Pane no ventilador do ar-condicionado(soprador)

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Caduchagas
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#1

Mensagem por Caduchagas » Sáb Fev 07, 2009 6:24 pm

Carlos Chagas, casado, 40 anos, 2 filhos natural de Pelotas RS
Veículo: Xsara Picasso Exclusive, 2001/2002, 60.687Km

Companheiros é a primeira experiência que descrevo e, para começar expresso minha satisfação para com o site. Consegui além de resolver meu problema, de quebra aprendi como solucionar outros dois que me atormentavam fazia algum tempo.

Problema 1: (Pane no ventilador ar-condionado)
Circulando por minha cidade, com o ar ligado, senti um cheiro de queimado. Julguei ser do ambiente externo, visto que, estava com os vidros parcialmente abertos. De repente o ar-condicionado parou de funcionar. Percebi então, que o cheiro de fio queimado era no meu Picasso.
O módulo de controle(acima do rádio, no console central), funcionava normalmente. Mas não havia distribuição de ar pelos dutos. Não ligava nem o ar para o painel dianteiro e nem o acionado pelo botão entre os bancos dianteiros. Imaginei que pudesse ter algum fusível queimado. Com a ajuda do manual, revisei os fusíveis que se relacionavam com o ar. Como não achei nenhum queimado decidi tirar um por um, para ver se não havia queima de outro qualquer. Inspecionei inclusive, os que ficam no "cofre do motor". Nenhum estava queimado. Acessei a internet e comecei a ler tópicos sobre o assunto para ver se conseguia algo que me ajudasse a solucionar o defeito. Li sobre várias hipóteses...
...vazamentos, falta de gás no compressor, defeito no compressor, capacitor, condensador, evaporador, etc...
Nenhuma me convenceu, pois na minha ótica, o defeito estava na ventilação.
Achei num tópico escrito no Citröen Clube do Brasil, um link onde conseguiria baixar um manual da Xsara Picasso(em inglês), nele encontrei alguns circuitos elétricos. Dentre os quais, o do ar-condicionado. Descobri então que existe um controlador (Blower Control Module) para o ventilador (Blower Motor).
Restava agora descobrir como era o tal controlador e onde ficava. Para não estender demais o texto, o tal controlador é uma espécie de relé cuja denominação é G. Cartier 12V-35A-03531 (uma caixinha verde, com 5 pinos de numeração 87, 87a, 86, 85 e 30) que fica escondida entre a caixa de fusíveis(ao lado da perna esquerda) e a barra de direção. É só colocar a mão e puxar os fios que ele vem junto. Tirei a peça e fui até a Citröen. Comprei o relé por R$ 15,00(quinze reais), recoloquei, dei a partida no motor, liguei o ar-condionado e, este começou a funcionar perfeitamente. Tanto na frente, quanto o ar auxiliar. Imagimem a quantia que eu devo ter economizado.

Obs.: Embora tenha a posição certa marquei as cores dos fios com a numeração dos pinos.

Os outros defeitos a que me referi eram:

2) Aviso de revisão: Segui os passos do tópico e eliminei o aviso de revisão.

3) Luz do air-bag: Levantei o banco do motorista, tirei a plaquinha vermelha do cabo que passa ali por baixo, dei uma lixadinha e recoloquei. A luz de aviso no painel apagou na hora. Era mau contato mesmo. Cuidado ao retirar esta plaquinha. O plástico é muito fino e pode quebrar facilmente.


ilima
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#2

Mensagem por ilima » Sáb Fev 07, 2009 9:28 pm

Valeu por estar compartilhando estas dicas conosco.

Qualquer outra coisa, se precisar, é só postar para ver se podemos ajudar.

[]s

Ivan Lima
William Vicentin
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#3

Mensagem por William Vicentin » Qui Fev 12, 2009 8:42 am

Olá Carlos CHagas seja bem vindo ao fórum!

Obrigado por compartilhar conosco isso é muito valioso.

Boa Sorte com sua PSA e conte comigo no que precisar.

Um abraço,
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
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caboopy
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#4

Mensagem por caboopy » Qui Fev 12, 2009 4:51 pm

Carlos Chagas... quase me emocionei com o seu relato... É por acreditar que casos assim ocorram que eu fuço várias listas de discussão para entender os causos em que me meto, mas, tenho que confessar...

VC É SOBRENATURAL !!!

Incrível sua percepção para identificar o relé com defeito, a partir de um manual elétrico!!

Ou vc é um hiper entusiasta, ou é técnico, engenheiro... putz!!

Esse seu causo parece enredo de Carmen SanDiego!!

Parabéns pela conquista e somo meus agradecimentos aos agradecimentos do William e do Ivan. É enriquecedor ter mais um integrante que arregaça as mangas e cai dentro do problema.

Seja bem vindo!!
========================
Alvaro,
XsPcEx-03
luizge
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#5

Mensagem por luizge » Sex Fev 20, 2009 10:50 pm

Caro amigo Carlos eu sou do seu time, gosto de investigar um problema antes de sair gastando, pois aposto que se fosse a uma concessionaria eles iriam te empurrar uma BSI e mais uns R$2000,00 de conta. É claro que não da pra sair abrindo o motor, mais coisas simples com algum conhecimento de eletrônica ou elétrica, não faz mau ao bolso de ninguem, hehehehehe, pois mesmo o Picasso ter um sistema multiplexado na parte eletrica, ainda tem relê, fusivel mau contato...
Editado pela última vez por luizge em Sex Fev 20, 2009 10:52 pm, em um total de 1 vez.
Zé Ricardo
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#6

Mensagem por Zé Ricardo » Ter Jul 14, 2009 11:52 am

Olá pessoal, estou passando pelo mesmo problema, no entanto o ventilador traseiro funciona, somente o ventilador dianteiro, que fica na frente, ficou sem funcionar.
SERÁ QUE É O MESMO RELÉ ?


José Ricardo
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Editado pela última vez por Zé Ricardo em Qui Dez 29, 2011 4:55 pm, em um total de 1 vez.
Marco Ortega
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#7

Mensagem por Marco Ortega » Sex Set 25, 2009 11:15 am

<!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->Oi pessoal sou novo aqui no Clube e estou com o mesmo problema no ar-condicionado.
Já troquei o relé auxiliar do ar-condicionado paguei R$ 13,00 mas não resolveu.
No meu caso o ar ficou fraco e depois de 01 semana parou de funcionar.
Não me preocupei em arrumar e depois de 06 meses parou o ventilador interno do painel frontal, funciona apenas o do console traseiro.
Será a carga de gas ou vazamento.
Peço alguma ajuda.
Apredi aqui a fazer o reset do aviso "Prever Revisão" foi muito bom.<!--colorc--></span><!--/colorc-->
Obrigado
Editado pela última vez por Marco Ortega em Qui Dez 29, 2011 4:54 pm, em um total de 1 vez.
William Vicentin
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#8

Mensagem por William Vicentin » Sex Set 25, 2009 10:25 pm

preciso fazer uma manutenção no meu dianteiro que comparado ao traseiro esta muito fraco, se alguém puder indicar uma oficina que só mexa com AR eu agradeço.
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
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modafoca
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#9

Mensagem por modafoca » Dom Out 11, 2009 12:34 am

Olá amigos, do CCDOB, sou um 'noob" aqui, mas também tenho um PSA picasso 2003/04. Estou com o mesmo problema relatado abaixo, ou seja, o ar na dianteira nao gela, e ventila muito pouco...o ar traseiro tá show.
O que faço? Alguém com o mesmo problema e que tenha resolvido pode me indicar?
Agradeço a ajuda de todos!
Abraço,

:icon_smile_shy:
modafoca
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#10

Mensagem por modafoca » Qui Nov 12, 2009 4:19 pm

Gostaria de compartilhar com os demais amigos desse fórum o meu problema e sua solução.

Compramos o Picasso 2.0 16V ano 2003;2004 usado, em fevereiro de 2008, numa concessionária de São José-SC. O vendedor veio com aquela balela de “esqueça q seu carro é usado: ele tem 1 ano de garantia”, bla bla bla, etc e tal. Infelizmente já sabíamos que a garantia cobre apenas motor e caixa, mas eles nunca dizem isso. :blink:
No primeiro dia o problema do ar-condicionado já apareceu, não esfriava completamente. Tive de retornar à concessionária para “completarem” a carga de gás, o que resolveria o problema, segundo o vendedor e o chefe de oficina. :angry2:

Passados 9 meses, o ar voltou a apresentar problema. Como moramos no RS, distante da concessionária q nos vendeu o carro (e que não ia adiantar nada, pois iam alegar q não estava coberto pela garantia), levei num especializado aqui da cidade. Após duas análises, sugeriu troca de selo, limpeza geral, higienização e carga de gás; Resultado = 350,00 gastos. Funcionou até poucos dias atrás. :icon_smile_evil:

Agora, no final de outubro (as temperaturas aqui atingiram 38,8º) :icon_smile_angry: instalei novas películas no carro (35% no para-brisas e 16% nas laterais) e o ar novamente pifounao gelava mais. Já cansado dos problemas, levei noutro “especialista”, que não encontrou vazamentos, sugeriu “troca de selo” e carga de gás; orçamento = 150,00. Resolvi não fazer, pois já tinha feito esse procedimento.

Eis que lembrei de um autorizado BOSCH na minha cidade, com mais de 20 anos de oficina, e que já tinha arrumado outros carros meus, um Corolla e um Golf. Ao chegar na oficina, dou de cara com um C3 NOVO, com o painel todo desmontado, (eu disse TODO, sem nenhum plástico, fio, direção, nada. Tava aparecendo a lata que separa a cabine do motor) para ARRUMAR O AR CONDICIONADO. Questionei o técnico, e ele disse que devia ser o 13° Citroen com o mesmo problema que ele arrumava, e que ele fazia os serviços pra concessionária (sim, a concessionária envia os carros lá pra ele consertar...)

