Motor grilando

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
alexandre
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 5:40 pm
Nome: alexandre
Localização: São Bernardo do Campo - SP

#16

Mensagem por alexandre » Qui Ago 27, 2009 9:59 pm

Fala meus queridos, :P

Opa... tem gafanhoto na area rsrsrs :icon_smile_big:

Vamos lá... temos algumas possibilidades:

Há um sensor no bloco do motor chamado de sensor de impacto, ele informa ao modulo de injeção que as explosões estão ocorrendo de forma correta dentro do motor (ele capta as microvibrações do bloco, mas do lado de fora). Podem ocorrer falhas do sinal no conector (folga) ou inversão de sinal (conector foi montado errado), ha uma indicação de polaridade no sensor!

Sensor de temperatura danificado! O sensor informa uma temperatura irreal ao modulo, o motor alcança a temperatura de trabalho, mas o sensor informa que ele ainda esta esquentando. Como o modulo se baseia neste sensor para ajustar o ponto de ignição das velas, ocorrem explosões foram da hora correta em uma determinada condição de trabalho, causando batidas de pino e aumento de consumo.

Sonda lambda! O sensor de oxigenio pode não processar de forma agil as informações captadas pelo sensor e o mapa de injeção escolhido não é adequado, tambem causando os sintomas do sensor de temperatura só que quando quente!

Kit flex! Um defeito muito comum é a adição de um dispositivo que altera o tempo de injeção do combustivel para aumentar a quantidade de combustivel injetado (caracteristica do alcool), mas não altera o ponto de ignição das velas causando pré ignição (batidas de pino).

Bom, por enquanto é isso... se lembrar de mais casos eu posto aqui.

um abraço B)


<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Alexandre<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Capitão da SS-Enterprise

Imagem
aaklug
Habilitado
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Out 24, 2008 10:13 am
Nome: AAK

#17

Mensagem por aaklug » Ter Out 13, 2009 1:49 pm

Caros colegas,

Ainda não solucionei o problema do motor grilar... Porém, este fim de semana, ao efetuar uma limpeza superficial no motor, encontrei um sensor quebrado, e que estava escondido abaixo do coletor de admissão, de forma que não tinha como localizá-lo de forma fácil. Meses atrás, o carro foi submetido a testes com o scanner na própria Citroen e não acusou nenhum problema. Logo, a falta deste sensor não aparece na varredura. E pelo visto ele não faz muita falta porque o carro funciona perfeitamente e está fazendo por volta de 10,5 a 11km/l na cidade. Então, hoje, decidi ir pessoalmente na concessionária da Citroen, sem levar o carro. Após ligeira conversa, o mecânico chefe me disse se tratar do sensor de detonação. Defeitos nele ou a sua ausência podem mesmo levar o motor a grilar... (Palavras dele). Será este o defeito? A Citroen não tem tal peça a pronta entrega, então ainda não consegui resolver o problema da troca do mesmo e constatar se, de fato, ele é o causador do grilar... Assim que tiver uma posição, ao trocar o sensor, pois não posso deixar como está, passo os detalhes a todos... Se resolveu ou não o problema.
Alexandre K
aaklug
Habilitado
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Out 24, 2008 10:13 am
Nome: AAK

#18

Mensagem por aaklug » Sex Out 23, 2009 4:55 pm

Mais informações.

Adquiri o sensor de detonação através da internet na carbucar, por R$ 45,00. O original da Citroen custa R$ 145,00 na concessionária e não há a pronta entrega. Levei o veículo na concessionária para troca. Para trocar, o mecânico retirou o conjunto filtro de ar e fez a instalação. Não foi necessário a remoção do coletor de admissão e etc etc. O serviço levou cerca de 20 a 25 minutos. A partir de agora farei os testes para verificar se parou de grilar. Após testes, relato os resultados no fórum; Obrigado
Alexandre K
aaklug
Habilitado
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Out 24, 2008 10:13 am
Nome: AAK

#19

Mensagem por aaklug » Seg Out 26, 2009 10:19 am

Bom dia.

Caros colegas, o problema parece ter sido resolvido. Troquei o sensor de detonação que estava totalmente quebrado. O mecânico da concessionária Citroen disse que isso pode ocorrer com o passar dos anos devido ao grande calor existente no local onde o sensor está instalado. (No bloco do motor). Depois de trocado fui testar... Em nenhum momento consegui percebe o ruído... Mesmo em retas ou subidas, em diversas velocidades e acelerações... Parece que sumiu mesmo! Uma boa dica para quem se deparar com o problema... E segundo a Citroen me informou, a falta deste sensor causa o grilar do motor em certas situações...
Alexandre K
Zé Ricardo
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Qua Fev 11, 2009 12:46 pm
Nome: Zé Ricardo

#20

Mensagem por Zé Ricardo » Seg Out 26, 2009 11:17 am

[quote name='AAK' post='7657' date='Oct 26 2009, 07:19 AM']
Bom dia.

Caros colegas, o problema parece ter sido resolvido. Troquei o sensor de detonação que estava totalmente quebrado. O mecânico da concessionária Citroen disse que isso pode ocorrer com o passar dos anos devido ao grande calor existente no local onde o sensor está instalado. (No bloco do motor). Depois de trocado fui testar... Em nenhum momento consegui percebe o ruído... Mesmo em retas ou subidas, em diversas velocidades e acelerações... Parece que sumiu mesmo! Uma boa dica para quem se deparar com o problema... E segundo a Citroen me informou, a falta deste sensor causa o grilar do motor em certas situações...
[/quote]


Qual foi o Site que vc comprou ?
vc teria como tirar uma foto do local onde fica esse sensor de detonação ?
Teríamos condições de trocar tal sensor sem levá-lo a uma oficina.
Forte Abraço

Zé Ricardo
Xsara Picasso Exclusive 02/03
Fort-Ce
aaklug
Habilitado
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Out 24, 2008 10:13 am
Nome: AAK

#21

Mensagem por aaklug » Qua Out 28, 2009 12:01 pm

Bom dia.... Segue foto de tal sensor e as informações do site;
O site é o carbucar.com.br (Não esqueça do www).
O sensor custa R$ 45,00...

Olha, para quem tem habilidades mecânicas, dá para trocar em casa sim...

Precisa tirar o conjunto filtro de ar que é somente encaixado. Claro, precisa tirar a mangueira de ar...

O sensor fica bem embaixo do coletor. Mas, sem o conjunto filtro de ar, dá para colocar a mão e retirar o único parafuso de fixação com uma chave de boca. Cuidado para o parafuso não cair...

Depois de instalar o novo, não colocar nenhuma arruela de qualquer tipo, basta apertar o parafuso com a mão... O certo é apertar com um torquímetro, pois este sensor é sensível ao aperto em demasia. Mas, lá na concessionária Citroen, não usaram torquímetro nenhum...

Depois é só conectar o cabo de controle...

Quero ver se tiro umas fotos do local de instalação e posto aqui.

Qualquer dúvida, me comuniquem...
Alexandre K
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#22

Mensagem por Cirdan » Qua Out 28, 2009 12:45 pm

Repararam na revisão, vamos ver se volta...

Q bom q acharam o problema... e pelo menos é barato de arrumar.

Abraços a todos.
Zé Ricardo
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Qua Fev 11, 2009 12:46 pm
Nome: Zé Ricardo

#23

Mensagem por Zé Ricardo » Seg Nov 09, 2009 3:58 pm

Neste final de semana foi observar a dita cuja peça :icon_smile_angry: <_< . Não é que a mesma estava quebrada <_< ?
Retirei o sensor, o que não é nada difícil, e fui nas autopeças de Fortaleza. Pasmem, não encontrei o sensor de detonação na capital cearense. Então hoje comprei por internet o sensor na loja indicada pelo colega e estou esperando chegar. :icon_smile_8ball:
Observação importante: depois que tirei o sensor, pois estou andando sem ele, o carro parou de grilar, ou está grilando bem pouco.De qualquer maneira comprei a peça e estou esperando chegar para colocá-lo no lugar.
Em anexo a foto de como estava o meu sensor.

