tucho batendo?

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
MP_TIM
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:03 pm
Nome: MP_TIM

#1

Mensagem por MP_TIM » Sex Jul 31, 2009 11:30 pm

Srs.

Meu Xsara Picasso 2001 ficou parado 5 dias e depois ao ligar, começou uma bateção imensa no cabeçote. Esta parecendo batida de tucho. O barulho começou assim que liguei o carro e não parou mais. Nem com motor quente.

As duas unicas coisas que aconteceram de diferente foram:

Primeiro: Substituição do óleo 10w40 UltraHelix Shell (Sintetico) que sempre usei, por um da Total 15w50

Segundo: coincidentemente após a troca do óleo, o carro ficou parado por 5 dias
Obs.: Cheguei a rodar uns 150km com o óleo 15w50, antes do carro ficar parado os cinco dias.

Que barulho poderá ser esse?


andre.fucks
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 5:26 pm
Nome: nsnmarsf
Localização: Cabo Frio

#2

Mensagem por andre.fucks » Sex Jul 31, 2009 11:48 pm

Total 15w50 é o original do carro,, então o que pode estar acontecendo é a bomba de óleo do carro com problema, esse barulho que você escuta pode ser falta de lubrificação no motor. Leve o carro no guincho e não ligue mais pode #$%&**$# tudo. Essa é a minha dica.
Editado pela última vez por andre.fucks em Qui Set 03, 2009 11:36 am, em um total de 1 vez.
Xsara Picasso 2.0 16v Exclusive
2001/2001 - Prata
Manual
MP_TIM
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:03 pm
Nome: MP_TIM

#3

Mensagem por MP_TIM » Dom Ago 02, 2009 10:47 pm

[quote name='nsnmarsf' post='6809' date='Jul 31 2009, 09:48 PM']
Total 15w50 é o original do carro,, então o que pode estar acontecendo é a bomba de óleo do carro com problema, esse barulho que você escuta pode ser falta de lubrificação na motor. Leve o carro no guincho e não ligue mais pode #$%&**$# tudo. Essa é a minha dica.
[/quote]

Bom, hoje rodei 280 km em 4 horas (2hs + 2hs). Porem seguindo sua opinião, antes de pegar a estrada abri a tampa superior do cabeçote e liguei o carro para checar se realmente estava chegando oleo na parte superior. tudo ok. Apos esta mini viagem, o ruido começou a diminuir.

Acho que o 15w50 deve ter formado laca ao ficar parado os 5 dias. Os oleos sinteticos normalmente teem detergentes. Talvez por isso a diminuição do ruido.
MP_TIM
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:03 pm
Nome: MP_TIM

#4

Mensagem por MP_TIM » Qua Set 02, 2009 11:49 pm

Depois de rodar aproximadamente 800 km com o oleo 15w50, resolvi troca-lo pelo 5w40. Após duas semanas de uso, do nada, o barulho desapareceu. Foram uns 500 km com este óleo.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#5

Mensagem por Cirdan » Qui Set 03, 2009 11:12 am

5W40 sempre gente....

Vcs tem motor de aluminio, com cabeçote 16V e ainda, central eletronica q monitora. Ninguem tem Monza ou Santana aqui...

Isso é motor moderno, parem de usar oleo mineral e acima de 10W40...

Por isso q motor com 100 mil km no Brasil é considerado Bomba.

Abraços a todos.
andre.fucks
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 5:26 pm
Nome: nsnmarsf
Localização: Cabo Frio

#6

Mensagem por andre.fucks » Qui Set 03, 2009 12:01 pm

[quote name='MP_TIM' post='7146' date='Sep 2 2009, 09:49 PM']
Depois de rodar aproximadamente 800 km com o oleo 15w50, resolvi troca-lo pelo 5w40. Após duas semanas de uso, do nada, o barulho desapareceu. Foram uns 500 km com este óleo.
[/quote]

Cara esse óleo é sintético? Fico preocupado em trocar o óleo original por outro. Você se baseou em que pra colocar o 5w40 no seu carro? O meu as vezes tbm bate pino.
Xsara Picasso 2.0 16v Exclusive
2001/2001 - Prata
Manual
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#7

Mensagem por Cirdan » Sex Set 04, 2009 10:44 am

Bater pino não é por causa do oleo e sim por causa do combustivel ou problemas no pistão amigo.