Ele explicou, monstrando “in loco” que no painel tem um <!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->resfriador (não lembro direito o nome, mas é uma espécie de radiador interno) do ar condicionado onde os canos entram e saem, fazendo as trocas de ar quente/frio. Nessa conexão dos canos com o resfriador, existem VEDANTES que têm falhas, por vezes “de fábrica” e que o gás vaza todo por ali. Como o equipamento trabalha banhado em óleo, é normal inclusive haver acúmulo de óleo no coletor inferior desse resfriador. <!--colorc--></span><!--/colorc-->

Contei tudo o que já havia feito no nosso citroen, e ele disse q provavelmente seria o mesmo problema.
Agendada a manutenção, e constatado o defeito, demorou 2 diaso conserto; eles desmontaram todo o painel, lavaram as peças, dutos e saídas de ar, trocaram os VEDANTES com problema, montagem, nova carga de gás, 4 horas na máquina pra regular pressão e tudo funcionou. Ta gelando que é uma maravilha. (Só espero que dure mais que o perídodo do conserto passado...)  :icon_smile_wink:

Segundo outro técnico de ar-cond, o sistema do citroen é da Sanden, fabricante de componentes para refrigeração automotiva. Ele disse que em toda vida profissional , ele nunca ouviu falar em “troca de Selo” ou “Retentor” para equipamento Sanden. Por isso, não caiam na mesma balela que eu caí anterioemente. :icon_smile_8ball:

Fica aqui meu longo relato, mas detalhado, de tudo o que passei, e espero q seja a ultima manutenção. Acompanho o Fórum, e à medida que as coisas evoluírem, comunico vocês. O conserto dessa brincadeira tods foi R$400,00, mas acredito que foi a ultima. Ele disse que garantia 3 anos de eficácia.....vamos ver no que vai dar. Acho que até lá já trocamos de Citroen, apesar de que esse agora ta GELANDO PRA VALER! B)

Tirei algumas fotos com o celular, vou tentar postar aqui logo logo.
Desculpem o longo texto, mas é o relato.

(<!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->Autoelétrica MEDIANEIRA, em Santa Maria, RS. Autorizado BOSCH<!--colorc--></span><!--/colorc-->)

Abraço a todos!
aaklug
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#11

Mensagem por aaklug » Seg Nov 16, 2009 8:45 am

Beleza... Ótima dica amigo...
Alexandre K
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#12

Mensagem por William Vicentin » Seg Nov 16, 2009 8:36 pm

legal o relato, mais vamos ver quanto tempo dura para podermos dizer com certeza se foi essa a solução.
Segundo oque você relatou na autorizada foi feita uma manutenção e o problema só voltou a acontecede 9 meses depois.

Preciso fazer algo no meu dianteiro que ainda funciona mais esta mais fraco que o traseiro.

Mais valeu por compartilhar essa informação.
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
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#13

Mensagem por modafoca » Ter Nov 17, 2009 1:01 pm

Prezado William, só esclarecer sua dúvida,
a primeira manutenção (carga de gás) foi feita na concessionária onde comprei o citroen.
A segunda, e mais demorada, onde fizeram limpeza/higienização, "troca de selo" , foi feita num "especialista", mas q pelo jeito nao faz jus ao nome... :blush:
A terceira, e atual, foi feita numa autorizada BOSCH, onde a concessionária citroen manda os carros para manutenção/conserto, inclusive aquele C3 que tava lá, quando cheguei. O C3 era novo, e tinha o mesmo problema-VEDANTES. (o hodômetro do C3 marcava 219km).
Abraço a todos! B)


William,
o meu tinha o mesmo problema (ou similar) ao seu: o ar dianteiro era fraco, e nao gelava. era um ventinho levemente frio, mas nada q se considerasse gelado.
O ar de trás gelava legal.



Abraço! :icon_smile_blush:
Editado pela última vez por modafoca em Qui Dez 29, 2011 4:54 pm, em um total de 1 vez.
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#14

Mensagem por William Vicentin » Ter Nov 17, 2009 8:32 pm

Entendi Foca, mais pelo menos a primeira manutenção na concessionaria foi mais eficiente né. O foda é que eles mesmo sabendo do problema não arrumam e pensam assim, se o comprador se queixar agente olha se não ótimo.

É foda... eu vou ter que achar um lugar aqui em SP bo pra ver o meu, quem sabe começo do ano eu encosto ele pra ver isso, porque por enquanto ainda da conta, mais vamos ver no verão como será. rs

um abraço,
um abraço,

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#15

Mensagem por modafoca » Qui Nov 19, 2009 5:07 pm

William,
na verdade nao foi. Eles apenas completaram o ar, sem sequer saber o motivo da "fuga" do ar.
A mais eficiente ainda está por ser dita. Acho q será essa última.
Pelo menos eu vi um C3 zero sendo consertado pelos caras ali..por isso fiquei animado, quando ele disse q era um defeito q atingia quase todos os citroen, peugeot (PSA) e outros similares...
A concessionária deveria ter investigado, antes de só meter ar e me entregar...como fui viajar pro meu estado, logo depois , nem pude reclamar. :icon_smile_8ball:
Abraço!
Editado pela última vez por modafoca em Qui Dez 29, 2011 4:53 pm, em um total de 1 vez.
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