Quantidade de Óleo de Motor e Troca de Filtro - Dúvidas

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macavall
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#16

Mensagem por macavall » Ter Jun 21, 2011 1:21 am

[quote name='Felipe Rocha' post='8308' date='Jan 15 2010, 05:09 AM']
Companheiros, vou trocar o óleo do Picasso pela 1a vez fora da concessionária, em virtude de viagem. Vou trocar óleo e filtro.

Por curiosidade, quantos litros de óleo são necessários trocando o filtro ?

- "4,25lts com filtro"

Quantos litros de óleo são necessários se não trocar o filtro ?

- "Nunca troque o óleo sem trocar o filtro, pois terá pelo menos 500ml de lubrificante desgastado e com o filtro cheio de impurezas, que irão afetar o óleo novo e diminuir sua vida útil".

Outra dúvida: durante a troca do filtro de óleo é necessário encher de óleo o novo filtro antes do encaixe no motor ?

- "Sim, pois em alguns casos(são raros mais pode acontecer), pode dar ar no filtro e prejudicar a lubrificação".

Aguardo retorno.

Obrigado.

Abs.,
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Conforme o manual do Picasso o meu é um 2008, os óleos recomendados são um 15w50 ou 5w40, portanto qualquer lubrificante que tenha essa viscosidade e que seja de uma empresa idônea (Petrobras, Shell, Texaco , Mobil, Castrol, ELf/Total,) você pode usar qualquer uma dessas marcas desde que repeite o especificado pelo fabricante
Editado pela última vez por macavall em Ter Jun 21, 2011 2:18 pm, em um total de 1 vez.


macavall
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#17

Mensagem por macavall » Ter Jun 21, 2011 1:42 am

[quote name='Fabio SD' post='8319' date='Jan 16 2010, 01:25 PM']
Sempre troque o filtro de óleo em todas as trocas de óleo.

Se for trocar o óleo fora da concessionária, sugiro utilizar o Lubrax Sintético (5W40 - ACEA A3/B4 - API SM), que tem especificação superior ao Total Quartz 7000/9000 (utilizados pelas concessionárias) e uma excelente relação custo x benefício. Este óleo é vendido hoje no mercado na faixa de R$30,00 o litro, contra mais de R$50,00 o litro de Total Quartz 9000.

<a href="http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/5e ... 0869efed74" target="_blank">Veja aqui as especificações completas do óleo Lubrax Sintético</a>
[/quote]

Fábio

Esse é o óleo que uso no meu Picasso, concordo com você tem excelente custo/benefício, pois entre os dois lubrificantes recomendados pela Citroen o 5w40 é bem melhor que o 15w50 que é mais viscoso na temperatura de uso do motor e na partida a frio em relação a um 5w40,

O Lubrax Sintético (hoje é Lubrax Supera) além de ser 5w40 é 100% sintético, conferido maior proteção ao motor.

[quote name='Cirdan' post='8374' date='Jan 21 2010, 11:29 AM']
Uma dica nova: não troque no posto.

Fui numa casa de oleo e paguei 30% a menos na troca... to mais feliz agora.

Abraços a todos.
[/quote]

É isso aí, sempre troque em trocas de óleo, que sempre tem melhor preço, variedade de marcas de lubrificantes e filtros , além de ter pessoal especializado com ferramental adequado.

[quote name='Roni Silva' post='13555' date='Jun 14 2011, 09:17 PM']
Estou na mesma. Possuo um Citroen Picasso 2004. Tenho bastante amizades no posto que abasteço, e lá perguntei sobre um óleo bom para meu carro, o rapaz me indicou o óleo da Ipiranga F1 10w40 - Sintético, gostaria de saber se este óleo é recomendável para o meu carro.
[/quote]

Roni

O fabricante recomenda um 15w50 ou 5w40, é sempre bom seguir o que o fabricante recomenda (ninguem melhor que o fabricante que projetou o motor para dizer qual o lubrificante ideal), porém acredito que um 10w40 não venha a prejudicar o motor , porque fica entre os dois sendo mais viscoso que o 5w40 e menos viscoso que o 15w50.
macavall
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#18

Mensagem por macavall » Ter Jun 21, 2011 2:53 am

[quote name='rgdl' post='13562' date='Jun 15 2011, 10:57 AM']
Caros colegas do fórum somente gostaria de chamar a atenção de vcs na hora de escolher um óleo para atentarem para a viscosidade do mesmo em temperatura ambiente e a performance da viscosidade quando o automóvel está em uso.

