Motor grilando
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[quote name='adaomodesto' post='8762' date='Mar 3 2010, 08:03 AM']
Alguem tem como tirar uma foto com :icon_smile_8ball: localização deste sensor no carro, não consegui localizá-lo, ainda...
[/quote]
Olá.
Quero ver se consigo uma foto para colocar aqui...
O sensor original tem cor amarelada, fica escondido abaixo dos bicos injetores e do coletor de admissão... Dá para ver olhando a partir do conjunto filtro de ar, da direita para esquerda... mas ou num ambiente com muita luz ou então com lanterna, senão não dá para ver... Tem um cabo elétrico revestido que vai direto até ele...
Assim que descobri que o meu estava com problema, pois ao mexer neste cabo, percebi que ele estava solto, pois o sensor estava desmanchando...
Alguem tem como tirar uma foto com :icon_smile_8ball: localização deste sensor no carro, não consegui localizá-lo, ainda...
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Olá.
Quero ver se consigo uma foto para colocar aqui...
O sensor original tem cor amarelada, fica escondido abaixo dos bicos injetores e do coletor de admissão... Dá para ver olhando a partir do conjunto filtro de ar, da direita para esquerda... mas ou num ambiente com muita luz ou então com lanterna, senão não dá para ver... Tem um cabo elétrico revestido que vai direto até ele...
Assim que descobri que o meu estava com problema, pois ao mexer neste cabo, percebi que ele estava solto, pois o sensor estava desmanchando...
Alexandre K
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Este post foi muito importante pra mim. O meu Picasso tb apresentava o mesmo problema e, como tenho uma noção de mecânica, resolvi eu mesmo trocar a peça. Ao retirá-la verifiquei que o sensor de detonação estava quebrado.
Comprei original, só que na Peugeot, em BH. A peça na Citroen estava R$ 145,00 e na Peugeot Bordeaux R$ 97,00. Coloquei e após testar, o carro ficou perfeito.
Pra quem está procurando, o código dela original é 5946.23 (e o nome capteur cliquetis annulaire - sensor de grilagem).
Abraços,
Paulo
Comprei original, só que na Peugeot, em BH. A peça na Citroen estava R$ 145,00 e na Peugeot Bordeaux R$ 97,00. Coloquei e após testar, o carro ficou perfeito.
Pra quem está procurando, o código dela original é 5946.23 (e o nome capteur cliquetis annulaire - sensor de grilagem).
Abraços,
Paulo
tudo bom amigão!!! me tira uma dúvida, este grilar que você fala seria oque?? engasgos, barulho??? é que o meu quando está frio fica não suporta aceleração, depois que esquenta fica legal, abração..
[quote name='AAK' post='7676' date='Oct 28 2009, 09:01 AM']
Bom dia.... Segue foto de tal sensor e as informações do site;
O site é o carbucar.com.br (Não esqueça do www).
O sensor custa R$ 45,00...
Olha, para quem tem habilidades mecânicas, dá para trocar em casa sim...
Precisa tirar o conjunto filtro de ar que é somente encaixado. Claro, precisa tirar a mangueira de ar...
O sensor fica bem embaixo do coletor. Mas, sem o conjunto filtro de ar, dá para colocar a mão e retirar o único parafuso de fixação com uma chave de boca. Cuidado para o parafuso não cair...
Depois de instalar o novo, não colocar nenhuma arruela de qualquer tipo, basta apertar o parafuso com a mão... O certo é apertar com um torquímetro, pois este sensor é sensível ao aperto em demasia. Mas, lá na concessionária Citroen, não usaram torquímetro nenhum...
Depois é só conectar o cabo de controle...
Quero ver se tiro umas fotos do local de instalação e posto aqui.
Qualquer dúvida, me comuniquem...
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[quote name='AAK' post='7676' date='Oct 28 2009, 09:01 AM']
Bom dia.... Segue foto de tal sensor e as informações do site;
O site é o carbucar.com.br (Não esqueça do www).
O sensor custa R$ 45,00...
Olha, para quem tem habilidades mecânicas, dá para trocar em casa sim...
Precisa tirar o conjunto filtro de ar que é somente encaixado. Claro, precisa tirar a mangueira de ar...
O sensor fica bem embaixo do coletor. Mas, sem o conjunto filtro de ar, dá para colocar a mão e retirar o único parafuso de fixação com uma chave de boca. Cuidado para o parafuso não cair...
Depois de instalar o novo, não colocar nenhuma arruela de qualquer tipo, basta apertar o parafuso com a mão... O certo é apertar com um torquímetro, pois este sensor é sensível ao aperto em demasia. Mas, lá na concessionária Citroen, não usaram torquímetro nenhum...
Depois é só conectar o cabo de controle...
Quero ver se tiro umas fotos do local de instalação e posto aqui.
Qualquer dúvida, me comuniquem...
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É o seguinte galera!!! meu carro tambem estava com um barulho desses, principalmente nas esticadas e subidas, quando se exige mais do motor, levei a varios mecânicos e nada!!!, solução:
um mecânico detectou que o barulho era entre o motor e o coletor, uma pequena peça de metal que se soltou e com a compressão do motor fazia com que ela vibrasse, fazendo um barulho horrível que parecia vir de dentro do motor, retirou esta peça e o carro ficou show de bola.... espero ter ajudado...
um mecânico detectou que o barulho era entre o motor e o coletor, uma pequena peça de metal que se soltou e com a compressão do motor fazia com que ela vibrasse, fazendo um barulho horrível que parecia vir de dentro do motor, retirou esta peça e o carro ficou show de bola.... espero ter ajudado...
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Bom pessoal antes de gastar comprando o tal sensor vale a pena experimentar isso :
20/11/2010
""Bom podem achar estranho!!!
Mais vou explicar!!! No começo da semana meu Picasso começou a grilar o motor em subidas e quando tinha que dar uma acelerada maior como já tinha visto vários relatos sobre este sensor de detonação quando trocado voltar ao normal, mais hoje pela manhã levei em meu mecânico e expliquei o que acontecia ele me falou que possível mente seria gasolina ruim e sugeriu que antes de comprar o sensor eu colocasse R$ 10,00 de Álcool (MEU CARRO NÃO É FLEX) com o tanque na reserva e rodasse uns 15km que o Álcool iria quebrar a octanagem da gasolina e depois colocasse pelo menos meio tanque da Pódium !!! Bem achei estranho mais não questionei pois tenho total confiança nele!!!!
Bom quando rodando no Álcool o carro já apresentou melhora e depois de uns 2km o barulho parou por completo o motor voltou a ficar redondo mais como estava meio desconfiado fiquei com o numero da seguradora já no celular caso parasse mais felizmente nada ocorreu rodei quase os 15km no Álcool numa boa depois disso coloquei 20 litros de Pódium e rodei bastante nota: Minha primeira vez usando essa gasolina, que por sinal o carro mudou completamente para melhor o motor roda macio sem barulho e o carro fica ligeramente mais forte incrível porem o custo dela é fod.... R$ 3,10 o litro....Enfim pessoal rodei o dia todo e o carro em nenhum momento apresentou o barulho de novo vou testa-lo mais uns dias e posto como anda o carro!!!
Valeu...""
20/11/2010
""Bom podem achar estranho!!!
Mais vou explicar!!! No começo da semana meu Picasso começou a grilar o motor em subidas e quando tinha que dar uma acelerada maior como já tinha visto vários relatos sobre este sensor de detonação quando trocado voltar ao normal, mais hoje pela manhã levei em meu mecânico e expliquei o que acontecia ele me falou que possível mente seria gasolina ruim e sugeriu que antes de comprar o sensor eu colocasse R$ 10,00 de Álcool (MEU CARRO NÃO É FLEX) com o tanque na reserva e rodasse uns 15km que o Álcool iria quebrar a octanagem da gasolina e depois colocasse pelo menos meio tanque da Pódium !!! Bem achei estranho mais não questionei pois tenho total confiança nele!!!!
Bom quando rodando no Álcool o carro já apresentou melhora e depois de uns 2km o barulho parou por completo o motor voltou a ficar redondo mais como estava meio desconfiado fiquei com o numero da seguradora já no celular caso parasse mais felizmente nada ocorreu rodei quase os 15km no Álcool numa boa depois disso coloquei 20 litros de Pódium e rodei bastante nota: Minha primeira vez usando essa gasolina, que por sinal o carro mudou completamente para melhor o motor roda macio sem barulho e o carro fica ligeramente mais forte incrível porem o custo dela é fod.... R$ 3,10 o litro....Enfim pessoal rodei o dia todo e o carro em nenhum momento apresentou o barulho de novo vou testa-lo mais uns dias e posto como anda o carro!!!
