Xsara Picasso Dicas de Manutenção

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William Vicentin
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#1

Mensagem por William Vicentin » Ter Jan 27, 2009 7:59 pm

<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Galera vejam essa matéria que saiu hoje no WEBMOTORS sobre o Citroën Xsara Picasso.

Opine....
<!--colorc--></span><!--/colorc-->


(27-01-09) - O Citroën Xsara Picasso foi o primeiro veículo produzido em linha no complexo industrial da montadora francesa, na cidade de Porto Real, no Rio de Janeiro. A Citroën passou a comercializar o modelo no Brasil em 2001 e, atualmente, já vendeu mais de 80 mil unidades no País. A minivan trava uma disputa acirrada pela liderança do segmento de monovolumes médios com a Chevrolet Zafira. De acordo com dados divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) neste ano foram emplacadas 9.211 unidades do Picasso contra 10.076 do veículo da GM.

A equipe do jornal Oficina Brasil avaliou um Citroën Xsara Picasso 2.0 16V, ano 2005, na oficina Engin Engenharia Automotiva, em São Paulo. O veículo está com 65.000 km rodados, passa periodicamente por manutenções preventivas e aos 40 mil km precisou trocar amortecedores e bandejas.

Análise de gases

O veículo chegou à oficina apresentando falhas em retomadas. A avaliação começou com a análise de emissões de gases e foi possível verificar que a medição de CO era de 0,66% vol., valor superior ao ideal estipulado pela montadora, que é de no máximo 0,50%. A Resolução nº. 7 de 31/08/93 do Conama 7 indica que o limite de emissão deste gás para fins de inspeção de veículos leves do ciclo Otto, produzidos a partir de 1997, é de 1,5%.
Foi realizada a limpeza e equalização dos bicos injetores, além da troca das velas, filtro de óleo, de combustível e óleo do motor. O líquido de arrefecimento não precisou ser trocado, mas a substituição deve ser feita uma vez por ano. Esse produto é composto por água e aditivo etilenoglicol. A montadora indica o ATX Citroën de coloração amarelada, utilizado na proporção: três litros de água desmineralizada e dois litros de aditivo ATX. A troca evita formação de ferrugem no radiador e superaquecimento do motor.

Apesar de ser um modelo 2005, este carro chegou à oficina com uma vela original de quatro eletrodos, três menores e um maior. "Essa vela é encontrada nos modelos mais novos, de 2005 até os atuais, e só é vendida nas concessionárias", afirma Paulo Aguiar, da Engin. Ele acrescenta que a Bosch e a NGK fabricam velas opcionais para esse veículo, mas não são iguais às originais. A primeira disponibiliza no mercado para este motor (EW10J4) o modelo Sp24 e a segunda fabrica a LFR5B.

O filtro de ar apresentava desgaste e foi substituído. O veículo utiliza um filtro que é composto por uma espuma que não permite que a sujeira retorne. O filtro de pólen também precisou ser trocado por apresentar sinais de desgaste.

Coxins

Outra reclamação do proprietário do veículo era de que o carro apresentava barulho e vibração excessivos, durante a revisão foi constatado que o coxim precisava ser trocado. O reparador deve ficar atento aos coxins, no caso deste veículo, o coxim superior do motor normalmente quebra. Este componente é hidráulico, possui um óleo na parte interna. "A média de vida dele é de 35 a 40 mil quilômetros. Se o carro for utilizado em estradas com más condições, o componente tende a resistir menos", afirma Aguiar.

Sistema de freios

As pastilhas de freios dianteiras foram substituídas por estarem desgastadas, assim como os discos dianteiros que também necessitavam da troca. Os cilindros de roda estavam com vazamento de fluido de freio e exigiram a substituição para a solução do problema.

De acordo com Julio Cesar, da Souza Car, o veículo possui um problema crônico nos pinos de pinça que criam folga e a pastilha fica batendo. Ele conta que este problema é comum, porém o veículo avaliado não apresentava estas falhas.

Por fim, foi realizado alinhamento e balanceamento das rodas. O conselheiro editorial do jornal afirma que indica aos clientes esses procedimentos a cada 15 mil quilômetros.

Nota do jornal Oficina Brasil

O Citroën Picasso recebeu nota média 6,3, do conselho editorial, sendo muito criticada pela dificuldade de aquisição de peças na rede autorizada, assim como de obtenção de informações técnicas.

Por outro lado, os reparadores afirmam que a acessibilidade para a manutenção é boa, o compartimento do motor oferece espaço suficiente para o profissional trabalhar sem dificuldades, com exceção dos coxins do motor e câmbio, que apresentam nível de dificuldade elevado, segundo o conselho editorial.

No entanto, as dificuldades superaram as facilidades neste modelo. Tanto que dois, dos três reparadores que participaram desta avaliação não recomendam o veículo aos clientes.

Na avaliação, são observados os seguintes itens:

1) Tempo de serviço &ndash facilidade de acesso aos principais sistemas (motor e câmbio, suspensão, direção, freios e parte elétrica)

2) Disponibilidade de peças no mercado de reposição (concessionárias e lojas de autopeças)

3) Custo de peças (concessionárias e lojas de autopeças)

4) Durabilidade dos componentes

5) Processo de diagnóstico

Avaliação de mercado

A Citroën Xsara Picasso 2.0 16v 2005 manual é o modelo, das duas Picasso, menos oferecido, procurado e disponível no mercado. Representa apenas 10% disponíveis. Os outros 90% correspondem ao modelo automático.

Esse modelo valorizou 0,51% em novembro deste ano, em relação ao mês anterior. Ao comparar o mês de novembro com o mesmo mês do ano anterior houve uma perda de 10,85%.

É um veículo que tem uma procura limitada àqueles que aceitam a marca Citroën, ou seja, é um carro de público restrito. O tempo médio parado à espera de comprador é de 15 dias. Sindiauto/Assovesp.

FONTE: <a href="http://www.webmotors.com.br/wmPublicado ... hnid=41440" target="_blank">http://www.webmotors.com.br/wmPublicado ... d=41440</a>
Editado pela última vez por William Vicentin em Ter Jan 27, 2009 8:02 pm, em um total de 1 vez.


um abraço,

Citroën Xsara Picasso
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#2

Mensagem por apmed2000 » Ter Jan 27, 2009 10:09 pm

[quote name='William Vicentin' post='4521' date='Jan 27 2009, 07:59 PM']

Nota do jornal Oficina Brasil

O Citroën Picasso recebeu nota média 6,3, do conselho editorial, sendo muito criticada pela dificuldade de aquisição de peças na rede autorizada, assim como de obtenção de informações técnicas.

Por outro lado, os reparadores afirmam que a acessibilidade para a manutenção é boa, o compartimento do motor oferece espaço suficiente para o profissional trabalhar sem dificuldades, com exceção dos coxins do motor e câmbio, que apresentam nível de dificuldade elevado, segundo o conselho editorial.

No entanto, as dificuldades superaram as facilidades neste modelo. Tanto que dois, dos três reparadores que participaram desta avaliação não recomendam o veículo aos clientes.
[/quote]

Lamentável...
Editado pela última vez por apmed2000 em Ter Jan 27, 2009 10:11 pm, em um total de 1 vez.
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#3

Mensagem por rafael_xm_C4 » Qua Jan 28, 2009 1:09 am

Boa noite Wiliam,

Penso que a matéria tenha que ser analisada por partes, afinal é um pessoal brasileiro avaliando um produto francês. Digo isso porque esta semana quando buscava informações sobre o C4 Pallas, entrei num blog - procurei o endereço no histórico, mas infelizmente não encontrei - onde um seujeito reclamava de uma concessionária.

Sem entrar em detalhes, o que era uma suposta reclamação sobre atendimento numa concessionária, se tornou aos poucos um verdadeiro linchamento dos produtos franceses no Brasil, não importando a marca.

Ficou claro a certa altura que a grande maioria das opniões, eram oriundas das famigeradas conversas de "buteco", ou seja, a maioria falava porque fulano falava.

Nesse caso especificamente, percebo uma certa tendência a partir da padrão de reparação de um veículo nacional, básico, e sem qualquer recurso adicional. Algo parecido com você abrir o capô de um opala 4 cilindros dos anos 70, onde além do motor, cabiam pelo menos mais três pessoas dentro do cofre do motor.

Enfim, é um Xsara Picasso, muito diferente de um Uno Mille, ou de um corsa, ou mesmo de uma zafira.

Outro aspecto é público e notório. Como se dirige com um câmbio mecânico? No caso de um automático sabemos que o câmbio só influencia se o cara dirigir feito maluco, fora isso, o desgaste é praticamente o mesmo para todos, mas no câmbio mecânico ficar com o pé na embreagem, trocar marchas ora do tempo, queimar, dar trancos, enfim, há uma série de fatores a mais que infuenciam na conservação do veículo.

Nisso entra a questão de coxim quebrado - normal - e quanto as velas, pode ser qualquer coisa, inclusive manutenções dentro ou fora da Citroën.

Se eu fosse considerar todo o conteúdo da matéria, diria que foi uma analise de um único carro, de particular, partindo de considerações pré-concebidas, tendenciosas, e sem qualquer respaldo técnico.

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
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#4

Mensagem por William Vicentin » Qua Jan 28, 2009 8:41 am

É concordo com você!

Eu gosto muito do carro e não e eu e minha esposa compactuamos da mesma opinião quando resolvermos vender vamos comprar outra Picasso.

Eu tenho toda paciência do mundo para correr atraz de peças não me importo com isso porque o conforto e o espaço que a Picasso oferece pra minha familia e filho não tem preço.

Eu vejo essa matéria em partes como positiva porque só exclarece algumas interrogações sobre o carro e o mais importante é que avaliaram o carro como "de facil manutenção" e se eu entendi bem quiseram dizer que o carro não oferece muita dificuldade em relação a conhecimento técnico, e que qualquer bom mecanico consegue resolver os problemas mais comuns.

Enfim.. eu gosto do carro e não troco tão cedo e quando chegar como disse será por outra Picasso ou quem sabe Gran Picasso.

abraço
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
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#5

Mensagem por andre.fucks » Qua Jan 28, 2009 10:42 am

Olá pessoal. Um carro pra ser avaliado, tem que ter pelo mínimo uns 10 carros de mesma marca e modelo, aí sim tirar conclusões. Um único carro não diz nada, isso depende muito de como o carro é guiado e condições das estradas que o carro frequenta. Problema de sistema de freio, coxim (suspensão em geral) isso ocorre em qualquer carro, também com as estradas de nosso Brasil, impossível né.
Análises de gases, segundo a reportagem o carro passava periodicamente por manutenções preventivas, achei estranho, foi preciso "realizada a limpeza e equalização dos bicos injetores, além da troca das velas, filtro de óleo, de combustível e óleo do motor." ????? Então não passava por manutenção preventiva!
Não ví problemas graves no carro. O único problema visto que realmente é problemático é a concessionária.
Se eu estiver errado em alguma coisa, podem criticar. Revejo minha opinião.
Editado pela última vez por andre.fucks em Qua Jan 28, 2009 11:15 am, em um total de 1 vez.
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#6

Mensagem por ilima » Qua Jan 28, 2009 10:49 am

Estas reportagens sobre veículos usados parecem as matérias da revista "4 patas" de longa duração. Ou alguém daqui já teve algum carro 0 Km que desse tantos problemas quanto os dela? Parece que eles compram o carro e dão para um cachorro dirigir, e depois ficam reclamando que o carro "é isso, é aquilo, etc." - sem falar no número de batidas que eles provocam nos carros.

E não consigo entender: Ao mesmo tempo que afirma que "A minivan trava uma disputa acirrada pela liderança do segmento de monovolumes médios com a Chevrolet Zafira", ao final diz que a Picasso "É um veículo que tem uma procura limitada àqueles que aceitam a marca Citroën, ou seja, é um carro de público restrito". Conclusão: Todo aquele que aceita a marca Citroen também gostaria de ter uma Zafira... :icon_smile_8ball:

Ainda: "O veículo está com 65.000 km rodados, passa periodicamente por manutenções preventivas", afirmando logo após que "este carro chegou à oficina com uma vela original de quatro eletrodos".

Por fim: "os reparadores afirmam que a acessibilidade para a manutenção é boa, o compartimento do motor oferece espaço suficiente para o profissional trabalhar sem dificuldades, com exceção dos coxins do motor e câmbio, que apresentam nível de dificuldade elevado". Quanto ao coxim do motor, é claro, pois precisa de ferramenta própria, e não alicate de pressão (mais conhecida nas oficinas como "chave universal de boca").

É dose ler tanta baboseira... Talvez o jabá não tenha sido tão bom para o reporter...

[]s

Ivan Lima
Editado pela última vez por ilima em Qua Jan 28, 2009 10:49 am, em um total de 1 vez.
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#7

Mensagem por luizge » Dom Fev 01, 2009 12:16 am

Esta reportagens são sempre tedenciosas, e temos que separar o joi do trigo, possuo um modelo 2001, a um ano e até agora as manutenções corriqueiras não foram nehum absurdo, troquei pastilhas e paquei menos de R$70,00 o conjunto, troca de oleo não saiu mais caro do que qualquer outro carro novo, o unico problema que ainda não consegui resolver foi do monstrador de temperatura, pois infelizmente não encontrei quem arrumasse fora da concessionaria, que me pediu apenas R$1900,00 para consertar. Agora qualquer carro de qualquer marca se for fazer qualquer manutenção na concessionaria tera um valor de manutenção nas alturas. Notei que existe um certo medo da marca, porem com um pouco de vontade das oficinas particulares a coisa poderá mudar.
dimims
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#8

Mensagem por dimims » Qui Fev 11, 2010 2:12 pm

Para quem mora em São paulo Zona Norte, no bairro do Tucuruvi existe uma oficina especializada em Pegeout Citroen cujo proprietário é um ex-engenheiro da marca que trabalhava na montaora em Porto Real-RJ.
Tenho levado minha Piacasso 2005 lá e sempre sou bem atendido , num preço justo, compatível com a estrututa da oficina.
Ele possui todos os equipamentos para os diagnosticos eletronicos. O único problema é que os consertos são todos agendados e tem que ter paciência porque as vezes demora. Eu recomendo.


Segue os contato
SETA CETAVE
AV. GUSTAVO ADOLFO, 238 TUCURUVI
SÃO APULO-SP
TEL 29817046
CONTATO - JOSÉ VASCONCELOS
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#9

Mensagem por dcessarovice » Qui Fev 11, 2010 2:24 pm

Infelizmente tem algumas peças de nosso carro que são caras!!! no que diz respeito a manuteção do dia-a-dia as peças são praticamente o mesmo preço!!! Agora alguem ja viu quanto custa um simples cabo de aço do cambio? ou o catalizador? Ou até mesmo aquele suporte do escapamento com dois anéis de borrachas???? Infelizmente essas peças que só se encontra em concessionaria parece que o pessoal faz questão de enfiar a faca!
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