sensor de detonação
[quote name='AAK' post='7551' date='Oct 16 2009, 09:08 AM']
Bom dia.
O sensor de detonação fica preso ao bloco do motor, escondido abaixo do coletor de admissão...
Não dá para tirar sem remover tudo que tem encima dele...
Abs
[/quote]
Dá pra tirar sem tirar o coletor, só na hora de apertar o parafuso precisa de um torquimetro
Bom dia.
O sensor de detonação fica preso ao bloco do motor, escondido abaixo do coletor de admissão...
Não dá para tirar sem remover tudo que tem encima dele...
Abs
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Dá pra tirar sem tirar o coletor, só na hora de apertar o parafuso precisa de um torquimetro
Olá...
Tem certeza que dá para tirar o sensor sem remover o coletor? O espaço é extremamente pequeno, nem dá para colocar uma chave para desapertar o parafuso do sensor... Na Citroen me garantiram que sem remover o que tem encima não dá... Idem numa outra oficina particular que fui consultar...
Tem certeza que dá para tirar o sensor sem remover o coletor? O espaço é extremamente pequeno, nem dá para colocar uma chave para desapertar o parafuso do sensor... Na Citroen me garantiram que sem remover o que tem encima não dá... Idem numa outra oficina particular que fui consultar...
Alexandre K
Troquei o meu em casa
é só tirar a caixa do filtro de ar, e com uma chave 13 fixa chegar até onde está o sensor. Cuidado para não deixar cair o parafuso. Coloquei a peça e depois fui no mecanico para dar o aperto com o torquimetro.
Comprei a peça na Peugeot ( R$ 79,00 ) não me lembro o codigo. Na citro tava R$ 115,00
[quote name='AAK' post='7590' date='Oct 20 2009, 06:06 AM']
Olá...
Tem certeza que dá para tirar o sensor sem remover o coletor? O espaço é extremamente pequeno, nem dá para colocar uma chave para desapertar o parafuso do sensor... Na Citroen me garantiram que sem remover o que tem encima não dá... Idem numa outra oficina particular que fui consultar...
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é só tirar a caixa do filtro de ar, e com uma chave 13 fixa chegar até onde está o sensor. Cuidado para não deixar cair o parafuso. Coloquei a peça e depois fui no mecanico para dar o aperto com o torquimetro.
Comprei a peça na Peugeot ( R$ 79,00 ) não me lembro o codigo. Na citro tava R$ 115,00
[quote name='AAK' post='7590' date='Oct 20 2009, 06:06 AM']
Olá...
Tem certeza que dá para tirar o sensor sem remover o coletor? O espaço é extremamente pequeno, nem dá para colocar uma chave para desapertar o parafuso do sensor... Na Citroen me garantiram que sem remover o que tem encima não dá... Idem numa outra oficina particular que fui consultar...
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Amigos,
comprei o sensor de detonação, e meu picasso é 2.0 16v ano 2003/2004.
Ao remover a peça que já estava no carro, ela é diferente desse da foto abaixo. O conector possui 2 contatos finos e como agulhas, não chatos e quadrados como esse.
Gostaria de saber se mais alguém efetou troca, e se tem sensor diferente dessa da foto.
CÓDIGO DE REFERÊNCIA DO SENSOR DA FOTO ABAIXO: (que encontrei na própria preça, da foto)
0 2 6 1 2 3 1 0 0 6
CÓDIGO DE REFERÊNCIA DO SENSOR DO PICASSO GX 2003/2004 2.0 16V (o meu modelo):
9 6 3 2 7 5 4 9 8 0
Se alguém puder ajudar a "clarear" as idéias, agradeço.
[quote name='AAK' post='7551' date='Oct 16 2009, 10:08 AM']
Bom dia.
O sensor de detonação fica preso ao bloco do motor, escondido abaixo do coletor de admissão...
Não dá para tirar sem remover tudo que tem encima dele...
Abs
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comprei o sensor de detonação, e meu picasso é 2.0 16v ano 2003/2004.
Ao remover a peça que já estava no carro, ela é diferente desse da foto abaixo. O conector possui 2 contatos finos e como agulhas, não chatos e quadrados como esse.
Gostaria de saber se mais alguém efetou troca, e se tem sensor diferente dessa da foto.
CÓDIGO DE REFERÊNCIA DO SENSOR DA FOTO ABAIXO: (que encontrei na própria preça, da foto)
0 2 6 1 2 3 1 0 0 6
CÓDIGO DE REFERÊNCIA DO SENSOR DO PICASSO GX 2003/2004 2.0 16V (o meu modelo):
9 6 3 2 7 5 4 9 8 0
Se alguém puder ajudar a "clarear" as idéias, agradeço.
[quote name='AAK' post='7551' date='Oct 16 2009, 10:08 AM']
Bom dia.
O sensor de detonação fica preso ao bloco do motor, escondido abaixo do coletor de admissão...
Não dá para tirar sem remover tudo que tem encima dele...
Abs
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Editado pela última vez por modafoca em Sáb Dez 05, 2009 10:41 pm, em um total de 1 vez.
A proposito,
retirando o conjunto do filtro de ar, coloca-se a mão rente ao bloco, no sentido motorista->carona, e o sensor está no meio do motor, preso por um parafuso.
Nao é necessário retirar o que está em cima (coletores de admissão), mas é importante q o motor esteja frio/morno.
A mão tem contato com o bloco e com mangueiras quentes, q causariam queimaduras imediatas. Leve ao mecânico ou tente fazer em casa, mas deixe o motor "esfriar".
Aproveitei q foi retirado todo o corpo do filtro de ar, e dei uma boa lavada (não no filtro, óbvio). Como é uma peça plástica e que pega sujeira q vem de baixo, sempre está sujo. Vale a pena pra manter o "motor" limpo... :P
retirando o conjunto do filtro de ar, coloca-se a mão rente ao bloco, no sentido motorista->carona, e o sensor está no meio do motor, preso por um parafuso.
Nao é necessário retirar o que está em cima (coletores de admissão), mas é importante q o motor esteja frio/morno.
A mão tem contato com o bloco e com mangueiras quentes, q causariam queimaduras imediatas. Leve ao mecânico ou tente fazer em casa, mas deixe o motor "esfriar".
Aproveitei q foi retirado todo o corpo do filtro de ar, e dei uma boa lavada (não no filtro, óbvio). Como é uma peça plástica e que pega sujeira q vem de baixo, sempre está sujo. Vale a pena pra manter o "motor" limpo... :P
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- Registrado em: Qua Dez 08, 2010 10:55 am
- Nome: HumbertoGM
Olá amigo.
O sensor fica preso ao bloco do motor, abaixo da flauta, onde ficam os bicos injetores. Só dá para vê-lo com lanterna ou ambiente com bastante luz olhando do filtro de ar em diração a parte debaixo da flauta; É um sensor preto redondo com um parafuso no meio e um conector de encaixe com dois fios preso a ele. Para trocar, é mais fácil tirar o conjunto do filtro de ar inteiro (é encaixado) para ter melhor acesso. Tirar á fácil, para colocar precisa de torquímetro, pois não pode apertar muito nem pouco, pois caso contrário, trará leituras errôneas.
O sensor fica preso ao bloco do motor, abaixo da flauta, onde ficam os bicos injetores. Só dá para vê-lo com lanterna ou ambiente com bastante luz olhando do filtro de ar em diração a parte debaixo da flauta; É um sensor preto redondo com um parafuso no meio e um conector de encaixe com dois fios preso a ele. Para trocar, é mais fácil tirar o conjunto do filtro de ar inteiro (é encaixado) para ter melhor acesso. Tirar á fácil, para colocar precisa de torquímetro, pois não pode apertar muito nem pouco, pois caso contrário, trará leituras errôneas.
Alexandre K
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- Registrado em: Qua Fev 04, 2009 8:26 pm
- Nome: Caduchagas
Durante o funcionamento do motor podem ocorrer combustões aleatórias (detonações) que
popularmente são chamadas de “batidas de pinos”. Essas detonações podem prejudicar o rendimento e a vida útil do motor.
O sensor de detonação tem como principal função identificar o processo de detonação e informar a UCE (Unidade de Comando Eletrônico), que ao receber essa informação cria uma estratégia de atraso no ponto de ignição. Esse processo de identificação é realizado através de um cristal piezoelétrico que constitui o sensor de detonação.Uma vez desaparecida a detonação o sistema restabelece o valor de avanço de ignição estabelecido em cada tipo de injeção e motor, permitem que o motor funcione com o ponto de ignição o mais adiantado possível, conseguindo maior potência sem prejuízo para o motor
Para uma maior eficiência o sensor de detonação é parafusado no bloco do motor em uma posição próxima aos cilindros de combustão de forma que a detonação em qualquer cilindro seja captada o mais rápido possível pelo sensor.
popularmente são chamadas de “batidas de pinos”. Essas detonações podem prejudicar o rendimento e a vida útil do motor.
O sensor de detonação tem como principal função identificar o processo de detonação e informar a UCE (Unidade de Comando Eletrônico), que ao receber essa informação cria uma estratégia de atraso no ponto de ignição. Esse processo de identificação é realizado através de um cristal piezoelétrico que constitui o sensor de detonação.Uma vez desaparecida a detonação o sistema restabelece o valor de avanço de ignição estabelecido em cada tipo de injeção e motor, permitem que o motor funcione com o ponto de ignição o mais adiantado possível, conseguindo maior potência sem prejuízo para o motor
Para uma maior eficiência o sensor de detonação é parafusado no bloco do motor em uma posição próxima aos cilindros de combustão de forma que a detonação em qualquer cilindro seja captada o mais rápido possível pelo sensor.
