Painel do Ar Condicionado Digital - APAGADO

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
caboopy
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 8:39 am
Nome: Alvaro

#1

Mensagem por caboopy » Ter Jan 13, 2009 4:59 pm

Olá!

O painel digital do ar condicionado do XSPCEX apagou. :(

Antes só os botões não acendiam... agora até o LCD resolveu me abandonar. :icon_smile_8ball:

Domingo passado tomei coragem e desmontei aquele painel central todo. Brincadeira de criança... desde que vc tenha a chave torque (torx?) correta.

Já estava partindo para soltar todo o painel quando, num momento de indignação, resolvi soltar aqueles dois grampos em cima do painal digital... e ele se jogou pra dentro do console central. Quase chorei de emoção!!! Já estava começando a me arrepender da empreitada!

Pois bem... agora me falta a chave torx (torque?) mais fina e comprida, para alcançar os parafusos enterrados nos fundos da carcaça plástica do painel digital.

Percebí na parte de trás deste painel digital que existem três soquetes macho como de lâmpadas, mas não existe nenhum fio, nenhum soquete fêmea na ponta de um chicote para ser ligado alí. Acredito que aquelas sejam as tres (conforme a nova ortografia) lâmpadas responsáveis pela iluminação dos botões do painel digital. Quando abrir, vou fazer uns testes e botar aquela bagaça pra funcionar!

Quanto ao display, sua iluminação funcionava de modo intermitente, até que parou de vez.

Sei que existem dois métodos para iluminação destes displays: LÂMINA FLUORESCENTE e LÂMPADAS SIMPLES.

Tomara que neste caso sejam LÂMPADAS SIMPLES. Já tive que vender um teclado KORG X3 quase que pela metade do preço só pq estava com o backlight queimado... e era do tipo lâmina fluorescente... que não existe reposição no mercado. :icon_smile_8ball:

Alguém por acaso já se atreveu a mexer neste painel digital e pode matar a minha ansiedade?? Aqui nesta roça só uma loja vende a chave tork (torx?? torque???) do tamanho que preciso... e eles cobram um absurdo por isso!! Só vou na cidade daqui a 15 dias!! :icon_smile_angry:

Vou postar fotos da aventura aqui.

Alvaro - direto do fim do mundo...
XsPcEx03 - sem ar condicionado, por enquanto.


========================
Alvaro,
XsPcEx-03
andre.fucks
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 5:26 pm
Nome: nsnmarsf
Localização: Cabo Frio

#2

Mensagem por andre.fucks » Ter Jan 13, 2009 5:40 pm

KKKKKK que merda. Primeiro tem que arrumar a chave cara,hihihihi. Tá fufu.

e agora veja o que nosso colega no outro tópico postou.

Rene Hoje, 02:19 PM
Post #13


Novato


Grupo: Members
Posts: 2
Registrado: Ontem, 09:10 AM
Membro nº: 19,031



Só para acrescentar, o painel do ar condicionado digital obedece ao mesmo princípio. o meu apagou pela metade e foi só trocar as lâmpadas. No painel do ar, tem mais parafusos que no velocímetro, mas uma chave torx resolve.

abraços,


--------------------
Xsara Picasso 2.0 16v 01/02
Xsara Picasso 2.0 16v Exclusive
2001/2001 - Prata
Manual
caboopy
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 8:39 am
Nome: Alvaro

#3

Mensagem por caboopy » Qua Jan 14, 2009 8:32 am

Ontem mesmo sucumbi a tentação e paguei R$25,00 num jogo com dez chaves tork, tipo "L".

Perguntei ao vendedor (corajoso eu, né?) se com este tipo de chave acontece aquela duplicidade de bitolas em milímetros e polegadas, com nas chaves de fenda, boca e estria. o cara me disse que "chave tork é tork". Com esta explicação profissional, técnica e detalhada, saí da loja carregando a sacola.

Ontem à noite tive que levar uma sogra na casa de um cunhado. Não tentem repetir esta experiência em casa sozinhos. Procurem a orientação de um adulto. O Ministério da Saúde adverte: Juntar sogra e cunhado numa noite de terça feira de lua cheia é prejudicial a saúde.

Por conta deste "programão" de ontem que me fez retornar para minha casa já por volta das 23:30h, tive q suportar a angústia de ficar olhando para o painel digital ao lado do jogo de chaves.

Eles não perdem por esperar.... logo mais os destinos deles serão unidos e algo novo surgirá.

... nem que seja um monte de sucata!

Ah!... não comentei ainda mas, quando desmontei o painel, saquei o rádio e pude verificar os bornes traseiros de conexão com a disqueteira. Dalí vai surgir alguma coisa para simular uma entrada auxiliar. Mas isto é assunto para outro tópico.

Alvaro - Compulsivo, eu?!?... imagííííííínnaaaaa....
XsPcEx03 - ainda sem ar condicionado... em pleno verão no RJ!
========================
Alvaro,
XsPcEx-03
reneabreu
Sem Habilitação
Mensagens: 20
Registrado em: Seg Jan 12, 2009 12:10 pm
Nome: Rene
Localização: Rio de Janeiro

#4

Mensagem por reneabreu » Qua Jan 14, 2009 9:07 am

Os anjos conspiram a seu favor. São lâmpadas comuns, que devem custar uns R$ 2,00 cada. Se ainda me lembro, não precisa desmontar mais nada. Basta girar os soquetes e as lâmpadas sairão junto. Tenha cuidado nesta manobra para não danificar o circuito impresso dentro do painel, pois as lãmpadas são alimentadas por ele. Se voce fizer bobagem, o ar continua funcionando, mas nada vai acender. Aí vais precisar recorrer a um técnico para recuperar os contatos das lâmpadas. Boa sorte.
Quanto a chave, o nome certo é torx, e elas tem dimensão codificada de forma diferente. Não tem essa de milímetro ou polegada.

Abraços,
Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v 2001/2002
andre.fucks
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 5:26 pm
Nome: nsnmarsf
Localização: Cabo Frio

#5

Mensagem por andre.fucks » Qua Jan 14, 2009 3:25 pm

kkkkkkkkk. Alvaro, que programão hein. Tu és engraçado pacas. Boa sorte. Calor tá brabo mesmo cara.
Xsara Picasso 2.0 16v Exclusive
2001/2001 - Prata
Manual
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#6

Mensagem por ilima » Qua Jan 14, 2009 5:30 pm

[quote name='Alvaro' post='4266' date='Jan 14 2009, 06:32 AM']

Ontem à noite tive que levar uma sogra na casa de um cunhado. Não tentem repetir esta experiência em casa sozinhos. Procurem a orientação de um adulto. O Ministério da Saúde adverte: Juntar sogra e cunhado numa noite de terça feira de lua cheia é prejudicial a saúde.

[/quote]

Alvaro,

Caramba cara! Vc tem mais de uma? E ainda está sem a/cond. neste calor que está fazendo aqui no RJ? Não perca mais tempo; procure imediatamente um Pai-de-Santo (será que ainda tem hífen?) para se benzer. Isto é encosto bravo. :icon_smile_big: :icon_smile_big:

Brincadeira... Espero que vc consiga resolver com o menor custo possível este problema. Quando o fizer, não deixe de nos avisar.

Boa sorte (e desculpe pela brincadeira).

[]s

Ivan Lima
caboopy
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 8:39 am
Nome: Alvaro

#7

Mensagem por caboopy » Seg Jan 19, 2009 4:27 pm

Éééé... totalmente sem emoção.

Aconteceu exatamente da forma que o Rene falou. Um monte de parafusos que eu tive que soltar... PRA NADA!!!... As lâmpadas saem sem precisar soltar a carcaça do fundo.

As lâmpadas, aqui nesta terra esquecida do mundo, custam a bagatela de R$0,50 cada uma!!... e ainda consegui um desconto na loja, pagando R$1,25 por três!

A negociação para conseguir o desconto foi simples: Ou cobra R$1,25 nas três ou vai ter que tirar o troco aqui dessa nota de R$50! Mais persuasivo, impossível! ;)

A iluminação voltou... e agora melhor ainda!! Desde que comprei o Xsara que eu nunca tinha visto aqueles botões do AC acesos!!!

Agora... vejam só como são as coisas... depois de ter consertado o painel, andei À NOITE com minha esposa por uns 40Km.. e nenhum comentário. Não aguentei e disparei: "Meu amor, me faz um favor??... Faz cara de espanto e diga com naturalidade assim: "Nooossaaaa... como ficou bonito o painel iluminado!!"". Ela teve a cara de pau de me falar que estava olhando para o painel a viagem toda... tava percebendo que algo tinha mudado, mas não sabia o que era.

Deixa só eu chegar em casa com um fio de cabelo loiro no meu ombro pra ver o que acontece!!

Meninas... hehehehe...

Ah!... e sobre a sogra... estou no segundo casamento, e isso me coloca na desconfortável posição de ter DUAS SOGRAS!!... mesmo sendo uma EX !

Esta aventura de trocar as lâmpadas do painel me renderam duas coisas boas:
1) Agora tenho um jogo de chaves torX (aprendí!) que dá pra desmontar o carro todo!
2) Desmistifiquei aquela informação equivocada que eu tinha antes, de que se desligasse o chicote do rádio eu seria acometido pelas sete pragas do deserto.