O q deve estar acontecendo é o seguinte: A montadora coloca 5W40 no motor, só q a concessionaria troca por 15W40 pq é mais barato e ela lucra mais.

A Fiat e a Chevrolet acontece isso. A Fiat coloca 15W50 nos Fire e a Chevrolet coloca até 20W50 nos VHC.

Isso é um cumulo, pq ambos aceitam e são preparados para andar com 5W30 semi-sintetico.

Oleo fino é melhor, lubrifica mais e aumenta a durabilidade.
Coloca 5W40 q vc vai sentir o motor melhor. E aproveita e troca de posto.

Abraços a todos.
MP_TIM
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:03 pm
Nome: MP_TIM

#8

Mensagem por MP_TIM » Sáb Set 05, 2009 3:13 am

[quote name='nsnmarsf' post='7158' date='Sep 3 2009, 10:01 AM']
Cara esse óleo é sintético? Fico preocupado em trocar o óleo original por outro. Você se baseou em que pra colocar o 5w40 no seu carro? O meu as vezes tbm bate pino.
[/quote]

Amigo,

O meu Xsara Picasso é o primeiro que saiu (2001). No manual dele fala 5w40. O problema que aconteceu foi que solicitei a troca do óleo na oficina onde estava dando manutenção na suspensão. Então, não sei baseado em que, o pessoal da oficinal colocou este óleo 15w50. É infinitamente mais barato.... Porém, não é o recomendado conforme o manual do meu carro.

Nosso amigo Cirdan está coberto de razão: todo motor 16v precisa de um óleo mais fino (na linguagem popular). Os motores 16v possuem orificios bem menores que os demais. Ao colocar óleos semi sinteticos e minerais, corre-se o risco de acontecer o que aconteceu com meu veiculo. Provavelmente deve ter agarrado um tucho ou obstruido algum orificio de lubrificação, após os dias que ficou parado.

Ainda bem que tudo terminou ok. A duvida que fica é se os Xsara Picasso mais novos trazem o 15w50 como óleo recomendado no maual do proprietário. Apesar de que isto não quer dizer muita coisa, porque o motor de um veiculo 2001 não é necessariamente igual ao motor de um veiculo 2002. Quem dirá 2007, 08,09....

Senhores, óleo é o menor investimento que fazemos. aprendi a liçao... da próxima vez vou levar o óleo debaixo do braço. Aliás, quando troco óleo nos postos de gasolina, sempre tem um ou outro que me oferece óleo mineral que é mais "barato"...
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#9

Mensagem por Cirdan » Seg Set 07, 2009 9:40 pm

Brasil: O pais onde carro com 100 mil km é bomba.

Abraços a todos.
DFREITAS
Habilitado
Mensagens: 84
Registrado em: Sáb Ago 29, 2009 5:15 pm
Nome: DFREITAS
Localização: Rio de Janeiro

#10

Mensagem por DFREITAS » Seg Set 07, 2009 10:42 pm

Pessoal, peguei um Picasso 2004 Exclusive com 56500km, não sei qual o oleo o propietario anterior estava utilizando, mas estava muito preto.
A primeira coisa que fiz foi trocar o oleo e filtro, coloquei um VALORA da Petrobras, ele é SAE 5W-30, indicado pelo dono da loja de oleo que tb tem um Picasso. O que acham? Esse oleo é recomendado pro nosso carro?
Obrigado pessoal.
Abçs.
Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v
2004/2005
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#11

Mensagem por Cirdan » Ter Set 08, 2009 9:01 pm

Oleo preto não significa nada amigo, muito pelo contrario, q bom q ele tava preto.

