Calço hidráulico no Xsara Picasso - Verdade ou "lenda urbana

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
aaklug
Habilitado
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Out 24, 2008 10:13 am
Nome: AAK

#31

Mensagem por aaklug » Sex Abr 23, 2010 8:11 am

[quote name='Anders' post='5998' date='May 16 2009, 08:50 AM']
Estava decidido a comprar um Xsara Picasso usado quando entrei na comunidade de proprietários do veículo no orkut e me deparei com um situação estranha. Algumas pessoas comentavam que o veículo apresenta um erro de projeto e é bastante suscetível à ocorrência de calço hidráulico quando este passa em poças d'água, ruas alagadas ou até com uma pequena quantidade de água. Um rapaz disse que o Picasso dele teve este problema quando passou em uma rua com lámina de água de apenas 20 cms. Fiquei assustado com os relatos. Uma proprietária chegou a afirmar que constatou mais de uma dezena de Picassos avariados com calço hidráulico em apenas uma concessionária no Rio de Janeiro.
Gostei muito do Xsara Picasso, mas queria saber se realmente o veículo sofre deste problema ou se é apenas mais uma "lenda urbana" da internet.
Obrigado pelos esclarecimentos.
[/quote]

Olá,
Conforme já havia mencionado antes, entrou um pouco de água no sistema de ar do meu. Mas, o problema foi causado porque após uma manutenção na concessionária, o mecânico havia retirado o conjunto filtro de ar para ter acesso ao motor. Pois bem, ao fechar, ele não encaixou corretamente, deixando a parte de baixo do conjunto com "mau contato" com a base do sistema, permitindo a entrada de água... O conjunto filtro de ar é somente encaixado na base, existe um pequeno tubo de 50mm onde encaixa a base do filtro. Se não estiver bem posicionado, problemas podem ocorrer nestes casos. De outra forma, acho difícil, pois o respiro do ar sobe até a frente do carro, numa altura de mais de 50cm do solo.


Alexandre K
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#32

Mensagem por Munhoz » Sex Dez 26, 2014 11:43 am

Reportado de welligton:

Pessoal estou arrasado, apesar do temporal que caiu em Santos 22/12/1014, devastador, na hora que me dirigia para minha residencia, não estava tão grande, água pela canela, e um buraco enorme no meu caminho, foi fatal, tudo indica que foi cálcio hidráulico, já sei das historias, meu correto acionou o seguro, vamos ver, caso contrario e vender para um ferro velho e comprar outro carro, só que não sei se vou mais de citroem, este negocio de colocarem o respirador ( sei lá o nome), da camará de ar, quase que no nível do solo, e como você andar com um aspirador de pó e tudo que tiver no caminho, mas o que me ferrou de verdade foi um buraco enorme na castro Alves que o carro deu um verdadeiro mergulho e ai pifou. MEu se tivesse entrado neste fórum antes, se soubesse que este carro era tão sensível a água, e agora lendo este fórum, parece que o carro nunca mais sera o mesmo e o que e melhor eu fazer e assim que conseguir arrumar e passar para frente? Na verdade esta postagem e um desabafo, mas queria ter boas noticiais, não forcei o carro, esperei dei partida minutos depois vi que não pegava e sai para empurrar o carro para local seguro, até vi outros carros igual ao meu passarem de boa, mas eu fui sorteado no buraco.. véspera de natal triste e arrasado. e como todo brasileiro não era hora de despesas..
Victor DJ
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Ago 16, 2013 11:50 am
Nome: Victor Guimarães