Zé Ricardo
Fort-Ce
Xsara Picasso Exclusive branco 90.000Km





[quote name='AAK' post='7676' date='Oct 28 2009, 09:01 AM']
Bom dia.... Segue foto de tal sensor e as informações do site;
O site é o carbucar.com.br (Não esqueça do www).
O sensor custa R$ 45,00...

Olha, para quem tem habilidades mecânicas, dá para trocar em casa sim...

Precisa tirar o conjunto filtro de ar que é somente encaixado. Claro, precisa tirar a mangueira de ar...

O sensor fica bem embaixo do coletor. Mas, sem o conjunto filtro de ar, dá para colocar a mão e retirar o único parafuso de fixação com uma chave de boca. Cuidado para o parafuso não cair...

Depois de instalar o novo, não colocar nenhuma arruela de qualquer tipo, basta apertar o parafuso com a mão... O certo é apertar com um torquímetro, pois este sensor é sensível ao aperto em demasia. Mas, lá na concessionária Citroen, não usaram torquímetro nenhum...

Depois é só conectar o cabo de controle...

Quero ver se tiro umas fotos do local de instalação e posto aqui.

Qualquer dúvida, me comuniquem...
[/quote]
Zé Ricardo
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Qua Fev 11, 2009 12:46 pm
Nome: Zé Ricardo

#24

Mensagem por Zé Ricardo » Qua Nov 11, 2009 4:19 pm

Achei esse link muito didático a respeito do sensor de detonação:

<a href="http://www.injetronic.com.br/dicas/dica.php?dica=74" target="_blank">http://www.injetronic.com.br/dicas/dica.php?dica=74</a>

Zé Ricardo
Xsara Picasso Exclusive 02/03 98.000 Km
Fort.Ce
aaklug
Habilitado
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Out 24, 2008 10:13 am
Nome: AAK

#25

Mensagem por aaklug » Qua Nov 11, 2009 4:30 pm

Amigos,

Veja posts deste assunto em:

<a href="index.php?showtopic=1772" target="_blank">index.php?showtopic=1772</a>

Obrigado

Pois é...

Cada caso é um caso...
O sensor do meu carro estava até pior que o do colega Zé Ricardo.. O conector quebrou e ele estava completamente desconectado. E grilava nas subidas e em determinados regimes de uso.
Trocado o sensor, parou...

Abraços
Alexandre K
modafoca
Sem Habilitação
Mensagens: 31
Registrado em: Seg Out 05, 2009 2:45 pm
Nome: Modafoca

#26

Mensagem por modafoca » Sex Nov 13, 2009 10:48 am

Meu citroen é um picasso 2003/2004 2.0 16V. Queeria saber se o sensor de detonação para esse modeloé o que aparece na foto...alguém tem carro do mesmo ano/modelo?
aaklug
Habilitado
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Out 24, 2008 10:13 am
Nome: AAK

#27

Mensagem por aaklug » Sex Nov 13, 2009 5:32 pm

Boa tarde.

Acredito que o sensor seja o mesmo para todos ano/modelo 2.0 16V.

SDS
Alexandre K
Avatar do usuário
jroberto
Habilitado
Mensagens: 61
Registrado em: Ter Fev 16, 2010 9:57 am
Nome: jroberto
Localização: Braga - Portugal
Modelos Citroën: Xsara Break 2002

#28

Mensagem por jroberto » Qua Fev 17, 2010 9:50 pm

Boa noite a todos.

