Vazamento de óleo - Resfriador de óleo

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
aaklug
Habilitado
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Out 24, 2008 10:13 am
Nome: AAK

#1

Mensagem por aaklug » Qua Nov 04, 2009 11:25 am

Mais informações aos proprietários do Xsara Picasso:

Estes dias me deparei com uma pequena poça de óleo embaixo do motor. Após retirar o protetor de cárter, vi que o óleo estava vazando acima do filtro de óleo, na base. Ao levar na oficina de costume, retirado o filtro, retiramos a base do mesmo. Neste carro existe um resfriador de óleo do motor, que é uma peça de alumínio onde entram duas mangueiras de água e nela fica atarraxado o filtro de óleo. Pois bem, dentro dessa peça, existe um anel de vedação de borracha. Ele estava com problema e causando o leve vazamento (Só com o motor funcionando). Na concessionária, precisaria comprar a peça inteira e custa R$ 390 com prazo de 10 dias para entrega. Imagina o custo com mão de obra... Ainda mais precisa trocar o filtro de óleo e completar o óleo e a água do radiador, pois vaza ao retirar a peça. Tentamos então, encontrar outro anel de vedação no mercado de auto peças, sem sucesso. Na oficina, o proprietário da mesma analisou a peça (resfriador de óleo) e teve uma idéia... Ao verificar filtros de óleo da marca Bosch, viu que em alguns modelos, existe um anel de vedação que cabe certinho no resfriador de óleo do Picasso. Trocamos... Pronto, funcionou e não vaza mais... Isso com um custo muito pequeno, pois se considerarmos o filtro de óleo que custa somente R$ 23,00. Tudo com a mão de obra (Inclusos completar óleo, água, novo filtro de óleo e aditivo para o radiador) custou R$ 190,00.


Alexandre K
andre.fucks
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 5:26 pm
Nome: nsnmarsf
Localização: Cabo Frio

#2

Mensagem por andre.fucks » Qui Nov 05, 2009 7:20 am

Boa dica amigo.
Xsara Picasso 2.0 16v Exclusive
2001/2001 - Prata
Manual
DFREITAS
Habilitado
Mensagens: 84
Registrado em: Sáb Ago 29, 2009 5:15 pm
Nome: DFREITAS
Localização: Rio de Janeiro

#3

Mensagem por DFREITAS » Seg Nov 09, 2009 4:54 pm

Show !!! Os moderadores poderiam criar um tópico fixo com esses tipos de informações, centralizando todas as dicas.
Abraços.
Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v
2004/2005
Zé Ricardo
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Qua Fev 11, 2009 12:46 pm
Nome: Zé Ricardo

#4

Mensagem por Zé Ricardo » Seg Nov 09, 2009 7:26 pm

Estou com um vazamento no motor também, é pouco mas me preoculpa.
Estive observando a origem do mesmo e observei que provém da mangueira do óleo da direção hidráulica.
Mas só vou ter certeza quando parar e levá-lo a uma oficina.
Pode até ser o mesmo problema relatado abaixo. :glare:

Valeu pela dica.


[quote name='AAK' post='7735' date='Nov 4 2009, 08:25 AM']
Mais informações aos proprietários do Xsara Picasso:

Estes dias me deparei com uma pequena poça de óleo embaixo do motor. Após retirar o protetor de cárter, vi que o óleo estava vazando acima do filtro de óleo, na base. Ao levar na oficina de costume, retirado o filtro, retiramos a base do mesmo. Neste carro existe um resfriador de óleo do motor, que é uma peça de alumínio onde entram duas mangueiras de água e nela fica atarraxado o filtro de óleo. Pois bem, dentro dessa peça, existe um anel de vedação de borracha. Ele estava com problema e causando o leve vazamento (Só com o motor funcionando). Na concessionária, precisaria comprar a peça inteira e custa R$ 390 com prazo de 10 dias para entrega. Imagina o custo com mão de obra... Ainda mais precisa trocar o filtro de óleo e completar o óleo e a água do radiador, pois vaza ao retirar a peça. Tentamos então, encontrar outro anel de vedação no mercado de auto peças, sem sucesso. Na oficina, o proprietário da mesma analisou a peça (resfriador de óleo) e teve uma idéia... Ao verificar filtros de óleo da marca Bosch, viu que em alguns modelos, existe um anel de vedação que cabe certinho no resfriador de óleo do Picasso. Trocamos... Pronto, funcionou e não vaza mais... Isso com um custo muito pequeno, pois se considerarmos o filtro de óleo que custa somente R$ 23,00. Tudo com a mão de obra (Inclusos completar óleo, água, novo filtro de óleo e aditivo para o radiador) custou R$ 190,00.
[/quote]
aaklug
Habilitado
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Out 24, 2008 10:13 am
Nome: AAK

#5

Mensagem por aaklug » Ter Nov 24, 2009 11:55 am

[quote name='Zé Ricardo' post='7780' date='Nov 9 2009, 05:26 PM']
Estou com um vazamento no motor também, é pouco mas me preoculpa.
Estive observando a origem do mesmo e observei que provém da mangueira do óleo da direção hidráulica.
Mas só vou ter certeza quando parar e levá-lo a uma oficina.
Pode até ser o mesmo problema relatado abaixo. :glare:

Valeu pela dica.
[/quote]

Oi,

Faça logo uma verificação. O fluido da direção hidráulica é altamente corrosivo... Destroi diversos tipos de plásticos e metais... E é comum vazar neste carro, ou no sensor de pressão que fica bem em frente ao radiador ou próximo do reservatório. Eu troquei este sensor e o kit de mangueiras...

Portanto é bom ver logo se é óleo do motor ou do fluido hidráulico.

Abraço
Alexandre K
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#6

Mensagem por RAFAEL » Qua Abr 17, 2013 8:57 pm

Reportado:reginaldo gama

BOA NOITE AMIGO MEU PICASSO ESTA COM VAZAMENTE EM CIMA DO FILTRO, QUAL E O MECANICO QUE CONSERTOU O SEU CARRO E NO PAINEL TEM UMA MENSAGEM PRESSAO DO OLEO BAIXA
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
dingo
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Jul 15, 2010 5:29 pm
Nome: dingo

#7

Mensagem por dingo » Qui Abr 18, 2013 1:38 pm

Olá Alexandre,
aqui no forum tem um topico que eu relatei meu problema com este resfriador, tambem vc pode ver detalhe da peça pelo link:
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=6pvPzxGbg3I" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=6pvPzxGbg3I</a>

veja detalhe deste resfriador:

<a href="http://s104.photobucket.com/user/dingol ... 8.jpg.html" target="_blank">Imagem</a>

Eu trabalho com torno mecanico, e substitui esta peça por uma que eu usinei em aluminio , sem estas mangueiras, só servindo como espaçador, estou com o carro assim sem este resfriador a mais de dois anos e nunca tive problema de temperatura e vazamento.
o anel de borracha pode ser usado também os que vem nos filtros frham.
Até +
Responder