Comutador de Ignição Picasso 2001

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Arnie
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Jan 22, 2009 4:24 pm
Nome: Arnie

#1

Mensagem por Arnie » Qui Jan 22, 2009 4:30 pm

Pessoal,

O ar condicionado do meu Picasso 2001 parou de funcionar há algumas semanas por um problema elétrico e o diagnóstico foi defeito no comutador de ignição que não estaria acionando o circuito de comando do ar condicionado. Este componente, pelo que informou a oficina, só é fornecido pela própria Citroen e custa mais de 500 reais na concessionária em que a oficina fez a quotação (Geneve - São Paulo).

Alguém sabe se é possível encontrar esta peça por um preço melhor aqui em Sampa?

Obrigado,
Arnaldo


William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#2

Mensagem por William Vicentin » Qui Jan 22, 2009 8:55 pm

no mercado livre tem duas picasso de perda total que estão vendendo as peças, da uma olhada lá quem sabe.
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#3

Mensagem por rafael_xm_C4 » Qui Jan 22, 2009 10:48 pm

Caro Arnaldo,

O comutador de ignição é um dos componentes mais importantes do sistema elétrico e eletrônico dos carros atuais. Qualquer folga ou defeito nesse componente, por menor que seja, pode ocasionar problemas de funcionamento em vários componentes espalhados pelo veículo.

Costumo dizer que peças fundamentais não devem ser alvo de econômia. Se esse componente estiver mesmo com defeito, troque por um novo.

Boa sorte!
Editado pela última vez por rafael_xm_C4 em Qui Jan 22, 2009 10:49 pm, em um total de 1 vez.

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
Arnie
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Jan 22, 2009 4:24 pm
Nome: Arnie

#4

Mensagem por Arnie » Seg Jan 26, 2009 10:24 am

Pessoal,

Resolvi que vou mandar trocar por um novo mesmo o comutador de ignição mas agora surgiu uma dúvida que até nos concessionários está difícil de encontrar quem explique direito.

A questão é a seguinte: o comutador sozinho, só a parte elétrica, que vai atrás do miolo da chave, custa uns 260 pilas. O comutador *junto* com o miolo - conjunto completo - custa uns 550 reais. Por mim eu trocaria, obviamente, só o comutador, visto que não há nenhum problema com o miolo da chave. Mas em um concessionário fui informado de que eu não posso fazer isto no modelo do meu carro (Picasso 2001) pois o comutador está sincronizado com o transponder da chave e não funcionaria trocar só o comutador. Outro concessionário informa que posso trocar só o comutador.

Alguém entende este assunto ou já passou por isso e saberia dar uma ajuda?

Obrigado,
Arnaldo
William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#5

Mensagem por William Vicentin » Seg Jan 26, 2009 10:34 am

Amigo se uma concessionária falou pra você que só trocando o comutador resolve então deixa que eles o façam e se responsabilizem.

Apenas deixe claro que só quer fazer o que eles lhe falaram e peça um orçamento detalhado antes de fazer para ter algum documento em caso de estarem dando cabeçada e falando besteira e no final jogando a responsa pra você que vai ter que arcar com um valor maior por pura falta de conhecimento.

Enfim... eu faria isso, mandaria trocar.
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#6

Mensagem por rafael_xm_C4 » Seg Jan 26, 2009 8:31 pm

Boa noite colegas,

Tenho mexido nesses transponders desde o meu primeiro Citroën, e sinceramente nunca tive problema de sincronismo, muito embora também nunca tenha tido problema com esse componente.

Pelo lógica do funcionamento, o transponder funciona a partir da emissão de sinais de rádiofrequência, os quais são captados e interpretados pela central. Se identificados, a central libera a ignição ao virarmos a chave, se não, bloqueia. Portanto, não vejo qualquer operação em que o componente totalmente mecânico interfira no processo.

Já a trava de direção, essa sim dependente da área mecânica do acionamento da ignição, não sofre qualquer interferência do transponder.

Chegamos a velha frase: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Penso que a sugestão do William está valendo.

Boa sorte!
Editado pela última vez por rafael_xm_C4 em Seg Jan 26, 2009 8:32 pm, em um total de 1 vez.

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
luizge
Habilitado
Mensagens: 71
Registrado em: Sex Mar 28, 2008 1:06 pm
Nome: luizge

#7

Mensagem por luizge » Dom Fev 01, 2009 12:28 am

[quote name='Arnie' post='4479' date='Jan 26 2009, 08:24 AM']
Pessoal,

Resolvi que vou mandar trocar por um novo mesmo o comutador de ignição mas agora surgiu uma dúvida que até nos concessionários está difícil de encontrar quem explique direito.

A questão é a seguinte: o comutador sozinho, só a parte elétrica, que vai atrás do miolo da chave, custa uns 260 pilas. O comutador *junto* com o miolo - conjunto completo - custa uns 550 reais. Por mim eu trocaria, obviamente, só o comutador, visto que não há nenhum problema com o miolo da chave. Mas em um concessionário fui informado de que eu não posso fazer isto no modelo do meu carro (Picasso 2001) pois o comutador está sincronizado com o transponder da chave e não funcionaria trocar só o comutador. Outro concessionário informa que posso trocar só o comutador.

Alguém entende este assunto ou já passou por isso e saberia dar uma ajuda?


