Luz da injeção e Mensagem "DEFEITO MOTOR"

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#46

Mensagem por Miau » Dom Mai 17, 2015 12:47 am

sensor de temperatura do ar de admissão?

é facil testar.. só meter o scaner e fazer a leitura da temperatura de admissão com o carro frio.. comparar pra ver se é a temperatura ambiente e se vai subindo rapidamente pois ai a central ativa a valvula EGR

ahh sim.. o problema pode ser nela tambem.. pode estar com carbonizacao na valvula EGR mantendo a mesma aberta o tempo todo.. ai entra ar demais na admissão


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
ecdec
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Dez 15, 2010 1:17 pm
Nome: Edu RJ

#47

Mensagem por ecdec » Qui Mai 28, 2015 9:10 pm

[quote name='André M' date='May 17 2015, 12:47 AM' post='28927']
sensor de temperatura do ar de admissão?

é facil testar.. só meter o scaner e fazer a leitura da temperatura de admissão com o carro frio.. comparar pra ver se é a temperatura ambiente e se vai subindo rapidamente pois ai a central ativa a valvula EGR

ahh sim.. o problema pode ser nela tambem.. pode estar com carbonizacao na valvula EGR mantendo a mesma aberta o tempo todo.. ai entra ar demais na admissão
[/quote]

Valeu, André mais uma vez.
Estive na oficina no sábado passado e com o Maxi Scaner constatamos este erro como havia dito. O Jean verificou a sonda lambda e não apresentava os pulsos característicos entre 0,95 e 0,05V aproximadamente. Concluiu que este sensor estava informando para o módulo que a mistura estava rica, reduzindo a injeção de combustível.
Comprei um sonda nova universal 4 fios da VDO, instalamos, apaguei o erro e retornei para casa.
Permanecia umas falhadas quando acelerava devagar bem próximo da lenta. O Jean disse que seria outro problema, possivelmente no TPS.
Pois bem, voltei para casa e quando estacionei o carro, antes de desligar o motor, a luz da injeção acendeu novamente.
Voltarei lá depois de amanhã e vou saber que falha está ocorrendo, mas possivelmente a mesma P0171.
Essa dica sua da EGR estar aberta direto com possível carbonização é boa. Vou investigar.

Vamos ver até quando isso vai durar.


[]'s Eduardo
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#48

Mensagem por Miau » Qui Mai 28, 2015 9:16 pm

rapaz.. eu não colocaria sonda universal não.. é só pegar o código da sonda que é da bosh e comprar.. acho que ta na casa dos 150 a 200 conto.

se seu carro for o 2.0 16valvulas.. eu até tenho uma sonda que troquei.. pois achava que o problema era nela e não era.. to vendendo por 50 usada, original bosh do carro, funcionando normal.

acho que seria interessante voce desmontar todo coletor de admissão.. verificar se não tem rachadura nela.. trocar as 4 juntas dele.

verificar se não entra ar falso pela conexão da reciclagem de gas que vem da EGR..

verificar o tubo que vai até o hidrovacuo.. se não tá rachado.. mas também se estiver, você vai sentir o freio duro ou fundo demais.

verificar a junta que fica entre o TBI e o coletor..

verificar se o tubo que vem do canister não tá rachado

trocar os orings dos injetores tambem.. qualquer ar falso que entra empobrece a mistura.
Editado pela última vez por Miau em Qui Mai 28, 2015 9:25 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
ecdec
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Dez 15, 2010 1:17 pm
Nome: Edu RJ

#49

Mensagem por ecdec » Qua Jun 03, 2015 7:27 pm

[quote name='André M' date='May 28 2015, 09:16 PM' post='29074']
rapaz.. eu não colocaria sonda universal não.. é só pegar o código da sonda que é da bosh e comprar.. acho que ta na casa dos 150 a 200 conto.

se seu carro for o 2.0 16valvulas.. eu até tenho uma sonda que troquei.. pois achava que o problema era nela e não era.. to vendendo por 50 usada, original bosh do carro, funcionando normal.

acho que seria interessante voce desmontar todo coletor de admissão.. verificar se não tem rachadura nela.. trocar as 4 juntas dele.

verificar se não entra ar falso pela conexão da reciclagem de gas que vem da EGR..

verificar o tubo que vai até o hidrovacuo.. se não tá rachado.. mas também se estiver, você vai sentir o freio duro ou fundo demais.

verificar a junta que fica entre o TBI e o coletor..

verificar se o tubo que vem do canister não tá rachado

trocar os orings dos injetores tambem.. qualquer ar falso que entra empobrece a mistura.
[/quote]

André.

