Quantidade de Óleo de Motor e Troca de Filtro - Dúvidas

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Felipe Rocha
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#1

Mensagem por Felipe Rocha » Sex Jan 15, 2010 6:09 am

Companheiros, vou trocar o óleo do Picasso pela 1a vez fora da concessionária, em virtude de viagem. Vou trocar óleo e filtro.

Por curiosidade, quantos litros de óleo são necessários trocando o filtro ?

Quantos litros de óleo são necessários se não trocar o filtro ?

Outra dúvida: durante a troca do filtro de óleo é necessário encher de óleo o novo filtro antes do encaixe no motor ?

Aguardo retorno.

Obrigado.

Abs.,


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Facci
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#2

Mensagem por Facci » Sex Jan 15, 2010 1:13 pm

Olá!!! :D

Serão necessários 4,25 litros de óleo para troca junto com filtro.
Sempre troque o filtro junto com as trocas de óleo ! ! ! Sempre ! ! !
PS.: Valor do filtro é quase igual ao de uma boa lavagem (R$20,00), ou seja, se for pensar em economia e benefício para o seu motor... a economia será insignificante.
Não há necessidade de encher o filtro antes da instalação.

Quero deixar a minha indicação de um óleo que gostei muito, que além de ter um valor razoável, está sendo muito bom:
Shell Helix HX-5 (Amarelo), cerca de R$17,00 a R$19,00, aqui em SP.



Abs.
Facci.
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#3

Mensagem por Cirdan » Sex Jan 15, 2010 2:18 pm

Amigo, vc vai perceber q alem de sair mais barato, vc pode usar até um oleo de melhor qualidade.

Coloque um 10W40 sintetico e seja feliz.

Abraços a todos.
fabio_sd
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#4

Mensagem por fabio_sd » Sáb Jan 16, 2010 2:25 pm

Sempre troque o filtro de óleo em todas as trocas de óleo.

Se for trocar o óleo fora da concessionária, sugiro utilizar o Lubrax Sintético (5W40 - ACEA A3/B4 - API SM), que tem especificação superior ao Total Quartz 7000/9000 (utilizados pelas concessionárias) e uma excelente relação custo x benefício. Este óleo é vendido hoje no mercado na faixa de R$30,00 o litro, contra mais de R$50,00 o litro de Total Quartz 9000.

<a href="http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/5e ... 0869efed74" target="_blank">Veja aqui as especificações completas do óleo Lubrax Sintético</a>
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Cirdan
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#5

Mensagem por Cirdan » Qui Jan 21, 2010 12:29 pm

Uma dica nova: não troque no posto.

Fui numa casa de oleo e paguei 30% a menos na troca... to mais feliz agora.

Abraços a todos.
luizge
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#6

Mensagem por luizge » Qui Jan 21, 2010 10:53 pm

Falando um pouco mais do mesmo, filtro dura em média 10 mil km, se você troca pontualmente a cada 5 mil km daria pra trocar o filtro uma troca de oleo sim outra não, só que o mundo não é esta perfeição e sempre pode acontecer da gente passar alguns kilometros na troca, então o correto é sempre troca tudo, pois o valor agregado não é muito grande e os beneficios justificam esta medida, pois um motor fundido por causa de borra no oleo, vai sair bem mais caro que R$20,00 do filtro.
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#7

Mensagem por Cirdan » Dom Jan 24, 2010 2:35 pm

Amigo, não tem essa de quanto tempo dura o filtro.

Vc vai colocar oleo novo num Filtro q passava oleo contaminado? Ele vai passar a contaminação para o oleo novo.

Economia porca... coisa de gente q não tem um pingo de amor pelo carro.

É a mesma coisa q trocar pneu e não trocar o bico, deixar de calibrar pneus toda semana, deixar de trocar as palhetas do para-brisa.

Economias porcas q vc só se arrepende quando tem um problema grave.

Oleo é um lubrificante super importante para o motor. Um simples litro de oleo pode causar um problema imenso.

Abraços a todos.
Felipe Rocha
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#8

Mensagem por Felipe Rocha » Ter Jan 26, 2010 8:56 am

Valeu galera. Obrigado pelas dicas.

Abs.,
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#9

Mensagem por Felipe Rocha » Qui Fev 04, 2010 10:36 pm

Galera,
algumas informações adicionais.