Carro AAK, verifiquei no meu carro e encontrei o sensor. É um local um tanto escondido para uma peça dessas ser quebrada. No meu caso, aparentemente está bom (pelo menos está inteiro).

O meu carro às vezes apresenta o problema de grilar, principalmente quando ocorre a combinação motor frio + baixa rotaçao + subida.

Observei também que tem alguma relação com a gasolina. Eu costumo sempre encher o tanque e só abastecer quando chega na reserva, já que se economizar $$ a solução é andar menos.

Vamos voltar ao assunto central. Com esse meu hábito de esvaziar completamente e encher, posso então saber de onde veio a gasolina que está no carro. Mesmo abastecendo em dois dos melhores (ou seria apenas maiores?) postos da minha cidade (um BR e outro Ipiranga), ainda assim meu carro grilava.

Certo dia, aloprei e abasteci em outro posto, com preço bem menor, de uma bandeira menor ainda (Saara). Daqueles que, pelo preço, muitos já desconfiam da gasolina. Para minha surpresa, os grilos desapareceram e o consumo diminuiu.

A propósito: alguns meses depois, um dos postos "bons" fechou. As aparências às vezes enganam.
Xsara Picasso GLX 2004 (2003-2007)
Xsara Picasso Exclusive 2007 (2007-2010)
C4 Picasso GLX 2010 (2010-2012)
Xsara Break 2002 (2017- )
Facci
Habilitado
Mensagens: 75
Registrado em: Qui Jul 30, 2009 11:01 pm
Nome: Facci

#29

Mensagem por Facci » Ter Fev 23, 2010 3:02 am

Para constar:

Vinha usando gasolina V-POWER da Shell há mais de 6 meses, do mesmo posto.
Meu Picasso começou a morrer e a grilar, foi quando mudei para gasolina Comum e do posto BR, ..... o problema desapareceu.


Abs
Facci.
Editado pela última vez por Facci em Ter Fev 23, 2010 3:07 am, em um total de 1 vez.
Facci
Xsara Picasso 2001
aaklug
Habilitado
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Out 24, 2008 10:13 am
Nome: AAK

#30

Mensagem por aaklug » Qua Mar 03, 2010 9:58 am

[quote name='jroberto' post='8609' date='Feb 17 2010, 06:50 PM']
Boa noite a todos.

Carro AAK, verifiquei no meu carro e encontrei o sensor. É um local um tanto escondido para uma peça dessas ser quebrada. No meu caso, aparentemente está bom (pelo menos está inteiro).

O meu carro às vezes apresenta o problema de grilar, principalmente quando ocorre a combinação motor frio + baixa rotaçao + subida.

Observei também que tem alguma relação com a gasolina. Eu costumo sempre encher o tanque e só abastecer quando chega na reserva, já que se economizar $$ a solução é andar menos.

Vamos voltar ao assunto central. Com esse meu hábito de esvaziar completamente e encher, posso então saber de onde veio a gasolina que está no carro. Mesmo abastecendo em dois dos melhores (ou seria apenas maiores?) postos da minha cidade (um BR e outro Ipiranga), ainda assim meu carro grilava.

Certo dia, aloprei e abasteci em outro posto, com preço bem menor, de uma bandeira menor ainda (Saara). Daqueles que, pelo preço, muitos já desconfiam da gasolina. Para minha surpresa, os grilos desapareceram e o consumo diminuiu.

A propósito: alguns meses depois, um dos postos "bons" fechou. As aparências às vezes enganam.
[/quote]


Olá,
No meu caso não era problema de combustível, pois abastecia em postos confiáveis de longas datas...
O problema que acontece com o sensor original do carro é que ele se desfaz após alguns anos, devido ao forte calor no local onde fica instalado. A falta deste sensor faz o motor grilar levemente, em algumas situações. Depois que troquei tudo ficou OK.
Alexandre K
Responder