#33

Mensagem por Victor DJ » Seg Dez 29, 2014 4:27 pm

Não acredito que seja lenda urbana não pessoal, peguei um Xsara Picasso como parte de pagamento de um carro que vendi e ví um usuário aqui do forum relatando ter acontecido isto com ele e me preocupei, ainda não conhecia o carro e ainda não conheço bem, estou com ele a aproximadamente um mês... mas o fato é que fui trocar entre outras peças o elemento do filtro de ar... estava imundo... resolví remover a "caixa do filtro" pra aproveitar e limpar por dentro, tinha terra e muitas pedrinhas... achei estranho tanta sujeira... na parte de baixo desta peça tem uma borracha e um cano fazendo um formato semelhante a letra "J" mas com a ponta inferior também virada para cima, e esta peça encaixa na "caixa do filtro" e tem a tal borracha no meio que ajuda a vedação e um suporte de ferro que prende a caixa e este cano que é conectado lá em baixo sendo que na hora que fui remontar achei que não estava vedando muito bem e observei o seguinte... este cano "J" a ponta dele deveria ficar presa neste suporte de ferro e ao encaixar a "caixa do filtro" este cano não desceria assim sendo possível acoplar uma peça na outra, antes não estava assim... ou seja se algum "Mexânico" mexeu no seu carro e não colocou esta peça como deveria você mesmo sem saber assim que passar numa poça que atinja a parte inferior do seu para-choque seu carro vai aspirar água e mais um Picasso com calço hidráulico... aconteceria comigo, ainda bem que lí aqui no fórum um usuário que infelizmente aprendeu da pior maneira... mas basta verificar isto que não tem como acontecer , ao menos que passe com a água na altura do farol pois o "Snokel" de entrada do ar fica atrás do farol esquerdo e muito bem conectado ao restante das peças...
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#34

Mensagem por rgdl » Ter Jan 13, 2015 9:50 am

Bom gente, todo carro está sujeito a calço hidráulico, isso não é um privilégio do Picasso, entrando agua em grande volume no sistema de admissão de ar vai dar calço não tem jeito.

O Picasso tem sofrido mais com isso porque ele tem um sistema de admissão de ar complexo que exige manutenção e quase ninguém dá importância para isso.

Eu diria que do sistema de admissão de ar três peças são críticas e merecem toda nossa atenção. Para continuar vou posta o diagrama do sistema no link abaixo.

<a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php ... ost&id=784" target="_blank">http://www.ccdob.com.br/forum/index.php ... &id=784</a>

As peças críticas são a junta de vedação (item 10) e o bocal de entrada de ar (item 8) e o ressonador (item 9). Essas peças tem sempre que dar uma revisada, especialmente quando começa o período de chuvas fortes.

A junta de vedação faz a vedação entre a união do ressonador com a caixa do filtro de ar. Se ela estiver muito ressecada, podre ou for inexistente vai entrar água por ai não tenha dúvida.

No post <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=5216" target="_blank">Sistema de admissão de Ar</a> eu falo do estado precário que encontrei o bocal de entrada de ar, se tivesse enfrentado o mínimo alagamento que fosse eu teria tido problema de calço.

Já o ressonador (item 9) é crítico porque como ele fica na parte mais baixa ao passar por um alagamento certamente ele vai ficar debaixo da água. Uma rachadura ou furo nele pode ser fatal. Também é nele que está a borracha que faz a vedação da união com o bocal de entrada de ar, se essa borracha tiver ressecada ou quebrada... é melhor trocar o ressonador, gambiarra ai não é aconselhável.

Revisando isso podemos ficar mais tranquilos ao passarmos por uma poça ou um alagamento.

Mas vejam como dizia a vovó "prudência e canja de galinha não faz mal a ninguém" então se a coisa tá feia é melhor encostar esperar melhorar, pois o Picasso não é um veiculo anfíbio.
Editado pela última vez por rgdl em Ter Jan 13, 2015 10:35 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
kelmi
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Nov 21, 2015 9:31 pm
Nome: kelmi

#35

Mensagem por kelmi » Qua Dez 02, 2015 10:33 pm

[quote name='Alvaro' date='Dec 9 2009, 09:05 AM' post='8068']
Acabei de receber notícias diretamente do CTI.

O cabeçote vai ser aberto para limpeza e avaliação. Só para este serviço o buraco no bolso já atingiu a marca dos R$450,00.

Conversando com minha mãe, fiquei sabendo de outro caso na família. Uma tia que tb tem um XsPc2006 também bebeu água e na oficina estimaram o prejuízo em R$10.000.

Assinale a alternativa certa para o texto acima:

a) O mecânico da tia quer presunto Parma na ceia de natal.
B) O mecânico do Alvaro não sabe onde está se metendo.
c) O valor do orçamento para um mesmo serviço é diretamente proporcional ao valor do IPTU da oficina.
d) todas as anteriores.

Bem... segundo a oficina de confiança aqui da região, só abrindo o cabeçote para poderem avaliar corretamente o tamanho do problema.

Já conversei com o corretor do seguro e fui instruído de que, em determinadas circunstâncias, o motor tem cobertura sim.

Como a franquia do meu seguro está em R$1.800, e o dinheiro está curto, estou pagando pra ver. Se for apenas limpeza, vou gastar menos que a franquia.

O problema é que, se identificarem algo mais grave, vou ter que pedir pra fecharem o defunto para então acionar o seguro... e talvez isso me traga problemas, afinal o paciente já está sendo atendido por outro médico e esse povo de seguradora adora encontrar pelo em ovo para se negarem a cobrir o sinistro.

Final de ano está aí e não sei se vou pra mesa do gerente do banco negociar o prejuízo ou se vou pra fila do guichê da rodoviária, pra garantir as passagens para ver a família.

Acredito que até o fim do dia de hoje eu já tenha algumas respostas.

Abraços!
[/quote]
Avatar do usuário
matteo
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Qui Mar 19, 2015 11:41 pm
Nome: Marcos Pellegrinello
Localização: Brasília/DF
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011

#36

Mensagem por matteo » Qui Dez 03, 2015 2:11 am

[quote name='rgdl' date='Jan 13 2015, 09:50 AM' post='27262']
Bom gente, todo carro está sujeito a calço hidráulico, isso não é um privilégio do Picasso, entrando agua em grande volume no sistema de admissão de ar vai dar calço não tem jeito.

O Picasso tem sofrido mais com isso porque ele tem um sistema de admissão de ar complexo que exige manutenção e quase ninguém dá importância para isso.

Eu diria que do sistema de admissão de ar três peças são críticas e merecem toda nossa atenção. Para continuar vou posta o diagrama do sistema no link abaixo.

<a href="index.php?act=Attach&type=post&id=784" target="_blank">index.php?ac...ype=post&id=784</a>

As peças críticas são a junta de vedação (item 10) e o bocal de entrada de ar (item 8) e o ressonador (item 9). Essas peças tem sempre que dar uma revisada, especialmente quando começa o período de chuvas fortes.

A junta de vedação faz a vedação entre a união do ressonador com a caixa do filtro de ar. Se ela estiver muito ressecada, podre ou for inexistente vai entrar água por ai não tenha dúvida.

No post <a href="index.php?showtopic=5216" target="_blank">Sistema de admissão de Ar</a> eu falo do estado precário que encontrei o bocal de entrada de ar, se tivesse enfrentado o mínimo alagamento que fosse eu teria tido problema de calço.

Já o ressonador (item 9) é crítico porque como ele fica na parte mais baixa ao passar por um alagamento certamente ele vai ficar debaixo da água. Uma rachadura ou furo nele pode ser fatal. Também é nele que está a borracha que faz a vedação da união com o bocal de entrada de ar, se essa borracha tiver ressecada ou quebrada... é melhor trocar o ressonador, gambiarra ai não é aconselhável.

Revisando isso podemos ficar mais tranquilos ao passarmos por uma poça ou um alagamento.

Mas vejam como dizia a vovó "prudência e canja de galinha não faz mal a ninguém" então se a coisa tá feia é melhor encostar esperar melhorar, pois o Picasso não é um veiculo anfíbio.
[/quote]



Olá meu nobre colega RGDL, aproveitando esse tópico, gostaria de argumentar com vc, no caso do bocal de entrada de ar, também é critico, mesmo estando localizado em posição bem elevada? Digo isso porque, para a água chegar ali, na parte superior do paralamas, já deverá ter cobrido praticamente a roda toda...rrrsss, a não ser que vc esteja se referindo à aquela conexão logo abaixo, que realmente fica sujeita a entrada de água devido a pouca altura e se estiver deteriorada.
Editado pela última vez por matteo em Qui Dez 03, 2015 2:15 am, em um total de 1 vez.
Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#37

Mensagem por rgdl » Qui Dez 03, 2015 7:09 am

Matteo, ele é critico porque tem o mal hábito de desmontar. É que ele é composto de três peças que são unidas por uma cola vagabunda.

O meu estava totalmente descolado e se não fosse o plástico de proteção que envolve a peça eu já teria perdido, pelo menos, o tubo corrugado e no estado que estava certamente teria tido problemas se tivesse passado por uma poça mais funda.

Então tem que verificar a integridade dessa peça.
Editado pela última vez por rgdl em Qui Dez 03, 2015 9:23 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#38

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qui Dez 03, 2015 6:11 pm

Considerando o esquema do link: <a href="index.php?act=Attach&type=post&id=784" target="_blank">index.php?ac...ype=post&id=784</a>

Em situações de emergência quando precisar passar por água acima de 30 centímetros, desconectar o duto nº 6 dá conexão com a tampa do filtro de ar nº 1. Virar para cima e fechar o capú.
Passar pela alagação em primeira marcha não muito rápido nem muito devagar!
NÃO TROCAR DE MARCHA QUANDO ESTIVER DENTRO DA ÀGUA !!!
NÃO DESACELERAR...MANTER ACELERAÇÂO CONSTANTE !!!
FICAR CALMO!!

Quando sair da alagação, somente reconectar o duto nº 6 depois de confirmar que NÃO HÁ ÁGUA no fundo da caixa de ar e no ressonador!!!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
matteo
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Qui Mar 19, 2015 11:41 pm
Nome: Marcos Pellegrinello
Localização: Brasília/DF
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011

#39

Mensagem por matteo » Seg Dez 07, 2015 2:23 pm

Pois é amigos, estou pensando em envolver todo o sistema de aspiração do ar com manta acústica aluminizada autocolante, desde o tubo no paralamas, até a conexão com a caixa do filtro, como fez um colega. Não sei, se a de vcs faz isso, mas a minha nave em determinadas rotações o ressonador emite um ruído grave, tipo ponteira esportiva. Então vou matar 2 coelhos com uma paulada só, diminuindo o ruído e protejendo um pouquinho mais o sistema contra eventuais infiltrações de água. O que acham da idéia?
Editado pela última vez por matteo em Seg Dez 07, 2015 2:25 pm, em um total de 1 vez.
Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#40

Mensagem por rgdl » Seg Dez 07, 2015 3:02 pm

Eu acho a ideia ótima, só não deixe de postar o resultado de preferência com fotos.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

#41

Mensagem por friba.rj » Sex Jan 08, 2016 11:40 am

Acabei de comprar um Picasso 2007 e estou lendo tudo que possa me ajudar.
Minha barriga gelou ao ler este tópico porque moro em uma cidade que chove muito e, há uma semana, passei sem dó por um rio de água que descia pela rua.
Ainda bem que descobri este Fórum antes de acontecer o pior. Daqui pra frente, mais cuidado.
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#42

Mensagem por rgdl » Sex Jan 08, 2016 1:03 pm

Realmente tem que ter cuidado, mas estando o sistema bem vedado não há muito o que temer.

Eu mesmo recentemente passei por uns alagamentos dos infernos e sai ileso. Para vc ter uma idéia passei por uma poça que a água chegou a fazer onda sobre o capô.

Tudo por causa do maldito Wase que para me tirar do engarrafamento me fez passar por tudo que é rua alagada, parece até que fez de propósito.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Jan 08, 2016 1:03 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder