Sensor do Óleo

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
caboopy
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 8:39 am
Nome: Alvaro

#1

Mensagem por caboopy » Seg Fev 02, 2009 1:16 pm

Oi gente!

Neste último final de semana levei o XsPcEx03 para troca de óleo.

Aquele ônibus já está com 110.000Km rodados, dos quais sou responsável por apenas 6000.

Levei um susto tremendo!!... O óleo estava no mínimo!!!... e bastante queimado.

Este motor "esconde" óleo??... ou realmente ele consome o óleo, como aqueles motores da FIAT. (moderador, a gente pode citar "FIAT" numa lista de carros?).

Após descer o que ainda tinha no carter, o motor engoliu 4,8L de óleo sintético 15W40, ao custo de R$36,00 cada litro... putz! Eu estava sem o manual no momento e, como já estava atrasado para pegar estrada para Juiz de Fora, confiei no cara da troca de óleo do posto, onde já faço serviço a uns cinco anos. Não tive como confirmar se o óleo era realmente aquele, mas das outras vezes que fui alí para trocar óleo de outros carros, o banco de dados deles estava de acordo com os respectivos manuais. Confiei.

Tá... mas não era isso que eu queria falar... Seguinte:

Enquanto o carro estava suspenso, dei aquela passeada básica por baixo, avaliando molas, escapamento, pneus, borrachas e tal. Confesso que gostei do que ví. Para um carro com 110K e seis anos de uso, até que tá bem inteiro! Todo lacrado e sem folgas gritantes aos meus olhos leigos.

No carter, bem próximo do bujão de escoamento do óleo, deparei-me com este soquete verde sem nenhum fio ligado. Será que é por isso que o óleo estava tão baixo e o sistema não acusava nenhuma falha?

Procurei algum conector solto... algum rabicho pendurado... nada... NÃO ACHEI NADA!!!

Tirei uma foto: (tive que reduzir a foto para esta imagem do tamanho de um selo, pq o limite de espaço desta msg não me permite anexar uma imagem de 200Kb)

Alguém sabe se isso é assim mesmo? A Xsara já tem sistema wireless de automação e monitoramento do sistema? (moderno... mas nem tanto, né?)

Outra coisa: Porquê TODOS (é... sem excessão!) os Xsaras que ví até hoje tem o silencioso todo estourado por baixo??.. Gozado é que, apesar do silencioso estourado, parece que tem outra blindagem por dentro que continua intacta e funcionando sem escapamento.

Antes de comprar este, visitei várias lojas da Citroen e TODOS os usados apresentam esta, digamos, "característica" quando ao silencioso.

Tb tirei uma foto do escapamento.... e também teve que virar um selo para ser postada aqui.

Usem uma lupa!!

Moderadoooorrr... dá pra aumentar esse limite aêÊ??... ou então disponibilizar um local para postar estas fotos?? Procurei no site e não encontrei um lugar para este fim.

abraços,
Editado pela última vez por caboopy em Seg Fev 02, 2009 1:24 pm, em um total de 1 vez.


========================
Alvaro,
XsPcEx-03
William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#2

Mensagem por William Vicentin » Seg Fev 02, 2009 1:57 pm

Olá Alvaro,

Quanto ao óleo eu só coloco o TOTAL que é original de fábrica para 10mil km. O meu carro baixa quase meio litro a cada 8 a 10mil km, porém nunca abaixo do nível fica sempre entre o mínimo e máximo. (meu motor esta sempre sequinho sem nenhum vestigio de óleo e nunca fumou, meu motor tem 80mil km).

Como na troca de óleo sempre sobra meio litro eu costumo completar quando chega perto da troca, cerca de 2mil km antes.

Bom Eu pago 29,00 o litro do óleo original aqui em SP no atacadão do óleo (av. prof. vicente rao) onde eles fazem tudo, trocam até filtro de cabine (ar-condicionado).

Quanto ao conector fica tranquilo, se não me engano tem um tópico aqui que fala disso e o meu carro é igualzinho, também tem esse conector verde e até hoje ninguém aqui soube dizer exatamente que "piça" é essa. rs

Falando do silencioso o meu pega na entrada da garagem da minha casa sempre que tem mais de 2 pessoas no carro e também esta todo amassado mais nunca tive problema com ele.

Dica: posta a foto no <a href="http://www.imageshack.us/" target="_blank">http://www.imageshack.us/</a> e coloca o link no tópico que ele aparece normal, assim você não sobrecarrega o fórum e ainda pode postar em alta resolução.
Editado pela última vez por William Vicentin em Seg Fev 02, 2009 2:22 pm, em um total de 1 vez.
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
andre.fucks
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 5:26 pm
Nome: nsnmarsf
Localização: Cabo Frio

#3

Mensagem por andre.fucks » Seg Fev 02, 2009 3:10 pm

Viva, viva!

Veja aí postado por um amigo nosso.

<a href="index.php?showtopic=990&hl=conector" target="_blank">index.php?sh...990&hl=conector</a>

É dum sensor de temperatura de óleo que no Picasso num teeeeemmmm. O dele tem (Xsara VTS Coupe).

Coloca um desse no painel (Vai ficar feio será?) e conecte nesse plug verdinho perdido no Picasso

<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-oleo-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... leo-_JM</a>
Xsara Picasso 2.0 16v Exclusive
2001/2001 - Prata
Manual
William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#4

Mensagem por William Vicentin » Seg Fev 02, 2009 4:00 pm

É eu vi esse tópico, e até postei nele. Provavelmente a tampa do carter seja a mesma.

Agora a pergunta que não quer calar, porque a picasso não tem marcador de temperatura e pressão do óleo?

valeu e abraço
Editado pela última vez por William Vicentin em Seg Fev 02, 2009 4:00 pm, em um total de 1 vez.
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
caboopy
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 8:39 am
Nome: Alvaro

#5

Mensagem por caboopy » Seg Fev 02, 2009 4:08 pm

[quote name='William Vicentin' post='4661' date='Feb 2 2009, 02:00 PM']
É eu vi esse tópico, e até postei nele. Provavelmente a tampa do carter seja a mesma.

Agora a pergunta que não quer calar, porque a picasso não tem marcador de temperatura e pressão do óleo?

valeu e abraço
[/quote]


... talvez para que possamos nos concentrar mais em coisas mais prazerosas, já que, pelo visto, este monitoramento não faz qualquer diferença no desempenho e manutenção do veículo.

Bão... então se não tem problema, vamos largar isso quieto.

Brigado, gente!!
========================
Alvaro,
XsPcEx-03
Responder