Xsara Picasso "dois problemas sem solução" (Por enquanto)

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
MSergio
Habilitado
Mensagens: 82
Registrado em: Qui Dez 07, 2017 8:37 am
Modelos Citroën: picasso

Xsara Picasso "dois problemas sem solução" (Por enquanto)

#1

Mensagem por MSergio » Sáb Mar 26, 2022 11:59 pm

É 2005, Automático, 2.0 gnv e gasolina... 1º: Quando está "frio" geralmente funciona normal, porém, quando rodo com ele um pouco mais de 5...6 Kms. ele começa a "apitar" e acender a luz do óleo principalmente quando Estou com ele na lenta, ao passar em um quebra molas ou parando no sinal e, quando isso ocorre vem o segundo problema. 2º: Quando ele atinge uma certa temperatura, muito raramente consigo dar partida, viro a chave e nem sinal do arranque, então, assistindo a um vídeo no Youtube, achei muito interessante o que o amigo lá mostrou; existe um conector na BSM com dois fios sendo o branco mais grosso e, ao injetar 12 volts nesse fio o motor de arranque funciona na hora e, se estiver com a chave na posição "ligada" o carro dá partida. A partir daí, Fiz uma adaptação usando um botão tipo daqueles de partida e liguei um fio no branco citado acima da BSM e um outro no ponto que interliga a bateria ao arranque e joguei para dentro do carro e nunca mais tive problema ao dar partida, mas, na verdade, o problema continua pois Eu perguntaria a algum dos Amigos que já tenha passado por esses defeitos, para saber de onde ocorre a pane que faz com que "não chegue" esse pulso (provavelmente os 12 volts) que aciona no conector da BSM para acionar o motor de arranque. Agradeço a Todos.


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Xsara Picasso "dois problemas sem solução" (Por enquanto)

#2

Mensagem por giovane s » Dom Mar 27, 2022 3:56 pm

MSergio escreveu:
Sáb Mar 26, 2022 11:59 pm
É 2005, Automático, 2.0 gnv e gasolina... 1º: Quando está "frio" geralmente funciona normal, porém, quando rodo com ele um pouco mais de 5...6 Kms. ele começa a "apitar" e acender a luz do óleo principalmente quando Estou com ele na lenta, ao passar em um quebra molas ou parando no sinal e, quando isso ocorre vem o segundo problema. 2º: Quando ele atinge uma certa temperatura, muito raramente consigo dar partida, viro a chave e nem sinal do arranque, então, assistindo a um vídeo no Youtube, achei muito interessante o que o amigo lá mostrou; existe um conector na BSM com dois fios sendo o branco mais grosso e, ao injetar 12 volts nesse fio o motor de arranque funciona na hora e, se estiver com a chave na posição "ligada" o carro dá partida. A partir daí, Fiz uma adaptação usando um botão tipo daqueles de partida e liguei um fio no branco citado acima da BSM e um outro no ponto que interliga a bateria ao arranque e joguei para dentro do carro e nunca mais tive problema ao dar partida, mas, na verdade, o problema continua pois Eu perguntaria a algum dos Amigos que já tenha passado por esses defeitos, para saber de onde ocorre a pane que faz com que "não chegue" esse pulso (provavelmente os 12 volts) que aciona no conector da BSM para acionar o motor de arranque. Agradeço a Todos.
O primeiro é pressão de óleo baixa, normalmente bomba de óleo cansada e desgaste natural do motor, se usa óleo 10w40 pode passar pro 15w50 SL até que troque a bomba.
Avatar do usuário
MSergio
Habilitado
Mensagens: 82
Registrado em: Qui Dez 07, 2017 8:37 am
Modelos Citroën: picasso

Re: Xsara Picasso "dois problemas sem solução" (Por enquanto)

#3

Mensagem por MSergio » Dom Mar 27, 2022 6:48 pm

Sim, pode ser, mas, só acontece depois de uns 20...30 Mnts. rodando e só mesmo na lenta.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Xsara Picasso "dois problemas sem solução" (Por enquanto)

#4

Mensagem por rgdl » Seg Mar 28, 2022 7:39 am

Já tive esse problema e é como giovane falou, bomba de óleo ruim. Só resolveu trocando a bomba, nem adianta colocar óleo grosso, pois todo óleo afina com o calor do motor e volta a dar a mensagem no painel em marcha lenta.

Eu fiz um post mostrando as fotos da bomba velha e como ela estava desgastada por dentro. Pare pressão de óleo baixa

Não tem como medir a pressão do óleo nesse motor com manômetro, pois é muito apertado para colocar um.

Seu problema de partida, provavelmente, está no relé do motor de arranque na BSM. Vc pode trocar apenas o relé ou toda BSM mas ao trocar o relé ou a BSM vc tem que avaliar o relé, pois ele pode ter ficado ruim por desgaste natural do tempo ter ficado ruim por problema no arranque.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
MSergio
Habilitado
Mensagens: 82
Registrado em: Qui Dez 07, 2017 8:37 am
Modelos Citroën: picasso

Re: Xsara Picasso "dois problemas sem solução" (Por enquanto)

#5

Mensagem por MSergio » Seg Mar 28, 2022 11:43 am

Bom dia Amigos, Eu já testei com outra BSM e deu no mesmo, porém, não descarto a possibilidade de essa outra também estar com problema no relé, uma coincidência né, e também Eu já percebi que esse fato ocorre "geralmente", também, após rodar um pouco. Quanto a bomba de óleo, Eu quando fiz o motor do carro, uns dois anos e poucos atrás, comprei uma no ML mas era usada.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Xsara Picasso "dois problemas sem solução" (Por enquanto)

#6

Mensagem por giovane s » Qua Mar 30, 2022 7:19 pm

MSergio escreveu:
Seg Mar 28, 2022 11:43 am
Bom dia Amigos, Eu já testei com outra BSM e deu no mesmo, porém, não descarto a possibilidade de essa outra também estar com problema no relé, uma coincidência né, e também Eu já percebi que esse fato ocorre "geralmente", também, após rodar um pouco. Quanto a bomba de óleo, Eu quando fiz o motor do carro, uns dois anos e poucos atrás, comprei uma no ML mas era usada.
O problema na partida tem possibilidade de ser a CMF do câmbio automático onde só é possível a partida se for identificado a posição Park ou Neutro.
Acredito que sem esta informação o calculador do motor não gere o sinal para o relé da BSM alimentar o motor de partida, mas passando scanner deveria ter algum erro de comunicação no calculador do motor e ou do câmbio.

Adicionado após 14 minutos 35 segundos:
MSergio escreveu:
Dom Mar 27, 2022 6:48 pm
Sim, pode ser, mas, só acontece depois de uns 20...30 Mnts. rodando e só mesmo na lenta.
Aconteceu o mesmo comigo após flush, troca de óleo e filtro. Resolvido com um melhorador de índice de viscosidade.
Responder