Motor grilando
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- Registrado em: Qui Jun 21, 2007 5:40 pm
- Nome: alexandre
- Localização: São Bernardo do Campo - SP
Fala meus queridos, :P
Opa... tem gafanhoto na area rsrsrs :icon_smile_big:
Vamos lá... temos algumas possibilidades:
Há um sensor no bloco do motor chamado de sensor de impacto, ele informa ao modulo de injeção que as explosões estão ocorrendo de forma correta dentro do motor (ele capta as microvibrações do bloco, mas do lado de fora). Podem ocorrer falhas do sinal no conector (folga) ou inversão de sinal (conector foi montado errado), ha uma indicação de polaridade no sensor!
Sensor de temperatura danificado! O sensor informa uma temperatura irreal ao modulo, o motor alcança a temperatura de trabalho, mas o sensor informa que ele ainda esta esquentando. Como o modulo se baseia neste sensor para ajustar o ponto de ignição das velas, ocorrem explosões foram da hora correta em uma determinada condição de trabalho, causando batidas de pino e aumento de consumo.
Sonda lambda! O sensor de oxigenio pode não processar de forma agil as informações captadas pelo sensor e o mapa de injeção escolhido não é adequado, tambem causando os sintomas do sensor de temperatura só que quando quente!
Kit flex! Um defeito muito comum é a adição de um dispositivo que altera o tempo de injeção do combustivel para aumentar a quantidade de combustivel injetado (caracteristica do alcool), mas não altera o ponto de ignição das velas causando pré ignição (batidas de pino).
Bom, por enquanto é isso... se lembrar de mais casos eu posto aqui.
um abraço B)
Opa... tem gafanhoto na area rsrsrs :icon_smile_big:
Vamos lá... temos algumas possibilidades:
Há um sensor no bloco do motor chamado de sensor de impacto, ele informa ao modulo de injeção que as explosões estão ocorrendo de forma correta dentro do motor (ele capta as microvibrações do bloco, mas do lado de fora). Podem ocorrer falhas do sinal no conector (folga) ou inversão de sinal (conector foi montado errado), ha uma indicação de polaridade no sensor!
Sensor de temperatura danificado! O sensor informa uma temperatura irreal ao modulo, o motor alcança a temperatura de trabalho, mas o sensor informa que ele ainda esta esquentando. Como o modulo se baseia neste sensor para ajustar o ponto de ignição das velas, ocorrem explosões foram da hora correta em uma determinada condição de trabalho, causando batidas de pino e aumento de consumo.
Sonda lambda! O sensor de oxigenio pode não processar de forma agil as informações captadas pelo sensor e o mapa de injeção escolhido não é adequado, tambem causando os sintomas do sensor de temperatura só que quando quente!
Kit flex! Um defeito muito comum é a adição de um dispositivo que altera o tempo de injeção do combustivel para aumentar a quantidade de combustivel injetado (caracteristica do alcool), mas não altera o ponto de ignição das velas causando pré ignição (batidas de pino).
Bom, por enquanto é isso... se lembrar de mais casos eu posto aqui.
um abraço B)
<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Alexandre<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Capitão da SS-Enterprise
Capitão da SS-Enterprise
Caros colegas,
Ainda não solucionei o problema do motor grilar... Porém, este fim de semana, ao efetuar uma limpeza superficial no motor, encontrei um sensor quebrado, e que estava escondido abaixo do coletor de admissão, de forma que não tinha como localizá-lo de forma fácil. Meses atrás, o carro foi submetido a testes com o scanner na própria Citroen e não acusou nenhum problema. Logo, a falta deste sensor não aparece na varredura. E pelo visto ele não faz muita falta porque o carro funciona perfeitamente e está fazendo por volta de 10,5 a 11km/l na cidade. Então, hoje, decidi ir pessoalmente na concessionária da Citroen, sem levar o carro. Após ligeira conversa, o mecânico chefe me disse se tratar do sensor de detonação. Defeitos nele ou a sua ausência podem mesmo levar o motor a grilar... (Palavras dele). Será este o defeito? A Citroen não tem tal peça a pronta entrega, então ainda não consegui resolver o problema da troca do mesmo e constatar se, de fato, ele é o causador do grilar... Assim que tiver uma posição, ao trocar o sensor, pois não posso deixar como está, passo os detalhes a todos... Se resolveu ou não o problema.
