Correia Dentada

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#61

Mensagem por Munhoz » Qua Jan 20, 2016 10:48 am

Boa Matteo!


Faelcr
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Sáb Jan 23, 2016 2:06 pm
Nome: Rafael Ribeiro

#62

Mensagem por Faelcr » Qua Fev 17, 2016 9:16 pm

Pessoal saberiam aproximadamente o valor para troca da correia dentada e tensor do xsara 1.6? Sou de BH
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#63

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qui Fev 18, 2016 9:50 am

[quote name='matteo' date='Jan 20 2016, 10:45 AM' post='32426']
Pessoal, boas notícias!! Não tem coisa melhor que vc se dirigir a um profissional sério e honesto, não daqueles que só pensam em ganhar dinheiro. Fui a uma oficina especializada em a/c, descrevi o barulho para ele e o mesmo disse que antes de dar o diagnóstico e o orçamento, teria que testar os vários acessórios e rolamentos com um estetoscópio automotivo e não com o tal do "ouvidômetro" como fez o mecânico que trocou as correias. Resultado: O problema está nos rolamentos do alternador e não do compressor como se pensava. Alívio imediato, para alma e para o bolso. Até entendo o outro ter se enganado, pois o compressor e alternador ficam bem próximos, o que faz com que o ruído venha da mesma direção, e nesse caso para fazer um diagnóstico preciso, tem que usar a ferramenta certa. Abraço!!! :)
[/quote]


Matteo,

Esse ruído, era tipo turbina??
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
matteo
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Qui Mar 19, 2015 11:41 pm
Nome: Marcos Pellegrinello
Localização: Brasília/DF
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011

#64

Mensagem por matteo » Qui Fev 18, 2016 11:23 pm

[quote name='BATALHA' date='Feb 18 2016, 09:50 AM' post='32852']
[quote name='matteo' date='Jan 20 2016, 10:45 AM' post='32426']
Pessoal, boas notícias!! Não tem coisa melhor que vc se dirigir a um profissional sério e honesto, não daqueles que só pensam em ganhar dinheiro. Fui a uma oficina especializada em a/c, descrevi o barulho para ele e o mesmo disse que antes de dar o diagnóstico e o orçamento, teria que testar os vários acessórios e rolamentos com um estetoscópio automotivo e não com o tal do "ouvidômetro" como fez o mecânico que trocou as correias. Resultado: O problema está nos rolamentos do alternador e não do compressor como se pensava. Alívio imediato, para alma e para o bolso. Até entendo o outro ter se enganado, pois o compressor e alternador ficam bem próximos, o que faz com que o ruído venha da mesma direção, e nesse caso para fazer um diagnóstico preciso, tem que usar a ferramenta certa. Abraço!!! :)
[/quote]


Matteo,

Esse ruído, era tipo turbina??
[/quote]

Isso mesmo, um barulho agudo, típico de rolamento danificado.
Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2891
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 2
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#65

Mensagem por rgdl » Sex Fev 19, 2016 8:41 am

Eu já ouvi esse ruido no meu carro, e começou quando eu estava cruzando a ponte Rio/Niterói... deu medo :212469: :212469: .

Era a polia da Poly-V.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Fev 19, 2016 8:43 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#66

Mensagem por Timoteo BATALHA » Sex Fev 19, 2016 11:39 am

Eu mesmo troquei todo o sistema da Poly V a dois meses atrás. Tensor completo, polia auxiliar e correia. Eu imaginei que o som de turbina iria sumir...mas não!
Quando estava trocando a poly V, verifiquei se haviam vibrações, eixo frouxo, travamentos no alternador, bomba hidraulica e ar condicionado. O ar condicionado mostrou uma ínfima alteração em determinado giro...já o alternador e bomba hidráulica aparentemente estavam perfeitos.
No entanto, depois de tudo novo e montado o sistema poly V, liguei o carro e lá estava de novo o barulho de turbina....muito próximo à bomba hidráulica.

Isto me leva a suspeitar também da polia auxiliar da correia DENTADA.

Então farei o seguinte modo de intervenção:

* tirar o vazamento de óleo hidráulico na parte inferior da bomba hidráulica, verificar rolamento;
* limpar por completo o alternador e verificar a possibilidade de troca dos rolamentos;
* Troca de rolamento do compressor de ar cond.
* Troca completa do sistema correia dentada

Havia planejado trocar o sistema correia dentada em Janeiro/2016...mas esse som de turbina me fez parar pra pensar um pouco pois seria péssimo parar o carro mais de uma vez pra intervir praticamente no mesmo setor.
Editado pela última vez por Timoteo BATALHA em Sex Fev 19, 2016 11:41 am, em um total de 1 vez.
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2891
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 2
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#67

Mensagem por rgdl » Sex Fev 19, 2016 1:38 pm

Batalha, se está caindo óleo de direção no alternador na minha opinião ele é o suspeito, é que o óleo de direção é meio alcalino e com o tempo pode ter destruído o lubrificante do rolamento do alternador.

De qualquer maneira, com um estetoscópio automotivo dá para saber de onde vem o ruído.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#68

Mensagem por Timoteo BATALHA » Sex Fev 19, 2016 4:39 pm

Já tenho certeza RGDL.

Aproximando o ouvido é bem na direção da bomba hidráulica...e essa do óleo hidráulico detonar tudo acabou de confirmar; a bobina do ar condicionado foi pro saco agora mesmo!!

