O Dilema do GNV - Instalo ou Não no Picasso ?

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Eduardo Ferreira

#151

Mensagem por Eduardo Ferreira » Seg Jan 09, 2012 2:23 pm

Bem, amigos, andei sem visitar o forum, desculpem, feliz ano novo a todos e vamos lá :

1 - com kit convencional o único problema é que o Picasso automático dá trancos na passagem de marcha devido a mistura ar-combustível ficar pobre demais quando o tanque tá secando no final da reserva do bujão, caso seja isso basta não esperar secar o tanque de GNV . Se o seu carro morre a partir da metade do cilindro é regulagem, volte na oficina que te instalou e relate teu problema, provávelmente a válvula de regulagem de fluxo tá fechada demais

2 - o tanque baixar o combustível no marcador só é resolvido com reset de painel, procure o Felipe da Ponte NOva do Gás, mas normalmente qq loja de GNv consegue isso sob encomenda. Pra instalar no Picasso eu não recomendo usar qq um, pode dar problema no chicote do painel. Eu coloquei um reset desses no meu Picasso exatamente pra minha mulher parar de reclamar que a gasolina tava acabando

3 - esqueça quantas bolinhas se apagam, elas são uma relação entre seu consumo e o tamanho de seu tanque, se vc pagou 3800 em 24 x sem juros é certo que botaram um bujão pequeno no teu carro . Só pra vc ter uma idéia, um kit de 5a. geração com bujão de 20m3 que eu tenho instalado no Fusion custa hoje na faixa de 6.300 reais, quase o dobro do que vc pagou . Se for realmente de 16 m3 tá muito bom esse preço .
Em um kit desses vc anda bastante com um bujão, se teu carro tá com bujão pequeno, te digo que um bujão de 8m3 em uma Zafira automática, que tem consumo semelhante, não faz mais de 70 km com um bujão. A ÚNICA forma real de medição de consumo de GNv é esvaziando o tanque, enchendo de novo e anotando quantos m3 entraram, rodando até o fim e dividindo a kilometragem percorrida pelos m3 gastos, aí vc terá um consumo de seu carro em Km/m3, da mesma forma que na gasolina vc tem consumo em KM/L . Esqueça essa estória de tantos km por bolinha, elas se apagam conforme a regulagem daquele manômetro de gás que tá lá no seu motor, e aqUilo não tem precisão NENHUMA . Como referencia, minha Picasso automática com kit convencional faz entre 9 a 11 Km/m3 entre cidade e estrada, sempre com ar ligado

4 -por fim, o variador de avanço continua existindo em kit de 5a. geração, pois o carro continua queimando GNV puro e precisa do variador, a centralina de GNV só gerencia a injeção de gás, ela não consegue avançar o ponto do carro. Só o MOBMIX dispensa o uso de variador de avanço, pois ele queima gasolina junto com o GNV
Editado pela última vez por Eduardo Ferreira em Seg Jan 09, 2012 10:01 pm, em um total de 1 vez.


mobflex
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Ago 04, 2010 11:25 am
Nome: mobmix

#152

Mensagem por mobflex » Sáb Mai 26, 2012 7:25 pm

Imagem

<!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Pessoal, descobri uma coisa interessante: Muitas convertedoras usam mescladores de GNV como o da figura abaixo:
Imagem
Neste tipo de mesclador, observe que o bico de saída de gás fica no centro da passagem de Gás, diminuindo ainda mais a passagem do GNV e causando turbilhonamento do ar. Além disso, o GNV sai pelo meio e sua mistura com o ar fica bastante prejudicada.

Veja este outro tipo (em alumínio):
Imagem
Neste outro modelo, o ar passa muito mais fácil e um detalhe muito importante é que o GNV sai em volta do orifício central em forma de anel. Desta forma, a diluição melhora muito e o resultado disso é um aumento no desempenho do carro, inclusive na gasolina, e também um aumento na autonomia do GNV. No meu carro, a autonomia aumentou 15% depois que eu troquei esta peça, sem contar que o carro na gasolina ficou muito bom (praticamente igual ao carro sem o kit gnv). Estes mescladores são conhecidos como "boca de fogão" e é incrível a diferença no funcionamento do carro.