Obrigado,
Arnaldo
[/quote]

Já desmontei esta peça e o transponder é um anel que fica em torno do miolo da chave, a parte que da contato para ignição, não tem ligação fisica com o transponder, pois este pega o sinal da chave.
Então você poderia trocar separado, pois este componente é uma chave de contato, para ligar a alimentação do painel, ar condicionado, partida, etc e o transponder tem fiação propria separada deste conjunto.
Arnie
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Jan 22, 2009 4:24 pm
Nome: Arnie

#8

Mensagem por Arnie » Ter Fev 03, 2009 9:14 am

[quote name='luizge' post='4614' date='Jan 31 2009, 10:28 PM']
Já desmontei esta peça e o transponder é um anel que fica em torno do miolo da chave, a parte que da contato para ignição, não tem ligação fisica com o transponder, pois este pega o sinal da chave.
Então você poderia trocar separado, pois este componente é uma chave de contato, para ligar a alimentação do painel, ar condicionado, partida, etc e o transponder tem fiação propria separada deste conjunto.
[/quote]

Eu acho que é por aí também. Eu consegui um diagrama elétrico dos circuitos do ar condicionado e me parece que o comutador realmente não tem nada a ver com o transponder. Pela sua explicação, agora compreendo que provavelmente foi uma confusão do eletricista da oficina que, ao ver as coisas todas juntas concluiu que teria que trocar o miolo da chave.

Também encontrei outra concessionária cujo consultor técnico teve paciência para me explicar melhor. Ele disse que não vê necessidade de trocar o miolo da chave se o problema é só no comutador e que esta troca ficaria bem cara, uma vez que é necesssário trocar todos os tambores das portas. Não falou nada sobre o transponder.

Já encomendei a peça e vou fazer o serviço só no comutador, depois conto se resolveu.

Obrigado a todos pela ajuda.

Abraço,
Arnaldo
foltranxsara
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Jan 22, 2009 3:20 pm
Nome: Foltran

#9

Mensagem por foltranxsara » Ter Fev 03, 2009 10:13 am

Galera preciso da ajuda de vocês urgente!!!!

Ontem eu dei uma fuçada no carro e apertei um botão no painel e liguei a chave e mostrou no painel a seguinte mensagem :

Defeito
Anti-Furto

e agora aparece as vezes quando travo as portas.

alguem sabe dizer o que pode estar errado ou se desconfigurei algo?
Diego Foltran

Citroën Xsara Picasso
GLX 2.0 16V
2002/2002 - Prata
Manual
luizge
Habilitado
Mensagens: 71
Registrado em: Sex Mar 28, 2008 1:06 pm
Nome: luizge

#10

Mensagem por luizge » Sex Fev 20, 2009 11:01 pm

[quote name='Foltran' post='4682' date='Feb 3 2009, 07:13 AM']
Galera preciso da ajuda de vocês urgente!!!!

Ontem eu dei uma fuçada no carro e apertei um botão no painel e liguei a chave e mostrou no painel a seguinte mensagem :

Defeito
Anti-Furto

e agora aparece as vezes quando travo as portas.

alguem sabe dizer o que pode estar errado ou se desconfigurei algo?
[/quote]

Tente fazer o seguinte, vire a chave sem dar a partida, depois aperte o botão de travar as portas, isto vai configurar o controle, se mesmo assim continuar a mensagem de erro terá que ir na concessionaria pra ver.
Arnie
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Jan 22, 2009 4:24 pm
Nome: Arnie

#11

Mensagem por Arnie » Sáb Fev 28, 2009 5:40 am

[quote name='Arnie' post='4681' date='Feb 3 2009, 06:14 AM']
Também encontrei outra concessionária cujo consultor técnico teve paciência para me explicar melhor. Ele disse que não vê necessidade de trocar o miolo da chave se o problema é só no comutador e que esta troca ficaria bem cara, uma vez que é necesssário trocar todos os tambores das portas. Não falou nada sobre o transponder.
[/quote]

Problema resolvido. O comutador de ignição é uma peça pequena, do tamanho de meia pilha grande, mas vem acompanhado de um chicote de uns 50 cm. Realmente dá para trocar somente o comutador/chicote sem nenhuma necessidade de trocar o tambor da chave e isto não afeta em nada o transpoder. O comutador antigo estava com contatos bastante oxidados e com trincas no plástico.

O único problema foi a demora. A concessionária próxima de casa prometeu a peça em 3 dias e entregou em 20.

Obrigado a todos pelas dicas e ajuda.
Arnaldo
William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#12

Mensagem por William Vicentin » Sáb Fev 28, 2009 6:10 pm

e quanto foi a brincadeira?
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
luizge
Habilitado
Mensagens: 71
Registrado em: Sex Mar 28, 2008 1:06 pm
Nome: luizge

#13

Mensagem por luizge » Ter Mar 10, 2009 10:20 pm

Tive o mesmo problema, o meu ficou travado por aquecimento e não conseguia desligar o carro, rodei a minha cidade inteira e ninguem tinha, descobri que é o mesmo do Peugeot 206 até o ano 2006, só que na concessionaria Peugeot só vendiam o conjunto completo por R$1280,00. Daí consegui achar uma peça paralela por R$120,00. :D
Arnie
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Jan 22, 2009 4:24 pm
Nome: Arnie

#14

Mensagem por Arnie » Ter Mar 24, 2009 7:51 am

[quote name='William Vicentin' post='5054' date='Feb 28 2009, 04:10 PM']
e quanto foi a brincadeira?
[/quote]

Foi uns 260 reais pelo comutador e mais 140 de mão de obra. A peça só tem no concessionário mesmo, e sob encomenda, a mão de obra fiz numa oficina aqui na Zona Sul, São Paulo.
William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#15

Mensagem por William Vicentin » Ter Mar 24, 2009 8:25 am

Legal, me parece um preço razoavel.

Se puder posta a oficina para quem quiser conhecer.

um abraço
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
Responder