Boa noite pessoal, tudo bem?
alguém sabe me dizer se essa peça que fica no coletor de admissão, embaixo do TBI, pode ser trocada ou precisa trocar o coletor de admissão, e qual o nome dessa peça.
É onde é conectada a mangueira que vem da tampa de valvula do motor que suga os gases. Meu carro está com um problema que quando esquenta a uma certa temperatura acende a luz da injeção e aparece a frase DEFEITO MOTOR, quando estou a uma certa velocidade o carro anda normalmente porém se eu reduzir em uma lombada ou parar no farol quando vou acelerar o carro falha e o motor dá uns trancos, desligo o motor e ligo na mesma hora e volta ao normal até eu ter que reduzir novamente. Vi o youtube um video onde o mecanico falou que pode ser essa peça, porem não sei o nome pra poder procurar pra comprar, se alguém puder me ajudar eu agradeço.
xsara picasso codigo de falha P1160
-
- Sem Habilitação
- Modelos Citroën: citroen xsara picasso GLX 2.0 16v
xsara picasso codigo de falha P1160
Editado pela última vez por WARUAS em Ter Jan 21, 2025 11:09 am, em um total de 2 vezes.
- Miau
- Zumbi
- Nome: André M
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
- Contato:
Re: xsara picasso codigo de falha P1160
Fala meu amigo. Tem certeza que é codigo p6110? Não achei esse código
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.

-
- Sem Habilitação
Bom dia meu amigo, tudo bem?
É verdade, o código de erro é o P1160.
É verdade, o código de erro é o P1160.
- Miau
- Zumbi
- Nome: André M
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
- Contato:
Opa.. Vamos lá
P1160 inlet air manifold air leak
Ou seja, vazamento de ar no coletor de admissão.
Esse erro possivelmente é do tipo coerência. Ou seja, é o que chamamos de ar falso no coletor. Ele é detectado quando as contas dos sensores não batem. Existe o sensor map que, através da leitura de pressão absoluta, somada a leitura da temperatura da massa de ar admitida, é capaz de calcular a quantidade teórica de ar admitido. Porém, após a queima, o sensor lambda acaba detectando oxigênio a mais que não deveria estar ali nos gases de exaustão.
Essa entrada de ar falsa está após o sensor MAP. Pode ser:
Pode ser juntas do coletor com o cabeçote.
Pode ser os orings dos bicos.
Pode ser o circuito do vácuo do servo freio.
Pode ser o circuito do canister.
Pode ser a válvula de escape de explosão do coletor.
Pode ser o circuito da EGR.
Ou seja, tudo que vai pós MAP.
Existe um equipamento que injeta fumaça na entrada do TBI, provocando pressão positiva no coletor e revelando por onde vaza
Adicionado após 11 minutos 59 segundos:
Esse detalhe faz a diferença.. Repare que o problema está relacionado ao ato de frear. Possivelmente o circuito do servo freio está causando isso. Verifica q mangueira de vácuo e a válvula check de retenção de vácuo. Geralmente ela rompe e para de reter, causando esse problema.
P1160 inlet air manifold air leak
Ou seja, vazamento de ar no coletor de admissão.
Esse erro possivelmente é do tipo coerência. Ou seja, é o que chamamos de ar falso no coletor. Ele é detectado quando as contas dos sensores não batem. Existe o sensor map que, através da leitura de pressão absoluta, somada a leitura da temperatura da massa de ar admitida, é capaz de calcular a quantidade teórica de ar admitido. Porém, após a queima, o sensor lambda acaba detectando oxigênio a mais que não deveria estar ali nos gases de exaustão.
Essa entrada de ar falsa está após o sensor MAP. Pode ser:
Pode ser juntas do coletor com o cabeçote.
Pode ser os orings dos bicos.
Pode ser o circuito do vácuo do servo freio.
Pode ser o circuito do canister.
Pode ser a válvula de escape de explosão do coletor.
Pode ser o circuito da EGR.
Ou seja, tudo que vai pós MAP.
Existe um equipamento que injeta fumaça na entrada do TBI, provocando pressão positiva no coletor e revelando por onde vaza
Adicionado após 11 minutos 59 segundos:
Adicionado após 2 minutos 13 segundos:
Esse detalhe faz a diferença.. Repare que o problema está relacionado ao ato de frear. Possivelmente o circuito do servo freio está causando isso. Verifica q mangueira de vácuo e a válvula check de retenção de vácuo. Geralmente ela rompe e para de reter, causando esse problema.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.

-
- Sem Habilitação
Meu amigo, acho que vc matou a charada em relação ao freio. Fui verificar a válvula do hidrovácuo e a mesma está danificada, não prende o ar, tirei a válvula e "cutuquei" a borrachinha que tem dentro dela e ela voltou a prender o ar. Coloquei no hidrovácuo novamente e o carro não deu mais o erro. Porém algum tempo depois o erro voltou. Retirei a válvula novamente e estava aberta novamente,ou seja, não prendia o ar. Comprei uma válvula nova no mercado livre e vai chegar amanhã 24/01/25, vou colocar e volto aqui pra falar se deu certo. Mas desde já agradeço pelas informações que vc me passou, ajudaram muito.