Qual óleo vocês recomendam...

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Monetto
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Abr 09, 2009 9:09 am
Nome: Alexandre Monetto

#1

Mensagem por Monetto » Seg Mai 25, 2009 6:00 pm

Olá pessoal,

Peguei o meu Picasso não faz muito tempo (nem 2 meses) e este foi trocado o óleo com 75.000km. Hoje ele está com quase 83.000.

O antigo proprietário sempre trocou a cada 15km...

Como o meu carro deve rodar mais do que o antigo, foi me sugerido a troca a cada 7.000.

O que vocês sugerem? Quais seriam os óleos mais em uso?

Agradeço a ajuda de todos.

Abraços


Alexandre Pires
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 4:17 pm
Nome: XM V6 BR EXCLUSIVE
Localização: São Paulo

#2

Mensagem por Alexandre Pires » Seg Mai 25, 2009 9:28 pm

Boa Noite Alexandre

No meu XM que está com 68000 troco o óleo a cada 5000km e o filtro a cada 10.000.

Uso sempre o total quartz 7000

Acho que 15000km pra troca de oleo, mesmo semi sintético é muita coisa.


Espero ter ajudado.

Abçs
fabio_sd
Sem Habilitação
Mensagens: 49
Registrado em: Ter Abr 21, 2009 12:17 pm
Nome: Fabio SD
Localização: MG
Contato:

#3

Mensagem por fabio_sd » Seg Mai 25, 2009 11:06 pm

Sempre uso nos meus carros o Lubrax 100% Sintético API SM SAE 5W/40. R$23,00 o litro. Excelente qualidade e desempenho com um preço muito bom.
Imagem
"Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam". 1 Coríntios 2:9
andre.fucks
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 5:26 pm
Nome: nsnmarsf
Localização: Cabo Frio

#4

Mensagem por andre.fucks » Ter Mai 26, 2009 12:26 pm

Uso total quartz 7000. Original da Citroen a cada 10000
Xsara Picasso 2.0 16v Exclusive
2001/2001 - Prata
Manual
Felipe Rocha
Habilitado
Mensagens: 71
Registrado em: Dom Dez 21, 2008 9:44 pm
Nome: Felipe Rocha

#5

Mensagem por Felipe Rocha » Ter Jun 02, 2009 6:04 am

Prezados,

e para olho da caixa de marcha e óleo da caixa de direção ?

Abs.,
CITROËN XSARA PICASSO
GLX 1.6 FLEX
2008 CINZA CHUMBO - MANUAL
William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#6

Mensagem por William Vicentin » Ter Jun 23, 2009 2:19 pm

Eu só uso Total Quartz 7000 ele é original Citroen, já vem de fábrica com esse óleo e o manual recomenda ele.
Editado pela última vez por William Vicentin em Ter Jun 23, 2009 2:21 pm, em um total de 1 vez.
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#7

Mensagem por Cirdan » Ter Jun 23, 2009 5:19 pm

Gente, mesmo com oleo sintetico, nunca ultrapassem os 7 mil km na troca. Nunca mesmo.

Qm usa o carro muito na cidade, troque com 5 mil km. Qm usa ele em percusos curtos, troque com 5 mil km e coloque oleo sintetico.

O carro de vcs ainda são novos, mas quando tiverem mais de 150 mil km, eles vão sofrer de mais por causa do abuso q fizeram hj.

Se motor no Brasil não dura mais de 200 mil km, é por causa das trocas demoradas.

Abraços a todos.
William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#8

Mensagem por William Vicentin » Ter Jun 23, 2009 7:18 pm

[quote name='Cirdan' post='6359' date='Jun 23 2009, 03:19 PM']
Gente, mesmo com oleo sintetico, nunca ultrapassem os 7 mil km na troca. Nunca mesmo.

Qm usa o carro muito na cidade, troque com 5 mil km. Qm usa ele em percusos curtos, troque com 5 mil km e coloque oleo sintetico.

O carro de vcs ainda são novos, mas quando tiverem mais de 150 mil km, eles vão sofrer de mais por causa do abuso q fizeram hj.

Se motor no Brasil não dura mais de 200 mil km, é por causa das trocas demoradas.

Abraços a todos.
[/quote]

Bom se olhar no manual é recomendação de fábrica.

Mais enfim depois de 10mil km concordo que o óleo já não é mais o mesmo.

abraço
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
Alexandre Pires
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 4:17 pm
Nome: XM V6 BR EXCLUSIVE
Localização: São Paulo

#9

Mensagem por Alexandre Pires » Qua Jun 24, 2009 2:55 pm

Concordo com o Cirdan. Tenho um gol e no inicio segui as instruções do manual, tanto quanto ao óleo quanto a quilometragem.

Trocava a cada 10000 km. Quando fui fazer a troca aos 60000km, ao abrir o carter, já não escorria oléo, e sim uma borra.

Tive um palio e uma strada, o manual recomendava a troca aos 15000km, mas já na retirada dos veiculos na concesionária, recebia o alerta e uma primeira troca em cortesia, para que se efetuasse a troca no máximo a cada 7000km.

Hoje, seja qual for o carro e recomedação do fabricante, troco a cada 5000km.


Abçs
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#10

Mensagem por Cirdan » Qui Jun 25, 2009 2:37 pm

Meus carros sempre usaram no maximo 10W40 e troca em 5 em 5 mil km.

Ontem conversando com uns amigos, eu ouvi um absurdo. Um Uno SX Completinho com motor 1.0 8V com 70 mil km usando oleo: 20W50.

Meu Deus, isso é oleo para motor com 300 mil km fumando. Depois q o motor funde com 120 mil o povo reclama.

Abraços a todos.
fabio_sd
Sem Habilitação
Mensagens: 49
Registrado em: Ter Abr 21, 2009 12:17 pm
Nome: Fabio SD
Localização: MG
Contato:

#11

Mensagem por fabio_sd » Sex Jun 26, 2009 3:51 pm

[quote name='Cirdan' post='6392' date='Jun 25 2009, 12:37 PM']
Meus carros sempre usaram no maximo 10W40 e troca em 5 em 5 mil km.

Ontem conversando com uns amigos, eu ouvi um absurdo. Um Uno SX Completinho com motor 1.0 8V com 70 mil km usando oleo: 20W50.

Meu Deus, isso é oleo para motor com 300 mil km fumando. Depois q o motor funde com 120 mil o povo reclama.

Abraços a todos.
[/quote]

20W50 API SG base mineral e' o oleo especificado no manual da Fiat para este carro. Porem, conforme os demais colegas, tambem somente uso oleo sintetico (Lubrax Sintetico 5W40 API SM) em todos os meus carros, trocando a cada 5.000 Km.
Editado pela última vez por fabio_sd em Sex Jun 26, 2009 3:51 pm, em um total de 1 vez.
Imagem
"Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam". 1 Coríntios 2:9
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#12

Mensagem por Cirdan » Seg Jun 29, 2009 4:42 pm

Os motores Fiasa topam até 25W60, mas na fase fria o motor fica praticamente sem lubrificação. E o pior, aumenta o desgaste por causa do oleo mais grosso.

O ideal para esse motor seria colocar 15W50 ou 10W40.

Eu sempre uso 5W30 ou no maximo 10W40.

