Quantidade de Óleo de Motor e Troca de Filtro - Dúvidas
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Companheiros, vou trocar o óleo do Picasso pela 1a vez fora da concessionária, em virtude de viagem. Vou trocar óleo e filtro.
Por curiosidade, quantos litros de óleo são necessários trocando o filtro ?
Quantos litros de óleo são necessários se não trocar o filtro ?
Outra dúvida: durante a troca do filtro de óleo é necessário encher de óleo o novo filtro antes do encaixe no motor ?
Aguardo retorno.
Obrigado.
Abs.,
Por curiosidade, quantos litros de óleo são necessários trocando o filtro ?
Quantos litros de óleo são necessários se não trocar o filtro ?
Outra dúvida: durante a troca do filtro de óleo é necessário encher de óleo o novo filtro antes do encaixe no motor ?
Aguardo retorno.
Obrigado.
Abs.,
CITROËN XSARA PICASSO
GLX 1.6 FLEX
2008 CINZA CHUMBO - MANUAL
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2008 CINZA CHUMBO - MANUAL
Olá!!! :D
Serão necessários 4,25 litros de óleo para troca junto com filtro.
Sempre troque o filtro junto com as trocas de óleo ! ! ! Sempre ! ! !
PS.: Valor do filtro é quase igual ao de uma boa lavagem (R$20,00), ou seja, se for pensar em economia e benefício para o seu motor... a economia será insignificante.
Não há necessidade de encher o filtro antes da instalação.
Quero deixar a minha indicação de um óleo que gostei muito, que além de ter um valor razoável, está sendo muito bom:
Shell Helix HX-5 (Amarelo), cerca de R$17,00 a R$19,00, aqui em SP.
Abs.
Facci.
Serão necessários 4,25 litros de óleo para troca junto com filtro.
Sempre troque o filtro junto com as trocas de óleo ! ! ! Sempre ! ! !
PS.: Valor do filtro é quase igual ao de uma boa lavagem (R$20,00), ou seja, se for pensar em economia e benefício para o seu motor... a economia será insignificante.
Não há necessidade de encher o filtro antes da instalação.
Quero deixar a minha indicação de um óleo que gostei muito, que além de ter um valor razoável, está sendo muito bom:
Shell Helix HX-5 (Amarelo), cerca de R$17,00 a R$19,00, aqui em SP.
Abs.
Facci.
Facci
Xsara Picasso 2001
Xsara Picasso 2001
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Sempre troque o filtro de óleo em todas as trocas de óleo.
Se for trocar o óleo fora da concessionária, sugiro utilizar o Lubrax Sintético (5W40 - ACEA A3/B4 - API SM), que tem especificação superior ao Total Quartz 7000/9000 (utilizados pelas concessionárias) e uma excelente relação custo x benefício. Este óleo é vendido hoje no mercado na faixa de R$30,00 o litro, contra mais de R$50,00 o litro de Total Quartz 9000.
<a href="http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/5e ... 0869efed74" target="_blank">Veja aqui as especificações completas do óleo Lubrax Sintético</a>
Se for trocar o óleo fora da concessionária, sugiro utilizar o Lubrax Sintético (5W40 - ACEA A3/B4 - API SM), que tem especificação superior ao Total Quartz 7000/9000 (utilizados pelas concessionárias) e uma excelente relação custo x benefício. Este óleo é vendido hoje no mercado na faixa de R$30,00 o litro, contra mais de R$50,00 o litro de Total Quartz 9000.
<a href="http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/5e ... 0869efed74" target="_blank">Veja aqui as especificações completas do óleo Lubrax Sintético</a>
"Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam". 1 Coríntios 2:9
Falando um pouco mais do mesmo, filtro dura em média 10 mil km, se você troca pontualmente a cada 5 mil km daria pra trocar o filtro uma troca de oleo sim outra não, só que o mundo não é esta perfeição e sempre pode acontecer da gente passar alguns kilometros na troca, então o correto é sempre troca tudo, pois o valor agregado não é muito grande e os beneficios justificam esta medida, pois um motor fundido por causa de borra no oleo, vai sair bem mais caro que R$20,00 do filtro.
Amigo, não tem essa de quanto tempo dura o filtro.
Vc vai colocar oleo novo num Filtro q passava oleo contaminado? Ele vai passar a contaminação para o oleo novo.
Economia porca... coisa de gente q não tem um pingo de amor pelo carro.
É a mesma coisa q trocar pneu e não trocar o bico, deixar de calibrar pneus toda semana, deixar de trocar as palhetas do para-brisa.
Economias porcas q vc só se arrepende quando tem um problema grave.
Oleo é um lubrificante super importante para o motor. Um simples litro de oleo pode causar um problema imenso.
Abraços a todos.
Vc vai colocar oleo novo num Filtro q passava oleo contaminado? Ele vai passar a contaminação para o oleo novo.
Economia porca... coisa de gente q não tem um pingo de amor pelo carro.
É a mesma coisa q trocar pneu e não trocar o bico, deixar de calibrar pneus toda semana, deixar de trocar as palhetas do para-brisa.
Economias porcas q vc só se arrepende quando tem um problema grave.
Oleo é um lubrificante super importante para o motor. Um simples litro de oleo pode causar um problema imenso.
Abraços a todos.
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- Nome: Felipe Rocha
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Galera,
algumas informações adicionais.
Verifiquei no último instante no manual do carro que indicava a quantidade de 3,25 litros de óleo considerando a troca do filtro. A quantidade gasta foi de 3,25 litros, provavelmente porque o motor é 1.6. Já rodei uns 400 Km com o carro e o óleo não baixou. Mas ainda continuo acompanhando.
Outros detalhes, antes duvidosos. Não há como colocar óleo no filtro durante a troca porque o recipiente é encaixado de cima bara baixo no motor.