- "A característica mais importante da viscosidade de um lubrificante é não estar grosso na partida a frio (temperatura ambiente ou temperatura abaixo de zero) e não afinar na temperatura de uso do motor, caracteristica essa só atingida pelos lubrificantes multiviscosos, que tem dois comportamentos em relação a temperatura, como exemplo um lubrificante SAE 5w40 , se comporta como um 5w(winter - inverno) nas temperaturas mais baixas ou ambiente e com um 40 nas temperaturas de uso do motor".

A viscosidade é a característica que o óleo tem de escorrer. Um óleo não pode nem ser excessivamente viscoso e nem pouco viscoso.

- "A viscosidade é a resistência do lubrificante ao fluir. ex. Mel demora mais escorrer que a água (mel + viscoso que a água)".

O problema da viscosidade é mais sentido quando o motor está parado, isto porque se o óleo for pouco viscoso ele vai escorrer todo para o carter deixando as peças desprotegidas quando o motor for acionado, por outro lado um óleo excessivamente viscoso pode dificultar o funcionamento do motor na partida.

- "Um lubrificante mal recomendado pode prejudicar tanto na partida a frio como na de uso do motor, lubrificante + ou - viscoso pode ser ruim na partida a frio, e na temperatura de uso do motor , por isso é sempre importante seguir o que o fabricante recomenda".

Uma pegadinha é que a classificação dos óleos leva em consideração a tempera ambiente, por isso é necessário ver as características desse óleo nas condições extremas do motor.
A temperatura de classificação do óleo vem expressa no rótulo. Um óleo por exemplo SAE 40 é um óleo que mantem suas características de viscosidade até 40º C de temperatura ambiente, se ele for SAE 50 até 50º C e assim por diante. Já um óleo SAE 10W mantem sua viscosidade em temperaturas até -10º C.

- "A classificação de viscosidade segue um padrão SAE (Sociedade dos engenheiros automotivos) , que para as viscosidades de 20 a 60 são medidas a 100ºC e as vicosidades de 0w a 25W são medidas na menor temperatura que ainda escorrem".

Os óleos multiviscosos são os que tem classificação SAE 10W40, importando em dizer que mantem sua viscosidade em ampla faixa de temperatura de -10ºC até 40ºC.

- "A classificação de viscosidade segue um padrão SAE (Sociedade dos engenheiros automotivos) , que para as viscosidades de 20 a 60 são medidas a 100ºC e as vicosidades de 0w a 25W são medidas na menor temperatura que ainda escorrem". Vide tabela abaixo

0W -35ºc / 5w -30ºc / 10w -25ºc / 15w -20ºc / 20w -15ºc e 25w -10ºc > Mínimas temperaturas que ainda fluem.

20 - 5,6cst a 100ºc
30 - 9,3cst a 100ºc
40 - 12,5cst a 100ºc
50 - 16,3cst a 100ºc
60 - 21,9cst a 100ºc
Cst - medida de viscosidade, quanto mais baixo o número menos viscoso, todos medidos a 100ºc.

Assim muito cuidado, por que moramos em um pais continental com grande diferença de clima de norte a sul. Um óleo 10W40 é bom para quem mora no sul do pais mas para quem mora em Terezina no PI esse tipo não é bom sendo aconselhável um 10W50.

- "Verdade, também devemos levar em consideração a temperatura local, exemplo, no deserto o óleo ideal será um 25w60 enquanto no inverno russo um 0w30".

inté+
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[quote name='glauco' post='13613' date='Jun 20 2011, 01:34 PM']
uma dúvida, posso colocar um bardal com óleo sintético???
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Glauco

Não é recomendado o uso de aditivos no lubrificante, pois um lubrificante de boa marca já possue todos os aditivos necessários para o motor, o uso de aditivo além de engrossar o óleo (atrito fluido, aumento da força de arraste entre as partes metálicas, aumento de temperatura em consequência maior desgaste do motor), também podem causar incompatibilidade com o lubrificante em uso, ocasionando reações químicas, que tem como consequência a formação de borra.
Editado pela última vez por macavall em Ter Jun 21, 2011 2:13 pm, em um total de 1 vez.
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