Abraços a todos.
gpsm2
Sem Habilitação
Mensagens: 39
Registrado em: Ter Set 23, 2008 2:09 pm
Nome: gpsm2
Localização: JPA - Rio de janeiro
Contato:

#13

Mensagem por gpsm2 » Seg Jul 06, 2009 8:58 pm

Cirdan
Os fabricantes fizeram muitos testes e se certificaram muito antes de colocar uma informacao no manual do motor...ja imaginou se eles colocarem uma especificacao errada e o motor quebrar antes do tempo previsto?!
Claro que temos que procurar sempre nos atualizarmos as novas tecnologias, mas nao podemos fugir muito do que ja foi estudado e testado.
Editado pela última vez por gpsm2 em Seg Jul 06, 2009 8:59 pm, em um total de 1 vez.
Gabriel Moura
Picasso 2.0 GXS -
Camb.Mec. 2006
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#14

Mensagem por Munhoz » Seg Jul 06, 2009 11:38 pm

Quando fui trocar o óleo (troca feita em casa de óleo), eu perguntei qual usar, o cara me disse que se eu rodo menos de 5000 km por ano não compensa usar o sintético pelo seguinte :

- óleo tem que ser trocado a cada 12 meses ou quando vencer a kilometragem. Se eu colocar um óleo que dura 7000 km e rodar 4000 por ano eu vou perder 3000 km porque tem que ser trocado a cada 12 meses...

Segundo a etiqueta que vai colada no cofre do motor do meu xantia, o óleo é o TOTAL 15W50. Na troca o cara recomendou um 15W50 SM, mineral (porque eu rodo menos do 5 mil km por ano), que é melhor que o da TOTAL que é SL.

Agora o próximo passo é trocar o do câmbio, é muito raro ouvir alguém dizer que vai trocar o óleo do câmbio, as pessoas esquecem que vai óleo nele.. rs
Se não me engano a troca do óleo do câmbio é a cada 40 mil km.

Abraço
Editado pela última vez por Munhoz em Seg Jul 06, 2009 11:40 pm, em um total de 1 vez.
reitoso
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 9:59 pm
Nome: reitoso

#15

Mensagem por reitoso » Ter Jul 07, 2009 10:53 am

Saudações,

Sobre o óleo do motor, como curiosidade:
(eu posso errar se errar me corrija)

Quando falamos em um 15W50 quer dizer o seguinte: quando frio é 15 e quando quente é 50. Até pode parecer estranho pois sabemos que quanto mais quente esta o óleo mais fino ele está, mas a questão é a viscosidade - a capacidade de fazer película e sem espumar (aditivação).

W é de winter, inverno - frio, isso quer dizer que manhã quando damos a partida ele esta com viscosidade 15 e atinge todas as partes do motor, a medida que esquenta ele fica 50, suficientemente viscoso para proteger o motor.

Um óleo SAE 40 é de viscosidade 40 medida a 100 graus, são os óleos monoviscosos. Por isso a maioria dos carros usa os 15W30, 20W50, 15W40 etc. que são os chamados óleos multiviscosos, assim o motor gira com lubrificação quase imediata.

Um óleo 5W30 por exemplo é de altíssima performance para motores turbo-comprimidos ou tecnologia equivalente, como o 0W20, 0W15, 0W10, que são para carros especiais esportivos ou alto desempenho e não para passeio normal.
Normalmente o cárter destes carros chega a ter 9, 10, 12 litros de óleo pois exigem alta pressão e alguns tem até radiador de óleo (nem precisa falar de quantos cavalos são estes motores). O ´zero´ quer dizer que quando frio a viscosidade é igual a da água.

O que importa é nunca mudar a graduação de viscosidade do seu óleo e nunca diminuir a letra da classificação. Se o seu carro é um popular que pede um 15W40 e você coloca um 0W20 você está estragando o motor dele, pois o sistema de lubrificação do seu carro é para 15W40 e um 0W20 vai fazer o desgaste aumentar.

O que manda, ou melhor, quem manda, são os engenheiros que fizeram o seu motor, e o óleo é o que esta escrito no manual do proprietário, indicado por eles em 2,3 ou 4 anos de testes e pesquisas, não mude isso em um final de semana. Alguns danos são imediatos, outros levam mais tempo e causam profundo comprometimento do motor, outros danos são menores mas podem até provocar perda de potência ou consumo maior de combustível gerando gastos indiretos não percebidos.