Agora que fotografei a parte de trás do rádio, vou procurar o terminal que encaixa alí para começar meus experimentos de busca da porta auxiliar perdida! Acho que esta busca vai ser mais emocionante que a troca das lâmpadas do painel do ar condicionado.

E no mais, segue o baile gaiteiro...

obrigado a todos que me ajudaram no reparo do painel, no reparo do português mal escrito e pela solidariedade pelas duas sogras. ;)

Alvaro,
XsPcEx03 - Andando a 19ºC novamente... hehehe...
========================
Alvaro,
XsPcEx-03
andre.fucks
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 5:26 pm
Nome: nsnmarsf
Localização: Cabo Frio

#8

Mensagem por andre.fucks » Seg Jan 19, 2009 5:59 pm

Cara, Parabéns pelas duas sogras novamente.
Bem, dê uma olhada aí nesse post do nosso amigo do orkut. Tem como fazer uma saída auxiliar para o som do nosso carro sim.

<a href="http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.a ... 64&start=1" target="_blank">http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.a ... start=1</a>
Xsara Picasso 2.0 16v Exclusive
2001/2001 - Prata
Manual
caboopy
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 8:39 am
Nome: Alvaro

#9

Mensagem por caboopy » Ter Jan 20, 2009 8:03 am

"NãoSabeNãoMexe"... tem como Ctrl+C neste post do orkut e Ctrl+V aqui no forum? Não tenho acesso a esses luxos aqui no trampo, nem em casa.

Éééé... sou um excluído digital.

Alvaro,
XsPcEx03
========================
Alvaro,
XsPcEx-03
andre.fucks
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 5:26 pm
Nome: nsnmarsf
Localização: Cabo Frio

#10

Mensagem por andre.fucks » Ter Jan 20, 2009 5:51 pm

Lê aí ô excluído! Qual desses acentos está errado? kkkkkkk


Marcelo
Som Original do Picasso com Ipod
Pronto, arrumei meu som.

1 - Radio
Como já disse não queria tirar o radio original, e usar o Ipod pelo emissor FM da muita interferencia.
A idéia então era colocar o Ipod na entrada Auxiliar, mas esse radio não tem...
Então tive que fazer uma.
Achei aqui no Rio uma loja que tem um técnico muito bom, ele abriu o radio e fiquei acompanhando todo o trabalho, o radio possui um Chip que faz o processamento do som, antes do chip o som esta digtializado, e depois do Chip ja se pega na parte de amplificação, onde o som ja esta separado nos 4 canais, 2 da frente e os 2 de tras.
Tem duas opções então,
a) colocar a Auxiliar nesse canal "digitalizado" o controle de volume, bassm treble... enfim os controles do radio vão valer para o Ipod mas ele vai sair com o som em MONO, ou seja som igual em todas as caixas.
B) colocar a Auxiliar após o chip, colocando direto nos 2 canais da esquerda e nos dois da direita, o volume do Radio não vai funcionar pra controlar o Ipod, o volume vai ser controlado no proprio Ipod.
- em qualquer uma das duas opções, NÃO SE PERDE nenhuma funcionalidade do radio/cd/disqueteira.

Optei pela B, acho o Som Estério mais importante do que o controle de volume.

Foi colocado um Relé dentro do radio, e puxado um fio com uma ponta fémea de P2 para ser utilizado como Auxiliar.
Ao ligar um conector P2 Macho no Femea, todo o som do radio/cd fica desativado e passa a valer o som que vem do Ipod.
Desconectando o P2 Macho o Radio Funciona identico a como sempre foi (original).


2 Caixas de som
- As caixas originais são uma porcaria mesmo, aquelas de papelão bem vagabundas 20 watts, coloquei caixas Triaxiais de 60watts que eu ja no peugeot 206. Da pra colocar caixas de 6 polegas e de 5 (se não me engano) também. Como eu ja tinha duas de 6 e duas de 5 ficou blz.

AVALIAÇÃO
Achei que o som melhorou MUITO.
Sem contar que ligando o Ipod (que uso muito mais que cd e radio) ficou muito bom, nenhuma interferencia som limpo.
16/09/06
José
Quanto? :D
18/09/06
Marcelo
160,00 pra colocar a entrada auxiliar.
Os auto falantes eu ja tinha...
Fiz aqui no Rio de Janeiro, se quiser me manda uma mensagem que te passo endereço e tel da loja.
Abraço
18/09/06
José
entao eu tô de sampa... mas sabe como é.

Ando procurando uma boa desculpa para ir até o rio :P rsrsrs.



