Calço hidráulico no Xsara Picasso - Verdade ou "lenda urbana

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
andbvieira
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Mai 13, 2009 3:20 pm
Nome: Anders

#1

Mensagem por andbvieira » Sáb Mai 16, 2009 10:50 am

Estava decidido a comprar um Xsara Picasso usado quando entrei na comunidade de proprietários do veículo no orkut e me deparei com um situação estranha. Algumas pessoas comentavam que o veículo apresenta um erro de projeto e é bastante suscetível à ocorrência de calço hidráulico quando este passa em poças d'água, ruas alagadas ou até com uma pequena quantidade de água. Um rapaz disse que o Picasso dele teve este problema quando passou em uma rua com lámina de água de apenas 20 cms. Fiquei assustado com os relatos. Uma proprietária chegou a afirmar que constatou mais de uma dezena de Picassos avariados com calço hidráulico em apenas uma concessionária no Rio de Janeiro.
Gostei muito do Xsara Picasso, mas queria saber se realmente o veículo sofre deste problema ou se é apenas mais uma "lenda urbana" da internet.
Obrigado pelos esclarecimentos.


William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#2

Mensagem por William Vicentin » Sáb Mai 16, 2009 1:44 pm

olha eu participo de dois fóruns de discução sobre o carro e confesso que até hoje nunca havia ouvido falar desse problema ou lenda.

Eu ja passei por situações diversas com chuva e nunca tive problema nenhum com o carro.

Mais pessoas podem opinar mais eu acredito em lenda.
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
fabio_sd
Sem Habilitação
Mensagens: 49
Registrado em: Ter Abr 21, 2009 12:17 pm
Nome: Fabio SD
Localização: MG
Contato:

#3

Mensagem por fabio_sd » Sáb Mai 16, 2009 1:53 pm

Nunca tive este problema e também nunca ouvi falar se alguém já teve. Primeira vez que vejo esta bola ser levantada.
Imagem
"Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam". 1 Coríntios 2:9
apmed2000
Habilitado
Mensagens: 136
Registrado em: Dom Set 23, 2007 6:50 am
Nome: apmed2000

#4

Mensagem por apmed2000 » Sáb Mai 16, 2009 6:19 pm

Acredito que seja mais uma lenda...

Afinal, com tantos temporais pelo país nos últimos meses, alguém já teria referido tal problema.
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#5

Mensagem por ilima » Dom Mai 17, 2009 9:32 pm

Jamais soube deste problema no Picasso.
BRO
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Abr 25, 2009 11:32 am
Nome: Bruno Rodrigo
Localização: São Paulo, SP

#6

Mensagem por BRO » Seg Mai 18, 2009 9:47 am

Já passei por situações de chuva tanto na cidade quanto na estrada (onde a velocidade é muito maior), peguei diversas poças d'água nas duas cituações e não tinve problema nenhum com o carro.
Bruno Oliveira
andbvieira
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Mai 13, 2009 3:20 pm
Nome: Anders

#7

Mensagem por andbvieira » Qui Jun 11, 2009 7:17 pm

Obrigado pela ajuda, deve ser algum tipo de lenda urbana mesmo. Vi algumas mensagens sobre esse assunto no orkut e fiquei preocupado. Aliás, adquiri um Xsara Picasso 2004 e estou satisfeito com o veículo.
gpsm2
Sem Habilitação
Mensagens: 39
Registrado em: Ter Set 23, 2008 2:09 pm
Nome: gpsm2
Localização: JPA - Rio de janeiro
Contato:

#8

Mensagem por gpsm2 » Qui Jun 25, 2009 10:23 pm

Pessoal boa noite,
Eu vi um Picasso fazendo o motor por causa do calço hid. Se repararmos a entrada de ar desse carro é muito embaixo alem do normal. Ele tem um sistema de retenção de líquido que é a sua caixa do filtro, para os mesmos não entrar no motor. Mas se a pessoa arriscar a passar por uma poça muito longa vai saturar!!! Ai tá querendo problema...depois que eu vi aonde e a entrada de ar ..hj eu não arrisco mais...
Agora calço Hidraulico....pode dar em qualquer carro e não é uma coisa exclusiva do Picasso...depende do tamanho do "rio" que vc queira passar...
Meu Pai conseguiu destruir o motor de um 306 e olha que a entrada de ar do motor é bem em cima na grade......ele pensou que estava de jeep!!!
Editado pela última vez por gpsm2 em Qui Jun 25, 2009 10:27 pm, em um total de 1 vez.
Gabriel Moura
Picasso 2.0 GXS -
Camb.Mec. 2006
andre.fucks
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 5:26 pm
Nome: nsnmarsf
Localização: Cabo Frio