Ainda não solucionei o problema do motor grilar... Porém, este fim de semana, ao efetuar uma limpeza superficial no motor, encontrei um sensor quebrado, e que estava escondido abaixo do coletor de admissão, de forma que não tinha como localizá-lo de forma fácil. Meses atrás, o carro foi submetido a testes com o scanner na própria Citroen e não acusou nenhum problema. Logo, a falta deste sensor não aparece na varredura. E pelo visto ele não faz muita falta porque o carro funciona perfeitamente e está fazendo por volta de 10,5 a 11km/l na cidade. Então, hoje, decidi ir pessoalmente na concessionária da Citroen, sem levar o carro. Após ligeira conversa, o mecânico chefe me disse se tratar do sensor de detonação. Defeitos nele ou a sua ausência podem mesmo levar o motor a grilar... (Palavras dele). Será este o defeito? A Citroen não tem tal peça a pronta entrega, então ainda não consegui resolver o problema da troca do mesmo e constatar se, de fato, ele é o causador do grilar... Assim que tiver uma posição, ao trocar o sensor, pois não posso deixar como está, passo os detalhes a todos... Se resolveu ou não o problema.
Alexandre K
Mais informações.
Adquiri o sensor de detonação através da internet na carbucar, por R$ 45,00. O original da Citroen custa R$ 145,00 na concessionária e não há a pronta entrega. Levei o veículo na concessionária para troca. Para trocar, o mecânico retirou o conjunto filtro de ar e fez a instalação. Não foi necessário a remoção do coletor de admissão e etc etc. O serviço levou cerca de 20 a 25 minutos. A partir de agora farei os testes para verificar se parou de grilar. Após testes, relato os resultados no fórum; Obrigado
Adquiri o sensor de detonação através da internet na carbucar, por R$ 45,00. O original da Citroen custa R$ 145,00 na concessionária e não há a pronta entrega. Levei o veículo na concessionária para troca. Para trocar, o mecânico retirou o conjunto filtro de ar e fez a instalação. Não foi necessário a remoção do coletor de admissão e etc etc. O serviço levou cerca de 20 a 25 minutos. A partir de agora farei os testes para verificar se parou de grilar. Após testes, relato os resultados no fórum; Obrigado
Alexandre K
Bom dia.
Caros colegas, o problema parece ter sido resolvido. Troquei o sensor de detonação que estava totalmente quebrado. O mecânico da concessionária Citroen disse que isso pode ocorrer com o passar dos anos devido ao grande calor existente no local onde o sensor está instalado. (No bloco do motor). Depois de trocado fui testar... Em nenhum momento consegui percebe o ruído... Mesmo em retas ou subidas, em diversas velocidades e acelerações... Parece que sumiu mesmo! Uma boa dica para quem se deparar com o problema... E segundo a Citroen me informou, a falta deste sensor causa o grilar do motor em certas situações...
Caros colegas, o problema parece ter sido resolvido. Troquei o sensor de detonação que estava totalmente quebrado. O mecânico da concessionária Citroen disse que isso pode ocorrer com o passar dos anos devido ao grande calor existente no local onde o sensor está instalado. (No bloco do motor). Depois de trocado fui testar... Em nenhum momento consegui percebe o ruído... Mesmo em retas ou subidas, em diversas velocidades e acelerações... Parece que sumiu mesmo! Uma boa dica para quem se deparar com o problema... E segundo a Citroen me informou, a falta deste sensor causa o grilar do motor em certas situações...
Alexandre K
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- Sem Habilitação
- Mensagens: 27
- Registrado em: Qua Fev 11, 2009 12:46 pm
- Nome: Zé Ricardo
[quote name='AAK' post='7657' date='Oct 26 2009, 07:19 AM']
Bom dia.
