Defeito Motor / Defeito Freio e sem tração

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Dijorgis
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Abr 15, 2017 2:59 pm
Nome: Dijorgis
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2001

Defeito Motor / Defeito Freio e sem tração

#1

Mensagem por Dijorgis » Ter Jan 31, 2023 12:54 pm

Boa tarde a todos
Meu nome é Dijorgis e embora esteja cadastrado a algum tempo, apenas agora estou postando
Eu já tive 3 Xsara Picasso com câmbio manual e agora adquiri uma 2005 com câmbio automático
Bom, vou explicar o problema e esclarecer que já comprei o carro assim, resolvi arriscar né

O carro está ligando normalmente, porém, não aparece no painel a informação de marcha "P" "D" enfim, a informação da posição da alavanca
Depois ligar a chave e/ou o carro, no painel aparece a informação de "Defeito motor" e "Defeito freio"
Ao movimentar a alavanca do cambio, escuto um barulho como se fosse um motorzinho, porém o carro não anda, não sei se não está engatando de fato ou se tem algum outro problema

Gostaria, se possível, que me dessem um norte, por onde começar
Eu já comprei o Lexia mas ainda não instalei, vou tentar fazer isso hoje, mas não sei nem o que procurar rsrs

Desde já, agradeço a todos


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2891
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 2
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Defeito Motor / Defeito Freio e sem tração

#2

Mensagem por rgdl » Ter Jan 31, 2023 3:43 pm

Vamos por partes,

Não aparecer a posição da alavanca no painel: Supondo que o painel é realmente do cambio automático, isso pode significar que o CMF (contator multi função) está queimado ou desregulado.

O CMF (Contator Multi Função) é um sensor responsável por informar a central do cambio em que posição a alavanca do cambio está. Se ele não está informando a posição correta da alavanca isso pode dar erro no câmbio e no motor.

O zumbido que vc ouve é o acionamento das eletroválvulas do cambio, isso é normal. Elas mais audíveis quando o cambio está em R ou D, mas elas estão sempre funcionando.

Ai para melhor te ajudar só vendo os erros gravados na central, tanto de injeção quanto do cambio, através do Lexia.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Defeito Motor / Defeito Freio e sem tração

#3

Mensagem por giovane s » Sex Fev 03, 2023 7:15 pm

Dijorgis escreveu:
Ter Jan 31, 2023 12:54 pm
Boa tarde a todos

O carro está ligando normalmente, porém, não aparece no painel a informação de marcha "P" "D" enfim, a informação da posição da alavanca
Depois ligar a chave e/ou o carro, no painel aparece a informação de "Defeito motor" e "Defeito freio"
Ao movimentar a alavanca do cambio, escuto um barulho como se fosse um motorzinho, porém o carro não anda, não sei se não está engatando de fato ou se tem algum outro problema

Gostaria, se possível, que me dessem um norte, por onde começar
Eu já comprei o Lexia mas ainda não instalei, vou tentar fazer isso hoje, mas não sei nem o que procurar rsrs

Desde já, agradeço a todos
Eu uso o ELM 327 com APP EOBD Facile é mais prático que Lexia, apaga erro do cambio com carro andando

Defeito no motor pode ser qualquer coisa é bem genérico.

Defeito do freio pode ser o sensor de nível do fluído. Tem ABS?

Quanto ao cambio é mais trabalhoso.
Quando move a alavanca para R uma valvula seletora de marcha da passagem de óleo para o tambor F2 e embreagem E1 e movendo a alavanca para D a valvula seletora da passagem para E1 e E2 que é a terceira marcha
Pode ter acontecido de remover o parafuso errado para completar o nivel de oleo da caixa, mas quando não anda nada para frente normalmente tem dois motivos ou desgaste da embreagem E1 ou falta de pressão por obstrução do filtro, abaixo de 2 BAR a pressão é insuficiente para acoplar os pacotes de embreagem.
Dijorgis
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Abr 15, 2017 2:59 pm
Nome: Dijorgis
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2001

Re: Defeito Motor / Defeito Freio e sem tração

#4

Mensagem por Dijorgis » Dom Fev 12, 2023 6:43 pm

pessoal, primeiramente agradeço as respostas, ainda não consegui instalar o lexia, fica dando erro, mas não desisti, assim que conseguir instalar e verificar os códigos de erro volto aqui para postar
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2891
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 2
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Defeito Motor / Defeito Freio e sem tração

#5

Mensagem por rgdl » Seg Fev 13, 2023 8:59 am

O lexia só funciona no Windows XP. Vc precisa criar uma máquina virtual com o XP para poder instalar o Lexia.