Pode me passar?
02/10/06
Marcelo
Paguei 160 pela instalação da entrada de auxiliar.
Loja Kroy Som, General Polidoro 100, Botafogo, Rio de Janeiro
Tel: 21-2295-2293
Xsara Picasso 2.0 16v Exclusive
2001/2001 - Prata
Manual
caboopy
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 8:39 am
Nome: Alvaro

#11

Mensagem por caboopy » Qua Jan 21, 2009 8:21 am

O técnico que mexeu no rádio do cara é bem corajoso... e paciente.

Abriu o rádio, identificou a parte digital e os canais analógicos. Criou um by-pass chaveado por relé acionado pelo jack P2 estéreo com chave.

Esse cara é quase um monge!!

Esse é o tipo de solução que fica limpa.... desde que elejam um lugar bacana para a instalação do P2 no painel.

Pelo que entendi, o rádio continua com todas as funções e vc só utiliza a etapa de amplificação analógica.

É uma boa solução.

Valeu aêÊ ter "Ctrl+V"ado o texto aqui.

O Excluído digital agradece.

Alvaro - agora com duas opções de gambiarra para a entrada auxiliar.
XsPcEx03
========================
Alvaro,
XsPcEx-03
eder
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 6:30 pm
Nome: eder

#12

Mensagem por eder » Qua Fev 18, 2009 9:13 pm

Olá pessoal, estou com o problema semelhante as luzes do ar digital não funciona, estão apagadas o LCD está normal acendendo. gostaria participar dessa aventura como do nosso amigo Alvaro ai em desmonta-lo,
se vc Alvaro ou outro amigo, podem me dar explicações detalhadas de como desmontar para a colocação de lampadas. :icon_smile_8ball:
obrigado
brunovianna
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Nov 30, 2009 3:31 pm
Nome: Bruno Perassolli Vianna

#13

Mensagem por brunovianna » Sex Mar 19, 2010 5:37 pm

Olá Alvaro, blz??

Estou com o mesmo problema que você, meu ar começou a apagar de vez em quando e de repente ele se apagou de vez. Durante o dia eu consigo ver o desenho do carrinho e os números numa boa, mas a noite escurece tudo, acredito que o meu problema tb é a lâmpada.

Domingo eu tentei desmontá-lo, porém, como tb estava com problema na minha chave de seta, não perdi muito tempo com ele e desmontei a chave de seta para arrumar o problema de acender a seta sozinha.

Eu não sei se comecei pelo lado errado, mas o q eu fiz foi desmontar todo o porta luva, daí imaginei que pudesse ter acesso ao ar digital, porém, nada feito... tinha uma barra atravessando o caminhdo de cima a baixo, minha mão não passava por essa barra, não consegui visualizar tb um jeito de tirar o aparelho pela frente do painel, devido o contorno ser justo com o desenho do aparelho.

Vc falou q soltou dois grampos q ficam em cima do ar?? Quais grampos são esses?? ficam por trás do painel?? eu não percebi.

Se puder me ajudar, agradeceria, gostaria muito de consertar o ar digital do meu carro, afinal, é o charme do nosso carro, não é? rs... rs..

Alguém mais aí já desmontou o ar e pode me ajudar??

Abraços!!!!!
Editado pela última vez por brunovianna em Sex Mar 19, 2010 5:38 pm, em um total de 1 vez.
caboopy
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 8:39 am
Nome: Alvaro

#14

Mensagem por caboopy » Qua Abr 07, 2010 9:08 am

Bruno, vc já resolveu este problema?

Caso negativo, eu posso lhe enviar umas fotos da desmontagem do painel. Estas fotos tem ajudado alguns colegas aqui a resolver outros problemas tb.

abração!
========================
Alvaro,
XsPcEx-03
Wilsongo
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Jan 27, 2013 10:37 pm
Nome: Wilson Aguiar

#15

Mensagem por Wilsongo » Ter Mar 19, 2013 12:21 am

Senhores, boa noite!

Sou novato aqui, comprei um Xsara Picasso 2005 Exclusive Aut. para minha esposa, que é apaixonada pelo carro.

Gostei bastante do carro, porém, com menos de um mês de compra, apresentou o mesmo problema que o Bruno reportou. O painel digital simplesmente apagou, mas funciona normal, parece mal contato mesmo.

Vi algumas fotos na internet do painel central e reparei que, para desmontar, preciso tirar a capa do cambio, soltar um parafuso e soltar a moldura do meio puxando. Mas estou com medo de quebrar.

Alguém sabe se é assim mesmo que solta?

Obrigado por manterem o fórum! é muito importante!

Espero poder conhecer a galera um dia!

Um grande Abraço

Wilson Aguiar
Responder