Extrapolou...vou intervir! :28720:

* correia dentada tensor e polia auxiliar, (concessionária ou especializado)
* trocar retentor da bomba de óleo, (concessionária ou especializado)
* eliminar vazamento da bomba hidráulica, (eu mesmo)
* limpeza total e troca de rolamento do alternador, (eu mesmo)
* e meia reforma do ar condicionado. (o zé do picolé)
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

#69

Mensagem por friba.rj » Seg Mar 14, 2016 11:17 am

Bateu uma dúvida aqui com relação a rolamento.

Comprei o Kit de distribuição da Gates (KS503).

Da poly V, comprei a correia da Gates (K060679). Tensionador e polia de apoio, da Nytron (7838 e 1170, respectivamente).

Optei pela Nytron porque já tinha lido comentários positivos sobre a marca (aqui mesmo no CCdoB). Mas li um comentário negativo a respeito da Nytron ontem. (Acho que foi o Andre M que teve uma experiência ruim. Não me lembro do tópico, pois estava pelo celular, na rua.)

E aí? Rolamentos da Nytron são bons ou não?
Editado pela última vez por friba.rj em Seg Mar 14, 2016 11:20 am, em um total de 1 vez.
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3527
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#70

Mensagem por Miau » Seg Mar 14, 2016 11:28 am

os rolamentos em si geralmente são bons.. costuma vir rolamento de primeira linha..

o que eu não achei bom foi o material usado no restante do conjunto.. por exemplo no tensionador da dentada, o miolo é meio que de plástico.. e se desmontou todo sozinho ao apenas colocar o tensor no chão.. depois analisando constatei que as partes de plástico tinham rompido.

Já o genuíno é todo metálico.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

#71

Mensagem por friba.rj » Sex Mar 18, 2016 6:21 pm

Acabei de receber o "Kit Correia Dentada Gates KS503" e vou passar umas informações, a título de curiosidade.

Polia (T41235): vem gravado INA no rolamento.

Tensionador (T43022): vem gravado o código "BT6006RSK", pelo qual se verifica que ele também é utilizado pela Volvo no S60 e no V70. Além disso, vem a gravação C&U. Deve ser isto: <a href="http://www.cugroup.com/en/" target="_blank">http://www.cugroup.com/en/</a>
Certamente, foi fabricado na China, embora a caixa contenha a inscrição "Indústria Brasileira". Mas, hoje, o que não é fabricado na China?

Correia (5528XS): fabricada na Europa (EU), mas não há indicação do país.
Editado pela última vez por friba.rj em Sex Mar 18, 2016 6:21 pm, em um total de 1 vez.
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3527
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#72

Mensagem por Miau » Sex Mar 18, 2016 10:17 pm

Rolamentos de primeira linha não são fabricados na china. Alias rolamentos da china e da coreia são de segunda linha.

Rolamentos japoneses e alemães é que sao de primeira linha devido a qualidade do aço produzido no local.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2891
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 2
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#73

Mensagem por rgdl » Sáb Mar 19, 2016 10:53 pm

André, nem tudo o que é feito na China é de 2ª linha. Grandes fabricantes também tem plantas industriais produzindo com grande qualidade por lá.

Eles fazem isso porque a mão de obra lá é muito barata, mais barata que em qualquer parte do planeta, já que não tem qualquer direito social, não tem férias, não tem previdência, as jornadas de trabalho são intermináveis e, por incrível que pareça, não tem direito a greve. Jabuticabas (coisa que só tem no Brasil) como 13º e FGTS são impensáveis na China.

O marido de uma colega de trabalho trabalha numa empresa chinesa, quando ele falou lá que ia ter o 2º filho perguntaram a ele se ele já estava preparado e já sabia quanto teria que pagar ao governo pelo 2º filho... os caras ficaram de boca aberta quando ele disse que no Brasil qualquer pessoa pode ter quantos filhos quiser... resumindo é um exercito de bilhões de escravos, é impossível competir com uma mão de obra dessas.

Mas voltando ao assunto, ruim mesmo são os fabricantes locais mas grandes fabricantes como Gates, NTN e etc... produzem lá com grande qualidade.

Então dá para usar um rolamento SKF ou NTN feito na China sem medo... medo é usar um rolamento feito Xinshopindo ou qualquer palavrão do tipo kkkkkkk
Editado pela última vez por rgdl em Sáb Mar 19, 2016 10:58 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
matteo
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Qui Mar 19, 2015 11:41 pm
Nome: Marcos Pellegrinello
Localização: Brasília/DF
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011

#74

Mensagem por matteo » Dom Mar 20, 2016 2:04 am

[quote name='rgdl' date='Feb 19 2016, 07:41 AM' post='32867']
Eu já ouvi esse ruido no meu carro, e começou quando eu estava cruzando a ponte Rio/Niterói... deu medo :212469: :212469: .

Era a polia da Poly-V.
[/quote]


Comprei um estetoscópio para diagnosticar em casa esses ruídos, já que o mesmo é baratinho. Além do rolamento do alternador que o mecânico já havia diagnosticado, pude constatar que a polia de apoio da poly-v está fazendo barulho. Quando troquei a correia, foi trocado somente a polia do tensionador e esquecemos a de apoio...acho que vou comprar e trocar em casa mesmo, pois não é difícil.
Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

#75

Mensagem por friba.rj » Qua Mar 30, 2016 12:43 am

Mais curiosidades.

Polia de apoio da Poly V Gates (T38055): rolamento NSK, fabricado na Polônia.

Tensionador da Poly V Gates (T38206): não consegui identificar.
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Responder