A maquina virtual que eu uso é o Virtual Box (https://www.virtualbox.org/) que é muito bom.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Dijorgis
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Abr 15, 2017 2:59 pm
Nome: Dijorgis
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2001

Re: Defeito Motor / Defeito Freio e sem tração

#6

Mensagem por Dijorgis » Seg Fev 13, 2023 9:18 am

bom dia, eu peguei um note antigo que tava parado aqui e instalei o Windows XP nele, mesmo assim dava erro na instalação, ai instalei o Diagbox e deu certo, quando acesso o programa ele pede o RPO e o VIN, só não sei o que é o RPO 😔
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Defeito Motor / Defeito Freio e sem tração

#7

Mensagem por giovane s » Seg Fev 13, 2023 10:13 pm

Dijorgis escreveu:
Seg Fev 13, 2023 9:18 am
bom dia, eu peguei um note antigo que tava parado aqui e instalei o Windows XP nele, mesmo assim dava erro na instalação, ai instalei o Diagbox e deu certo, quando acesso o programa ele pede o RPO e o VIN, só não sei o que é o RPO 😔
Quando pedia o Vin não conseguia acessar os modulos, o RPO é 5 numeros que estão na porta.
Dijorgis
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Abr 15, 2017 2:59 pm
Nome: Dijorgis
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2001

Re: Defeito Motor / Defeito Freio e sem tração

#8

Mensagem por Dijorgis » Seg Fev 13, 2023 10:54 pm

boa noite
então, na porta eu achei os números, são duas sequências e tem 6 números, eu usei os primeiros 5, consegui acessar as informações, até tirei algumas fotos mas não ficaram boas
amanhã vou tentar novamente mas no câmbio tem a seguinte mensagem e código de erro:

Temporary fault, ESP function Coherence
fault code 82
Dijorgis
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Abr 15, 2017 2:59 pm
Nome: Dijorgis
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2001

Re: Defeito Motor / Defeito Freio e sem tração

#9

Mensagem por Dijorgis » Ter Fev 14, 2023 12:49 pm

WhatsApp Image 2023-02-13 at 15.17.47.jpeg
por esta imagem dá pra entender alguma coisa ?

o carro estava com a chave ligada, mas sem dar partida ok

Adicionado após 38 minutos 4 segundos:
comprei o ELM 327, deve chegar amanhã, torcer para ser mais fácil de usar, depois posto aqui
Dijorgis
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Abr 15, 2017 2:59 pm
Nome: Dijorgis
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2001

Re: Defeito Motor / Defeito Freio e sem tração

#10

Mensagem por Dijorgis » Ter Fev 14, 2023 10:54 pm

boa noite
acredito que estou pegando o jeito do Diagbox
1 - depois de muito mexer, consegui habilitar no painel para exibir a indicação de "marcha"
2 - nas configurações do câmbio tem um campo "selected pressure 2,7bar" e "oil pressure oscilando entre 0,15 e 0,20 bar"
todos os códigos de erro eram do tipo temporário e foram apagados, exceto o da imagem anterior, é o único que persiste
acredito que está com problema de pressão do óleo do câmbio, estou no caminho certo ?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2891
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 2
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Defeito Motor / Defeito Freio e sem tração

#11

Mensagem por rgdl » Qua Fev 15, 2023 10:40 am

Vc tinha comprado um painel de um carro de cambio manual, né? que bom que vc resolveu, Eu vi seu tópico e, realmente, não tem diferença entre os painéis, só a função de exibição de marcha é que está desabilitada nos câmbios manuais.

Se não me engano a função ESP é um controle eletrônico de estabilidade e está ligado ao ABS e, até onde eu saiba, os Picassos lançados no Brasil não vinham com isso. Veja se essa função não foi habilitada por engano.

Com o motor ligado e em marcha lenta a pressão do óleo do cambio deve girar entre 2,4 a 2,7 bar, sendo que ela vai diminuindo a medida que o óleo esquenta mas não deve ser inferior a 2,4 BAR, vc pode ver isso na medições de parâmetros que está na mesma tela que vc tem a opção de ler e apagar os códigos de falha.

Na imagem que vc postou no tópico anterior já vi uma coisa que não tá legal, a voltagem que tá chegando na ECU é de 11,5V, essa voltagem é baixa e pode dar problemas aleatórios quando vc der partida no carro. Talvez o problema de ESP seja disso. Se a bateria for nova dê uma carga se não resolver troque se ainda tiver na garantia, se for velha (3 anos ou mais) troque assim que puder.

O meu carro dava um som de erro toda vez que dava partida e eu não sabia o que era, pois gravava erra na BSI. Ai eu troquei a bateria, era uma Zetta de 60A (segunda linha da Moura) e coloquei uma Heliar de 60A o som acabou de erro parou, então a bateria ruim estava gerando um erro na partida do carro.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Dijorgis
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Abr 15, 2017 2:59 pm
Nome: Dijorgis
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2001

Re: Defeito Motor / Defeito Freio e sem tração

#12

Mensagem por Dijorgis » Qua Fev 15, 2023 2:52 pm

rgdl escreveu:
Qua Fev 15, 2023 10:40 am
Vc tinha comprado um painel de um carro de cambio manual, né? que bom que vc resolveu, Eu vi seu tópico e, realmente, não tem diferença entre os painéis, só a função de exibição de marcha é que está desabilitada nos câmbios manuais.

