Erro P0341 - Sensor de Fase Trocado

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
ajunior
Sem Habilitação
Modelos Citroën: XSara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2010

Erro P0341 - Sensor de Fase Trocado

Mensagem por ajunior » Sex Ago 02, 2024 4:29 pm

Pessoal,

Tenho uma Xsara picasso 2.0 2010 que está com um problema chato, a luz da injeção acessa e no scanner o erro é P0341 - sensor de fase. Comprei um sensor original, o mecanico trocou mas o erro persistiu. Ele apaga o erro no scanner, o carro dá a partida e já aparece novamente o erro. O estranho é que o erro fica como "passado" no scanner. Ele já conferiu o ponto do motor 3x e segundo ele está chegando o sinal no sensor, o que descarta um problema no chicote.
Já li todos os topicos no forum que falaram desse problema mas sem sucesso.

Uma coisa estranha, é que as vezes quando o carro está andando vem um cheiro de gasolina da parte da frente (motor).

Alguma sugestão? :/

Valeu.

rgdl
Zumbi
Respostas: 2
Nome: rgdl
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Erro P0341 - Sensor de Fase Trocado

Mensagem por rgdl » Seg Ago 05, 2024 10:31 am

Às vezes, alguns erros, principalmente erros permanentes vc não consegue apagar usando scanner diferente do Lexia.

Eu enfrentei esse problema recentemente, pois meu carro estava dando erro de bobina (P0351/0352), tinha vezes que simplesmente o erro não apagava quando eu usava meu AD20 PRO.

Felizmente eu tenho um Lexia e quando o AD20 não conseguem apagar o erro eu uso ele.

Se não apagar o erro vai continuar dando mensagem de defeito motor, mesmo que o defeito não exista mais.

Agora eu já tive problema com o sensor de fase, e com ele o motor funcionar embolado e às vezes nem funciona. Então, se seu motor está fucionando redondinho, mesmo com a mesagem de defeito motor, é porque o problema foi resolvido mas o erro ainda não foi apagado.

Quanto ao cheiro de gasolina... isso é outro problema que não tem nada haver com o sensor de fase e pode ser um monte de coisa, mas eu vou indicar o que vc pode verificar, pois são os problemas mais comuns:

1 - veja se não está vazando gasolina pelo bico de acesso da flauta dos bico injetores. Na imagem abaixo o bico de acesso é o que tem uma tampinha tipo de bico de pneu.
image.png
Se tiver vazando, é só trocar a válvula que é igual a válvula usada nos bicos de pneu. Vc encontra essa válvula facinho nas lojas especializadas em ar condicionado automotivo ou refrigeração em geral.
image.png
2 - Veja as vedações dos bicos injetores. Com o tempo essa vedação endurece e perde a capacidade de vedar provocando pequenos, ou não tão pequenos, vazamentos.

3 - Dê uma conferida no canister, o canister fica proximo ao farol do lado do carona, veja se não tem nenhum vazamento ali.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
ajunior
Sem Habilitação

Mensagem por ajunior » Seg Ago 05, 2024 9:27 pm

Obrigado @rgdl, sempre estou acompanhando suas respostas aqui no forum. Achei uma oficina aqui na minha cidade com um Lexia e vou até lá para ver se apaga esse erro. Gosto tanto do carro e não quero ficar aflito por esse problema.
Sobre o cheiro de gasolina vc me deu uma luz, porque tem cano um perto do para-barro do carona que estava vazando, eu achava que era agua do limpador traseiro, vou dar uma boa olhada tbm.

Vou atualizando por aqui.
rgdl
Zumbi
Respostas: 2
Nome: rgdl
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Mensagem por rgdl » Qui Ago 08, 2024 12:28 pm

Muito provavelmente esse vazamento vem do canister.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
ajunior
Sem Habilitação

Mensagem por ajunior » Seg Ago 12, 2024 1:57 pm

Pessoal, atualizando:

Fui até o mecânico que possui um Lexia, ele apagou o erro mas ao bater na partida já acende de novo. Se virar só meia chave, o erro não aparece até bater na partida. Ele comentou que pode ser na ponta do comando de válvulas, onde o sensor faz a leitura da referencia, ele pode ter movimentado um pouco, então para o sensor sempre vai estar como fora:
Imagem

O restante segundo ele, está ok: lenta em 660 rpm, não falha, pega na hora.

Será que faz sentido? Estou um pouco preocupado.
Miau
Zumbi
Respostas: 17
Nome: André M
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Mensagem por Miau » Ter Ago 13, 2024 5:19 am

Vamos lá..

P0341 - camshaft signal unavaliable or incoherent
Sinal do sensor indisponível ou incoerente.

Atenção ao incoerente. Considere que o eixo de comando pode estar ligeiramente fora de sincronismo, não o suficiente para dar pau, mas ainda assim fora. É necessário ter as ferramentas de sincronismo pra verificar, pois a polia do virabrequim é do tipo louca.

P0341 - short circuit to positive, short circuit to earth, open circuit.

Curto circuito para o positivo, curto circuito para a massa, circuito aberto.