#9

Mensagem por andre.fucks » Qui Jun 25, 2009 11:55 pm

Pessoal, caso não queiram esperar a enxurrada abaixar e transformar seu Pica num jipe é só desparafusar e desconectar o tudo do ar, assim não tem como puxar a água. Lembrando que carro anfíbio só os fuzileiros navais tem. :icon_smile_8ball:
Editado pela última vez por andre.fucks em Qui Jun 25, 2009 11:56 pm, em um total de 1 vez.
Xsara Picasso 2.0 16v Exclusive
2001/2001 - Prata
Manual
aaklug
Habilitado
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Out 24, 2008 10:13 am
Nome: AAK

#10

Mensagem por aaklug » Sex Out 16, 2009 10:55 am

Bom dia amigos...

Este ano, no mês de agosto, tive um problema semelhante...
Minha esposa, ao trafegar num rua alagada, com uns 15 cm de água, passou em baixa velocidade, juntamente com outros carros... Nada ocorreu de imediato... Alguns minutos depois o motor começou a falhar um pouco em rotações mais altas. Ao chegar em casa, fui verificar. Retirando a coberta do filtro de ar, este estava enxarcado... Removi a tubulação de ar e havia muitas gotas de água lá dentro... Então, o motor aspirou mesmo um pouco de água, mas não suficiente para causar um calço hidráulico... E de fato, como outro leitor relatou, a entrada de ar fica muito baixa na parte frontal do veículo... Isso deveria ser redesenhado, se já não foi...No meu caso, tive de trocar o filtro e secar a água... E tudo ficou OK. Mas, vale a recomendação, cuidado com ruas alagadas... Claro, isso vale para qualquer carro...

Abs
Alexandre K
caboopy
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 8:39 am
Nome: Alvaro

#11

Mensagem por caboopy » Seg Dez 07, 2009 9:09 am

Bem.... é muito ruim ser o primeiro nesse tipo de coisa, mas alguém tinha que começar. :(

EU CONSEGUI UM CALÇO HIDRÁULICO NO XSARA PICASSO!!!!

pronto... agora estou aguardando o veredicto da oficina.


Quando tiver alguma novidade, vou postar aqui pra vocês.

Ah!... e pra terminar com a lenda urbana, CALÇO HIDRÁULICO EXISTE SIM E É UM SACO!
Editado pela última vez por caboopy em Seg Dez 14, 2009 10:31 am, em um total de 1 vez.
========================
Alvaro,
XsPcEx-03
andbvieira
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Mai 13, 2009 3:20 pm
Nome: Anders

#12

Mensagem por andbvieira » Seg Dez 07, 2009 1:18 pm

Que pena, hein Alvaro, espero que o prejuízo seja o menor possível.

Eu que coloquei este tópico no fórum. Estava para comprar um novo carro e fiquei interessado no Picasso. Resolvi coletar informações sobre o veículo. Entrei em fóruns e comunidades do orkut. Acabei por comprar mesmo um Picasso 2003/2004 e um dos poucos defeitos do Picasso que percebi foi a da entrada de ar do Picasso que faz com que o veículo seja muito sensível a uma poça dágua e ocorra o sinistro calço hidráulico. Em uma das comunidades do orkut que visitei li relatos assustadores. Uma garota afirmou que o veículo dela teve o calço hidráulico e na oficina da Citroen havia uns cinco veículos com o mesmo problema. Outro rapaz afirmou ter passado numa lãmina de água e teve o calço hidráulico. Vários relatos de gente com este problema no orkut. Tem gente que afirma que comprou um Fusca ou Fiat 147 pro dias de tempestade para não correr o risco de sofrer o problema. Curiosamente, aqui o seu caso é o primeiro. Mas eu tenho uma notícia pra vc, li que vc possui seguro, não sei qual é o tipo da sua cobertura, mas no orkut li que o seguro pagou o conserto de muitos proprietários que sofreram este problema. Corra atrás e veja se não é o caso da sua cobertura. Boa sorte!
William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#13

