgaste das peças, ela se agrava , e começam por vezes a aparecer mensagens de erro referentes a vazamentos internos (decorrentes destas folgas).

O tranco nas marchas menores também afeta meu carro. Porém, tem sua origem no fato de que, buscando evitar futuros problemas, a pressão que foi aplicada no sistema foi a máxima prevista no manual técnico. Por isto, principalmente ao mudar de 1ª para 2ª (e mais ainda na respectiva redução) ocorre um tranco, minimizado quando utilizado o tiptronic. Foi escolha minha, pois, caso diminuisse a pressão, poderia vir a acusar algum tipo de problema mais cedo, face as excessivas folgas internas deste câmbio. Provavelmente, o mecânico que mexeu no seu carro no início já jogou a pressão no máximo para ver se o aviso "sumiria".

Veja a quantidade de relatos neste Forum sobre problemas neste nosso câmbio. É o tão famoso AL4.

Meu mecânico trabalha principalmente com carros PSA. Fica na Av. Brasil, altura do viaduto da Ilha do Governador, sentido Centro. É na Technorio, com o João Batista, tel 2573-3930. Se vc quiser, faça um orçamento com ele. Ele pode te dar alguma luz sobre o assunto também.

[]s e boa sorte.

Ivan Lima
guilhermemrpalmieri
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Fev 19, 2010 10:31 am
Nome: guilhermepalmieri
Localização: Rio de Janeiro

#5

Mensagem por guilhermemrpalmieri » Qui Mar 18, 2010 10:44 am

Ivan Lima,
Sou tanto novo nesse fórum, quanto novo de usuário da citroen. Possuo um Picasso (BVA) 2006, não tenho nada a reclamar a não fazer uma observação a respeito dessa problama que esporadicamente (2 vezes) ocorreu no meu carro, e pelo que observei, ele ocorreu somente quando forcei o carro, fazendo algum trajeto com uma condução mais rápida. Mas o que acho estranho é que nenhuma mensagem me foi mostrada no painel. Quando dirijo carro fazendo uma condução normal, não aparece nenhum problema. Será que meu carro já esta sinalizando que brevemente virá apresentar esse problema?
andersonbatata
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Dez 02, 2009 11:53 am
Nome: Anderson Batata

#6

Mensagem por andersonbatata » Qui Mar 18, 2010 12:21 pm

O meu começou assim com pequenos trancos, depois de um mês q apareceu mensagem no painel, ja qd estava nas marchas maiores.
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#7

Mensagem por ilima » Qui Mar 18, 2010 5:18 pm

Prezado Guilherme,

Sinceramente, não sei se é um sinal que pode vir a ocorrer. A "experiência" que tenho sobre o problema vem da situação que vivi, bem como das informações que me foram prestadas pelo meu mecânico.

Não sei se o que vc se refere é o fato dos pequenos trancos no câmbio quando na mudança de marchas. Quando o problema aparece no computador de bordo, o câmbio "trava" em 3ª marcha, e é preciso parar o carro, colocar a alavanca em "D" e desligar e ligar o motor para voltar a funcionar normalmente. De toda forma vc já passou seu carro em um scanner, para ver se aparece algum defeito? Acho que seria o primeiro passo para vc.

Outra dica que meu mecânico também me deu é a de, quando o carro estiver frio, deixar ele aquecer uns 2-3 minutos, visando aquecer o óleo da caixa antes do funcinoamento regular. Eu faço isto é sinto que o carro responde com menos "esforço" - por assim dizer - nas saídas de sinal depois.

Vale dizer ainda que o problema no meu caso se manifestava muito nas seguintes passagens de marcha: 1ªp/2ª (quando frio) ou 2ª p/3ª (quando em temp. normal).

[]s

Ivan Lima
Editado pela última vez por ilima em Qui Mar 18, 2010 5:19 pm, em um total de 1 vez.
guilhermemrpalmieri
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Fev 19, 2010 10:31 am
Nome: guilhermepalmieri
Localização: Rio de Janeiro

#8

Mensagem por guilhermemrpalmieri » Qui Mar 18, 2010 8:27 pm

Ivan,
Relatando melhor a minha observação sobre o carro, aconteceu o seguinte: realmente em nenhum momento apareceu, durante os dois eventos ocorridos, a mensagem de erro, muito menos a trava do câmbio em 3ª marcha. O que exatamente ocorreu foi que no primeiro evento ao parar o carro no sinal e o mesmo já se encontrar totalmente parado, senti um tranco com a força além do normal, como se tivesse acabado de colocar a marcha em "D", só que o carro já se encontrava em "D", e assim que o sinal abriu, ao tirar o pé do freio, momento em que o carro deveria começar a andar, não andou, e ao reparar essa inércia, pisei no acelerador um pouco mais além do normal para sair, e o carro começou a andar. Nada mais de anormal ocorreu no carro. A segunda situação ocorreu completamente diferente da primeira. Eu estava na estrada viajando, fazendo uma velocidade média de 150km/h, quando resolvi parar em frente a um restaurante e resolvendo ficar, fui estacionar o mesmo, sendo que dessa vez eu tinha colocado a alavanca em "N", enquando resolvia se ficaria ou não no estabelecimento, e ao colocar a alavanca em"D", notei que ele não deu "aquele" tranco de leve do engate da marcha, e para minha surpresa o carro novamente não andou quando tirei o pé do freio, mas assim que acelerei um pouquinho mais, ele saiu da inércia. Fiquei preocupado com esses dois eventos com a mesmas caractrerísticas: que é ao tirar o pé do freio o carro não inicia o movimento. Como falei anteriormente. Não tive mensagem de erro no painel, não senti trancos fortes na passagem das marchas (e nem em modo "S"), não tive o câmbio travado em 3ª marcha, mas tive esses doi relatos que não foram seguidos e nem consecutivos (uns 2 meses de intervalo entre um e outro). Estranho, não?
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#9