Deve se verificar com multímetro se o circuito do pino do sinal está fechado com positivo, massa(carcaça ou negativo) ou se está aberto. Não deve estar. E verificar o plug e chicote até sua pinagem no conector do módulo quanto a continuidade. É muito fácil o plug estar com defeito, oxidado, com mal contato ou o chicote estar partido ou em curto com alguma parte da carcaça devido a falta do corrugado de proteção. E também verificar a existência do próprio sinal com um osciloscópio.

Achar que é falha no dente do comando é pra mim a possibilidade mais difícil de todas rs

Essa será a diferença do trocador de peças e do cara que realmente entende
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
ajunior
Sem Habilitação

Mensagem por ajunior » Qui Ago 15, 2024 4:11 pm

@Miau, se o defeito for o dente, terá que abrir a tampa de valvulas :(. Segundo ele, quando está com meia chave o erro não aparece, então é dificil estar com defeito no conector, se estivesse já iria aparecer com meia chave. Faz sentido isso? Ou o defeito só vai aparecer com a chave ligada?
Miau
Zumbi
Contato:

Mensagem por Miau » Sex Ago 16, 2024 4:27 am

Eu sinceramente não sei dizer se a central já faz diagnóstico antes de dar partida, meia chave como você disse. Até porque para haver coerência, o diagnóstico no caso do sensor de fase vai depender de um ciclo motriz onde vai combinar dados com o sensor de rotação.

Em qualquer caso, verificar defeitos na vertente de que pode ser um problema elétrico ou de erro de sincronismo da correia é bem mais simples do que desmontar a tampa de valvulas. Sem falar que abrir a tampa implica em no mínimo trocar a junta de vedação da mesma.
ajunior
Sem Habilitação

Mensagem por ajunior » Qua Nov 13, 2024 12:46 pm

@Miau e @rgdl

Só consegui levar para o mecânico agora, mas enfim o problema foi resolvido!! Ele trocou o conector do sensor de fase que estava com um pedaço quebrado (mas todos os sinais estavam ok) e o problema continuou, então ele tirou a tampa de valvulas, retirou o comando e realmente a referencia do sensor estava alguns milímetros fora se comparar com o original:
comando picasso.jpg
comando picasso.jpg (15.13 KiB) Exibido 9478 vezes
comando picasso.jpg
comando picasso.jpg (15.13 KiB) Exibido 9478 vezes
Ele colocou no lugar e voltou a mostrar o sincronismo correto:
WhatsApp Image 2024-11-12 at 13.20.17.jpeg
Disse que provavelmente ele movimentou quando foi feito alguma outra manutenção no carro por descuido do mecanico. Gastei R$ 517,36 com a mão de obra e junta que teve que ser trocada. No total deu um pouco mais pois fiz outras coisas tbm.

Só fiquei apreensivo porque tive que ir em 4 mecanicos para achar realmente o problema, mesmo sendo um carro com 15 anos de uso parece que não tem muitos mecanicos qualificados para mexer
Miau
Zumbi
Contato:

Mensagem por Miau » Sex Nov 15, 2024 6:18 am

Não entendi.. Trocou o comando? A parte do comando que serve pra referência é ajustável? Pra mim, ao que eu me lembro, o comando é uma peça forjada e usinada, ou seja, maciça, e sendo assim, não existia regulagem.

A única regulagem que me lembro é da sincronia com a posição virabrequim feita pela correia de comando.
ajunior
Sem Habilitação

Mensagem por ajunior » Sáb Jan 11, 2025 1:17 pm

Miau escreveu:
Sex Nov 15, 2024 6:18 am
Não entendi.. Trocou o comando? A parte do comando que serve pra referência é ajustável? Pra mim, ao que eu me lembro, o comando é uma peça forjada e usinada, ou seja, maciça, e sendo assim, não existia regulagem.

A única regulagem que me lembro é da sincronia com a posição virabrequim feita pela correia de comando.
Desculpe a demora, na ponta do comando onde ficam aqueles dentes, é móvel, o mecânico disse que trabalhou quase 1mm, por isso sempre constava como fora de sincronismo para o sensor de fase.
Miau
Zumbi
Contato:

Mensagem por Miau » Sáb Jan 11, 2025 8:14 pm

entendi.. mas esse negocio de "andar" não existe.. na certa, em alguma outra intervenção, o mecânico pode ter prendido a peça na morsa justamente pela parte dentada pra poder soltar a polia do eixo, e nisso, desajustou. É a única explicação que penso.

É o que chamamos de defeito colocado.
ajunior
Sem Habilitação

Mensagem por ajunior » Dom Jan 12, 2025 1:27 pm

extamente, ele disse que pode ter sido erro do outro mecanico. Felizmente tudo certo agora
SHOTTE
Sem Habilitação
Modelos Citroën: c3

Mensagem por SHOTTE » Dom Fev 16, 2025 6:07 pm

You have already changed the sensor and checked the timing, so there are two suspects left: the beam (even if the signal arrives, a false contact is possible) or the computer that misinterprets the information. The smell of gasoline could indicate a related injection problem. Maybe test another computer or check the connections in more depth?

192.168.100.1 192.168.1.1
Responder