Problemas no GNV

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
glauco
Habilitado
Mensagens: 108
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 12:33 pm
Nome: glauco

#1

Mensagem por glauco » Seg Fev 22, 2010 4:26 pm

Boa Tarde a todos!!! é o seguinte, de uns tempos para cá meu carro começou a falhar e a estourar no gnv, principalmente quando estou com o ar ligado, troquei o filtro de ar , troquei e mandei regular as velas, mais o carro na lenta está muito ruim com o ar ligado, o cara da loja de gás não conseguiu deixar o carro mais acelerado, então, o compressor do ar fica armando e desarmando porque o carro está com a lenta muito baixa!! alguem pode me ajudar!!! o atuador de marcha lenta tem alguma coisa haver com o funcionamento do gás?? moro em niteroi, se alguem conhecer alguem bom que mexa com gnv por aqui eu agradeço..


adaomodesto
Sem Habilitação
Mensagens: 35
Registrado em: Qua Fev 10, 2010 10:26 am
Nome: adaomodesto
Localização: Osasco/SP

#2

Mensagem por adaomodesto » Seg Fev 22, 2010 5:15 pm

Antes do Picasso (jan/2010) :wub: eu tinha (na verdade ainda tenho, ele esta na loja de uma amigo para vender...) um Diplomata :icon_smile_blush: :icon_smile_kisses: 89 automático com GNV o carro é carburado e tudo mais... mas acho que dá para dividir minha experiencia com o grupo...

Estava com um problema semelhante no bólido e em das manutenções que fiz no kit GNV consistiu em retirar o oleo do redutor do GNV (saiu uns 200mls :icon_smile_angry: ) daí zerou...

A explicação que tive é que os compressores dos postos acabam mandando junto com o GNV um pouco de oleo (e isso aumenta se os compressores não são periodicamente esgotados) pro cilindro do carro e este oleo acaba se acumulando no redutor, uma vez que a membrana que tem dentro deste só permite a passagem de gás...


Para esgotar o oleo não é muito complicado, mas eu não tive(tenho) culhão para fazê-lo, é só soltar um parafuso da parte inferior do redutor. Levei numa oficina e o cara desmontou todo o redutor limpando-o internamente, paguei uns R$ 80,00 e ele gastou menos de 2 horas para fazer o serviço. Valeu a Pena B)
Osasco/SP
Picasso Prata GLX 2003/2003 comigo de 01/2010 a 14/07/2010 (até que a árvore nos separou....)
mobflex
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Ago 04, 2010 11:25 am
Nome: mobmix

#3

Mensagem por mobflex » Seg Ago 30, 2010 4:16 pm

<a href="http://www.mobflex.com.br" target="_blank">Imagem</a>

Regulagem:

Em algumas oficinas, o pessoal fica meio perdido para ajustar o GNV, sempre que aparece alguma coisa forma do normal. Segue abaixo um passo a passo de ajuste que dá um bom resultado.

<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->1) Materiais: 1 Copo comum, de vidro com um dedo de água (10 a 15mm);
Um multímetro qualquer marca ou Hallmeter;
OBS: o auxílio de uma segunda pessoa seria interessante;<!--colorc--></span><!--/colorc-->

:icon_smile_dead: <!--sizeo:4--><span style="font-size:14pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->Atenção: Faça o procedimento afastado de crianças e limite o acesso de outras pessoas que possam chegar fumando durante o ajuste. Evite ligar qualquer dispositivo elétrico que possa produzir faiscamento. Durante os testes com a mangueira mantenha o copo longe do ponto onde a bobina será conectada à bateria, pois a conexão pode produzir faíscas. Faça esta etapa com o motor frio. Siga procedimentos de segurança adicionais que julgar importantes. Deixe o exintor do carro de prontidão. O procedimento em si não oferece risco, desde que obedecidas as medidas básicas de segurança, mas não nos responsabilizamos por acidentes causados por imperícia, imprudência ou quaisquer outras. Realize o ajuste por sua conta e risco.<!--colorc--></span><!--/colorc--><!--sizec--></span><!--/sizec-->
<!--coloro:#009900--><span style="color:#009900"><!--/coloro-->



2)Procedimento:

a) DEsligue o fio azul do solenoide do redutor. Emende um pedaço de fio que chegue até a bateria.

B) Feche o ajuste da marcha lenta no redutor totalemente, de modo que nenhum gás seja liberado pela marcha lenta; Faça uma marca e conte as voltas para saber a posição.

c) DEsconecte a mangueira de borracha na válvula estranguladora ou motor de passo, de modo que sua ponta fique livre.

d) Peça a alguém que segure a ponta da mangueira, virada para baixo, dentro do copo com água, de modo que a água cubra totalmente a ponta da mangueira, mas deixando ela ligeiramente de lado, para que o GNV possa sair;

e) Encostando a ponta do fio da etapa "a" no positivo, observe se há desprendimentos de borbulhas de GNV dentro do copo, indicando escape de GNV;

f) Ajuste a sensibilidade do redutor (geralemente no parafuso lateral) do GNV para que haja o mínimo desprendimento possível de bolhas. O ajuste ideal é quando a bolha de GNV estiver forçando para fora, fazendo uma bolha na ponta do tubo, mas sem escapar.

g) Obtida a regulagem ideal, monte a mangueira no lugar. Reconecte o fio original. Volte o ajuste da marcha lenta para a posição original, abrindo e contando as voltas.

h) Localize o fio de sinal da sonda (geralmente é o que está cortado para ligar o emulador de sonda ou gerenciador de fluxo). Ligue o multímetro na escala de 2V ou a mais próxima disponível.

i) Ligue a ponta vermelha (+) do multímetro no fio de sinal da sonda e a preta (-) no negativo da bateria, já com a escala correta do multímetro selecionada.

j) Ligue o carro na gasolina. Veja se depois de alguns minutos (menos de 5) o sinal lido no multímetro começa a variar entre 0 e 1V, indicando que há indicação de funcionamento da sonda.

l) Obtendo leitura, passe o carro para o GNV. DEixe o ar condicionado ligado. Verifique se a ventoinha do ar liga. Observe a leitura do multímetro e ajustando no parafuso da face frontal do redutor, ajuste a marcha lenta para ter uma leitura em torno de 500mV.

j) Acelere o carro e mantenha em 3000RPM constante. Ajuste a válvula estranguladora na mangueira de baixa pressão (mangueira de borracha) para obter uma leitura da sonda em torno de 500mV.

l) Acelere o carro várias vezes, pisando bruscamente e veja se o carro funciona sem "ratear" como se etivesse na gasolina.<!--colorc--></span><!--/colorc-->

<!--coloro:#990000--><span style="color:#990000"><!--/coloro-->O ajuste está pronto. <!--colorc--></span><!--/colorc-->
Eduardo Ferreira

#4

Mensagem por Eduardo Ferreira » Ter Ago 31, 2010 2:13 pm

Marcelo, vc é meu ídolo ! Seu conhecimento de GNV e sistemas de injeção é realmente impressionante. Nunca vi esse procedimento que vc explicou aqui, vou passar essa sequencia pro meu irmão e amigos que tem esse tipo de problemas e vamos testar também.

Só pra sua informação, já instalei o MOBMIX em meu Picasso EXA e o resultado ficou excelente em performance e estabilidade, inclusive com a marcha lenta perfeita, dá pra colocar um copo dágua em cima .
Agora vou rodar e verificar o consumo e depois posto aqui, mas no outro tópico.

Um abraço
Responder