PROBLEMA TEMPERATURA x EMBREAGEM

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
KARAUJO
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Set 03, 2009 3:26 pm
Nome: KARAUJO

#1

Mensagem por KARAUJO » Qua Set 09, 2009 12:09 pm

Bom dia pessoal :D
Sou novo no clube e primeiramente gostaria de parabeniza-los pelas matérias, pois me ajudaram bastantes com problemas que tinha em meu carro.

Estou com dois problemas :angry: em meu Picasso 2001 2.0 16V e gostaria de uma ajuda de vocês:

1o. EMBREAGEM: :icon_smile_8ball:
Quando ligo o carro escuto um barulho no motor como se estivesse batendo alguma coisa......quando piso na embreagem esse barulho para......ja vi com um mecanico em Curitiba e ele me falou que é da regulagem, mas achei estranho, pois ja regulei ela alta e baixa e o barulho continua......a titulo de informação pedi revisão de embreagem e esta tudo OK.......alguem pode me ajudar com esta situação ???

2o. TEMPERATURA: :icon_smile_8ball:
Ja vi alguns comentarios sobre problema na temperatura, mas nenhum igual ao meu, conforme abaixo:
Logo que tirei o carro fiz uma viagem de aproximadamente 2.000Km, e notei que andando na cidade não tenho problema algum, mas quando pedo uma estrada e mantenho a aceleração em aprox. 120 a 130Km/h liga o alerta de temperatura pedindo para parar o carro......a primeira vez eu parei, vi a agua, etc, etc, etc e o carro estava OK.....liguei a chave e a temperatura estava normal.......como ja fiz outras varias viagens noto que na cidade não tenho problema algum, mas quando pego estrada sempre ocorre....tipo a cada 100Km no minimo duas vezes........e é só desligar o carro e ligar novamente que a temperatura esta normal.
Fui informado que pode ser a caixa BSI que esta jogando este defeiro e analisando o mercado essa caixa custa em torno de R$ 900,00......achei muito caro para um erro que não esta danificando o motor/temperatura.....
Alguem pode me ajduar com esta situação ??? Pelos comentarios que vi acredito que a caixa BSI não pode ser a solução deste problema......me ajudem

Alguem conhece um mecanico bom e barato em Curitiba e região ???

Obrigado a todos.

KLEBER ARAUJO


reitoso
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 9:59 pm
Nome: reitoso

#2

Mensagem por reitoso » Qua Set 09, 2009 12:14 pm

Caro amigo, vou arriscar, tirando o módulo digital, válvula termostática está abrindo? Bomba dágua?

[quote name='KARAUJO' post='7205' date='Sep 9 2009, 10:09 AM']
Bom dia pessoal :D
Sou novo no clube e primeiramente gostaria de parabeniza-los pelas matérias, pois me ajudaram bastantes com problemas que tinha em meu carro.

Estou com dois problemas :angry: em meu Picasso 2001 2.0 16V e gostaria de uma ajuda de vocês:

1o. EMBREAGEM: :icon_smile_8ball:
Quando ligo o carro escuto um barulho no motor como se estivesse batendo alguma coisa......quando piso na embreagem esse barulho para......ja vi com um mecanico em Curitiba e ele me falou que é da regulagem, mas achei estranho, pois ja regulei ela alta e baixa e o barulho continua......a titulo de informação pedi revisão de embreagem e esta tudo OK.......alguem pode me ajudar com esta situação ???

2o. TEMPERATURA: :icon_smile_8ball:
Ja vi alguns comentarios sobre problema na temperatura, mas nenhum igual ao meu, conforme abaixo:
Logo que tirei o carro fiz uma viagem de aproximadamente 2.000Km, e notei que andando na cidade não tenho problema algum, mas quando pedo uma estrada e mantenho a aceleração em aprox. 120 a 130Km/h liga o alerta de temperatura pedindo para parar o carro......a primeira vez eu parei, vi a agua, etc, etc, etc e o carro estava OK.....liguei a chave e a temperatura estava normal.......como ja fiz outras varias viagens noto que na cidade não tenho problema algum, mas quando pego estrada sempre ocorre....tipo a cada 100Km no minimo duas vezes........e é só desligar o carro e ligar novamente que a temperatura esta normal.
Fui informado que pode ser a caixa BSI que esta jogando este defeiro e analisando o mercado essa caixa custa em torno de R$ 900,00......achei muito caro para um erro que não esta danificando o motor/temperatura.....
Alguem pode me ajduar com esta situação ??? Pelos comentarios que vi acredito que a caixa BSI não pode ser a solução deste problema......me ajudem

Alguem conhece um mecanico bom e barato em Curitiba e região ???

Obrigado a todos.

KLEBER ARAUJO
[/quote]
KARAUJO
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Set 03, 2009 3:26 pm
Nome: KARAUJO

#3

Mensagem por KARAUJO » Qui Set 10, 2009 8:11 am

Bom dia Mestre :D

Vou verificar com o mecanico, mas não acredito ser este problema.....retorno na sequencia.... ;)

Alguem mais pode me ajudar com os tópicos abaixo ??? :(

Obrigado !!!

