Radiador ferve com ar ligado
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Radiador ferve com ar ligado
Prezados, estou com um problema diferenciado que iniciou a uns 10 dias mais ou menos.
Sistema de arrefecimento aparentemente ok.
Motor sem acionar o A/C funciona normalmente, aciona 1o. e 2o. estágios da ventoinha e se mantem na temperatura de trabalho normalmente, tanto parado, quanto em movimento. Nos tempos e temperaturas corretos.
A desgraça acontece quando ligo o A/C. Rapidamente o carro sobe a temperatura, e se deixar, ferve.
Quando aciono o A/C, liga a ventoinha normalmente no 1o. estagio, o que é esperado. Passam cerca de 5 minutos, aciona o 2o. estagio, funciona assim mais uns 5 minutos, o compressor do A/C desarma, a ventoinha retorna ao 1o. estagio mais 1 minuto aproximadamente, desliga e não volta mais.
O A/C arma o compressor novamente, mas não aciona mais a ventoinha simultaneamente, e acaba desarmando. E assim permanece nesse ciclo.
Desligando o A/C, tudo volta aa normalidade, motor retorna a faixa de trabalho normal rapidamente.
Durante o primeiro tempo, antes do caos se instalar, o A/C gela normalmente. Quando o segundo estagio da ventoinha entra, vai parando de gelar ate sair ar ambiente.
Sistema de arrefecimento aparentemente ok.
Motor sem acionar o A/C funciona normalmente, aciona 1o. e 2o. estágios da ventoinha e se mantem na temperatura de trabalho normalmente, tanto parado, quanto em movimento. Nos tempos e temperaturas corretos.
A desgraça acontece quando ligo o A/C. Rapidamente o carro sobe a temperatura, e se deixar, ferve.
Quando aciono o A/C, liga a ventoinha normalmente no 1o. estagio, o que é esperado. Passam cerca de 5 minutos, aciona o 2o. estagio, funciona assim mais uns 5 minutos, o compressor do A/C desarma, a ventoinha retorna ao 1o. estagio mais 1 minuto aproximadamente, desliga e não volta mais.
O A/C arma o compressor novamente, mas não aciona mais a ventoinha simultaneamente, e acaba desarmando. E assim permanece nesse ciclo.
Desligando o A/C, tudo volta aa normalidade, motor retorna a faixa de trabalho normal rapidamente.
Durante o primeiro tempo, antes do caos se instalar, o A/C gela normalmente. Quando o segundo estagio da ventoinha entra, vai parando de gelar ate sair ar ambiente.
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Re: Radiador ferve com ar ligado
Aqui já temos um problema. É que o segundo estágio da ventoinha não pode armar quando o carro não está com o ar ligado, se está armando já significa que seu sistema de arrefecimento está comprometido.CassianoBraga escreveu: ↑Seg Fev 06, 2023 9:31 pmMotor sem acionar o A/C funciona normalmente, aciona 1o. e 2o. estágios da ventoinha e se mantem na temperatura de trabalho normalmente, tanto parado, quanto em movimento. Nos tempos e temperaturas corretos.
Dá uma olhada no que é mais simples, que é a válvula termostática, veja se não está travada. Para testar é simples basta colocá-la numa panela com agua quente, vc vai vê-la abrir e ao tirar da agua quente vc vai ver ela fechar.
Veja também se não tem nenhum vazamento ou se as mangueiras não estão estufadas.
Também não descarte a possibilidade de seu radiador estar entupido e use sempre aditivo para evitar esses problemas.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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Re: Radiador ferve com ar ligado
Que eu lembre, a quarta luz no painel é 110 graus celsius a quinta é 115 e 118 a vermelha com aviso sonoro e escrito no painel .A ECU do motor desabilita o compressor do AC com 113 e reabilita com 108.rgdl escreveu: ↑Ter Fev 07, 2023 9:14 amTambém não descarte a possibilidade de seu radiador estar entupido e use sempre aditivo para evitar esses problemas.CassianoBraga escreveu: ↑Seg Fev 06, 2023 9:31 pmMotor sem acionar o A/C funciona normalmente, aciona 1o. e 2o. estágios da ventoinha e se mantem na temperatura de trabalho normalmente, tanto parado, quanto em movimento. Nos tempos e temperaturas corretos.
A valvula termostatica abre com 89 graus, mas ela deve fechar uma passagem na carcaça da valvula termostatica, o simples fato de trabalhar um pouco atravessada já atrapalha bastante, mas é mais provavel que o radiador está parcialmente obstruido.
Coloquei um radiador tubular novo, não lembro a marca. Uma vez quebrou um tampão de plastico parafusado na parte plastica superior e depois quebrou esta parte superior. Acabei comprando em um desmanche o radiador da mesma marca de um peugeot 206.
Eu uso a válvula termostática do EW10A de 80 graus.