Passamos novamente o scaner e o erro apresentado foi o P0170
Os dados apresentados no scaner como pressão na admissão, tensões etc estavam todos normais. Retiramos o MAP e não havia nenhuma sujeira preta no metal. Limpinho mesmo. Os valores apresentados no scaner mostravam a normalidade.
Por isso nem abrimos o coletor. Se tivesse alguma entrada de ar por alguma mangueira, junta, o'ring etc alteraria o valor da pressão interna.

Existe uma variação na aceleração próximo a lenta, quando pisamos bem devagar no acelerador. Acredito ser outro defeito, possivelmente do TPS ou sensor de posição do acelerador, como chamam na concessionária. Retirei agora aqui e estou com dificuldade de testar. Possivelmente já deve ter dado problema porque é da VDO
Ele tem 4 pinos desta forma:
A I I B
C I I D
Este sensor é um resistor variável, estou certo?
De B para C meço 39K
De C para D meço 40,1K
De B para D meço 1,1K
Mas em nenhuma posição consigo visualizar a variação da resistência ao girar o disco.
Não estou certo?

[]'s Eduardo.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#50

Mensagem por Miau » Qui Jun 04, 2015 10:28 am

Eu nao sei dizer.. voce pode pegar o codigo da peça e procurar o datasheet pra ver..

Olha.. pesquisei sobre o defeito e pode ser varias causas..

Uma elas é o sensor map enviando dados errados.. era bom fazer leitura dele comparando com motor desligado e ligado.. e ver se apresenta curva de leitura na medida que acelera.

Outra que vi é de ar falso.. pode sim causar esse sintoma indiferente da leitura do map.. principalmente no regime da lenta.

bomba de gasolina com baixa pressão ou regulador de pressão deixando vazar demais tb pode ser o problema. Porem acho que seria o contrario.. na lenta sentiria o carro normal.. e em regime de alta é que faltaria combustível. . Mas é um candidato.

Cara.. acho que vc nao pode descartar nada.. tem que testar toda injeção.. e ir eliminando os candidatos.

Vi tb um relado de que o reset dos parametros auto adaptativos do calculador de injeção pode resolver

Outro relato foi de um cara que só conseguiu depois de fazer uma descarbonizacao pressurizada.

Outra opção é o motor fora de ponto.. foi demontada a correia dentada recentemente?
Editado pela última vez por Miau em Qui Jun 04, 2015 10:31 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
ecdec
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Dez 15, 2010 1:17 pm
Nome: Edu RJ

#51

Mensagem por ecdec » Qui Jun 04, 2015 4:10 pm

[quote name='André M' date='Jun 4 2015, 10:28 AM' post='29138']
Eu nao sei dizer.. voce pode pegar o codigo da peça e procurar o datasheet pra ver..

Olha.. pesquisei sobre o defeito e pode ser varias causas..

Uma elas é o sensor map enviando dados errados.. era bom fazer leitura dele comparando com motor desligado e ligado.. e ver se apresenta curva de leitura na medida que acelera.

Outra que vi é de ar falso.. pode sim causar esse sintoma indiferente da leitura do map.. principalmente no regime da lenta.

bomba de gasolina com baixa pressão ou regulador de pressão deixando vazar demais tb pode ser o problema. Porem acho que seria o contrario.. na lenta sentiria o carro normal.. e em regime de alta é que faltaria combustível. . Mas é um candidato.

Cara.. acho que vc nao pode descartar nada.. tem que testar toda injeção.. e ir eliminando os candidatos.

