O Dilema do GNV - Instalo ou Não no Picasso ?

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
reneabreu
Sem Habilitação
Mensagens: 20
Registrado em: Seg Jan 12, 2009 12:10 pm
Nome: Rene
Localização: Rio de Janeiro

#61

Mensagem por reneabreu » Ter Jul 20, 2010 1:08 am

Jaílson e Eduardo,

Já que voces são nosso benchmark no Mobmix, será que poderiam indicar algumas instaladoras no Rio que trabalhem com o Mobmix? Meu Picasso já tem um kit gnv, e pelo que li no forum, a instalação do Mobmix é simples, mas nem tanto.
Meu carro apresentava exatamente o mesmo comportamento do carro do Jaílson, tanto que eu desisti de usar o gnv e nunca mais ele desregulou. Mas com a gasolina cara e tendo que rodar todo dia, não dá para segurar.

A propósito, meus calços de motor estão durando pouco. Alguém arrisca um palpite? Vou postar essa também no tópico específico, mas já ouvi dizer que tem relação com o uso do gnv.

Abraços,


Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v 2001/2002
jailsontontin
Sem Habilitação
Mensagens: 42
Registrado em: Qui Out 29, 2009 12:14 pm
Nome: Jailson

#62

Mensagem por jailsontontin » Ter Jul 20, 2010 10:03 am

Rene,

sou de Resende, por isso não tenho como indicar uma convertedora no RJ, mas qualquer uma consegue instalar facilmente.
Você só precisa identificar o cabo da sonda lambda, que provavelmente já está cortado e ligado no seu emulador de sonda, e a maior dificuldade é ligar os dois cabos negativos e o positivo na bateria, que no meu caso, acredito que no seu também, a bateria fica sob o banco do motorista, além disso não há dificuldade.
Outro detalhe é que no meu carro tem gerenciador de fluxo, então nem precisei de realizar ajustes para funcionar.
Foi só instalar e andar com o carro. Quando for comprar o Mobmix, verifica com o Marcelo se seu carro vai precisar dos 4 resistores para os bicos injetores, aí vc já pode pedir pra ele enviar completo caso seja necessário.

Em relação ao calço do motor, seria o coxim? Se for, saiba que eles costumam dar problema mesmo sem kit GNV, mas é claro que o GNV contribui para o problema devido às comutações de combustível )Gasolina x GNV), quando há a comutação, dependendo da marcha o carro dá um tranco, isto é prejudicial.
Então aconselho a comutar de uma forma mais suave, ou até mesmo fazer com o carro parado e em ponto morto.
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Jailson Machado<!--sizec--></span><!--/sizec-->

Citroën C4 Picasso La Luna
GLX Automático 16V
2011/2011 - preta
reneabreu
Sem Habilitação
Mensagens: 20
Registrado em: Seg Jan 12, 2009 12:10 pm
Nome: Rene
Localização: Rio de Janeiro

#63

Mensagem por reneabreu » Ter Jul 20, 2010 11:58 pm

Jailson,

Pela sua descrição, a instalação é simples, mas eu ainda tenho algumas dúvidas:

Não achei emulador de sonda no meu carro, somente emulador de bicos. Vou ter que achar a sonda e fazer a ligação conforme o manual do mobmix, certo?

Meu kit é de segunda geração, eu acho, pois só tem o regulador BRC modelo 100KW, o emulador universal de injetores Tury T54 e o manômetro Tury T800, além de alguns itens mecânicos como válvulas e um relé. Ou seja, vou ter que fazer ajustes, mas que ajustes?

Só para constar, procurei uma renomada convertedora aqui no Rio e me cobraram a bagatela de R$ 4500,00, pois "dava para aproveitar o cilindro e os tubos". Em resumo, aqui no Rio não é qualquer uma que "consegue" instalar facilmente.

Vou fazer contato com o Marcelo e pedir mais detalhes desta instalação. Talvez eu mesmo volte aos idos tempos de técnico em eletrônica e meta a mão na graxa.

Se alguem do Rio puder sugerir uma oficina, sem compromisso, eu agradeço. Pode deixar que eu não vou cobrar dos colegas uma eventual lambança da oficina indicada.

Quanto aos calços, digo coxins, fala sério. Os meus não duraram 6 meses...
Tem algo errado aí.

Abraços,
Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v 2001/2002
jailsontontin
Sem Habilitação
Mensagens: 42
Registrado em: Qui Out 29, 2009 12:14 pm
Nome: Jailson

#64

Mensagem por jailsontontin » Qua Jul 21, 2010 7:33 am

Rene,

o ajuste é apenas na válvula estranguladora e na válvula redutora de pressão do GNV.
Esse ajuste será feito com o carro ligado.
Os mecânicos de GNV fazem isto facilmente, o seu mesmo foi feito este ajuste quando instalaram o gás.
Eu vou ser sincero, tentei substituir o gerenciador de fluxo por uma válvula estranguladora para realizar testes, porém só consegui fazer o ajuste em baixa rotação, a 3000 RPM não deu certo, ficava sempre acusando mistura rica, então reinstalei o gerenciador.

Mas este valor de R$ 4500,00 que te passaram não foi do Mobmix e sim do kit GNV 5ª Geração. Pesquise melhor, a instalação deve sair em torno de R$100,00.
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Jailson Machado<!--sizec--></span><!--/sizec-->

Citroën C4 Picasso La Luna
GLX Automático 16V
2011/2011 - preta
Eduardo Ferreira

#65

Mensagem por Eduardo Ferreira » Qua Jul 21, 2010 4:42 pm

Pessoal, vamos lá :

1 - Existe uma convertedora aqui no Rio que já istalou o MOBMIX e tem ele em estoque, fica em Vila Isabel e o tel. é 38271401/25784902, contato sr. Nelson . Eu nao estou utilizando esse cara porque ele está de todas as formas tentando me induzir a não usar o MOBMIx pra me vender um kit 5a. geração. Se vc já tiver o kit convencional instalado ele instala o MOBMIX ( só tem 1 em estoque), mas eu encontrei uma absurda má vontade desse sr em instalar o produto em uma instalação nova em carros como o Picasso e o Kangoo porque ele tem medo ?!
No caso do René, que já tem o kit convencional instalado, acho que é a melhor opção.

2 - Consegui um compromisso de uma loja da DEL GÁS em Cascadura para instalar o kit de 16 m3 c/ redutor LANDI RENZO ( ótimo ) e o MOBMIX por R$ 1800,00 em 2 x , mas sem o custo do MOBMIX incluso, ou seja, no final vai sair a R$ 2100,00 com o MOBMIX . Ele vai instalar nos 2 carros usando um tecnico que já instalou o MOBMIX antes, o que dá mais tranquilidade. O tel. de lá é 25961328 / 25961539, contato Jorge ou Simone.
Mesmo assim ele tem medo principalmente no caso do Renault e vai me dar um reforço no coletor do Kangoo por segurança, mas eu disse que assumiria os riscos da instalação do produto novo, porque todo mundo quer tentar empurrar o kit convencional ou principalmente o 5a. geração porque dá mais lucro pra eles. Pelo menos esse tem realmente interesse em conhecer o produto porque acha que pode ser interessante vender o MOBMIX e está conversando com o Marcelo( projetista do MOBMIX), então já tomei minha decisão.

3 - Pra quem não quiser arriscar e estiver disposto a gastar mais, o Nelson da loja de Vila Isabel me falou que venderia um KIT 5a. geração da BRC ( lançamento) por R$ 3.700,00 . Só pra vc ter uma idéia, René, eu paguei r$ 5 mil pra instalar um 5a. geração da LOVATO em meu Fusion a uns 2 anos atrás. Então, cobrar R$ 4.500 pra aproveitar seu cilindro é um assalto, nunca mais volte na loja que te cotou esse preço !