O problema é se o Oleo sair com alguns pedaços. Como se tivesse uns caroços, parecendo um feijão. Ai é um problema.

Sobre o 5W30, sem problemas. Pode usar tranquilo amigo. Vc vai sentir o carro melhor na fase fria e otimo na fase quente.

Abraços a todos.
MP_TIM
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:03 pm
Nome: MP_TIM

#12

Mensagem por MP_TIM » Qua Out 21, 2009 11:17 pm

Caros colegas... uma informação importante!!!

No inicio deste topico comentei sobre um ruido anormal (parecido com batida de tucho) no motor do meu Xsara Picasso, possivelmente por causa do oleo 15W50 utilizado somado ao fato do carro ter ficado sem ligar o motor por 6 6 dias consecutivos.

Mais a frente comentei que substitui o óleo por outro 5W40, resolvendo o problema

Bom, dando sequencia a novela, o motor do carro começou a trepidar muito e emitir um forte cheiro de gasolina no interior do veiculo. Levei então a uma oficina mecanica de um conhecido (Engenheiro Mecanico, escolado em motores)

De cara foi falando o que aconteceu e acertou na mosca! A tomada de vácuo do corpo borboleta estava 100% obstruida! Foi mais um problema adquirido. O oleo solidificou (virou uma pasta) deste a mangueira de alimentação do vácuo até o corpo borboleta (incluindo a tomada do corpo borboleta). Após o flushing com produtos especificos, tudo voltou ao normal. O motor parou de trepidar em ponto morto, sumiu o odor de gasolina e o nivel dos ruidos internos do motor diminuiram exageradamente.

Mais um problema solucionado!
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#13

Mensagem por Cirdan » Qua Out 28, 2009 12:46 pm

Q bom q vc conseguiu solucionar amigo.

Use oleo de qualidade e não deixe o carro parado sem contato por muito tempo.

Abraços a todos.
glauco
Habilitado
Mensagens: 108
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 12:33 pm
Nome: glauco

#14

Mensagem por glauco » Seg Abr 05, 2010 9:45 pm

meu carro está com os mesmo problemas que o seu!!! desde os barulhso nos tuchos (concidencia ou não depois que coloquei o 15w50 que já substitui pelo 5w40) mais os barulhso dos tuchos não pararam e a tripidação do carro na lenta, me diz com mais detalhes quais os lugares que tenho que limpar pra tentar melhorar o carro...


[quote name='MP_TIM' post='7624' date='Oct 21 2009, 08:17 PM']
Caros colegas... uma informação importante!!!

No inicio deste topico comentei sobre um ruido anormal (parecido com batida de tucho) no motor do meu Xsara Picasso, possivelmente por causa do oleo 15W50 utilizado somado ao fato do carro ter ficado sem ligar o motor por 6 6 dias consecutivos.

Mais a frente comentei que substitui o óleo por outro 5W40, resolvendo o problema

Bom, dando sequencia a novela, o motor do carro começou a trepidar muito e emitir um forte cheiro de gasolina no interior do veiculo. Levei então a uma oficina mecanica de um conhecido (Engenheiro Mecanico, escolado em motores)

De cara foi falando o que aconteceu e acertou na mosca! A tomada de vácuo do corpo borboleta estava 100% obstruida! Foi mais um problema adquirido. O oleo solidificou (virou uma pasta) deste a mangueira de alimentação do vácuo até o corpo borboleta (incluindo a tomada do corpo borboleta). Após o flushing com produtos especificos, tudo voltou ao normal. O motor parou de trepidar em ponto morto, sumiu o odor de gasolina e o nivel dos ruidos internos do motor diminuiram exageradamente.

Mais um problema solucionado!
[/quote]
MP_TIM
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:03 pm
Nome: MP_TIM

#15

Mensagem por MP_TIM » Qui Abr 08, 2010 8:21 pm

Trocou velas recentemente? De uma olhada se as mesmas estão aperatadas.
Qual oleo tem utilizado? Qual a periodicidade de troca? Quantos km já rodou com o carro?
Responder