Se não me engano a função ESP é um controle eletrônico de estabilidade e está ligado ao ABS e, até onde eu saiba, os Picassos lançados no Brasil não vinham com isso. Veja se essa função não foi habilitada por engano.

Com o motor ligado e em marcha lenta a pressão do óleo do cambio deve girar entre 2,4 a 2,7 bar, sendo que ela vai diminuindo a medida que o óleo esquenta mas não deve ser inferior a 2,4 BAR, vc pode ver isso na medições de parâmetros que está na mesma tela que vc tem a opção de ler e apagar os códigos de falha.

Na imagem que vc postou no tópico anterior já vi uma coisa que não tá legal, a voltagem que tá chegando na ECU é de 11,5V, essa voltagem é baixa e pode dar problemas aleatórios quando vc der partida no carro. Talvez o problema de ESP seja disso. Se a bateria for nova dê uma carga se não resolver troque se ainda tiver na garantia, se for velha (3 anos ou mais) troque assim que puder.

O meu carro dava um som de erro toda vez que dava partida e eu não sabia o que era, pois gravava erra na BSI. Ai eu troquei a bateria, era uma Zetta de 60A (segunda linha da Moura) e coloquei uma Heliar de 60A o som acabou de erro parou, então a bateria ruim estava gerando um erro na partida do carro.
Boa tarde,

Obrigado pelo retorno

A bateria é uma Zetta de 60A mesmo, mas é nova +/-7 meses
Em relação ao painel, eu já comprei o carro assim, com defeito mesmo mas mexendo consegui habilitar
Quanto ao câmbio, acredito que seja problema nas eletroválvulas mesmo pois praticamente não tem pressão
Hoje passei em uma oficina aqui da minha cidade e conversei com os mecânicos, pelas imagens e vídeos que mostrei, eles acreditam ser as eletroválvulas também
Na próxima semana vou levar o carro para eles avaliarem e se for isso mesmo já vão reparar
WhatsApp Image 2023-02-15 at 14.41.56.jpeg
WhatsApp Image 2023-02-15 at 14.42.06.jpeg
WhatsApp Image 2023-02-15 at 14.42.07.jpeg
WhatsApp Image 2023-02-15 at 14.42.08 (3).jpeg
WhatsApp Image 2023-02-15 at 14.42.13 (3).jpeg
estas foram as melhores fotos que consegui tirar ontem a noite
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Defeito Motor / Defeito Freio e sem tração

#13

Mensagem por giovane s » Qua Fev 15, 2023 7:48 pm

Dijorgis escreveu:
Qua Fev 15, 2023 2:52 pm

Quanto ao câmbio, acredito que seja problema nas eletroválvulas mesmo pois praticamente não tem pressão
Hoje passei em uma oficina aqui da minha cidade e conversei com os mecânicos, pelas imagens e vídeos que mostrei, eles acreditam ser as eletroválvulas também
Na próxima semana vou levar o carro para eles avaliarem e se for isso mesmo já vão reparar
Acabei de ter um problema parecido no cambio do picasso, deixei 2 meses parados. Até me animar a remover e desmontar o cambio e inspecionar
No meu caso a pressão do cambio estava sempre acima de 0,5 BAR, suspeitei que o filtro saturou.
Troquei o filtro e a pressão a 30 graus celcius como na sua foto fica acima de 3 BAR a 60 graus 2,75 BAR a 95 graus 2,4 BAR.

Nem perde tempo e dinheiro trocando óleo e solenóide.
O que pode fazer é drenar o oleo da caixa e retirar a tampa lateral para inspecionar 2 imas que ficam nesta tampa preta se tiver limalha nos imãs parecendo um porco espinho o cambio tá morto.

Adicionado após 16 minutos 5 segundos:
Quanto ao P0170 é correção de mistura fora do limite.
O limite é acima ou abaixo de 25%
Pode ser motor fora do ponto, entrada de ar falsa no coletor de admissão, etc...
Dijorgis
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Abr 15, 2017 2:59 pm
Nome: Dijorgis
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2001

Re: Defeito Motor / Defeito Freio e sem tração

#14

Mensagem por Dijorgis » Qua Fev 15, 2023 9:47 pm

boa noite, obrigado pelo retorno e pelas dicas

farei isso, e no caso, quando você diz que se estiver parecendo um "porco espinho" o câmbio tá morto, quer dizer que tem que abrir e fazer inteiro ou é melhor arriscar comprar outro ??
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2891
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 2
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Defeito Motor / Defeito Freio e sem tração

#15

Mensagem por rgdl » Qui Fev 16, 2023 11:12 am

Com a pressão do óleo praticamente zerada é pouco provável que o problema esteja apenas nas solenoides, o mais provável é que tenha vazamento também nas buchas e anéis de vedação, também tem que ver se a bomba tá funcionando e o filtro está limpo.

Para ver isso tudo é melhor arrumar um bom mecânico que realmente entenda de cambio automático e mandar ele refazer o cambio, é muito melhor do que comprar um "novo", que na verdade é um cambio recondicionado mas que vc não sabe a qualidade das peças que foram usadas nele.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder