Inspeção Veicular - CONTROLAR

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William Vicentin
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#1

Mensagem por William Vicentin » Seg Mar 30, 2009 3:51 pm

Olá Pessoal,

Como ja é de nosso conhecimento sabe-se que todos os veículos automotivos registrados no município de São Paulo, exceto os automóvies fabricados antes de 2003 e os veículos comprados em 2009, deverão passar pela inspeção veicular.

Então vamos lá o objetivo deste tópico é contribuirmos mutuamente quanto a PICASSO.

Consegui agendar minha inspeção depois de 15 dias tentando (recebia a mensagem não ha data disponível em todos esses 15 dias), detalhe só tinha para esta data (feriado) como podem ver na foto.
Imagem

COMO É FEITA A INSPEÇÃO VEICULAR?
A inspeção visual é feita por um inspetor treinado, que verifica se o motor do veículo está regulado, se há emissão visível de fumaça, vazamentos aparentes e/ou alteração no sistema de escapamento. Se for constatada alguma irregularidade, o veículo é rejeitado.

Passando pelo teste visual, o veiculo vai para a medição automatizada, controlada por computador. É feita a medição do nível de ruído, o nível de emissão de monóxido de carbono e de hidrocarbonetos, a diluição (percentual de CO e CO2) e a velocidade angular do motor (rotação em marcha lenta).


<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ALGUÉM JA FEZ A INSPEÇÃO? PASSOU?<!--colorc--></span><!--/colorc-->


Das recomendações de manutenção/ verificação feitas pela CONTROLAR (na foto anexa) alguém tem alguma dica do que fazer para passar a PICASSO na vistoria?

As informações atuais são de que mais de 90% das reprovações são causadas por problemas de solução fácil e barata, tais como regulagem do motor, troca de filtros de ar e/ou óleo, troca de velas etc.

Informações detalhadas no site da prefeitura:
<a href="http://www2.prefeitura.sp.gov.br/notici ... 09/01/0010" target="_blank">http://www2.prefeitura.sp.gov.br/notici ... 01/0010</a>


Aguardo comentarios.....
Editado pela última vez por William Vicentin em Seg Mar 30, 2009 3:52 pm, em um total de 1 vez.


um abraço,

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#2

Mensagem por rafael_xm_C4 » Seg Mar 30, 2009 5:22 pm

Boa tarde Willian,

Felizmente estou fora dessa obrigação.

Até por força do trabalho, temos orientado alguns clientes quanto a realização dessa pseudo-inspeção, e algumas vezes tive oportunidade de ver essas orientações passadas pela Controlar.

Sem querer polemizar a coisa, essa é a prova física do despreparo das autoridades envolvidas nesse processo.

Não vou nem discutir o fato de fazer vistoria em carro novos e seminovos, deixando os portadores de tétano a solta pela cidade.

Tempos atrás houve uma série de reportagens sobre a inspeção realizada no Rio de Janeiro, onde vários "profissionais", se especializaram em "dar um jeito" no carro para que ele passe na vistoria. Será que alguém tem alguma dúvida de que isso vá ocorrer também por aqui??? :glare:

Esse trabalho é baseado num estudo que diz que a poluição, mata este, mata aquele, e mata aquele outro, e que por isso ela precisa ser controlada através da intitulada "inspeção veícular ambiental", como se a poluição e não a falta de fiscalização técnica, fosse realmente o único problema a ser combatido pelo estado.

O documento emitido pela Controlar dá a dica como quem diz: "olha isso, aquilo e aquilo outro, senão você não passa na inspeção".

Esse trabalho todo que está anotado ai, é o que há décadas, o Detran é orientado a fazer nos licenciamentos e transferências.

Podem escrever: o que estamos vendo nascer, e com a ajuda relevante do estado, é uma indústria de serviços rápidos e especializados em vistorias, ou seja, o cara para o carro lá um ou dois dias antes, substitui algumas peças por uma módica quantia, faz a inspeção, e depois retorna todas peças velhas para o carro.

Infelizmente neste país, ainda impera a ignorância, onde um sujeito se propõe a correr o risco de matar várias pessoas, para economizar alguns poucos Reais.

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
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#3

Mensagem por Alexandre Pires » Seg Mar 30, 2009 8:15 pm

Boa Noite Rafael

Creio que infelizmente todos serão obrigados a fazer tal inspeção.

Como está no site da controlar e da prefeitura:

Nos veicluos novos a inspeção é obrigatória, anual e deve ser realizada a cada novo licenciamento.

Já nos veiculos registrados no Detran em período anterior a 2003 também serão inspecionados. Os mais poluentes detectados pela fiscalização viária – que está sendo realizada desde 2008 através do sensoriamento remoto (aparelho que mede as emissões dos carros em movimento) – serão intimados a fazer a inspeção ainda este ano.

Há uns quinze dias atrás ao entrar da Dr Arnaldo para a Cardoso de Almeida, me deparei com uma dessas unidades na pista contrária.

Como se já não bastasse a industria das multas, vemos agora o surgimento da industria das inspeções.

Lamentável.

Abçs
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#4

Mensagem por rafael_xm_C4 » Seg Mar 30, 2009 11:22 pm

Sinceramente não acredito que a inspeção vá pegar os carros mais antigos, e isso por alguns motivos muito simples:

1 - Anteriormente a 2003, a maioria dos carros ainda era carburada, e talvez até houvesse metas antipoluição, mas essas metas não eram de conhecimento de praticamente ninguém. Ora, se eu compro um carro em que não está definido claramente a responsabilidade do fabricante ou do proprietário quanto a quantidade de emissões de gases, como alguém pode querer dizer hoje, mais de seis anos depois da compra, quanto este carro tem que emitir? Isso numa previsão otimista, amplifique isso para os carros das décadas de 90, 80 e 70. Simplesmente impossível e juridicamente perfeitamente constestável.

2 - Quantos desses carros são regulares? Quantos estão em nome dos donos efetivamente?

Isso é só o começo, já que as empresas com grandes frotas, certamente estão com seus mandados de segurança prontos para entrar em juízo contra essa meia inspeção.

Meu XM é 95, já tem injeção, mas eu não tenho a miníma idéia se naquela época, havia alguma exigência ambiental. O que eu sei é que o manual informa sobre as emissões, e só. Como você vê, é tudo muito discutível.

Acredito que para esses carros, deva ser levado em conta o estado geral, associado as condições minímas de conservação do motor.

Se não for isso, vai ser só mais um engodo do estado.

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#5

Mensagem por Alexandre Pires » Seg Mar 30, 2009 11:34 pm

Concordo com voce Rafael.

Inclusive muitos deles já rodam totalmente irregulares.

Se voce der uma olhada no link do post inicial, verá que foram montadas até tabelas com limites de emissão de CO2 para todos os carros. Inclusive os de fabricação anterior a 1979. ahuahuahua

Se for assim, creio que em 2010 a maioria dos veiculos terão seu licenciamento bloqueados.

Totalmente descabida essa idéia.

Abçs
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#6

Mensagem por dcessarovice » Ter Mar 31, 2009 1:58 pm

...isso vai ser igual aquele kit de primeiros socorros que era obrigatório em todo carro, lembram?
ilima
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#7

Mensagem por ilima » Ter Mar 31, 2009 2:36 pm

Prezados,

Aqui no RJ, já há algum tempo existe esta vistoria anual, feita pelo DETRAN.

São especialistas em não saber nada... As pessoas que trabalham nas vistorias são terceirizados, e a grande maioria estudantes. :icon_smile_8ball:

O resultado: Completo despreparo para verificação dos automóveis, conforme exponho em três exemplos abaixo.

1) Já tem 3 anos que não fazem teste de gases em meus carros. Inicialmente, tinha um Marea, e depois na Picasso, jamais fizeram o tal teste. Por um motivo muito simples: Leva tempo, e com vistorias agendadas de 5 em 5 minutos aliadas a um sistema de informática que vive caindo, quando o carro é mais novo e com injeção eletrônica eles simplesmente dispensam do teste, dizendo que "não desregula", "é novo, não tem problema". Já preenchem o formulário próprio com a expressão "gases apto" direto. Tudo bem, se o custo do teste não fosse incluído no valor da vistoria anual. Ou seja: Pagamos por um serviço que não é prestado.

2) Uma das últimas vezes que fiz o teste, tinha na minha frente um Chevelho (Chevette mais que velho), que parecia o carro do 007: quando ligava, vinha um cortina de fumaça azul que ninguém conseguia ultrapssar... Acho que queimava mais óleo do que gasolina. Popis bem, colocaram o aparelho para medição dos gases neste carro, e depois de 01 minuto passaram para o meu, sem qualquer tempo para "limpar" o aparelho. Moral da história: meu carro foi reprovado no exame de gases. Argumentei com o vistoriador, e este se negava a fazer novo teste. Pois bem, apelei para a ignorância - simplesmente tranquei o carro na linha de vistoria e me neguei a sair até que um novo teste fosse feito. Levou uns 30 minutos de discussão, mas no final fizeram um novo teste, e o carro estava mais do que apto, com todos os índices muito abaixo do limite. O Chevelho? Deve estar rodando até hoje, se não se desmanchou por aí.

3) Enquanto passava pelo problema do item 2 acima, na linha de vistoria do meu lado, estava um senhor, com seus 50 anos, em um Maverick GT maravilhoso. O carro absolutamente original e completamente conservado, parecia que tinha acabado de sair da fábrica. Porém, o que me chamou a atenção é que ele estava muito mais irritado do que eu. Procurei saber o que era e, pasmem, o carro, embora apto em todas as verificações, estava em exigência perante o DETRAN porque tinha "farol de milha" instalado sobre o parachoque dianteiro. Só que o dito farol era original de fábrica, conforme todas as especificações do carro. O "vistoriador" em questão (um moleque que devia ter 19 anos, se muito), dizia que o dono teria que tirar os faróis do carro, pois estavam irregulares. O mínimo que o proprietário se referia a este cara era "burro" (os demais adjetivos seriam censurados se fossem colocados). Depois de muita discussão, veio um supervisor - funcionário do DETRAN - e vendo o equipamento liberou o carro do cara. Foi o mesmo que também autorizou a minha nova vistoria. :icon_smile_dead:

Neste ponto, aqui no RJ, a exigência quanto às luzes de todo tipo é severa. Eles enchem teu saco de todas as formas, pedindo para ligar tudo.


Estes são somente 3 exemplos do que acontece aqui no RJ, e somente o que aconteceu comigo, sem ter aqueas histórias tipo "um amigo meu me contou que...". Vocês então imaginem o que não deve ocorrer no dia-a-dia.

O resultado disto é muito simples: Até o ano de 2007, estimavam que havia 44% (quarenta e quatro por cento) da frota do RJ sem passar pela vistoria. O sujeito paga o IPVA (quando muito) e andava com o documento verde de ano anterior e os comprvantes de pagamento do IPVA, e dava um jeitinho com o guarda quando era parado.

O número de acidentes não reduziu; o número de "carroças" nas ruas também não. Mas arrumaram um jeito de arrecadar ainda mais dos motoristas, já que o custo da vistoria vem no boleto do IPVA todo ano, para todos. Até os veículos mais antigos, isentos de IPVA, pagam a mesma quantia para fazer vistoria.

Comércios surgiram pelos subúrdios aproveitando a vistoria, sendo o principal deles o "aluguel" de pneus para vistoria: seu pneu está careca? Não se preocupe, alugue um, faça a vistoria, e volte a rodar com seu pneu "slick" tranquilamente - até na Fórmula 1 eles estão de volta... :P

P?oisé, se ai em SP for como é aqui no RJ... a coisa vai feder.

Abraços a todos

Ivan


P.S.: E o filho da p%#%uta do Presidente do DETRAN que intituiu a vistoria aqui no RJ antes de todos os ourtos estados hoje ainda é Deputado Federal... :icon_smile_8ball: :icon_smile_8ball: :icon_smile_8ball:
Editado pela última vez por ilima em Ter Mar 31, 2009 2:37 pm, em um total de 1 vez.
William Vicentin
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#8

Mensagem por William Vicentin » Ter Mar 31, 2009 4:06 pm

Concordo pessoal mais voltando ao objetivo visto que nada disso ira nos ajudar.

Pesquisando a fundo consegui uma "certa" justificativa mesmo que não plausivel ou aceitavel.