Eu não vendo esta peça, mas achei muito importante compartilhar esta informação, pois sei que muita gente sofre com o péssimo desempenho de seu veículo, e cheguei à conclusão que esta é umas das causas em muitos casos.


MOBMIX
SEU GNV COM DESEMPENHO DE GASOLINA
<a href="http://www.mobflex.com.br/" target="_blank">Loja MobFlex</a>




<!--sizec--></span><!--/sizec-->
GUEDES
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Ago 26, 2012 1:24 pm
Nome: GUEDES-RS

#153

Mensagem por GUEDES » Seg Ago 27, 2012 8:49 pm

Olá pessoal,

Sou novo aqui!

Achei interessante o uso simultâneo do mobmix com gerenciador de fluxo, como fica a sonda lambda neste esquema de ligação?
mobflex
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Ago 04, 2010 11:25 am
Nome: mobmix

#154

Mensagem por mobflex » Seg Ago 27, 2012 9:22 pm

Neste caso, com o gerenciador de fluxo poderá manter a sonda conectada diretamente, ligando somente a entrada de sonda do gerenciador de fluxo e do MOBMIX. Alternativamente poderá também usar o emulador do MOBMIX, deixando a saída de emulação do gerenciador desligada.
mobflex
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Ago 04, 2010 11:25 am
Nome: mobmix

#155

Mensagem por mobflex » Sáb Dez 15, 2012 3:04 pm

MOBMIX, agora com configurador para PC, via USB:
Imagem
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#156

Mensagem por rgdl » Qui Dez 20, 2012 9:28 am

Seguinte, estou querendo colocar o GNV no meu carro, o meu é um 2005 automático e tenho lido que a instalação do GNV nos automáticos é problemática, daí gostaria que quem tem me tirasse algumas dúvidas:

1 - Nos automáticos é obrigatório o uso do GNV de 5ª geração para minimizar ou contornar os problemas ou uma instalação de um kit de 3ª geração + MOBIMIX resolveria os problemas?

2 - O MOBIMIX realmente ajuda ou e só algo empírico, alguém já mediu a redução do consumo de gasolina (ja que há consumo) com aparelho?

3 - Aqui no rio quem instala mo MOBIMIX?

Grato a todos.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
mobflex
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Ago 04, 2010 11:25 am
Nome: mobmix

#157

Mensagem por mobflex » Qui Dez 20, 2012 11:10 am

Bom dia !

Eu sou suspeito para responder, já que sou o fabricante, mas o resultado é real. Veja a última opinião postada sobre o produto em minha loja, que refere-se a uma Zafira automática de um taxista do Rio:

<a href="http://www.mobflex.com.br/review/product/list/id/9/" target="_blank">www.mobflex.com.br/mobmix 4cc</a>

<!--coloro:#33CC00--><span style="color:#33CC00"><!--/coloro-->Funcionamento no MOBMIX na Zafira automatica. Opinião por Admarco
Zafira Elegance 2.0 8V automatica ano 2009/2010.<!--colorc--></span><!--/colorc-->
Antes meu carro era completamento preso, não desenvolvia bem, vc podia pisar fundo no acelerador o giro subia e ela continuava sem desenvolver, não tinha força alguma. Levei na instaladora, que por sinal uma das mais competentes aqui do RJ e não conseguiram melhora-la alegando que por ela ser automática a caixa não conseguiria acompanhar o gás, ou seja, como é um combustível mais fraco a caixa só grita e não desenvolve causando desgaste prematuro devido ao grande esforço que ela faz e consequentemente era um carro cansativo de dirigir. O consumo dela na cidade com uso do ar 100% era de, dependendo do transito 100 a 120 kms com um cilindro de 16m e na estrada com medias de 160 a 170 kms.
Agora depois de colocar o Mobmix , deixo aqui o relato como ficou:
- pegando mais fácil no combustível liquido antes da mudança.
- mudando para o gás, está com a lenta muito mais estável.
- mudando para o combustível liquido não se percebe a mudança.
- esticando as marchas o carro consegue chegar na zona de corte eletrônico, coisa que antes nunca tinha chegado.
- desenvolvendo quase igual ao combustível liquido, está muito mais prazeroso de dirigir.
- rendimento agora na cidade com ar 100% 140 a 160 kms e na estrada chegando a marca de 200 kms, quero conhecer alguém que tenha Zafira automática a gás que faça essas marcas.
Conclusão: não estou aqui para inventar medições ou favorecer o vendedor e sim dá o relato de um produto que coloquei com receio e digo isso pois eu sou taxista aqui no RJ e tenho carro a gás desde 1993 quando só era permitido táxis no RJ usar e esse foi o 1º produto que prometeu e cumpriu com seu objetivo, deixar o carro o mais próximo do original no gás e melhor o rendimento do mesmo.
Desde já deixo aqui meu agradecimento ao Marcelo que me orientou na instalação, que por sinal para quem entendi um mínino de mecânica não se torna difícil e podem usar sem medo, não iram ser arrepender do MOBMIX. (Realizado em 02/12/12)
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#158