Caros colegas, o problema parece ter sido resolvido. Troquei o sensor de detonação que estava totalmente quebrado. O mecânico da concessionária Citroen disse que isso pode ocorrer com o passar dos anos devido ao grande calor existente no local onde o sensor está instalado. (No bloco do motor). Depois de trocado fui testar... Em nenhum momento consegui percebe o ruído... Mesmo em retas ou subidas, em diversas velocidades e acelerações... Parece que sumiu mesmo! Uma boa dica para quem se deparar com o problema... E segundo a Citroen me informou, a falta deste sensor causa o grilar do motor em certas situações...
[/quote]
Qual foi o Site que vc comprou ?
vc teria como tirar uma foto do local onde fica esse sensor de detonação ?
Teríamos condições de trocar tal sensor sem levá-lo a uma oficina.
Forte Abraço
Zé Ricardo
Xsara Picasso Exclusive 02/03
Fort-Ce
Bom dia.
Caros colegas, o problema parece ter sido resolvido. Troquei o sensor de detonação que estava totalmente quebrado. O mecânico da concessionária Citroen disse que isso pode ocorrer com o passar dos anos devido ao grande calor existente no local onde o sensor está instalado. (No bloco do motor). Depois de trocado fui testar... Em nenhum momento consegui percebe o ruído... Mesmo em retas ou subidas, em diversas velocidades e acelerações... Parece que sumiu mesmo! Uma boa dica para quem se deparar com o problema... E segundo a Citroen me informou, a falta deste sensor causa o grilar do motor em certas situações...
[/quote]
Qual foi o Site que vc comprou ?
vc teria como tirar uma foto do local onde fica esse sensor de detonação ?
Teríamos condições de trocar tal sensor sem levá-lo a uma oficina.
Forte Abraço
Zé Ricardo
Xsara Picasso Exclusive 02/03
Fort-Ce
Bom dia.... Segue foto de tal sensor e as informações do site;
O site é o carbucar.com.br (Não esqueça do www).
O sensor custa R$ 45,00...
Olha, para quem tem habilidades mecânicas, dá para trocar em casa sim...
Precisa tirar o conjunto filtro de ar que é somente encaixado. Claro, precisa tirar a mangueira de ar...
O sensor fica bem embaixo do coletor. Mas, sem o conjunto filtro de ar, dá para colocar a mão e retirar o único parafuso de fixação com uma chave de boca. Cuidado para o parafuso não cair...
Depois de instalar o novo, não colocar nenhuma arruela de qualquer tipo, basta apertar o parafuso com a mão... O certo é apertar com um torquímetro, pois este sensor é sensível ao aperto em demasia. Mas, lá na concessionária Citroen, não usaram torquímetro nenhum...
Depois é só conectar o cabo de controle...
Quero ver se tiro umas fotos do local de instalação e posto aqui.
Qualquer dúvida, me comuniquem...
O site é o carbucar.com.br (Não esqueça do www).
O sensor custa R$ 45,00...
Olha, para quem tem habilidades mecânicas, dá para trocar em casa sim...
Precisa tirar o conjunto filtro de ar que é somente encaixado. Claro, precisa tirar a mangueira de ar...
O sensor fica bem embaixo do coletor. Mas, sem o conjunto filtro de ar, dá para colocar a mão e retirar o único parafuso de fixação com uma chave de boca. Cuidado para o parafuso não cair...
Depois de instalar o novo, não colocar nenhuma arruela de qualquer tipo, basta apertar o parafuso com a mão... O certo é apertar com um torquímetro, pois este sensor é sensível ao aperto em demasia. Mas, lá na concessionária Citroen, não usaram torquímetro nenhum...
Depois é só conectar o cabo de controle...
Quero ver se tiro umas fotos do local de instalação e posto aqui.
Qualquer dúvida, me comuniquem...
Alexandre K
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- Sem Habilitação
- Mensagens: 27
- Registrado em: Qua Fev 11, 2009 12:46 pm
- Nome: Zé Ricardo
Neste final de semana foi observar a dita cuja peça :icon_smile_angry: <_< . Não é que a mesma estava quebrada <_< ?
Retirei o sensor, o que não é nada difícil, e fui nas autopeças de Fortaleza. Pasmem, não encontrei o sensor de detonação na capital cearense. Então hoje comprei por internet o sensor na loja indicada pelo colega e estou esperando chegar. :icon_smile_8ball:
Observação importante: depois que tirei o sensor, pois estou andando sem ele, o carro parou de grilar, ou está grilando bem pouco.De qualquer maneira comprei a peça e estou esperando chegar para colocá-lo no lugar.
Em anexo a foto de como estava o meu sensor.
Zé Ricardo
Fort-Ce
Xsara Picasso Exclusive branco 90.000Km
[quote name='AAK' post='7676' date='Oct 28 2009, 09:01 AM']
Bom dia.... Segue foto de tal sensor e as informações do site;
O site é o carbucar.com.br (Não esqueça do www).
O sensor custa R$ 45,00...
Olha, para quem tem habilidades mecânicas, dá para trocar em casa sim...
Precisa tirar o conjunto filtro de ar que é somente encaixado. Claro, precisa tirar a mangueira de ar...
O sensor fica bem embaixo do coletor. Mas, sem o conjunto filtro de ar, dá para colocar a mão e retirar o único parafuso de fixação com uma chave de boca. Cuidado para o parafuso não cair...
Depois de instalar o novo, não colocar nenhuma arruela de qualquer tipo, basta apertar o parafuso com a mão... O certo é apertar com um torquímetro, pois este sensor é sensível ao aperto em demasia. Mas, lá na concessionária Citroen, não usaram torquímetro nenhum...
Depois é só conectar o cabo de controle...
Quero ver se tiro umas fotos do local de instalação e posto aqui.
Qualquer dúvida, me comuniquem...
[/quote]
Retirei o sensor, o que não é nada difícil, e fui nas autopeças de Fortaleza. Pasmem, não encontrei o sensor de detonação na capital cearense. Então hoje comprei por internet o sensor na loja indicada pelo colega e estou esperando chegar. :icon_smile_8ball:
Observação importante: depois que tirei o sensor, pois estou andando sem ele, o carro parou de grilar, ou está grilando bem pouco.De qualquer maneira comprei a peça e estou esperando chegar para colocá-lo no lugar.
Em anexo a foto de como estava o meu sensor.
Zé Ricardo
Fort-Ce
Xsara Picasso Exclusive branco 90.000Km
[quote name='AAK' post='7676' date='Oct 28 2009, 09:01 AM']
Bom dia.... Segue foto de tal sensor e as informações do site;
O site é o carbucar.com.br (Não esqueça do www).
O sensor custa R$ 45,00...
Olha, para quem tem habilidades mecânicas, dá para trocar em casa sim...
Precisa tirar o conjunto filtro de ar que é somente encaixado. Claro, precisa tirar a mangueira de ar...
O sensor fica bem embaixo do coletor. Mas, sem o conjunto filtro de ar, dá para colocar a mão e retirar o único parafuso de fixação com uma chave de boca. Cuidado para o parafuso não cair...
Depois de instalar o novo, não colocar nenhuma arruela de qualquer tipo, basta apertar o parafuso com a mão... O certo é apertar com um torquímetro, pois este sensor é sensível ao aperto em demasia. Mas, lá na concessionária Citroen, não usaram torquímetro nenhum...
Depois é só conectar o cabo de controle...
Quero ver se tiro umas fotos do local de instalação e posto aqui.
Qualquer dúvida, me comuniquem...