Verifiquei no último instante no manual do carro que indicava a quantidade de 3,25 litros de óleo considerando a troca do filtro. A quantidade gasta foi de 3,25 litros, provavelmente porque o motor é 1.6. Já rodei uns 400 Km com o carro e o óleo não baixou. Mas ainda continuo acompanhando.

Outros detalhes, antes duvidosos. Não há como colocar óleo no filtro durante a troca porque o recipiente é encaixado de cima bara baixo no motor.

Fiquei imprecionado também que o recipiente do filtro é de plástico maciço e provavelmente muito resistente ao calor do motor.

Abs.,
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#10

Mensagem por Roni Silva » Ter Jun 14, 2011 9:17 pm

Estou na mesma. Possuo um Citroen Picasso 2004. Tenho bastante amizades no posto que abasteço, e lá perguntei sobre um óleo bom para meu carro, o rapaz me indicou o óleo da Ipiranga F1 10w40 - Sintético, gostaria de saber se este óleo é recomendável para o meu carro.
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#11

Mensagem por deepbluemx3 » Qua Jun 15, 2011 1:19 am

-Comprei o óleo pro meu Xsara picasso 2.0, aqui na trevilub (Americana-SP), a consultora indicou o óleo sintético 10w40 F1, ou o castrol magnatec 10w40 tb sintético, de acordo com o sistema da loja, e um filtro da fram, que não me lembro agora , mas acho que é o 5566.Ooptei pelo magnatec, o funcionamento está excelente, e sem bater tuchos de manhã, mesmo com esse frio todo...Foram praticamente 4,5 litros pra atingir o max da vareta.
O litro do castrol paguei 28,00, e o filtro saiu por 15,00. :D
Editado pela última vez por deepbluemx3 em Qua Jun 15, 2011 1:22 am, em um total de 1 vez.
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#12

Mensagem por rgdl » Qua Jun 15, 2011 10:57 am

Caros colegas do fórum somente gostaria de chamar a atenção de vcs na hora de escolher um óleo para atentarem para a viscosidade do mesmo em temperatura ambiente e a performance da viscosidade quando o automóvel está em uso.

A viscosidade é a característica que o óleo tem de escorrer. Um óleo não pode nem ser excessivamente viscoso e nem pouco viscoso.

O problema da viscosidade é mais sentido quando o motor está parado, isto porque se o óleo for pouco viscoso ele vai escorrer todo para o carter deixando as peças desprotegidas quando o motor for acionado, por outro lado um óleo excessivamente viscoso pode dificultar o funcionamento do motor na partida.

Uma pegadinha é que a classificação dos óleos leva em consideração a tempera ambiente, por isso é necessário ver as características desse óleo nas condições extremas do motor.

A temperatura de classificação do óleo vem expressa no rótulo. Um óleo por exemplo SAE 40 é um óleo que mantem suas características de viscosidade até 40º C de temperatura ambiente, se ele for SAE 50 até 50º C e assim por diante. Já um óleo SAE 10W mantem sua viscosidade em temperaturas até -10º C.

Os óleos multiviscosos são os que tem classificação SAE 10W40, importando em dizer que mantem sua viscosidade em ampla faixa de temperatura de -10ºC até 40ºC.

Assim muito cuidado, por que moramos em um pais continental com grande diferença de clima de norte a sul. Um óleo 10W40 é bom para quem mora no sul do pais mas para quem mora em Terezina no PI esse tipo não é bom sendo aconselhável um 10W50.

inté+
Editado pela última vez por rgdl em Qua Jun 15, 2011 11:07 am, em um total de 1 vez.
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#13

Mensagem por glauco » Seg Jun 20, 2011 1:34 pm

uma dúvida, posso colocar um bardal com óleo sintético???
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#14

Mensagem por rgdl » Seg Jun 20, 2011 9:14 pm

[quote name='glauco' post='13613' date='Jun 20 2011, 01:34 PM']
uma dúvida, posso colocar um bardal com óleo sintético???
[/quote]
Vc diz completar o nível misturando óleo mineral com sintético? Se for isso, até aonde sei, o melhor é não misturar.

inté+
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#15

Mensagem por dcessarovice » Seg Jun 20, 2011 9:35 pm

Bardal é marca. Pode misturar bardal com havoline, ou com helix, mas fique atento com o tipo do óleo! Sintético com sintético, semi-sintético com semi-sintético e mineral com mineral. Se misturar eles vai dar uma borra dentro do motor, entupir o pescador e aí vão começar os problemas.
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