Mensagem por rgdl » Qui Dez 20, 2012 12:55 pm

Não tudo bem sua resposta é válida, até porque certas coisas só vc mesmo para responder.

Mas embora o depoimento seja contundente ele não disse quantos km faz com um tanque de gasolina, já que o uso desse combistível, pelo que entendi, ainda é necessário.

A propósito, qual o percentual mínimo de gasolina que pode ser usado com o MOBIMIX?

Também preciso saber da questão da geração do kit GNV, pois pelo que li os anteriores ao de 5ª geraçao dão muito problema mas que com o MOBIMIX tais problemas deixa de existir, isso é real?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#159

Mensagem por mlhz » Dom Dez 23, 2012 7:24 pm

Amigo vou lhe contar a minha experiência com GNV. Tive um saveiro 1.8 (motor ap, aquele velho conhecido) mi (1999), ou seja um carro com mecânica robusta e com mecânicos na esquina. Bom instalei o GNV e só me deu problemas, bomba de combustível, motor de arranque, aquecimento, dificuldade de ajuste, sonda lambda, motor de paso do GNV (tem um que ajusta a quantidade de GNV que vai para a TBI). Ou seja: só problemas. Depois tirei o GNV e coloquei na Kombi da empresa, esquentava tanto que chegava a travar o motor a AR, resultado: 4 pares de cabeçotes.

Depois dessa GNV nem morto.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#160

Mensagem por renan97ar » Dom Dez 23, 2012 7:52 pm

[quote name='mlhz' date='Dec 23 2012, 06:24 PM' post='19896']
Amigo vou lhe contar a minha experiência com GNV. Tive um saveiro 1.8 (motor ap, aquele velho conhecido) mi (1999), ou seja um carro com mecânica robusta e com mecânicos na esquina. Bom instalei o GNV e só me deu problemas, bomba de combustível, motor de arranque, aquecimento, dificuldade de ajuste, sonda lambda, motor de paso do GNV (tem um que ajusta a quantidade de GNV que vai para a TBI). Ou seja: só problemas. Depois tirei o GNV e coloquei na Kombi da empresa, esquentava tanto que chegava a travar o motor a AR, resultado: 4 pares de cabeçotes.

Depois dessa GNV nem morto.
[/quote]

Cara, que kit que era? Pq tinhamos um Santana 2.0 Ap tbm. Pegamos o carro zero em 2000 e colocou gás em 2003, quando tinha 25.000km. Em 2004 comprou a Picasso e o Santana virou carro de trabalho. Rodou 350.000km (isso mesmo) SEM ABRIR O MOTOR. Mas rodou bem no kit 1, quando converteu pro 3 virou furada (mesma coisa do teu, queimou motor de passo do GNV, falhava pra dedéu, morria quando trocava de marcha na estrada...) mas um porém: quando instalou foi em Santo André-SP, numa oficina de tradição com gás, e depois mexeu numa mais ou menos aqui em Jundiaí. Depois que vendeu o carro, o novo dono levou na instaladora que tinha colocado o primeiro kit. Passaram pro geração 1 de novo, ficou zero. Ou seja, veja qual o kit que se adapta melhor com teu carro, e instale numa boa instaladora. Acho que na Picasso tem de ser 5a geração, temos num Focus Duratec 2.0 modelo antigo automatico, e ficou jóia!
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#161

Mensagem por mlhz » Dom Dez 23, 2012 7:56 pm

renan não me recordo qual era o KIT, mas era simples, de moderno ele tinha o motor de passo que fica na linha (aquela mangueira que alimenta a tbi). Era um cilindro de 30m3 e um redutor italiano; sou de Curitiba e na época foi pago R$ 3.500,00 (em 2005). Mas olha só tive problemas, e mesmo depois que tirei o GNV ainda tive problemas, principalmente para dar partida. Na kombi, nem considero muito pois motor a AR é uma porcaria mesmo e só ficou pior.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#162

Mensagem por renan97ar » Dom Dez 23, 2012 9:02 pm

Então era o 3... Cara os AP acho que não aceitam bem, pq no nosso só deu pau. No 1 é uma maravilha (só morria as vezes na hora de ligar e passar no gás, mas era raro)
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#163

Mensagem por mlhz » Seg Dez 24, 2012 7:00 pm

pois é..engraçado que é um motor que tem um grande número de veículos usando. Na mecânica não deve ser, pois são todos iguais. Deve ser algo ligado a eletrônica ou a ignição, talvez ponto ou algo assim. Teoricamente quanto mais moderna for a eletrônica, melhor se adapta ao GNV, pois ela tem mais sensores para corrigir, assim a Picasso pode aceitar melhor. Mas ainda assim não instalo na minha.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
flaviochyna
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Abr 28, 2009 9:42 pm
Nome: Flávio Chyna

#164

Mensagem por flaviochyna » Seg Jan 07, 2013 2:57 am

Apenas para me despedir do club do XSARA picasso, porque agora sou um proprietário do C4 Picasso, vou encerrar falando sobre minha experiência com o GNV. Tinha um Xsara Picasso 2006 que adquiri com 14 mil km. Com menos de 2 meses coloquei o GNV (pesquisem no fórum que postei os detalhes em 2009). Vendi esse carro ontem com 90 mil km. CONCLUSÃO= andei quase 80 mil KM com GNV e não tive nenhum problema além das manutenções comuns. Tive dois detalhes que expliquei em meu outro comentário anterior.
Lortoo
Habilitado
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Fev 10, 2009 10:20 pm
Nome: Lortoo

#165

Mensagem por Lortoo » Dom Fev 03, 2013 4:21 pm

Prezados,

estou no setimo carro com GNV...(dois astras, um siena, um 306, um fiesta, um gol e um picasso...), NÂO TIVE nenhum problema com o motor de nenhum desses carros...

rodei em média uns 80K com cada um deles...

Acredito que as grandes historias de problemas com GNV vem de pessoas com problemas na instalação...ou falta de cuidado com a manutenção...obvio que ao mudar parametros de fabrica do seu veiculo, vc tem que aumentar a supervisão sobre o mesmo...itens como lubrificação e arrefecimento são de extrema importância para o sucesso do uso do GNV.

Já usei no picasso um kit de 5ª geração..hj tenho um de 3ª...NÂO notei diferença significante no comportamento do carro...(vão me criticar por isso..rs) mas é verdade...

meu carro é automático...não tenho trancos na passagem das marchas...
o picasso tem 1,5 T... com a perda de potência..nota-se queda de rendimento...

Por ser muito multiplexado, nem todos o conhecem bem e cria se um certo receio de instalar o kit neles..mas eu me pergunto..nos nossos hermanos(Argentina) a frota é quase toda francesa..e o gás é muito utilizado..a questão cultural de que carro bom é VW, GM e FIAT(robustos) advem da epoca que só tinhamos eles e os mesmo eram carroças...rs

Abraços
Lortoo
PICASSO 2.0 16V EXA 2005
Responder