[/quote]
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- Sem Habilitação
- Mensagens: 27
- Registrado em: Qua Fev 11, 2009 12:46 pm
- Nome: Zé Ricardo
Achei esse link muito didático a respeito do sensor de detonação:
<a href="http://www.injetronic.com.br/dicas/dica.php?dica=74" target="_blank">http://www.injetronic.com.br/dicas/dica.php?dica=74</a>
Zé Ricardo
Xsara Picasso Exclusive 02/03 98.000 Km
Fort.Ce
<a href="http://www.injetronic.com.br/dicas/dica.php?dica=74" target="_blank">http://www.injetronic.com.br/dicas/dica.php?dica=74</a>
Zé Ricardo
Xsara Picasso Exclusive 02/03 98.000 Km
Fort.Ce
Amigos,
Veja posts deste assunto em:
<a href="index.php?showtopic=1772" target="_blank">index.php?showtopic=1772</a>
Obrigado
Pois é...
Cada caso é um caso...
O sensor do meu carro estava até pior que o do colega Zé Ricardo.. O conector quebrou e ele estava completamente desconectado. E grilava nas subidas e em determinados regimes de uso.
Trocado o sensor, parou...
Abraços
Veja posts deste assunto em:
<a href="index.php?showtopic=1772" target="_blank">index.php?showtopic=1772</a>
Obrigado
Pois é...
Cada caso é um caso...
O sensor do meu carro estava até pior que o do colega Zé Ricardo.. O conector quebrou e ele estava completamente desconectado. E grilava nas subidas e em determinados regimes de uso.
Trocado o sensor, parou...
Abraços
Alexandre K
- jroberto
- Habilitado
- Mensagens: 61
- Registrado em: Ter Fev 16, 2010 9:57 am
- Nome: jroberto
- Localização: Braga - Portugal
- Modelos Citroën: Xsara Break 2002
Boa noite a todos.
Carro AAK, verifiquei no meu carro e encontrei o sensor. É um local um tanto escondido para uma peça dessas ser quebrada. No meu caso, aparentemente está bom (pelo menos está inteiro).
O meu carro às vezes apresenta o problema de grilar, principalmente quando ocorre a combinação motor frio + baixa rotaçao + subida.
Observei também que tem alguma relação com a gasolina. Eu costumo sempre encher o tanque e só abastecer quando chega na reserva, já que se economizar $$ a solução é andar menos.
Vamos voltar ao assunto central. Com esse meu hábito de esvaziar completamente e encher, posso então saber de onde veio a gasolina que está no carro. Mesmo abastecendo em dois dos melhores (ou seria apenas maiores?) postos da minha cidade (um BR e outro Ipiranga), ainda assim meu carro grilava.
Certo dia, aloprei e abasteci em outro posto, com preço bem menor, de uma bandeira menor ainda (Saara). Daqueles que, pelo preço, muitos já desconfiam da gasolina. Para minha surpresa, os grilos desapareceram e o consumo diminuiu.
A propósito: alguns meses depois, um dos postos "bons" fechou. As aparências às vezes enganam.
Carro AAK, verifiquei no meu carro e encontrei o sensor. É um local um tanto escondido para uma peça dessas ser quebrada. No meu caso, aparentemente está bom (pelo menos está inteiro).
O meu carro às vezes apresenta o problema de grilar, principalmente quando ocorre a combinação motor frio + baixa rotaçao + subida.
Observei também que tem alguma relação com a gasolina. Eu costumo sempre encher o tanque e só abastecer quando chega na reserva, já que se economizar $$ a solução é andar menos.
Vamos voltar ao assunto central. Com esse meu hábito de esvaziar completamente e encher, posso então saber de onde veio a gasolina que está no carro. Mesmo abastecendo em dois dos melhores (ou seria apenas maiores?) postos da minha cidade (um BR e outro Ipiranga), ainda assim meu carro grilava.
Certo dia, aloprei e abasteci em outro posto, com preço bem menor, de uma bandeira menor ainda (Saara). Daqueles que, pelo preço, muitos já desconfiam da gasolina. Para minha surpresa, os grilos desapareceram e o consumo diminuiu.
A propósito: alguns meses depois, um dos postos "bons" fechou. As aparências às vezes enganam.
Xsara Picasso GLX 2004 (2003-2007)
Xsara Picasso Exclusive 2007 (2007-2010)
C4 Picasso GLX 2010 (2010-2012)
Xsara Break 2002 (2017- )
Xsara Picasso Exclusive 2007 (2007-2010)
C4 Picasso GLX 2010 (2010-2012)
Xsara Break 2002 (2017- )
Para constar:
Vinha usando gasolina V-POWER da Shell há mais de 6 meses, do mesmo posto.