Vi tb um relado de que o reset dos parametros auto adaptativos do calculador de injeção pode resolver

Outro relato foi de um cara que só conseguiu depois de fazer uma descarbonizacao pressurizada.

Outra opção é o motor fora de ponto.. foi demontada a correia dentada recentemente?
[/quote]

Olá, André.

O sensor que quero testar é esse:
<a href="http://www.bruktdeler.com/nye%20delesid ... se%202.htm" target="_blank">http://www.bruktdeler.com/nye%20delesid ... 202.htm</a>
Só se difere a primeira linha. O meu é 31805. Pode ser número serial.
Não achei o datasheet na internet. No site da VDO não existe no catálogo de peças (2011). Deve ter já saído de linha. Vou entrar em contato com um representante amanhã aqui do Rio.

As medidas do sensor MAP no scanner estão normais bem como a verificação visual quando retiramos. Sem nenhuma sujeira.
Esse ar falso que disse, não sei como pode afetar e nem como testar.
Todos o sistema do combustível foi testado: bicos, regulador, pressão no sistema etc. A princípio tudo normal.
Li também sobre a respeito de calculador de injeção, mas não sei como resetar seus parâmetros. Vou pesquisar.
O meu primeiro mecânico fez uma descarbonização com aquele fluido, mas não abriu o motor. Disse que realmente saiu muita sujeira. Óleo negro mesmo. Como seria essa pressurizada?
Será que o ponto fora pode apresentar esta falha? A correia dentada foi substituída com aproximadamente 75000 KM como manda o manual e agora o carro está com 91k.
Vou continuar nesta peregrinação até achar o defeito, se é que existe somente 1.


[]'s Eduardo.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#52

Mensagem por Miau » Qui Jun 04, 2015 8:52 pm

então..

mas logo quando foi trocada a correia, lembra se apresentou o problema ou rodava normal? fora de ponto causa sim esse sintoma, depende de onde saltou dente.

pode conferir o ponto, pois pode ter a chance do tensionador afrouxado e deixado pular 1 dente em algum ponto das polias.. existem 3 ferramentas que checam o ponto, nem é tao complicado.. só precisa tirar o suporte superior do motor, a capa superior da correia, alinhas os 2 comandos com a furação, instalar as 2 ferramentas de trava de ponto ali..

e depois ir ali na janela de inspeção da cremalheira de partida, por trás do motor, vai ter um buraco, lá instala a terceira trava.. se todas encaixarem, está no ponto.

ai é menos um candidato.


pra reiniciar os auto adaptativos do calculador, tem que ter ou o scanner lexia, ou um outro universal capaz dessa função. pessoal fala tb de soltar os bornes da bateria e deixar em curto um com o outro por um tempo, mas duvido disso.

pra testar ar falso.. existe uma maneira pratica.. pega uma maquina de fumaça e injeta fumaça ali no tubo que sai do filtro de ar e vai pro tbi.. deixa injetando com o carro desligado, logico.. e fica observado se vai sair fumaça por algum lado.. se sair, tem ar falso.

pra vc ter ideia, se eu ligar meu carro, e soltar a mangueira do canister, a lenta fica toda louca.. e as vezes até acusa defeito motor.

o lance da descarbonização.. eu acho que é a que injeta no combustível.. essa outra que você falou é a que faz limpeza dentro do motor nas partes de óleo.. essa eu não recomendo, pois é mais fácil entupir do que limpar.. digo isso pq eu fiz com um puta produto bem falado, e nao ficou essas coisas.. desmontei a tampa do cabeçote e carter e tal até pra mostrar pra galera aqui no forum.. e mesmo que o óleo esteja limpo, ele fica preto com esses produtos.

mas é aquilo que falei.. ir eliminando um por um.. eu duvido que seja defeito no calculador.

esse sensor de posição eu nunca mexi.. vou ver se acho algo
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
ecdec
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Dez 15, 2010 1:17 pm
Nome: Edu RJ

#53

Mensagem por ecdec » Sex Jun 05, 2015 4:58 pm

[quote name='André M' date='Jun 4 2015, 08:52 PM' post='29147']
então..