- rgdl
- Zumbi
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- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
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[quote name='Caduchagas' post='13742' date='Jul 1 2011, 11:23 AM']
Durante o funcionamento do motor podem ocorrer combustões aleatórias (detonações) que
popularmente são chamadas de “batidas de pinos”. Essas detonações podem prejudicar o rendimento e a vida útil do motor.
O sensor de detonação tem como principal função identificar o processo de detonação e informar a UCE (Unidade de Comando Eletrônico), que ao receber essa informação cria uma estratégia de atraso no ponto de ignição. Esse processo de identificação é realizado através de um cristal piezoelétrico que constitui o sensor de detonação.Uma vez desaparecida a detonação o sistema restabelece o valor de avanço de ignição estabelecido em cada tipo de injeção e motor, permitem que o motor funcione com o ponto de ignição o mais adiantado possível, conseguindo maior potência sem prejuízo para o motor
Para uma maior eficiência o sensor de detonação é parafusado no bloco do motor em uma posição próxima aos cilindros de combustão de forma que a detonação em qualquer cilindro seja captada o mais rápido possível pelo sensor.
[/quote]
Entendi, então podemos, resumindo, dizer que o sensor de detonação ajuda a economizar combustível, aumenta a durabilidade do motor e melhora sua performance.
É não dá para ficar sem ele não.
Durante o funcionamento do motor podem ocorrer combustões aleatórias (detonações) que
popularmente são chamadas de “batidas de pinos”. Essas detonações podem prejudicar o rendimento e a vida útil do motor.
O sensor de detonação tem como principal função identificar o processo de detonação e informar a UCE (Unidade de Comando Eletrônico), que ao receber essa informação cria uma estratégia de atraso no ponto de ignição. Esse processo de identificação é realizado através de um cristal piezoelétrico que constitui o sensor de detonação.Uma vez desaparecida a detonação o sistema restabelece o valor de avanço de ignição estabelecido em cada tipo de injeção e motor, permitem que o motor funcione com o ponto de ignição o mais adiantado possível, conseguindo maior potência sem prejuízo para o motor
Para uma maior eficiência o sensor de detonação é parafusado no bloco do motor em uma posição próxima aos cilindros de combustão de forma que a detonação em qualquer cilindro seja captada o mais rápido possível pelo sensor.
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Entendi, então podemos, resumindo, dizer que o sensor de detonação ajuda a economizar combustível, aumenta a durabilidade do motor e melhora sua performance.
É não dá para ficar sem ele não.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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- Sem Habilitação
- Mensagens: 44
- Registrado em: Ter Jun 22, 2010 1:44 pm
- Nome: YuitiK
- Localização: São Leopoldo - RS
- Modelos Citroën: Xsara Picasso EXA 2011
Forista Glauco,
O principal sintoma de sensor de detonação pifado são as "griladas" no motor, parecendo metais batendo. Neste caso, ele não informa a ECU da pre-ignição e não há retardo no ponto para evitar os grilos no motor, como bem colocado pelo forista.
Entretanto, mesmo com ele funcionando corretamente podem ocorrer os grilos ou batida de pino, como se costuma dizer:
- Bomba de gasolina com baixa pressão x vazão;
- bicos injetores entupidos, ocasionando mistura pobre;
- gasolina "batizada";
- ou mesmo algum outro problema no motor como erro de leitura no sensor de posição da borboleta, interpretando leitura errada para a ECU podem ocasionar os grilos.
Há algum tempo troquei de posto de abastecimento e acabei com os grilos de meu carro.
Grilos constantes por pre ignição podem derreter velas, válvulas, pistões e causar um prejuízo "dos bons". Podem acreditar.
O principal sintoma de sensor de detonação pifado são as "griladas" no motor, parecendo metais batendo. Neste caso, ele não informa a ECU da pre-ignição e não há retardo no ponto para evitar os grilos no motor, como bem colocado pelo forista.
Entretanto, mesmo com ele funcionando corretamente podem ocorrer os grilos ou batida de pino, como se costuma dizer:
- Bomba de gasolina com baixa pressão x vazão;
- bicos injetores entupidos, ocasionando mistura pobre;
- gasolina "batizada";
- ou mesmo algum outro problema no motor como erro de leitura no sensor de posição da borboleta, interpretando leitura errada para a ECU podem ocasionar os grilos.
Há algum tempo troquei de posto de abastecimento e acabei com os grilos de meu carro.
Grilos constantes por pre ignição podem derreter velas, válvulas, pistões e causar um prejuízo "dos bons". Podem acreditar.
Citroen Xsara Picasso EXA
2.0 16V Automatique
2010/2011 - Prata
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