Hoje temos estas classificações: SA, SB, SC, SE, SF, SG, SH, SJ, SL e SM.

O S é de Spark (faísca - centelha) e a segunda letra é da aditivação, os óleos SA, SB e SC não estão mais no mercado, são tecnologias ultrapassadas. O SE normalmente é monoviscoso.

Se o seu carro pede um SAE 20W40 API SH você pode por um SJ ou SL, mas se pede um SL você NÃO pode por um SJ, SH etc.

O óleo lubrificante para diesel tem um C na frente, C de Compression - Compressão, pois é o princípio da explosão do Diesel por compressão e ponto quente e não por faísca (S- spark).

Exemplo de Óleo lubrificante multiviscoso SAE 20W 50 Classificação: API SL/CF.
Classificação: API SL/CF - quer dizer atende Gasolina, Álcool e GNV na classificação SL e também motores diesel quatro tempos na classificação CF. Ambos pedindo viscosidade 20W50.
As siglas são das sociedades normatizadoras, API - American Petroleum Institute e SAE - Society American Engineering .

Se o meu carro precisa de um SAE 20W50 API SL e eu coloco um 15W40 API SL, o que acontece?
Inicialmente nada, só o tempo dirá, principalmente em um dia de verão com 35 graus e você na marginal do Tietê, naquele anda e para, com a temperatura no máximo, a ventoinha do radiador ligando e desligando toda hora, sinal de que está na pior condição de calor, com baixa rotação e pouca entrada de ar e sua película de óleo é de viscosidade 40 quando o seu fabricante recomenda 50...fazendo isso muitas vezes, ao longo do tempo o motor vai durar bem menos ou ali mesmo na rua queima a junta do motor mesmo com o radiador funcionando sem problemas, daí em diante...empenamentos...travamentos...

A questão aqui é pensar que quando você compra um carro você pode ficar com ele só dois anos e passar para frente com todos os problemas que você criou nele e deixar a bomba na mão do coitado que o comprou e confiou em você, mas também deve pensar se terá condições de trocar de carro daqui dois anos e não tendo esta condição de trocá-lo a bomba estourar na sua mão por causa da sua negligência ou ainda confiar em alguém e sentir na pele o que é carro negligênciado.

MINERAL, SEMI-SINTÉTICO ou SINTÉTICO.

O mais comum e o primeiro óleo que surgiu é o mineral, obtido por destilação e outros processos a partir do petróleo. Com a evolução da petroquímica e da química desenvolvemos o sintético, o óleo sintético pode ser obtido até mesmo de base vegetal, tem mais estabilidade por ser feito de cadeias de carbono médias e suas proporções são muito bem controladas, é obtido por meios químicos em sofisticados processos. Assim o óleo sintético tem uma estabilidade maior e é mais caro. O semi-sintético é a mistura da base mineral com a sintética e aditivada para esta condição.

Quanto a durabilidade não é você que determina, é o fabricante do motor. Você não pode por um sintético e dobrar o período de troca, por ´durar´ mais, existem degradações no sintético que podem não ser vistas. É o fabricante que estabelece os períodos de troca. Os motores não são todos iguais.
Misturar os óleos não é recomendável, o mineral é de outra base, se misturado ao sintético poderá haver alguma mudança de propriedades nociva, o semi-sintético é balanceado e aditivado na fábrica para se obter as condições desejadas em uma situação controlada.

A recomendação do fabricante em usar sintético ou semi-sintético é por causa de motores de alta compressão ou alto giro, os carros populares atuais se enquadram neste item.

Se o seu motor pede óleo sintético e para economizar você coloca um mineral o que vai ocorrer é a carbonização (carvão) e formação de gomas dentro do motor, aumentando o atrito, diminuindo o resfriamento (camadas aderentes nas paredes internas), prejudicando a lubrificação e a injeção-combustão, poderá ocorrer até necessidade de trocar o óleo bem antes do recomendado no manual e o pior é que normalmente não percebemos isso antes de piorar a situação.