Mensagem por William Vicentin » Ter Dez 08, 2009 8:46 pm

caramba... até abri aqui o capô to meu carro pra ver a entrada de ar e ela esta bem lonje do chão, quero dizer teria que ter agua pelo menos até a metade da roda pra poder espirrar ou entrar agua pela admissão de ar.

que foda heim!?

estimo melhoras pro seu carango.

abraço,
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
caboopy
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 8:39 am
Nome: Alvaro

#14

Mensagem por caboopy » Qua Dez 09, 2009 9:05 am

Acabei de receber notícias diretamente do CTI.

O cabeçote vai ser aberto para limpeza e avaliação. Só para este serviço o buraco no bolso já atingiu a marca dos R$450,00.

Conversando com minha mãe, fiquei sabendo de outro caso na família. Uma tia que tb tem um XsPc2006 também bebeu água e na oficina estimaram o prejuízo em R$10.000.

Assinale a alternativa certa para o texto acima:

a) O mecânico da tia quer presunto Parma na ceia de natal.
B) O mecânico do Alvaro não sabe onde está se metendo.
c) O valor do orçamento para um mesmo serviço é diretamente proporcional ao valor do IPTU da oficina.
d) todas as anteriores.

Bem... segundo a oficina de confiança aqui da região, só abrindo o cabeçote para poderem avaliar corretamente o tamanho do problema.

Já conversei com o corretor do seguro e fui instruído de que, em determinadas circunstâncias, o motor tem cobertura sim.

Como a franquia do meu seguro está em R$1.800, e o dinheiro está curto, estou pagando pra ver. Se for apenas limpeza, vou gastar menos que a franquia.

O problema é que, se identificarem algo mais grave, vou ter que pedir pra fecharem o defunto para então acionar o seguro... e talvez isso me traga problemas, afinal o paciente já está sendo atendido por outro médico e esse povo de seguradora adora encontrar pelo em ovo para se negarem a cobrir o sinistro.

Final de ano está aí e não sei se vou pra mesa do gerente do banco negociar o prejuízo ou se vou pra fila do guichê da rodoviária, pra garantir as passagens para ver a família.

Acredito que até o fim do dia de hoje eu já tenha algumas respostas.

Abraços!
========================
Alvaro,
XsPcEx-03
rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#15

Mensagem por rafael_xm_C4 » Qua Dez 09, 2009 11:12 am

Bom dia Gente...espero que todos estejam bem!

Só para esclarecer: a maioria dos carros utiliza a entrada de ar na parte interna frontal do paralama, por ser o ponto mais distante da cabine do veículo, isso porque as aspiração do ar gera muito barulho. Assim, o coletor acaba ficando na altura do parachoque dianteiro, mais ou menos na altura da metade da roda.

Há casos como o os Peugeots e os Xsarinhas mais antigos, em que o coletor fica na parte superior da grade frontal, funcionando também como um "funil", facilitando e acelerando a entrada de ar no sistema de alimentação do motor. Esse é um dos motivos para os antigos Xsaras andarem tão bem e terem uma boa economia de combustível.

Portanto senhores, não existe lenda, mas simplesmente uma questão técnica comum a grande maioria dos veículos. Meu XM por exemplo, tem o coletor de admissão de ar dentro do paralama dianteiro esquerdo; no caso do C4, idém.

O certo é nunca passar por áreas alagadas, mesmo porque nunca sabemos o que pode haver sob a água. Já vi um amigo literalmente mergulhar com uma moto num buraco criado por uma enxente. O infeliz quase morre afogado :wacko:

Se você tiver um carro com suspensão hidráulica, mesmo não sendo recomendado, pode ergue-la e passar com cuidado, mas mesmo assim não é recomendado.

Abraço a todos.

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
Responder