mas logo quando foi trocada a correia, lembra se apresentou o problema ou rodava normal? fora de ponto causa sim esse sintoma, depende de onde saltou dente.

pode conferir o ponto, pois pode ter a chance do tensionador afrouxado e deixado pular 1 dente em algum ponto das polias.. existem 3 ferramentas que checam o ponto, nem é tao complicado.. só precisa tirar o suporte superior do motor, a capa superior da correia, alinhas os 2 comandos com a furação, instalar as 2 ferramentas de trava de ponto ali..

e depois ir ali na janela de inspeção da cremalheira de partida, por trás do motor, vai ter um buraco, lá instala a terceira trava.. se todas encaixarem, está no ponto.

ai é menos um candidato.


pra reiniciar os auto adaptativos do calculador, tem que ter ou o scanner lexia, ou um outro universal capaz dessa função. pessoal fala tb de soltar os bornes da bateria e deixar em curto um com o outro por um tempo, mas duvido disso.

pra testar ar falso.. existe uma maneira pratica.. pega uma maquina de fumaça e injeta fumaça ali no tubo que sai do filtro de ar e vai pro tbi.. deixa injetando com o carro desligado, logico.. e fica observado se vai sair fumaça por algum lado.. se sair, tem ar falso.

pra vc ter ideia, se eu ligar meu carro, e soltar a mangueira do canister, a lenta fica toda louca.. e as vezes até acusa defeito motor.

o lance da descarbonização.. eu acho que é a que injeta no combustível.. essa outra que você falou é a que faz limpeza dentro do motor nas partes de óleo.. essa eu não recomendo, pois é mais fácil entupir do que limpar.. digo isso pq eu fiz com um puta produto bem falado, e nao ficou essas coisas.. desmontei a tampa do cabeçote e carter e tal até pra mostrar pra galera aqui no forum.. e mesmo que o óleo esteja limpo, ele fica preto com esses produtos.

mas é aquilo que falei.. ir eliminando um por um.. eu duvido que seja defeito no calculador.

esse sensor de posição eu nunca mexi.. vou ver se acho algo
[/quote]

André.

Agora descartei a possibilidade de ser esse sensor de posição do acelerador. Fui num ferro velho e substitui mantendo o problema da mesma forma.
Sim, depois que troquei a correia rodei normal. Eles esqueceram de apertar os parafusos do suporte do motor(4 parafusos bem acima lado carona) e o carro fazia um barulho quando vibrava o motor. Localizei o barulho e apertei os parafusos.
Um amigo levantou a hipótese também de ser a bobina de ignição. Já há muito tempo havia trocado após uma revisão que fiz na concessionária logo que comprei o carro. Claro que não troquei lá. Comprei uma no mercado livre na caixa original Citroen e só depois de algum tempo, quando fui instalar notei um selo com data como se a peça teria sido recondicionada. Por isso a minha suspeita dela agora.
Essa forma de verificação de entrada de ar falsa é interessante, injetando fumaça depois do filtro de ar, mas tem que fazer uma pressão pequena para ver se escapa e onde escapa. Só preciso ver onde posso fazer esse teste. Tenho um colega que trabalha com som e talvez possa me emprestar a máquina.

Continuando a luta.

[]´s Eduardo.
vcsiqueira
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Out 02, 2015 11:16 am
Nome: Vinicius Siqueira

#54

Mensagem por vcsiqueira » Qua Out 14, 2015 10:57 am

Bom dia pessoal, comprei minha nave a pouco mais de uma semana, e como peguei a mesma com 54.000km, fiz uma revisão geral, trocando os itens abaixo:

Kit correia dentada
Limpeza de bico
Arrefecimento
Filtro combustível
Filtro ar
Filtro de óleo
4 l óleo
Anel bujão
Jogo vela
Correia poly-v
Bomba d’agua
Calço Motor (PERÃO)
Discos de freio
Pastilhas de freio

Após o término da brincadeira, quando o mecânico foi ligar minha nave, ficava a luz da injeção acesa direto e a mensagem "Defeito no Motor".