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Re: Radiador ferve com ar ligado
Pois é isso. Não sempre, mas as vezes liga rapidamente no 2o. estagio. Vou verificar a parte mecanica do sistema, apesar de que ja testei o radiador e por ele, não. Sensor de temperatura ok, resistencias com os fusivei termios com continuidade. Mas tem um b.o. grande na parte eletrica. Todos os reles tem positivo em todas as pontas. Quando faço um jump no 30 e 87, mesmo com o jump, não acusa os 12v, mas quando tiro o jump, a ventoinha desarma. Tambem nas resistencias, tem 12v nos dois fios nas duas resistencias. O terceiro rele, aquele do cabo mais curto, é morto. Não tem sinal algum em nenhuma das pontas. As vezes da uma intermitencia nos pinos 85 e 86, mas não chaveia o rele. Mesmo com reles novos. Isso só acontece deposi de um tempo, cerca de 20 a 25 minutos com o ar ligado. Se eu não ligar o ar, ligar apenas o carro normalmente sem acionar o A?C nenhuma vez, a ventoinha não arma o 2o. estagio. Ja testei toda parte eletrica e comecei a suspeitar da BSM. Vou levar num especialista aqui perto pq nao tenho o lexia. Assim que descobrri esse b.o, posto a resolução aqui.rgdl escreveu: ↑Ter Fev 07, 2023 9:14 amAqui já temos um problema. É que o segundo estágio da ventoinha não pode armar quando o carro não está com o ar ligado, se está armando já significa que seu sistema de arrefecimento está comprometido.CassianoBraga escreveu: ↑Seg Fev 06, 2023 9:31 pmMotor sem acionar o A/C funciona normalmente, aciona 1o. e 2o. estágios da ventoinha e se mantem na temperatura de trabalho normalmente, tanto parado, quanto em movimento. Nos tempos e temperaturas corretos.
Dá uma olhada no que é mais simples, que é a válvula termostática, veja se não está travada. Para testar é simples basta colocá-la numa panela com agua quente, vc vai vê-la abrir e ao tirar da agua quente vc vai ver ela fechar.
Veja também se não tem nenhum vazamento ou se as mangueiras não estão estufadas.
Também não descarte a possibilidade de seu radiador estar entupido e use sempre aditivo para evitar esses problemas.
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Re: Radiador ferve com ar ligado
Eu tinha um curto circuito fantasma no cabo positivo do alternador para o motor de partida, passava corrente elétrica para a carcaça do trocador de calor do motor quando o motor estava quente.CassianoBraga escreveu: ↑Qua Fev 08, 2023 9:18 pm
Pois é isso. Não sempre, mas as vezes liga rapidamente no 2o. estagio. Vou verificar a parte mecanica do sistema, apesar de que ja testei o radiador e por ele, não. Sensor de temperatura ok, resistencias com os fusivei termios com continuidade. Mas tem um b.o. grande na parte eletrica. Todos os reles tem positivo em todas as pontas. Quando faço um jump no 30 e 87, mesmo com o jump, não acusa os 12v, mas quando tiro o jump, a ventoinha desarma. Tambem nas resistencias, tem 12v nos dois fios nas duas resistencias. O terceiro rele, aquele do cabo mais curto, é morto. Não tem sinal algum em nenhuma das pontas. As vezes da uma intermitencia nos pinos 85 e 86, mas não chaveia o rele. Mesmo com reles novos. Isso só acontece deposi de um tempo, cerca de 20 a 25 minutos com o ar ligado. Se eu não ligar o ar, ligar apenas o carro normalmente sem acionar o A?C nenhuma vez, a ventoinha não arma o 2o. estagio. Ja testei toda parte eletrica e comecei a suspeitar da BSM. Vou levar num especialista aqui perto pq nao tenho o lexia. Assim que descobrri esse b.o, posto a resolução aqui.
O isolamento do cabo visualmente parecia estar bom, mas tinha trinca de resecamento e o trocador de calor tinha marcas de centelha.
O fusível térmico da resistência preta 0,8 Ohms do meu falhava só em alta temperatura e gerava o erro P0485.
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Re: Radiador ferve com ar ligado
Dentro da BSM tem um diodo bi-direcional, acredito que não seja possível testar por ser bi-direcional, no C5 I não funcionava o limpador e a bomba de combustível mas pode ter relação com outros motores elétricos do veículo.CassianoBraga escreveu: ↑Qua Fev 08, 2023 9:18 pm
Mas tem um b.o. grande na parte eletrica. Todos os reles tem positivo em todas as pontas. Quando faço um jump no 30 e 87, mesmo com o jump, não acusa os 12v, mas quando tiro o jump, a ventoinha desarma. Tambem nas resistencias, tem 12v nos dois fios nas duas resistencias. O terceiro rele, aquele do cabo mais curto, é morto. Não tem sinal algum em nenhuma das pontas. As vezes da uma intermitencia nos pinos 85 e 86, mas não chaveia o rele. Mesmo com reles novos. Isso só acontece deposi de um tempo, cerca de 20 a 25 minutos com o ar ligado. Se eu não ligar o ar, ligar apenas o carro normalmente sem acionar o A?C nenhuma vez, a ventoinha não arma o 2o. estagio. Ja testei toda parte eletrica e comecei a suspeitar da BSM.