Valeu...""
Anderson Machado.
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- Registrado em: Qua Mar 24, 2010 7:19 pm
- Nome: ivoandrade
:icon_smile_8ball: Pessoal, fiz o teste com a gasolina podium 1/2 tanque mais etanol, e o barulho continuou. no meu caso vou ver a questão do coletor que segundo alguns posts tem umas hastes que quando se soltam ficam fazendo barulho. Alguem conhece algum mecanico que já fez este tipo de serviço.. obrigado
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- Registrado em: Qua Mar 24, 2010 7:19 pm
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:) Pessoal resolvido problema de grilagem . O meu mecanico localizou após eu pesquisar aqui no forum e pedir para ele olhar o coletor. Ele entrou em contato com um consultor da Citroen que confirmou a possibilidade. o meu problema eram as hastes do coletor (ficam dentro do mesmo, são prolongamentos da saida do cabeçote quando entram no coletor para a saida unica do escape. este prolongamento com o tempo pode vibrar e gerar o barulho que parece motor batendo. A solução foi achar um local que faz solta em inox, pois é até o ano 2005 (acho) o coletor e feito de inox e não ferro fundido como os carros nacionais. O cara fez uma solta unindo as hastes dentro do coletor e fim do barulho,....
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[quote name='ivoandrade' post='11944' date='Dec 26 2010, 12:54 PM']
:icon_smile_8ball: Pessoal, fiz o teste com a gasolina podium 1/2 tanque mais etanol, e o barulho continuou. no meu caso vou ver a questão do coletor que segundo alguns posts tem umas hastes que quando se soltam ficam fazendo barulho. Alguem conhece algum mecanico que já fez este tipo de serviço.. obrigado
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Não é para misturar e sim usar só Álcool no meu caso foi assim porem depois de usar a podium voltei para a comum e o barulho voltou e troquei passei a usar aditivada e pronto sem barulho....
:icon_smile_8ball: Pessoal, fiz o teste com a gasolina podium 1/2 tanque mais etanol, e o barulho continuou. no meu caso vou ver a questão do coletor que segundo alguns posts tem umas hastes que quando se soltam ficam fazendo barulho. Alguem conhece algum mecanico que já fez este tipo de serviço.. obrigado
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Não é para misturar e sim usar só Álcool no meu caso foi assim porem depois de usar a podium voltei para a comum e o barulho voltou e troquei passei a usar aditivada e pronto sem barulho....
Anderson Machado.
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No meu caso, usava sempre gasolina aditivada em posto de marca renomada e sempre dava uma griladinha em retomadas de aceleração, em baixa rotação. Como não era gritante fui deixando para dar uma olhada no mecânico no sensor de detonação, que poderia estar com problema, mas não tinha tido problemas deste tipo em nenhum dos carros que tive até hoje. Eis que numa dessas idas e vindas, abasteci num posto de outra bandeira renomada, aditivada, e o grilo simplesmente sumiu... Resumo da ópera, diferença de octanagem das gasolinas. A que eu usava antes dava pre-ignição e o módulo provavelmente não conseguia compensar o ponto para corrigir a porcaria da gasolina aditivada. Por via das dúvidas, coloquei a Podium ou Premium, de maior octanagem, e o grilo desapareceu de vez. Há colegas que colocam mais álcool na gasolina para eliminar os grilos.
Se testaram o sensor e nada foi encontrado, troquem de posto, de marca, ou coloquem gasolina alta octanagem, ou coloquem mais álcool. Usar só álcool? Vai precisar de partida a frio...
Abraços.
Se testaram o sensor e nada foi encontrado, troquem de posto, de marca, ou coloquem gasolina alta octanagem, ou coloquem mais álcool. Usar só álcool? Vai precisar de partida a frio...
Abraços.
Editado pela última vez por YuitiK em Seg Mar 23, 2015 4:11 pm, em um total de 1 vez.
Citroen Xsara Picasso EXA
2.0 16V Automatique
2010/2011 - Prata
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2010/2011 - Prata
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