Agora mudar de mineral para sintético não tem problema, só preste atenção na classificação e na viscosidade, a maioria acaba mudando a viscosidade por conta por não encontrar a mesma graduação no sintético, o que é um erro.

Carro que não roda o suficiente para ocorrer a troca em menos de um ano (exemplo disso é carro de colecionador - que tem boas razões para isso, ou o carro samambaia - de gente que tem carro e não anda para não gastar...): a troca deve ocorrer a cada 12 meses pois dentro do motor ocorre condições de sedimentação e deterioração - acidificação.

Obs. Carro parado (motor não gira) por mais de seis meses nunca voltará a ser o que era, zero pode aguentar até um ano. E pneu que não roda faz cinco anos pode estourar sem aviso, sabe aquele estepe zeradinho do seu carro 2002 que tirou zerado da loja? Jogue fora.


MOTOR MUITO DESGASTADO

Quando o motor esta cansado (gasto) quer dizer que as folgas aumentaram e o óleo vaza (verte) para dentro da câmara de combustão e o carro começa a fumar (começa com fumaça azul e termina na fumaça branca - literalmente até travar tudo), depende de como cuida do carro e o quanto e como anda com ele.

No início a gente coloca um óleo mais grosso, para eliminar a fumacinha chata de manhã, mas quando o motor esquenta e você pisa fundo sai sempre uma fumacinha estranha, é o óleo indo embora pelo escapamento, é a evaporação. Depois de certo tempo as velas ficam pretas, pegajosas, pois o óleo sobe e encharca tudo. O preto é carvão, isso mesmo carvão, às vezes forma até pedrinhas. Tem gente que põe tucho (uma rosca distanciadora que deixa a vela mais longe da câmara) para retardar a necessidade de abrir o motor, mas o carro começa a gastar mais, pois a combustão não é plena e perde potência (a compressão vai caindo conforme as folgas aumentam - se passa óleo passa ar se passar ar com a válvula de escape fechada perde compressão e assim perde força) e falha muito em altas rotações (engasga-soluça).

Bom, teoricamente o limite é o óleo SAE 60, o mais grosso possível, imagine o motor virando frio as seis horas da manhã de junho depois de um noite de temperaturas de seis ou oito graus... Tem gente que coloca até óleo de câmbio (SAE 80 ou 90) na fase final para segurar mais o óleo no Carter, bom o efeito pode até diminuir a evaporação, mas a fumaceira de manhã, quando pega uma subida ou uma retomada...parece pulveirizadora agrícola. Estes óleos grossos forçam a bomba de óleo, não fluem como foi planejado e o motor roda com mais esforço, pois ele é mais viscoso e acaba até encurtando a vida de tudo, normalmente demora até fluir pela parte de cima do motor e o motor já girou bastante.

Motor queimando óleo tem que olhar todo dia e na fase crítica acaba pesando no bolso, pois vai ter que completar o óleo, o que acaba saindo caro. Baixar até 1 litro em 1000 Km rodados é ainda considerado normal (É estranho, mas é). Nos piores casos vai baixando até 300 ml (0,3 L) por dia, mais do que isso eu ouvi dizer que o carro nem sai mais do lugar.

Existem óleos 20W60 para motores cansados, seu uso deve ser criterioso, vale a pena? Às vezes ao abrir o motor o que se troca são apenas os anéis e você gasta R$ 400-600 reais e resolve o problema, se isso acontecer entre 400-500 mil Km nos motores acima de 1.6 ou entre 300-400 mil km nos motores abaixo de 1.6 é que você cuidou bem do seu carro.

Obs.: Troque o filtro de óleo toda vez que trocar o óleo, esse negócio de 'troca sim troca não' é lá do tempo do motor com 4 válvulas com carburador e distribuidor mecânico. O motor é a alma do carro.
Responder