Fiquei imprecionado também que o recipiente do filtro é de plástico maciço e provavelmente muito resistente ao calor do motor.
Abs.,
algumas informações adicionais.
Verifiquei no último instante no manual do carro que indicava a quantidade de 3,25 litros de óleo considerando a troca do filtro. A quantidade gasta foi de 3,25 litros, provavelmente porque o motor é 1.6. Já rodei uns 400 Km com o carro e o óleo não baixou. Mas ainda continuo acompanhando.
Outros detalhes, antes duvidosos. Não há como colocar óleo no filtro durante a troca porque o recipiente é encaixado de cima bara baixo no motor.
Fiquei imprecionado também que o recipiente do filtro é de plástico maciço e provavelmente muito resistente ao calor do motor.
Abs.,
CITROËN XSARA PICASSO
GLX 1.6 FLEX
2008 CINZA CHUMBO - MANUAL
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-Comprei o óleo pro meu Xsara picasso 2.0, aqui na trevilub (Americana-SP), a consultora indicou o óleo sintético 10w40 F1, ou o castrol magnatec 10w40 tb sintético, de acordo com o sistema da loja, e um filtro da fram, que não me lembro agora , mas acho que é o 5566.Ooptei pelo magnatec, o funcionamento está excelente, e sem bater tuchos de manhã, mesmo com esse frio todo...Foram praticamente 4,5 litros pra atingir o max da vareta.
O litro do castrol paguei 28,00, e o filtro saiu por 15,00. :D
O litro do castrol paguei 28,00, e o filtro saiu por 15,00. :D
Editado pela última vez por deepbluemx3 em Qua Jun 15, 2011 1:22 am, em um total de 1 vez.
<!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->Citroen Xsara Picasso EXC 2008 FLEX
Citroen XSARA PICASSO EXS 2004
Mazda MX-3 1.6 16V 1994
VW FUSCA 1300 1970<!--colorc--></span><!--/colorc-->
Citroen XSARA PICASSO EXS 2004
Mazda MX-3 1.6 16V 1994
VW FUSCA 1300 1970<!--colorc--></span><!--/colorc-->
- rgdl
- Zumbi
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- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Caros colegas do fórum somente gostaria de chamar a atenção de vcs na hora de escolher um óleo para atentarem para a viscosidade do mesmo em temperatura ambiente e a performance da viscosidade quando o automóvel está em uso.
A viscosidade é a característica que o óleo tem de escorrer. Um óleo não pode nem ser excessivamente viscoso e nem pouco viscoso.
O problema da viscosidade é mais sentido quando o motor está parado, isto porque se o óleo for pouco viscoso ele vai escorrer todo para o carter deixando as peças desprotegidas quando o motor for acionado, por outro lado um óleo excessivamente viscoso pode dificultar o funcionamento do motor na partida.
Uma pegadinha é que a classificação dos óleos leva em consideração a tempera ambiente, por isso é necessário ver as características desse óleo nas condições extremas do motor.
A temperatura de classificação do óleo vem expressa no rótulo. Um óleo por exemplo SAE 40 é um óleo que mantem suas características de viscosidade até 40º C de temperatura ambiente, se ele for SAE 50 até 50º C e assim por diante. Já um óleo SAE 10W mantem sua viscosidade em temperaturas até -10º C.
Os óleos multiviscosos são os que tem classificação SAE 10W40, importando em dizer que mantem sua viscosidade em ampla faixa de temperatura de -10ºC até 40ºC.
Assim muito cuidado, por que moramos em um pais continental com grande diferença de clima de norte a sul. Um óleo 10W40 é bom para quem mora no sul do pais mas para quem mora em Terezina no PI esse tipo não é bom sendo aconselhável um 10W50.
inté+
A viscosidade é a característica que o óleo tem de escorrer. Um óleo não pode nem ser excessivamente viscoso e nem pouco viscoso.
O problema da viscosidade é mais sentido quando o motor está parado, isto porque se o óleo for pouco viscoso ele vai escorrer todo para o carter deixando as peças desprotegidas quando o motor for acionado, por outro lado um óleo excessivamente viscoso pode dificultar o funcionamento do motor na partida.
Uma pegadinha é que a classificação dos óleos leva em consideração a tempera ambiente, por isso é necessário ver as características desse óleo nas condições extremas do motor.
A temperatura de classificação do óleo vem expressa no rótulo. Um óleo por exemplo SAE 40 é um óleo que mantem suas características de viscosidade até 40º C de temperatura ambiente, se ele for SAE 50 até 50º C e assim por diante. Já um óleo SAE 10W mantem sua viscosidade em temperaturas até -10º C.
Os óleos multiviscosos são os que tem classificação SAE 10W40, importando em dizer que mantem sua viscosidade em ampla faixa de temperatura de -10ºC até 40ºC.
Assim muito cuidado, por que moramos em um pais continental com grande diferença de clima de norte a sul. Um óleo 10W40 é bom para quem mora no sul do pais mas para quem mora em Terezina no PI esse tipo não é bom sendo aconselhável um 10W50.
inté+
Editado pela última vez por rgdl em Qua Jun 15, 2011 11:07 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- rgdl
- Zumbi
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- Nome: rgdl
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- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
[quote name='glauco' post='13613' date='Jun 20 2011, 01:34 PM']
uma dúvida, posso colocar um bardal com óleo sintético???
[/quote]
Vc diz completar o nível misturando óleo mineral com sintético? Se for isso, até aonde sei, o melhor é não misturar.
inté+
uma dúvida, posso colocar um bardal com óleo sintético???
[/quote]
Vc diz completar o nível misturando óleo mineral com sintético? Se for isso, até aonde sei, o melhor é não misturar.
inté+
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