Mensagem por ilima » Qui Mar 18, 2010 9:15 pm

Realmente é estranho.

Nunca tive este tipo de problema. Mas, me parece que possa ser alguma eletroválvula ou algum problema no trambulador (não sei, podem me corrigir se estiver errado).

É bom levar até um mecânico especializado para ver o que ele acha.

[]s e boa sorte.

Ivan Lima
guilhermemrpalmieri
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Fev 19, 2010 10:31 am
Nome: guilhermepalmieri
Localização: Rio de Janeiro

#10

Mensagem por guilhermemrpalmieri » Qui Mar 18, 2010 10:26 pm

Vou fazer isso, até mesmo acabei de chegar com o carro e hoje ele deu o mesmo problema uma 5 vezes entre o trajeto do trabalho de minha esposa até em casa. Era para num sinal e na hora de sair, ao tira o pé do freio o carro não andava, somente ao dar um toque de leve a mais no acelerador e parecia que a 1ª engrenava. Tirando isso a condução esta tranquila e a passagem das marchas está suave sem problemas. O único problema é o carro sair da inércia.
SPCMARCIO
Sem Habilitação
Mensagens: 34
Registrado em: Dom Dez 27, 2009 7:47 pm
Nome: SPC1
Localização: Rio de Janeiro; Volta Redonda

#11

Mensagem por SPCMARCIO » Seg Mar 22, 2010 9:20 pm

Meu caro amigo

Se eu fosse voce faria a caixa inteira, pois tenho um C5 - 2003 que utiliza a mesma caixa (AL4)... primeiro msgs de anomalia e um pequeno tranco.. em resumo...carro frouxo, pois acendia todas as lampadas do painel..desligava e reiniciava...OK quanto mais rodava, mais ele dava tranco, mas bem minha caixa tinha vazamento... fiz inteira..R$5.800,00 as cintas estavam gastas (possui duas uma de alta e outra de baixa) a polia estava riscada(10/2009) Peguei o carro tranco continuava...oficina desistiu e colocou o carro na citro... estive conversando com o técnico é o mesmo me informou que poderia ser elétrico, refez alguns pontos de massa e me entregou o carro..to rodando e os trancos sumimram...opsssss... tem um mês que peguei o carro e nestes o problema apareceu tres vezes, mas sumiu nas ultimas duas semanas.
C5 2003 2.0 16v
guilhermemrpalmieri
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Fev 19, 2010 10:31 am
Nome: guilhermepalmieri
Localização: Rio de Janeiro

#12

Mensagem por guilhermemrpalmieri » Qua Abr 14, 2010 4:46 pm

Bom finalmente consegui um scaner para passar no carro, juntando a falta de tempo e corre-corre do dia-a-dia, e pouca especialidade das oficinas no Rio, consegui passar o scaner no carro e nada foi acusado, levarei agora na tecrio (av brasil - com o joão) vou ver no que dá.
Mars
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Mai 03, 2010 5:51 pm
Nome: Mars

#13

Mensagem por Mars » Ter Mai 04, 2010 12:53 pm

OLÁ A todos tenho um picasso automatico 2004 e estou passando um aperto por causa desse cambio. Só de ler os comentarios por aqui fico apavorado. Vou levar na PatPauliceia na semana q vem e aviso vocÊs se fui bem atendido. Essa oficina faz manutenção para concessionarias Citroen. CITROEN nunca mais.
BOA sorte a todos. :icon_smile_8ball:
andersonbatata
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Dez 02, 2009 11:53 am
Nome: Anderson Batata

#14

Mensagem por andersonbatata » Ter Mai 04, 2010 4:47 pm

Boa Sorte, no meu caso resolvi, sou aqui do RJ.
Eduardo Ferreira

#15

Mensagem por Eduardo Ferreira » Qua Jun 23, 2010 10:42 pm

[quote name='Anderson Batata' post='9396' date='May 4 2010, 02:47 PM']
Boa Sorte, no meu caso resolvi, sou aqui do RJ.
[/quote]

Olá, batata, o meu apelido era esse na empresa onde trabalhava, o seu é sobrenome ? Por favor veja o tópico anterior onde respondi ao Guilherme sobre esse problema no câmbio automático . Como vc resolveu seu problema? Também sou do Rio de Janeiro, tens algum sugestão ?
Responder