Controle da temperatura do motor

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
lffalvim
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 9:00 am
Nome: lffalvim

#1

Mensagem por lffalvim » Ter Jul 14, 2009 12:07 pm

Comprei, recentemente, um C4 Picasso (5 lugares) e viajei, para Angola, no mesmo dia em que peguei o carro. Na realidade andei, apenas, 20 min com o carro. Só retornarei ao Brasil daqui a 60 dias e, até lá, tenho que me contentar com fotos e forum. A minha dúvida é a seguinte: Pelas fotos do painel não consigo localizar o medidor de temperatura do motor. Alguem sabe onde se localiza? Será que um carro desse gabarito não possui um termometro? Como se monitora a temperatura do motor?


dagoberto
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Qua Nov 26, 2008 7:12 pm
Nome: dagoberto

#2

Mensagem por dagoberto » Ter Jul 14, 2009 3:29 pm

Claro que tem!
É o primeiro item do painel, à esquerda, antes do marcador de combustivel.
lffalvim
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 9:00 am
Nome: lffalvim

#3

Mensagem por lffalvim » Ter Jul 14, 2009 5:19 pm

[quote name='dagoberto' post='6560' date='Jul 14 2009, 05:29 PM']
Claro que tem!
É o primeiro item do painel, à esquerda, antes do marcador de combustivel.
[/quote]

Eu não estou me referindo ao X'sara Picasso e sim ao C4 Picasso.
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#4

Mensagem por ilima » Ter Jul 14, 2009 7:21 pm

Pela foto do painel me parece que não tem mesmo marcador de temperatura.

Deve, então, ter alguma luz espia para superaquecimento (como o Honda Fit).

<a href="http://www.motorclube.com.br/images/wal ... l_1280.jpg" target="_blank">http://www.motorclube.com.br/images/wal ... 280.jpg</a>

O painel da Grand C4 é totalmente diferente, e nele tem o marcador. Idem (claro) o da Picasso "normal"

[]s

Ivan Lima
lffalvim
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 9:00 am
Nome: lffalvim

#5

Mensagem por lffalvim » Ter Jul 14, 2009 8:26 pm

[quote name='Ivan Lima' post='6562' date='Jul 14 2009, 09:21 PM']
Pela foto do painel me parece que não tem mesmo marcador de temperatura.

Deve, então, ter alguma luz espia para superaquecimento (como o Honda Fit).

<a href="http://www.motorclube.com.br/images/wal ... l_1280.jpg" target="_blank">http://www.motorclube.com.br/images/wal ... 280.jpg</a>

O painel da Grand C4 é totalmente diferente, e nele tem o marcador. Idem (claro) o da Picasso "normal"

[]s

Ivan Lima
[/quote]

Pois é, mas você não acha que num carro de mais de R$ 80.000,00 essa é uma economia que não faz sentido?
dagoberto
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Qua Nov 26, 2008 7:12 pm
Nome: dagoberto

#6

Mensagem por dagoberto » Sex Jul 17, 2009 7:44 pm

Ops, desculpe não notar que era C4.

Mas é verdade... a economia não faz sentido nessa faixa de preço.

Agora, junta no pacote a falta de um conta-giros, e um CD player desatualizado....
lffalvim
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 9:00 am
Nome: lffalvim

#7

Mensagem por lffalvim » Seg Jul 20, 2009 1:01 pm

[quote name='dagoberto' post='6615' date='Jul 17 2009, 09:44 PM']
Ops, desculpe não notar que era C4.

Mas é verdade... a economia não faz sentido nessa faixa de preço.

Agora, junta no pacote a falta de um conta-giros, e um CD player desatualizado....
[/quote]

Conta giros, até que tem. O CD player só me incomoda por não ter uma entrada USB. Aliás, essa é outra economia que nãoentra na minha cabeça.
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#8

Mensagem por ilima » Seg Jul 20, 2009 6:13 pm

:icon_smile_big: [quote name='lffalvim' post='6563' date='Jul 14 2009, 06:26 PM']
Pois é, mas você não acha que num carro de mais de R$ 80.000,00 essa é uma economia que não faz sentido?
[/quote]

Concordo com vc.

Não sei o que a Citroen pensa neste ponto: No projeto da Xsara Picasso, deixaram de fora o conta giros. Agora, na C4 Picasso, deixam de fora o marcador de temperatura... Vai entender.

Menos pior é que quando alguem vier criticar "Não tem marcador de temperatura...", vc ainda pode dizer "O Fit também não tem...", antes de mandar a pessoa para a p$#%¨@¨& que pariu... :icon_smile_big: Sempre vai ter um chato para achar pelo em casca de ovo.

Já nem sei se na Grand C4 tem o dito marcador...

[]s

Ivan Lima
lffalvim
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 9:00 am
Nome: lffalvim

#9

Mensagem por lffalvim » Qui Jul 23, 2009 7:57 am

[quote name='Ivan Lima' post='6646' date='Jul 20 2009, 08:13 PM']
:icon_smile_big:

Concordo com vc.

Não sei o que a Citroen pensa neste ponto: No projeto da Xsara Picasso, deixaram de fora o conta giros. Agora, na C4 Picasso, deixam de fora o marcador de temperatura... Vai entender.

Menos pior é que quando alguem vier criticar "Não tem marcador de temperatura...", vc ainda pode dizer "O Fit também não tem...", antes de mandar a pessoa para a p$#%¨@¨& que pariu... :icon_smile_big: Sempre vai ter um chato para achar pelo em casca de ovo.

Já nem sei se na Grand C4 tem o dito marcador...

[]s

Ivan Lima
[/quote]

Acho que nesse caso a situação seria inversa. Se alguém perguntar para o dono de um Fit pelo marcador de temperatura, ele pode responder:

- Pô, se até o C4 Picasso não tem, por que que o Fit teria?


Brincadeira. O que eu me pergunto é se não existe, de fato, afunção do marcador de temperatura ou se ela está, apenas, desabilitada para essa versão.
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#10

Mensagem por ilima » Qui Jul 23, 2009 12:56 pm

[quote name='lffalvim' post='6688' date='Jul 23 2009, 05:57 AM']
Acho que nesse caso a situação seria inversa. Se alguém perguntar para o dono de um Fit pelo marcador de temperatura, ele pode responder:

- Pô, se até o C4 Picasso não tem, por que que o Fit teria?
Brincadeira. O que eu me pergunto é se não existe, de fato, afunção do marcador de temperatura ou se ela está, apenas, desabilitada para essa versão.
[/quote]


Pois é, isto eu realmente não sei.

Seria interessante verificar o que o manual de o proprietário diz. ali devem explicar se a função de temperatura do motor é representada só por uma luz espia ou se tem como ver o marcador.

O que sei é que os painéis de alguns modelos que vem para o Brasil são bem mais simples que os lá de fora. A C4 Grand, p.ex., possui lá fora no mostrador central o mapa do GPS. Como aqui não temos os mapas ainda, a programação do painel faz com que o velocímetro apareça na parte central do painel.

Quem mandou sermos 3º mundo? :icon_smile_8ball:

[]s

Ivan Lima
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#11

Mensagem por Cirdan » Qui Jul 23, 2009 4:24 pm

Pra q serve marcador de temperatura?

Os motores de arrefecimento atualmente são desenvolvidos para atenderem em qualquer condição. Ninguem precisa mais ficar cuidando disso... raramente vão da problemas... Só se tiver algum vazamento q só será daqui a muitos anos e km.

Por isso as montadoras estão eliminando esse item e colocando novos mostradores. Eu mesmo prefiro somente a luz e nada mais... nem olho para esse tal marcador.

Um econometro ou mesmo um marcador do nivel de oleo do motor é muito mais eficiente.

Abraços a todos.
lffalvim
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 9:00 am
Nome: lffalvim

#12

Mensagem por lffalvim » Sáb Jul 25, 2009 2:26 pm

[quote name='Cirdan' post='6701' date='Jul 23 2009, 06:24 PM']
Pra q serve marcador de temperatura?

Os motores de arrefecimento atualmente são desenvolvidos para atenderem em qualquer condição. Ninguem precisa mais ficar cuidando disso... raramente vão da problemas... Só se tiver algum vazamento q só será daqui a muitos anos e km.

Por isso as montadoras estão eliminando esse item e colocando novos mostradores. Eu mesmo prefiro somente a luz e nada mais... nem olho para esse tal marcador.

Um econometro ou mesmo um marcador do nivel de oleo do motor é muito mais eficiente.

Abraços a todos.
[/quote]

Você vai me perdoar mas informação nunca é demais. Como você mesmo disse, os sistemas "raramente vão dar problemas". Mas raramente não quer dizer nunca. Para aqueles azarados que tenham algum problema no sistema, um mero termometro pode indicar variações que, se corrigidas precocemente, não representarão maiores prejuizos para os proprietários.
Também estou de acordo que marcadores do nível de óleo deveriam ser parte integrante de todos os painéis.
Responder