4 - Quanto a essa estória de tranco na passagem da gasolina pro gás ser suficiente pra quebrar calço de motor eu estou achando exageradíssima, já estou no meu oitavo carro a gás e nunca tive problema com isso. Se seus calços duraram 6 meses verifique se eram originais, já vi muito problema de baixíssima durabilidade de buchas e calços comprados no mercado paralelo e de procedência duvidosa

5 - por fim, adoraria saber como é essa suspensão do Picasso que não usa molas, é na base do facão igual a fusca ?

<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->P.S. - Amigos, vejam no anúncio do Marcelo no ML o link pra um chip de atualização do MOBMIX, pra quem já o tem como o Jailson é bem interessante conhecer, o Marcelo descobriu uma nova programação que está permitindo um desempenho ainda melhor do carro no GNV, segundo ele a resposta fica igual a um 5a. geração. Os que estou comprando como são novos já virão com essa atualização.

Quanto ao que o MATTOSMK1 citou, eu digo que se vc ficar esperando pararem as atualizações, amigo, vc não vai instalar nunca o seu aparelho, ele já funciona bem hoje, e isso é o que importa. Se o projetista ao longo do tempo vai descobrindo melhorias, ele sempre vai lançar novas atualizações de seu produto. Imagine se vc ficasse esperando se ia sair o service pack 1, 2, 3, etc. de um Windows, por exemplo. Vc ainda ia estar no windows 3.1 <!--colorc--></span><!--/colorc-->
Editado pela última vez por Eduardo Ferreira em Qui Jul 22, 2010 3:27 pm, em um total de 1 vez.
jailsontontin
Sem Habilitação
Mensagens: 42
Registrado em: Qui Out 29, 2009 12:14 pm
Nome: Jailson

#66

Mensagem por jailsontontin » Sex Jul 23, 2010 1:18 am

1) Muito boa estas informações sobre convertedoras relacionadas à instalação do Mobmix, na época que ia instalar cheguei a ligar para esta convertedora em Vila Isabel também, mas não me passaram segurança, por isso resolvi procurar uma próxima de casa.

2) Em relação ao coxim x comutação para GNV, escrevi por experiência própria, pois depois de uns 4 meses aproximadamente com kit GNV o meu foi pro "espaço", ao levar no mecânico ele me informou que era frequente este dano neste calço do motor do Picasso e também no Peugeot 206, isso sem saber que eu tinha GNV, mas devido aos trancos que ocorria no início, assim que fiz a conversão, associei uma coisa a outra.
Instalei um novo coxim original (o que estava também era original) e passei a comutar de uma forma mais suave, até agora está ok.

3) Sobre a suspensão do Picasso, não é à base do "facão", e sim através de ajuste de três parafusos em cada lado do carro, próximos às rodas, isto faz com que a barra de torção seja levantada ou abaixada, mas não é muito simples fazer isso não, pois tem que levantar o carro do chão, ajustar e verificar se ficou nivelado.
O mecânico demorou uma tarde inteira, pois quando ajustava um lado o outro ficava um pouco fora.
Foi feito este ajuste apenas na traseira do carro.

4) Eduardo, em relação ao novo chip, o Marcelo já me enviou outro devido aos problemas que eu havia relatado, então acredito que já seja este novo, deve chegar quarta ou quinta-feira da semana que vem.


Um abraço a todos, e cada vez mais, vejo que foi uma ótima escolha ter instalado o MOBMIX.
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Jailson Machado<!--sizec--></span><!--/sizec-->

Citroën C4 Picasso La Luna
GLX Automático 16V
2011/2011 - preta
MATTOSMK1
Sem Habilitação
Mensagens: 42
Registrado em: Sáb Jul 17, 2010 10:04 am
Nome: MATTOSMK1

#67

Mensagem por MATTOSMK1 » Sex Jul 23, 2010 9:22 am

EDUARDO corretissimo rsrsrsr imagina eu ainda no '' ms-dos '' rsrs vou comprar o meu e ver nessas oficinas que vc indicou obrigado pelas informações valiosas sobre os instaladores saudações vascainas
PICASSO 2002 EXCLUSIVE
VASCAINO DOENTEEEEEEEEEEEE
Eduardo Ferreira

#68

Mensagem por Eduardo Ferreira » Sex Jul 23, 2010 10:42 am

Muito bom,pessoal, acho que esse é o espírito de um forum que realmente funciona, estamos todos nos ajudando.