Meu Picasso começou a morrer e a grilar, foi quando mudei para gasolina Comum e do posto BR, ..... o problema desapareceu.
Abs
Facci.
Vinha usando gasolina V-POWER da Shell há mais de 6 meses, do mesmo posto.
Meu Picasso começou a morrer e a grilar, foi quando mudei para gasolina Comum e do posto BR, ..... o problema desapareceu.
Abs
Facci.
Editado pela última vez por Facci em Ter Fev 23, 2010 3:07 am, em um total de 1 vez.
Facci
Xsara Picasso 2001
Xsara Picasso 2001
[quote name='jroberto' post='8609' date='Feb 17 2010, 06:50 PM']
Boa noite a todos.
Carro AAK, verifiquei no meu carro e encontrei o sensor. É um local um tanto escondido para uma peça dessas ser quebrada. No meu caso, aparentemente está bom (pelo menos está inteiro).
O meu carro às vezes apresenta o problema de grilar, principalmente quando ocorre a combinação motor frio + baixa rotaçao + subida.
Observei também que tem alguma relação com a gasolina. Eu costumo sempre encher o tanque e só abastecer quando chega na reserva, já que se economizar $$ a solução é andar menos.
Vamos voltar ao assunto central. Com esse meu hábito de esvaziar completamente e encher, posso então saber de onde veio a gasolina que está no carro. Mesmo abastecendo em dois dos melhores (ou seria apenas maiores?) postos da minha cidade (um BR e outro Ipiranga), ainda assim meu carro grilava.
Certo dia, aloprei e abasteci em outro posto, com preço bem menor, de uma bandeira menor ainda (Saara). Daqueles que, pelo preço, muitos já desconfiam da gasolina. Para minha surpresa, os grilos desapareceram e o consumo diminuiu.
A propósito: alguns meses depois, um dos postos "bons" fechou. As aparências às vezes enganam.
[/quote]
Olá,
No meu caso não era problema de combustível, pois abastecia em postos confiáveis de longas datas...
O problema que acontece com o sensor original do carro é que ele se desfaz após alguns anos, devido ao forte calor no local onde fica instalado. A falta deste sensor faz o motor grilar levemente, em algumas situações. Depois que troquei tudo ficou OK.
Boa noite a todos.
Carro AAK, verifiquei no meu carro e encontrei o sensor. É um local um tanto escondido para uma peça dessas ser quebrada. No meu caso, aparentemente está bom (pelo menos está inteiro).
O meu carro às vezes apresenta o problema de grilar, principalmente quando ocorre a combinação motor frio + baixa rotaçao + subida.
Observei também que tem alguma relação com a gasolina. Eu costumo sempre encher o tanque e só abastecer quando chega na reserva, já que se economizar $$ a solução é andar menos.
Vamos voltar ao assunto central. Com esse meu hábito de esvaziar completamente e encher, posso então saber de onde veio a gasolina que está no carro. Mesmo abastecendo em dois dos melhores (ou seria apenas maiores?) postos da minha cidade (um BR e outro Ipiranga), ainda assim meu carro grilava.
Certo dia, aloprei e abasteci em outro posto, com preço bem menor, de uma bandeira menor ainda (Saara). Daqueles que, pelo preço, muitos já desconfiam da gasolina. Para minha surpresa, os grilos desapareceram e o consumo diminuiu.
A propósito: alguns meses depois, um dos postos "bons" fechou. As aparências às vezes enganam.
[/quote]
Olá,
No meu caso não era problema de combustível, pois abastecia em postos confiáveis de longas datas...
O problema que acontece com o sensor original do carro é que ele se desfaz após alguns anos, devido ao forte calor no local onde fica instalado. A falta deste sensor faz o motor grilar levemente, em algumas situações. Depois que troquei tudo ficou OK.
Alexandre K