Neste momento comecei a ficar maluco, pois já tinha lido sobre esse problema e percebi que poderiam ser várias coisas e na maioria das vezes não tinha um solução exata. Uns trocavam sonda lambida, outros faziam descarbonização e etc.

Então, pedi ao mesmo que passasse o scanner no meu carro, logo de cara apresentou 4 erros, todos ligados as trocas listadas acima. Segue foto abaixo:

Erros: Imagem

Após resetar o módulo os erros foram apagados:

Imagem

Então minha máquina voltou ao normal ... uffa, graças a Deus !
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#55

Mensagem por rgdl » Qui Out 15, 2015 12:56 am

Isso deve ter ocorrido porque o seu mecânico deve ter feito alguns testes no motor com cabos da bobina e da TBI desligados. Nada de mais, a pagando volta ao normal.

Porém, passe o scanner novamente assim que vc puder para ver se não volta algum, só por precaução mesmo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#56

Mensagem por Miau » Qui Out 15, 2015 7:17 am

Foi o mesmo que pensei... Inclusive depois de um tempo a mensagem some do painel.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#57

Mensagem por Timoteo BATALHA » Sex Out 16, 2015 9:59 am

[quote name='gpsm2' date='Nov 13 2008, 09:46 AM' post='3561']
Vc por acaso colocou aditivo de limpeza no tanque? Eu fiz isso e não recomendo a ninguém. Peguei a estrada com o carro e quando cheguei ao meu destino, apareceu este aviso ao religar o motor.
Como o tanque estava com pouco combustível rodei até praticamente acabá-lo, e completei com gasolina de boa qualidade aditivada. O aviso imediatamente sumiu e nunca mais voltou.
Seria legal vc procurar uma boa oficina independente da citroen, e dar uma boa scaneada no motor para vc ter mais uma referencia antes de levar o Picasso novamente na citroen.
Para vc ter mais uma referencia : Meu carro não é automático e esta fazendo segundo o computador - na cidade 9 - 10 km/l e na estrada com ar ligado e em média de 110 km/h fez em media 12.5
Boa sorte
[/quote]


Seu carro está afinado amigo!!
O meu é um GXS 2.0 16V ano 2004 com 200.108km rodados...e está exatamente com o mesmo consumo do seu!! Uma maravilha!!!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
jrpicasso
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Ago 02, 2010 11:55 am
Nome: jrpicasso

#58

Mensagem por jrpicasso » Seg Mar 21, 2016 4:21 pm

Olá Amigos,
Está acontecendo o mesmo problema com o meu Picasso 1.6 2005 com 170KKM. Coloquei o aditivo de limpeza e depois de uns 3 dias apareceu a mesma mensagem. Como o tanque ainda está na 1/2, assim que acabar coloco a GAS aditivada. Aviso o resultado.

Obrigado.
Jairo Ramalho Jr.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#59

Mensagem por Miau » Seg Mar 21, 2016 4:39 pm

o melhor é passar um scanner pra verificar o erro, o seguro morreu de velho.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Luz da injeção e Mensagem "DEFEITO MOTOR"

#60

Mensagem por Edson0 » Ter Abr 18, 2017 12:07 pm

Bom dia,

Pessoal, estou desenterrando esse tópico, pois acho desnecessário abrir um novo, pois se eu abrisse, seria exatamente com esse título, então vamos lá.

Ha +ou- 4 dias atras eu levei o meu carro para trocar os retentores pois estava vazando muito óleo, com a troca do retentor o carro parou de vazar, graças a Deus, pois de dois em dois dias eu tinha que colocar óleo, então com tudo isso, logo após eu ter retirado o carro da oficina, apareceu esse bendito aviso no painel 'DEFEITO MOTOR'. Ha muito tempo atrás eu tive esse problema e o carro estava ratiando muito, foi quando eu troquei a bobina, as velas e o emulador de bico e depois disso o problema foi resolvido e a aviso no painel sumiu. Agora com essa troca dos retentores, como foi necessário retirar a correia dentada desmontar tudo nessa lateral, eu estou achando que o aviso que retornou, tem relação com o que o mecânico fez.

O que vocês acham??
Responder