Jailson - o chip que vc está recebendo é mesmo a última atualização, o Marcelo me confirmou isso. Confirmou também que modificou os valores dos resistores que geravam o erro de leitura dos bicos, então não terei ese problema que vc teve.

René e Mattosmk - sugiro que vcs vejam o custo de venda + instalação do MOBMIX na loja de Vila Isabel e comparem com o custo de compra de um novo diretamente com o Marcelo + instalação em Vila Isabel ou Cascadura . Notem que um MOBMIX novo já virá óbviamente com a última atualização que gera o aumento de potencia, e o que está em estoque em Vila Isabel já está desatualizado, ou seja, ele funciona mas já ocorreram várias melhorias depois, e o custo de um chip no anúncio dele no ML é 50 pratas + frete, então talvez não valha a pena comprar o antigo e atualizar depois.

Estou depositando o valor dos meus 2 MOBMIX + 1 MOBPROG hoje, então só devo ter novidades a postar daqui uns 10 dias

Um abraço a todos
MATTOSMK1
Sem Habilitação
Mensagens: 42
Registrado em: Sáb Jul 17, 2010 10:04 am
Nome: MATTOSMK1

#69

Mensagem por MATTOSMK1 » Seg Ago 02, 2010 12:33 pm

E ai amigos alguma novidade sobre o MOBMIX alguem ja instalou ....
PICASSO 2002 EXCLUSIVE
VASCAINO DOENTEEEEEEEEEEEE
Eduardo Ferreira

#70

Mensagem por Eduardo Ferreira » Seg Ago 02, 2010 4:37 pm

Amigos, já recebi os meus dois MOBMIX e 1 MOBPROG . Estarei instalando o primeiro no Renault kangoo nesta quarta-feira na Loja da Del Gás de Cascadura conforme já escrevi.

Infelizmente eu terei que aguardar um pouco mais pra instalar o outro no Picasso por um motivo ridículo : eu já havia marcado a vistoria anual com troca de propriedade dele pro próximo dia 20 . Como queria instalar o GNV antes da vistoria e inluir o serviço de alteração de características no mesmo dia, eu tentei incluir esse serviço e o Detran não deixou, só remarcando para outra data ( lá pra outubro), o que implicaria em pagamento de multa de documento ( + de 30 dias ). Ou seja, vou ter que esperar pra instalar o GNV depois do dia 20 e marcar outra vistoria só pro gás. Santa burocracia...

Mas estarei postando o resultado do Kangoo na sequencia, o Marcelo me disse que mandou o novo chip pro Jailson, vamos aguardar a posição dele sobre seu Picasso.
jailsontontin
Sem Habilitação
Mensagens: 42
Registrado em: Qui Out 29, 2009 12:14 pm
Nome: Jailson

#71

Mensagem por jailsontontin » Seg Ago 02, 2010 4:51 pm

Pessoal,
instalei o novo chip, a questão da falha acabou, porém o problema da alta velocidade não foi sanado, devido à sequência de acionamento dos bicos injetores.
o Marcelo acabou de me contactar e disse que estará verificando uma forma de resolver este problema ainda esta semana.
Não posso opinar em relação ao aumento de potência com este novo chip, pois não foi possível testá-lo completamente.
Enquanto isso estou utilizando o chip anterior, que, conforme já havia dito, aumenta muito a potência em relação a rodar apenas com GNV.

