Pane no ventilador do ar-condicionado(soprador)

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
jorgemazza
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Mar 13, 2013 6:49 pm
Nome: Jorge Mazza

#31

Mensagem por jorgemazza » Sex Mar 15, 2013 2:26 am

Oi Carlos.

Eu acho que estou com o mesmo problema em meu C4...
Mas não achei esse relê que comentou.

Como faço para achar?

Um abraço!

Jorge Mazza


[quote name='Caduchagas' date='Feb 7 2009, 05:24 PM' post='4760']
Carlos Chagas, casado, 40 anos, 2 filhos natural de Pelotas RS
Veículo: Xsara Picasso Exclusive, 2001/2002, 60.687Km

Companheiros é a primeira experiência que descrevo e, para começar expresso minha satisfação para com o site. Consegui além de resolver meu problema, de quebra aprendi como solucionar outros dois que me atormentavam fazia algum tempo.

Problema 1: (Pane no ventilador ar-condionado)
Circulando por minha cidade, com o ar ligado, senti um cheiro de queimado. Julguei ser do ambiente externo, visto que, estava com os vidros parcialmente abertos. De repente o ar-condicionado parou de funcionar. Percebi então, que o cheiro de fio queimado era no meu Picasso.
O módulo de controle(acima do rádio, no console central), funcionava normalmente. Mas não havia distribuição de ar pelos dutos. Não ligava nem o ar para o painel dianteiro e nem o acionado pelo botão entre os bancos dianteiros. Imaginei que pudesse ter algum fusível queimado. Com a ajuda do manual, revisei os fusíveis que se relacionavam com o ar. Como não achei nenhum queimado decidi tirar um por um, para ver se não havia queima de outro qualquer. Inspecionei inclusive, os que ficam no "cofre do motor". Nenhum estava queimado. Acessei a internet e comecei a ler tópicos sobre o assunto para ver se conseguia algo que me ajudasse a solucionar o defeito. Li sobre várias hipóteses...
...vazamentos, falta de gás no compressor, defeito no compressor, capacitor, condensador, evaporador, etc...
Nenhuma me convenceu, pois na minha ótica, o defeito estava na ventilação.
Achei num tópico escrito no Citröen Clube do Brasil, um link onde conseguiria baixar um manual da Xsara Picasso(em inglês), nele encontrei alguns circuitos elétricos. Dentre os quais, o do ar-condicionado. Descobri então que existe um controlador (Blower Control Module) para o ventilador (Blower Motor).
Restava agora descobrir como era o tal controlador e onde ficava. Para não estender demais o texto, o tal controlador é uma espécie de relé cuja denominação é G. Cartier 12V-35A-03531 (uma caixinha verde, com 5 pinos de numeração 87, 87a, 86, 85 e 30) que fica escondida entre a caixa de fusíveis(ao lado da perna esquerda) e a barra de direção. É só colocar a mão e puxar os fios que ele vem junto. Tirei a peça e fui até a Citröen. Comprei o relé por R$ 15,00(quinze reais), recoloquei, dei a partida no motor, liguei o ar-condionado e, este começou a funcionar perfeitamente. Tanto na frente, quanto o ar auxiliar. Imagimem a quantia que eu devo ter economizado.

Obs.: Embora tenha a posição certa marquei as cores dos fios com a numeração dos pinos.

Os outros defeitos a que me referi eram:

2) Aviso de revisão: Segui os passos do tópico e eliminei o aviso de revisão.

3) Luz do air-bag: Levantei o banco do motorista, tirei a plaquinha vermelha do cabo que passa ali por baixo, dei uma lixadinha e recoloquei. A luz de aviso no painel apagou na hora. Era mau contato mesmo. Cuidado ao retirar esta plaquinha. O plástico é muito fino e pode quebrar facilmente.
[/quote]


Luciano Agrimensor
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Seg Out 13, 2014 1:22 pm
Nome: Luciano Agrimensor

#32

Mensagem por Luciano Agrimensor » Sex Out 24, 2014 11:56 am

[quote name='rogerio camasmie' date='Jul 22 2010, 10:20 PM' post='10130']
Amigos,
O ventilador frontal do meu A/C (Picasso Xsara ano 2002 Exclusive 16V) tb começou a não trabalhar mais nas velocidades escolhidas, mas apenas uma ou duas velocidades.
Depois, ele passou a funcionar só de vez em quando. Resolvi, então, tirar o motor do ventilador do lugar. Acessei-o pelos pedais do motorista, levando a mão ao topo da traseira do painel central.
Com a mão, achei o motor do ventilador, rodei no sentido horário e ele se desencaixou do lugar. Em seguida, para tirá-lo totalmente do painel, tive de desaparafusar a barra de direção para dar passagem. Detectei que há uma peça de alumínio, espécie de dissipador, junto à hélice do ventilador. Despluguei os dois cabos, desaparafusei a capa (de plástico) do motor e tirei-a do lugar. Ela possui cinco contatos que limpei, mas não funcionou. Troquei a tal peça (levei-a na loja e me disseram que se tratava de uma resistência) e o ventilador voltou a funcionar, com todas as velocidades. Uma maravilha. Boa sorte para todos vocês. Rogério
[/quote]


Rogério, seu carro tem o ar digital ou mec? O meu está oscilando, é digital, eu coloco a velocidade que quero e ele funciona de pois diminui sozinho sem estar no automático.
Rodrigolim
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 10:48 am
Nome: Rodrigo Lima

#33

Mensagem por Rodrigolim » Ter Nov 11, 2014 3:52 pm

[quote name='Luciano1175' date='Apr 24 2010, 01:49 PM' post='9312']
Meus caros,

Eu já tive alguns problemas com o Ar do Picasso Exclusive 2001.