Ha uma lei ambiental que diz que todo veículo motorizado fabricado apartir de 2003 deve seguir alguns padrões ambientais, que inclui catalizador, baixa emissão disso daqui e etc.. como todos ja sabemos, e a prefeitura decidiu faze inicialmente a inspeção apenas nestes veículos para em partes vistoriar se as montadoras estão seguindo o que rege a lei (claro que depois de 5anos e vai sobrar para quem? nós claro) e todos os carros com datas anteriores a 2003 não tinham esta obrigação, logo eles não tem como controlar e medir em um nível aceitável ja que poluem dezenas de vezes mais.

Enfim... vou levar o carro para avaliação da seguradora antes de levar na CONTROLAR e depois aviso vocês.
um abraço,

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#9

Mensagem por rafael_xm_C4 » Qua Abr 01, 2009 12:02 am

Minhas desculpas por ter transformado o tópico num palco de reclamações. Certos assuntos como esse, pela hipocresia de que são revestidos, acabam irritando profundamente qualquer ser humano com o minimo de bom senso.

Vamos ser práticos: Minha funcionária fez a vistoria ontem, segunda-feira, 30/03/09. Apesar de todas as recomendações no documento para o agendamento, foi feito, efetivamente, somente a medição dos gases com resultado de 0,01 para marcha lenta e a mesma marca para aceleração. Nada mais foi visto, nem filtros, nem vazamentos, nem amortecedores, nem motor, faróis, lanternas; simplesmente nada.

Com a referência de emissão fixada em 1,0 para veículos a partir de 1997, e considerando que o carro dela é um Ford Ka GL 1.0 2006, a impressão que fica é que poucos carros que, com manutenção normal e sem nenhum cuidado extra, serão reprovados na pseudo-inspeção.
Editado pela última vez por rafael_xm_C4 em Qua Abr 01, 2009 12:07 am, em um total de 1 vez.

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#10

Mensagem por luizge » Qui Abr 02, 2009 5:48 pm

O problema que tudo neste país fazem não em especificações, ou pensando no bem estar, esta inspeção será só mais uma entre muitas maneiras de nos onerar, e alguns ganharem dinheiro.
Se já não bastasse o valor absurdo que se paga com IPVA, licenciamento, você terá mais uma taxa pra pagar, pra quê? Pra resolver o problema da poluição?
Como as aulas de CFC que inventaram agora, renovei a minha carta ano passado tive que gastar quase R$300,00 numa coisa que havia gasto R$60,00 a 5 anos atras, virei bom motorista? aprendi a socorrer alguem?
Aquela semana inteira não mudou nada em minha vida, passaram videos de acidente, palestaram, sobre extintor, luvas, primeiros socorros, e só, fiz a prova e estou aqui de novo dirigindo do mesmo jeito que antes.
O mesmo vai ocorrer com estas vistorias, o carro vai entrar e sair sem mudar um indice sequer de poluição, e o pior o vistoriador poderá ainda "encrencar" com seu carro, pra ganhar um por fora, ou indicar um mecânico que "resolve o problema".
Se quisessem realmente mudar alguma coisa, eles dariam incentivo para renovar a frota, diminuiriam o valor do Ipva, (conheço um monte de gente que não troca a sua lata velha porque não paga ipva, ou pior não conseguiria pagar o IPVA de um carro mais novo), fariam linha de credito, entre muitas outras coisas. <_<
Editado pela última vez por luizge em Qui Abr 02, 2009 5:50 pm, em um total de 1 vez.
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#11

Mensagem por William Vicentin » Seg Mai 04, 2009 10:54 am

Olá Pessoal,
Conforme eu havia postado fiz a inspeção no sábado sem maiores problemas.

Não sei dizer se pelo feriado mais estava VAZIO! a inspeção durou menos de 20min.

Bom acabei não fazendo nenhuma inspeção prévia e fui na sorte.. e advinhem?

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Para minha surpresa meu carro passou facil, os limites de CO e etc.. estavam muito abaixo do máximo permitido. ufa!!!

Bom a única coisa que eles fazem além da inspeção de CO é a visual do motor a procura de vasamentos e com um espelho grande debaixo do carro procurando vasamentos, escapamento furado e etc..

é isso ai eu ja fui aprovado e voce? rs

boa sorte a todos.
Editado pela última vez por William Vicentin em Seg Mai 04, 2009 10:55 am, em um total de 1 vez.
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