Assim que tiver novidades posto novamente. Acredito que semana que vem.
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Jailson Machado<!--sizec--></span><!--/sizec-->

Citroën C4 Picasso La Luna
GLX Automático 16V
2011/2011 - preta
glauco
Habilitado
Mensagens: 108
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 12:33 pm
Nome: glauco

#72

Mensagem por glauco » Seg Ago 02, 2010 6:14 pm

E AÍ JAILSON BELEZA!! PÔ CARA VC PODE ME INFORMAR ONDE INSTALOU ESTE MÓDULO NO SEU CARRO?? ESTOU PROCURANDO ALQUEM QUE SAIBA INSTALAR PRA COLOCAR NO MEU PICASSO, SE PUDER ME PASSA O TEL DE QUEM INSTALOU. ABRAÇO..
Editado pela última vez por glauco em Qui Dez 29, 2011 2:28 pm, em um total de 1 vez.
Eduardo Ferreira

#73

Mensagem por Eduardo Ferreira » Seg Ago 02, 2010 10:40 pm

Amigo, sua pergunta foi pro Jailson, mas leia todo o tópico q vc vai encontrar os tels. que postei, use a DelGas de Cascadura que ele vai usar um instalador que conhece o MOBMIX pra fazer a instalação no meu carro.
Editado pela última vez por Eduardo Ferreira em Qui Dez 29, 2011 2:27 pm, em um total de 1 vez.
jailsontontin
Sem Habilitação
Mensagens: 42
Registrado em: Qui Out 29, 2009 12:14 pm
Nome: Jailson

#74

Mensagem por jailsontontin » Ter Ago 03, 2010 1:24 am

Conforme o Eduardo já postou, ele fez uma pesquisa aí no RJ, está indicando a Delgas.
No meu caso, a Resengas em Resende-RJ que me auxiliou, pois precisei mesmo de apenas duas informações:
Onde estava o cabo da sonda, pois não sabia ainda e como passar os cabos de alimentação até a bateria, além do reset que precisei efetuar na ECU pois meu carro precisava disso de 2 em 2 semanas, depois que o Mobmix ficou funcionando não precisei mais de resetar a memória de falhas da ECU.

Como já falei antes, não tive nenhuma dificuldade em regular o Mobmix, na verdade nem regulei, o próprio gerenciador de fluxo que tenho instalado faz este papel.

Tentei retirar o gerenciador de fluxo e instalar a válvula estranguladora manual, mas não consegui ajustar na rotação de 3000 RPM, pois não tinha como saber em qual rotação estava o carro, agora que tenho o mobprog consigo saber a rotação, mas não pretendo retirar o gerenciador de fluxo que tem funcionado perfeitamente.
Editado pela última vez por jailsontontin em Qui Dez 29, 2011 2:27 pm, em um total de 1 vez.
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Jailson Machado<!--sizec--></span><!--/sizec-->

Citroën C4 Picasso La Luna
GLX Automático 16V
2011/2011 - preta
Eduardo Ferreira

#75

Mensagem por Eduardo Ferreira » Sex Ago 13, 2010 11:25 pm

Olá, pessoal

Bem,volto ao tema porque já instalei o primeiro dos dois MOBMIX que comprei já da última geração com o novo mapa de injeção que melhora muito a potencia do carro. Este primeiro foi instalado ontem em um Renault Kangoo da empresa onde trabalho, então ainda não posso comentar nada sobre consumo ( estamos ainda no princípio da primeira carga no cilindro) mas já posso afirmar que o resultado foi excelente, o motorista da empresa simplesmente não percebeu diferença entre o desempenho no gás e na gasolina, com acelerações e retomadas normais, o que já é um ótimo indicativo.
Notem que isso é uma notícia animadora porque o Kangoo é talvez o pior carro pra se colocar gás, o histórico dele é péssimo, dá muito mais problemas que o Picasso usando-se kits convencionais. O resultado ficou tão bom que o dono da DEL GÀS de Cascadura já ficou interessado inclusive em vender o MOBMIX direto na loja dele.

Pra quem está acompanhando o tópico, eu já postei que por burrocracia ( a grafia é essa mesmo) do DETRAN eu terei que esperar até depois de 20/08 pra instalar o GNV e o MOBMIX no meu Picasso, em breve posto mais notícias pra todos

Bom final de semana
Responder