O primeiro:
O ar parou de esfriar a frente e ficava quase frio no traseiro.
Aqui no Rio levei na FRIOLINE na entendente magalhães (Sulacap) indicado por um motorista de taxi que estava me levando, justamente, a autorizada da Citroen na Barra da Tijuca para consertar meu ar.
A autorizada condenou o compressor e cobrou R$2.500,00

Segui o conselho do motorista e fui a Frioline. Foram feitos testes e o diagnóstico era mesmo o compressor, mas uma valvula que aciona o compressor estava sem pressão.
Ele trocou a válvula e deu uma carga nova de gás e o total foi R$400,00
Bela economia!!

Segundo:
Voltei a Frioline por que o ventilador do ar frontal não funcionava, ar gelando, ar traseiro funcionando perfeitamente, mas o vento frontal não saia.

Em segundo foi feito o ajuste, uma tomada que liga no console central do carro (a esquerda do motorista) se desgasta naturalmente e perde o contato, (eu acho que é a tomoda que liga ao BSI)

Não se vende essa tomada, o chicote todo custa caro, o dono da Frioline me disse que já tinha visto casos assim em picassos antes e a solução era achar outro chicote em ferro velho.

O que eu fiz foi desmontar a parte de baixo do painel e apertar a tomada para ver se fica mais firme e esta funcionando!!

Espero ter ajudado aos amigos
[/quote]


Luciano,
Você pode detalhar mais sobre o local e como é este chicote? Consegue mandar uma foto? Estou com o mesmo problema.
Rodrigolim
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 10:48 am
Nome: Rodrigo Lima

#34

Mensagem por Rodrigolim » Ter Dez 09, 2014 1:32 pm

Luciano,
Pode detalhar mais como acho este chicote? consegue bater uma foto? Abraços
Luciano Agrimensor
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Seg Out 13, 2014 1:22 pm
Nome: Luciano Agrimensor

#35

Mensagem por Luciano Agrimensor » Qua Dez 10, 2014 12:04 pm

[quote name='Rodrigo Lima' date='Dec 9 2014, 01:32 PM' post='26931']
Luciano,
Pode detalhar mais como acho este chicote? consegue bater uma foto? Abraços
[/quote]


:613179:

Quando troquei o meu eu fiz este filme, espero que ajude:

<a href="https://www.youtube.com/watch?v=U9v7xHq ... e=youtu.be" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=U9v7xHq ... outu.be</a>
carloskjunior
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Nov 28, 2015 12:42 pm
Nome: carloskjunior

#36

Mensagem por carloskjunior » Qua Dez 09, 2015 8:03 pm

Olá!! Você tem anotado as cores dos fios para cada numeração dos pinos?? poderia compartilhar?? obrigado! Meu carro foi furtado e removeram vários componentes (talvez na tentativa de desligar o alarme) e este relé esta solto mas tenho 2 fios azul, 1 preto e 1 vermelho... mas não sei em qual pino ligar cada um deles!!
Editado pela última vez por carloskjunior em Qua Dez 09, 2015 8:06 pm, em um total de 1 vez.
rodrigobento
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Dez 26, 2016 11:55 am
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2010

Pane no ventilador do ar-condicionado(soprador)

#37

Mensagem por rodrigobento » Seg Dez 26, 2016 12:23 pm

Boa tarde caros amigos. Pane resolvida!!
No meu caso(C4 Picasso 2010), meu ventilador do ar(parte dianteira) funcionava só de vez em qndo. A parte traseira ventilava normal, porém não gelava. O compressor do meu ar armava normalmente, mas não gelava nada.
Seguindo algumas dicas deste fórum, graças a Deus, resolvi a pane facilmente. Comecei desmontando pela parte frontal esquerda inferior. Perdi tempo e trabalho. Ali estão, além dos fusíveis, muitos fios, conectores, sistemas elétricos e etc que nada tem a ver com o sistema de ventilação interno; além de alguns dutos de ventilação que alimentam a parte esquerda do veículo e também parte do sistema do ar condicionado e seus dutos de alumínio.
Fui então para o lado direito inferior, abaixo do porta luvas(não precisei desmontar o porta luvas). Simplesmente desmontei a tampa abaixo do porta luvas(a mesma que dá acesso ao filtro de ar), e que é presa com presilhas de encaixe. Logo avisei o desejado motoventilador e dois plugs conectores ligados no mesmo. O carro estava ligado, sem funcionar a ventilação interna, e qndo escontei no plug verde, a ventilação funcionou!!
Era simplesmente mal contato no plug, que não tem uma trava com boa pressão. Ele encaixa mas não trava direito. Enquanto uns plugs travam tanto ao ponto de ser muito difícil de soltar, este é diferente.
O outro plug, de cor marrom, não mexi, mas creio q seja da parte traseira da ventilação(passageiros do banco traseiro).
Fico agradecido pelo fórum e pelos posts dos amigos.
Espero ter ajudado a outros citroenzeiros da vida!
Obrigado!!
Responder