KLEBER ARAUJO
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#4

Mensagem por ilima » Qui Set 10, 2009 11:00 am

Vamos lá:

1) Alguns carros com motor e câmbio transversal têm um barulho (como um toc-toc bem pequeno) do câmbio, que desaparece ao se pisar na embreagem. Era muito comum, p.ex., nos carros da Chevrolet (Monza, Kadett). Diziam que era decorrente de pequenas folgas internas do câmbio, mas que não traziam nenhum prejuízo.

2) Já passou o Proxia no seu carro? Se não, vá a uma oficina que tenha e veja se ele dá alguma leitura de erro no sistema. É muito estranho que isto se dê somente em estrada, quando o volume de ar admitido é maior.

Boa sorte

[]s

Ivan Lima
KARAUJO
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Set 03, 2009 3:26 pm
Nome: KARAUJO

#5

Mensagem por KARAUJO » Qui Set 10, 2009 3:54 pm

Obrigado pelas informações Ivan Lima :D

- Você sabe se tem alguma regulagem que diminua este "grilo" ???

- Nunca passei o Proxia no meu carro......sabe de algum mecanico em Curitiba que tenha ???

Obrigado !!! :huh:

KLEBER ARAUJO
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#6

Mensagem por ilima » Sex Set 11, 2009 12:31 am

[quote name='KARAUJO' post='7236' date='Sep 10 2009, 01:54 PM']
Obrigado pelas informações Ivan Lima :D

- Você sabe se tem alguma regulagem que diminua este "grilo" ???

- Nunca passei o Proxia no meu carro......sabe de algum mecanico em Curitiba que tenha ???

Obrigado !!! :huh:

KLEBER ARAUJO
[/quote]

- Até onde eu sei, não existe regulagem para isto. É decorrente de folgas internas, e se vc abrir o câmbio para retirá-las, logo logo o barulho volta.

- Infelizmente não, pq moro no RJ. Procure ver em oficinas que trabalhem com carros franceses. Na pior das hipóteses, vá a uma concessionária e peça para passarem o aparelho. Verifique antes se não existe em outras oficinas, pois já é "relativamente" comum no mercado.

Mais uma vez, boa sorte.

[]s

Ivan Lima
KARAUJO
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Set 03, 2009 3:26 pm
Nome: KARAUJO

#7

Mensagem por KARAUJO » Sex Set 11, 2009 7:57 am

Bom dia Ivan

Muito obrigado pelas informações da embreagem....

Quanto ao ponto da temperatura irei procurar um mecanico em Curitiba que tenha o Proxia......mas não acho que será muito facil em Curitiba.......esse erro é muito estranho mesmo.....o pior é que esse final de semana vou viajar uns 1.700Km e sei que a cada 100Km tenho que parar umas duas vezes só para desligar e ligar o caso......alem de ser um saco é perigoso........de qualquer forma obrigado !!!

KLEBER ARAUJO
alexandre
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 5:40 pm
Nome: alexandre
Localização: São Bernardo do Campo - SP

#8

Mensagem por alexandre » Sáb Set 12, 2009 12:23 am

Ola amigos :P

E ai K, tudo beleza? Como foi a viagem?

Cara, o defeito é meio diferente, mas com certeza não é a BSI!

BSI alias é um verdadeiro filme de terror entre os "tecnicos" da concessionaria, :icon_smile_shy: a falta de conhecimento sobre o dispositivo leva a costumeira troca que eles pregam, um dia esses caras aprendem a usar um ferro de solda e o Proxia (rastreador da Citroen) de forma correta.

Bem, vamos lá:

É comum a parte interna do rolamento da embreagem se desgastar pelo uso, o ato de pisar no pedal pára o barulho, ja que o rolamento é prensado entre o garfo (ligado ao cabo que voce esta acionando com o pedal) e o platô da embreagem. Para sanar este problema voce pode escolher entre conseguir um rolamento novo ou trocar toda a embregagem (kit platô, disco e rolamento), pese o tempo de uso, se ela ja rodou mais de 50.000 km o ideal é trocar tudo ja que a mão de obra é alta e não compensaria trocar só o rolamento com um desgaste tão acentuado do conjunto. :ph34r:

Sobre o aquecimento, é comum o proprio sensor ter folga no conector e passar uma falsa informação ao modulo. A regra do software funciona assim: Na ausencia de informação sobre a temperatura do motor, o programa deve considerar a situação como possivel superaquecimento e ativa o modo de proteção (ventoinha na segunda velocidade e luz de alerta no painel), mesmo com o motor em temperatura normal de funcionamento.
Tente ajustar o conector primeiro e faça um percurso de teste para avaliar, mas iso deve ser o suficiente para lhe satisfazer. :icon_smile_kisses:


Qualquer duvida estamos aqui...

Um abraço B)
<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Alexandre<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Capitão da SS-Enterprise

Imagem
andre.fucks
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 5:26 pm
Nome: nsnmarsf
Localização: Cabo Frio

#9

Mensagem por andre.fucks » Sáb Set 12, 2009 1:32 pm

[quote name='alexandre' post='7260' date='Sep 11 2009, 10:23 PM']
Ola amigos :P

E ai K, tudo beleza? Como foi a viagem?

Cara, o defeito é meio diferente, mas com certeza não é a BSI!

BSI alias é um verdadeiro filme de terror entre os "tecnicos" da concessionaria, :icon_smile_shy: a falta de conhecimento sobre o dispositivo leva a costumeira troca que eles pregam, um dia esses caras aprendem a usar um ferro de solda e o Proxia (rastreador da Citroen) de forma correta.

Bem, vamos lá:

É comum a parte interna do rolamento da embreagem se desgastar pelo uso, o ato de pisar no pedal pára o barulho, ja que o rolamento é prensado entre o garfo (ligado ao cabo que voce esta acionando com o pedal) e o platô da embreagem. Para sanar este problema voce pode escolher entre conseguir um rolamento novo ou trocar toda a embregagem (kit platô, disco e rolamento), pese o tempo de uso, se ela ja rodou mais de 50.000 km o ideal é trocar tudo ja que a mão de obra é alta e não compensaria trocar só o rolamento com um desgaste tão acentuado do conjunto. :ph34r:

Sobre o aquecimento, é comum o proprio sensor ter folga no conector e passar uma falsa informação ao modulo. A regra do software funciona assim: Na ausencia de informação sobre a temperatura do motor, o programa deve considerar a situação como possivel superaquecimento e ativa o modo de proteção (ventoinha na segunda velocidade e luz de alerta no painel), mesmo com o motor em temperatura normal de funcionamento.
Tente ajustar o conector primeiro e faça um percurso de teste para avaliar, mas iso deve ser o suficiente para lhe satisfazer. :icon_smile_kisses:
Qualquer duvida estamos aqui...

Um abraço B)
[/quote]
Sabe muito, obrigado por compartilhar o seu conhecimento.
Xsara Picasso 2.0 16v Exclusive
2001/2001 - Prata
Manual
KARAUJO
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Set 03, 2009 3:26 pm
Nome: KARAUJO

#10

Mensagem por KARAUJO » Seg Set 14, 2009 8:54 am

Bom dia Pessoal.... :D

Alexandre vc é o cara :lol: .....muito obrigado mestre....

Com relação a minha viagem foi tranquila......mas para variar a cada 100Km tinha que desligar e ligar o carro pelo problema da temperatura.... :icon_smile_8ball:

Vou ver com um mecanico essa questão da embreagem...... :glare:

Sobre a temperatura irei verificar......eu mesmo quero ver isso :angry: .....vc´s sabem exatamente aonde fica esse sensor ??? :blush:

Obrigado !!!

KLEBER ARAUJO
KARAUJO
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Set 03, 2009 3:26 pm
Nome: KARAUJO

#11

Mensagem por KARAUJO » Qua Set 16, 2009 3:36 pm

ola pessoal.... :D
eu mesmo quero ver essa situação do sensor de temperatura......alguem sabe me falar exatamente aonde ele é localizado ??? :blush:

Obrigado !!!

KLEBER ARAUJO
KARAUJO
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Set 03, 2009 3:26 pm
Nome: KARAUJO

#12

Mensagem por KARAUJO » Ter Set 22, 2009 8:09 am

Bom dia Galera

Alguem pode me ajudar com a informação abaixo ???

Obrigado !!!

KLEBER ARAUJO
alexandre
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 5:40 pm
Nome: alexandre
Localização: São Bernardo do Campo - SP

#13

Mensagem por alexandre » Ter Set 22, 2009 9:52 pm

E ai meu caros :P

Kleber, infelizmente o sensor fica embaixo da tampa plastica do motor (essa prateada) do lado direito (de quem esta olhando o motor). É meio escondido sobre a camara da valvula termostatica e em local critico.
Se voce topar, remova a tampa com cuidado e verá o sensor proximo a saida da mangueira do radiador, é um conector preto com dois fios, aperte a trava e puxe para cima para desconectar.
Observe os conectores femeas de metal, possivelmente eles estejam com grande abertura e isto causa o mau contato.
Use uma chave de fenda do tipo usada por relojoeiros (aquelas que vendem em jogo na loja de 1 real) e ajuste a pressão do conector.

Qualquer coisa continuamos aqui...

Abraço B)
<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Alexandre<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Capitão da SS-Enterprise

Imagem
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#14

Mensagem por RAFAEL » Qua Abr 17, 2013 8:48 pm

Reportado:Ademir

amigo tenho um sara picasso ano 2001 e esta com o mesmo problema o mecanico tirou o termostato e continua com o aviso quando ando na estrada tenho que parar o carro e ligar novamente para voltar ao norma.
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
Responder